Igreja de São Cristóvão

 

 andredecourt's foto van 27-11-03

Sensacional foto de uma igreja de São Cristóvão praieira, é impressionante constatar como aquela região foi aterrada .
Onde era esse cais temos uma praça, e para chegar ao mar temos que atravessar a Av. Brasil, andar o quarteirão do novo mas abandonado prédio do JB, a também larga Av. Rio de Janeiro, atravessar os portões do porto, cruzar as docas e aí sim chegar a beira d’água .
Não chega a ser o 1 quilômetro de aterro na frete da Igreja de santa Luzia no Castelo, mas certamente tem nesse caso mais de 500 metros de faixa litorânea afastada .

Comments (8)

cochesdecuba 27-11-03 10:07 …
Mais alguns séculos e chegaremos a Angola.
iep 27-11-03 10:36 …
Que torre imensa
apessoa 27-11-03 10:48 …
Afastada e totalmente degradada. Essa fuga do Centro e de São Cristóvão vai acabar com essa cidade!… :o(
cronai 27-11-03 11:35 …
O comentário do Coches de Cuba foi muito bom… rs… Mas a verdade é que cada foto dessas é de cortar o coração. Nem preciso dizer que vc acertou em cheio a igreja, né? :-)))
Dani 27-11-03 14:58 …
Oi André!
Queria pedir uma coisa que para mim é muito importante… seria possível acrescentar nos seus comentários o ano ou pelo menos a década em que a foto provavelmente foi tirada?
Não sei porque, mas essas fotos me emocionam muito, e para que minha `viagem` fique completa, eu necessito dessas referências para organizar minha cabeça. A partir delas eu fico imaginando os fatos, as roupas, os hábitos das pessoas que viviam no local.
É isso!
:))))
muckie 27-11-03 15:11 …
CARA!
PARABENS PELO FOTOLOG.
SOU UM FISSURADO PELO RIO ANTIGO TB.
UMA PENA VER TANTA COISA DESTRUIDA, MAS OH WELL.
O RIO eh desparadamente a cidade mais aterrada do mundo, nao soh a faixa litoranea eh toda artificial, como todas as baixadas e vales eram antigos brejos. Eh a cidade com mais desmontes, tuneis etc. resumindo, nosso rio eh a cidade mais cara para ser construida. toda essa natureza q nos embeleza, foi um grande empencilho para o desenvolvimento da cidade.
Parabens!
andredecourt 27-11-03 18:05 …
Caro(a) Dani, sempre que possível as datas das fotos, pelo menos aproximadas são colocadas, mas algumas fotos podemos apenas nos basear em determinado período, a foto de hoje por exemplo é anterior a década de 20, mas não dá para ter certeza quando realmente foi tirada, a de ontem por exemplo é anterior a 1922, mas posterior a 1920, algumas fotos de Malta, principalmete as tiradas para a municipalidade tem a data gravada no negativo, mas várias extraídas de periódicos e distribuidas anonimamente pela net, infelizmente nao podem ser datadas com precisão
Abraços
luisarocha 30-11-03 6:01 …
Nossa eu sei que igreja é esta…. Quando volto do fundão passo por ela e a mão da via é contrária, para vê-la é preciso olhar para atrás… quem diria que ela já foi a beira mar……
Parabéns pelo achado!!!!!!!!!!!!!!!
Cultura é muito bom!!!!!!!!!!!!!

4 comentários em “Igreja de São Cristóvão”

  1. Uau! Essa foto realmente é um achado! Moro em São Cristóvão à 3 anos,e não sabia que o mar avançava tanto. Pior de tudo é que essa igreja está em dificuldades financeiras. No dia 9 de outubro de 2011,participei de um Bingo na tentativa de levar recursos para mantê-la. Ela possui mais de 150 anos! Realmente é uma pena,que construções como essa fiquem na dependência de doações e um olhar mais carinhoso para o que a cidade têm de patrimônio histórico! Muitíssimo obrigado pela foto!
    Abraços
    antonio

  2. Legal!!!
    Nasci e fui criado em São Cristóvão.
    Nessa igreja fui batizado e tb batizei minha afilhada…
    Abç.

  3. Boa tarde a todos, realmente e uma viagem no tempo recriar este rio na imaginação como ele era realmente, e concordo com a dani quando pede a dataaprox e se possivel um fato marcande dessa epocada foto para o realismo dessa viagem fique mais autentico!
    Parabens pelo blog

  4. Essa foto é de antes de 1903. Eu tenho um cartão postal com essa foto (A. Ribeiro Editor), circulado em 1903.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ 30 = 33