foto de andredecourt en 14/04/04

  • 14/04/04
  • Cámara: Sin indicar
Nos anos 60 Copacabana era o bairro mais adensado da cidade, ainda o é, mas sua população diminuiu muito dos anos 80 para cá, e o governo da Guanabara queria evitar o transito de passagem rumo à outros bairros e até a Barra da Tijuca por dentro de suas ruas, planejou-se então a Auto-Estrada Botafogo Lagoa, que usaria o maciço dos morros São João e Cabritos, para uma intricada rede de túneis, que serão mostradas numa série de três fotos tiradas do livro Rio 70

Terceira foto :
Vemos finalmente a chegada na Lagoa, as bocas ficariam mais ou menos onde é aquela passarela ao lado do Parque da Catacumba, vemos inclusive no lado esquerdo da foto alguns barracos da favela da Catacumba .
Para os que estranham tanto espaço para aquela estátua eqüestre, do Bolivar eu acho, que fica ali no meio do nada espetando o ar com sua espada, e o porque da curva de quem sai de Copacabana para Ipanema ser tão acentuada. Aí está a resposta, tudo aquilo seria um grande trevo rodoviário, à direita superior da foto vemos a curva e o viaduto Augusto F. Schmidt que existem hoje .
É interessante notar também que, as construções só chegavam perto daquela pracinha na base do corte de Cantagalo, vemos bem nítida os telhados da casa onde hoje é a fundação Eva Klabin

Comments (23)

heilborn 14/04/04 8:53 …

Parece que alguém não soube montar direito as pistas do autorama.

jro 14/04/04 9:23 …

Boa curva, terceira flat !
JRO :-) )

beatle 14/04/04 9:35 …

Demais, cara!

lolita 14/04/04 9:36 …

gostei do comentário das pistas de autorama =))))

pikyto 14/04/04 9:43 …

Muito interessante. Desconhecia inteiramente esse projeto.
Uma das coisas mais incompreensíveis no Rio é a construção de passarelas que obrigam os pedestres a subir escadarias para a travessia, quando a lógica seria que os veículos megulhassem ou subissem e os pedestres se mantivessem no nível. Ou é estupidez da minha parte? Um abraço.

andredecourt 14/04/04 9:48 …

ou mergulharem ou subirem como seria na Av. das Américas e na Alvorada .
Ou então fazer passarelas bem suaves como as do Aterro, ou como as planejadas para a Av. Atlantica que seria um mini Aterro, o que vemos hoje ali é só uma parte do projeto que contaria com uma ligação Leme-praia Vermelha-Aterro, também projetada na mesma época, tenho algumas fotos disso e depois eu mostro

jro 14/04/04 9:50 …

O comentário acima é perfeito, mas acho que os custos fazem com que o esforço seja transferido para nós, humanos.
Não é estupidez, não.
JRO :-) ))

PS :
1 – Talvez segunda, após a freada da saída do tunel, com a terceira entrando logo na saída da curva :-) ))
2 – Não sei te dizer se entra combustivel por um e sai gas pelo outro. Aquilo é de 1965, mas vou pesquisar :-) ))

Antolog 14/04/04 10:23 …

A cidade teria, então, várias free ways, é isto? Bastante interessante…

oz65 14/04/04 10:33 …

Interessante esse projeto, André. Dá o que pensar se todos os projetos urbanísticos e arquitetônicos que foram planejados pro Rio nos últimos 50 anos tivessem sido realizados de fato. Desde esse túnel até o metrô da Barra, passando pelo metrô Tijuca-Gávea. Teríamos uma cidade diferente e talvez bem menos conturbada. Ou não? Lembrei agora do trem elevado do Conde. E do plano inclinado nas favelas, do Brizola…

Sobre o seu comentário no meu fotolog, aquele que o Boba Fett tá atacando NÃO É o Vader não! É o Darth Maul, o vilão mais “maul” aproveitado do cinema, que entrou quase mudo, saiu quase calado, e metade do sujeito que ele tinha sido. :-P Na verdade os dois na foto estão formando uma trinca com o Mace Windu em cima do balcão (Samuca L. Jackson) num típico duelo à la Tarantino, cada um apontando a arma pro outro. ;-)

Grande abraço, André!

jornalistabr 14/04/04 10:45 …

É um belo trabalho esta foto e eles fizeram isto sem o photoshop, muito antes deste programa existir!!!

jro 14/04/04 12:15 …

E naquela época a casa era da Sra. E. K.

andredecourt 14/04/04 15:02 …

Além de muitas freeways teria-se muito metrô, pois em 1970 as obras já tinham iniciado mas só ficaram prontas em 1979, quer dizer o eixo prioritário Tijuca-Ipanema até hoje não ficou pronto

jro 14/04/04 17:28 …

Um outro eixo também ainda existe, da Glória até o Humaitá.
Por causa deste projeto é que as construções relativamente novas da R. São Clemente possuem um recuo, fazendo com que os prédios do lado esquerdo da rua fiquem mais afastados do que o normal, e as construções antigas não podem ceder espaço para novos projetos, a não ser que estes também possuam o tal recuo.
Em frente ao Cobal do Humaitá existe um edifício chamado “Glória – Humaitá” (se não me engano)justamente por causa disto.

gabriel_andrade 14/04/04 17:35 …

Legal nunca tinha visto este projeto, realmente a idéia de os carros subirem e descerem é bem melhor que sinais e pontes para pedestres é claro dependendo da situação, eu sempre imaginei depois q colocaram os sinais na av. das Américas, outro projeto onde os carros descem por baixo da pista principal para retornar e travessias por baixo da pista para pedestres também tornando a av das Américas uma highway, liberando o transito e o para acelera, para…!!!!
abraços

andredecourt 14/04/04 18:35 …

Havia também um projeto ligando a Glória à zona Portuária por vias expressas apartir do aterro, na altura do hotel Glória, que iria por vias expressas pela rua da Glória cruzaria a Lapa, acessaria a esplanada de Santo Antônio sendo a Av. República do Paraguai a única parte construída, depois cruzaria a rua da Carioca iria acessar a Av passos, cruzaria a Pres. Vargas, rua Cemerino e passaria por dentro do morro da saúde até a Gamboa .
Quem tem esse projeto no livro do Midlin, é o Hugo Jhery, ele já me passou uma parte da planta e aguardo as maquetes para postar prá v/c`s .
Esse projeto era anterior, da década de 50 e tinha uma grife mordenista, Afonso Reidy, mas ainda bem que não foi feito pois iria destruir boa parte do hoje corredor cultural do Centro

andredecourt 14/04/04 18:37 …

Ah é o PA da São Clemente foi realinhado a bastante tempo, ainda no tempo do bonde, para ela ficar com a largura aproximada da rua Humaitá, mas hoje é pró forma pois ha vários imóveis antigos e tombados e tutelados no caminho, a rua Real Grandeza também tem um realinhamento de PA

frederico_mendes 14/04/04 19:48 …

Não sabia disso…
Legal…

bpm 14/04/04 20:07 …

Parei pô!
Agora eu tô no projeto verão 2005

apinnola 14/04/04 22:52 …

Sabe tudo de Rio!!!

almacarioca 15/04/04 6:45 …

Recebi as fotos de Botafogo e Flamengo. A resolução é tão boa que a gente faz parte da imagem. Vou colocar logo mais no Alma Carioca. Muito obrigado.

Meu micro, que também é um velho MMX 233, também não está agüentando os tempos modernos. Vive travando. Seus 64 mb de ram não dão nem para a partida.

Abraços.

jmed123 15/04/04 10:30 …

Não conhecia esse projeto, que pena que não se concretizou.

andreleblon 15/04/04 17:13 …

Muito interessante a foto!
Mas graças ao nosso bom Deus nao concluiram esse projeto. Seria mais uma serie de “high-ways” em plena zona sul da cidade. Imaginem entao o outro projeto acabando com a tranquilidade da Praia Vermelha e da Urca consequentemente seria um caos pra aqueles lugares.O do cnetro entao nem se fala , destruiriam o pouco que restou da nossa historia, da linda arquitetura de nossos predios antifgos.As tais passarelas de Copacabana entao ficariam horriveis.
Como dois amigos meus estrangeiros visitando o Rio me perguntaram intrigados sobre a orla:
_Por que eles constroem “hig-ways” bem na beira da praia ao inves de faze-las em outro lugar?
Esse projeto, NA FOTO ele é lindo mas foi gerado em uma epoca que as pessoas nao tinham pouca ou quase nenhuma consciencia ecologica.Isso seria mais uma serie de estradas, tuneis, e concreto destruindo mais ainda a nossa paisagem.
O Parque da Catacumba apesar de nao ser muito utilizado hoje em dia está lá pra quem quiser usufruir, e graças ao Carlos Larceda essa favela e outras tantas deixaram de existir no Rio.

maluara 30/07/04 10:48 …

Excelente trabalho o resgate desse projeto!
Pena que não seguiu em frente!!!

Bjs,
Maria Luiza