foto de andredecourt en 23/01/04

Um meio de transporte quase desconhecido.

Vemos um dos ônibus elétricos da Light, olhando com atenção vemos que não é um troley, mas sim um veículo movido a baterias, não sei como era feito o carregamento delas, nem quanto tempo demorava, talvez o amigo Jason saiba alguma coisa, só sei que não duraram muitos anos, logo foram substituídos por veículos convencionais .
Entraram em serviço em 5 de Dezembro de 1918, e a linha era apelidada de “auto-avenida”, era alardeada nos jornais da época por ser muito confortável ( embora tivesse rodas de borracha maciça??? ), não vibrava, e nem fazia barulho nem fumaça, certamente foi uma experiência efêmera .
Aqui vemos o ônibus de fronte ao palácio Monroe, a linha ligava a praça Mauá ao Passeio Público

Comments (7)

andredecourt 23/01/04 16:00 …

jro @ 2004-01-23 10:43 said:
QUE COISA MARAVILHOSA !!!
Tenho curiosidade de saber como que isto funcionava.
JRO :-) )
————————————————–
boreli @ 2004-01-23 10:54 said:
Como sempre…
Pena que não existe mais…
————————————————–
lanari @ 2004-01-23 11:12 said:
Por que será que não deu certo? Lastimável… :-(
————————————————–
andredecourt @ 2004-01-23 12:07 said:
apessoa @ 2004-01-23 12:01 said:
Que beleza!
E pode pegar a Carlsberg no isopor, fique a vontade!!
(André, quero te mandar um livro, como faço?)

Cara me passa um email, o endereço tá na bio, a gente combina, ou v/c deixa na minha portaria ou então no próximo encontro dos fotologgers, sem grilo !
————————————————–
vectorman @ 2004-01-23 12:29 said: Delete
cara, realmente eu te admiro! quem quer que voce seja, meus parabéns!
————————————————–

andredecourt 23/01/04 16:03 …

lylla_lausanne @ 2004-01-23 12:59 said:

Muito bom mesmo isto aqui!
Parabéns!
Durou tão pouco tempo, não deve haver quase registros, e a gente aqui, quase um século depois, vendo esta cena… D+
————————————————–
muckie @ 2004-01-23 13:12 said: Delete
palacio monroe nao?????
pra ter uma ideia de como nao valorizamos nossa historia, destruimos este palacio para a construcao da linha 1 do metro…
muito muito triste

Cara não foi pela linha do Metrô não, tem uma foto do Monroe, coisa de menos de 15 dias atrás, nos post eu dou e história do que realmente aconteceu, não deixe de ver !!!!

————————————————–
mundo @ 2004-01-23 13:38 said:
Que imagem bacana, pensar num dos primeiros coletivos da cidade eheheh bem legal.
Um abraço do Beto

andredecourt 23/01/04 16:08 …

Jason @ 2004-01-23 14:00 said:
Cara, não sei a marca – mas certamente é americano ou canadense, provavelmente da mesma fábrica dos bondes. O pessoal da fundação da Light tem isso, ali no prédio da Mal. Floriano.

Repare que as baterias deviam ocupar boa parte do espaço entre as longarinas do chassi – daí aquele “caixote” ato entre os eixos.

Quanto aos pneus de borracha maciça, já dirigi um caminhão assim equipado (Saurer, ano 1911). Não é tão desconfortável quanto parece – principalmente se levarmos em conta as baixas velocidades alcançadas… E olha que andei nesse veteraníssimo em estrada sem calçamento!

andredecourt said:
Bem como tenho que ir lá mesmo, vou pegar um dados desse veículo, estava pensando com os meus botões, primeiro ele vevia ser pesado prá burro, pois até hoje com as modernas baterias, o carro elétrico fica pesado, outra coisa que me deixa intrigado é a autonomia, muito pequena nos carros elétricos até hoje, se v/c pensar que na ida e volta do trajeto ele rodava mais de 4 quilometros, acho que me 10 viajens ele deveria ter que ser recarregado….

————————————————–
aquariana @ 2004-01-23 14:20 said:
Que interessante!!! Muito legal saber mais um pouco da cidade através do seu flog…

jro 23/01/04 16:53 …

E certamente o motor não deve ser tão escondido quanto o de 1 Boxster :-) )))
JRO

almacarioca 23/01/04 18:06 …

O fundo negro naquela foto da flor não é obra de qualquer tratamento de imagem. Usei o flash e somente o primeiro plano clareou. Lá no fundo havia um muro, mas não foi atingido pela luz.

angemon 24/01/04 8:36 …

como é que este pal´cio pod ter sido derrubado??????
linda foto e registro!
qto ao meetup, vai ser lá sim,. comanda individual e…sem taxa de couvet artístico!!!!(arghhh, não me conformo de ter comido esta mosca! sorry mais uma vez!)
amanhã, leve seu dog na Lagoa, viu? serve de pelúcia!hhahahaah

GatoMestre 14/02/04 16:42 …

Foi em abril de 1882, que Werner von Siemens, da Cia. Siemens & Halske, experimentou na cidade de Halensee (Berlin / Alemanha), uma carruagem equipada com motores elétricos. Um “Contaktwagen” devido ao motor elétrico ser alimentado por “contato” com cabos aéreos. Mais tarde o veículo ficou conhecido como “Elektromote”. E muitos consideram este veículo, o ancestral dos trólebus.
Em 1901 tem inicio uma outra experiência para o transporte comercial de passageiros e cargas, entre as localidades de Königstein, Hütten e Königsbrunn (um balneário). Utilizando veículos com motores elétricos, a empresa denominada “Bielatal” funcionou até 1905. Os veículos denominados pelos usuários como “Elekthrichen Ômnibus” (Ônibus Elétrico) percorriam a distancia de 9km. em 45 minutos. Em 1905 a empresa cessou atividades em razão da concorrência de uma linha de bondes elétricos.