foto de andredecourt em 15/04/04

O Adriano, grande amigo e pai do /reiarthur vem pedindo desde os conflitos uma foto da Rocinha, em tempos passados, tenho três delas uma inclusive já postada na série da Lagoa-Barra no ano passado .
Resolvi ir bem atrás no tempo e colocar uma de 1958, onde a favela começou a passar de um núcleo rural, ocupado por posseiros que tinham em uma pequena agricultura de subsistência fonte de parcos recursos, num lugar de moradias para migrantes e retirantes que atraídos por empregos fáceis na zona Sul, e a recusa dos patrões de contratar empregados de longe, se transformava rapidamente no grave problema urbanístico de hoje .
Essa foto possivelmente deve ter sido tirada da localidade conhecida como “Cachopa”, as beiras da estrada da Gávea, notem que os barracos ainda não tinham chegado com tanta violência, e havia verde . Mas nessa época assustados com uma grilagem agressiva que remetia ao cangaço, onde muros de casas eram derrubados no meio do dia ao sabor do facão de do Smith Welson vários moradores de casas e imóveis na estrada da Gávea abandonaram suas propriedades, cedendo lugar ao desmatamento e aos barracos, inclusive já ouvi um destemunho particular de uma pessoa que teve sua casa de veraneio nessa época grilada, nessa região .
Isso ao beneplácito das autoridades que nada faziam, pois pobre e miséria sempre deu voto fácil .
A favela foi crescendo os barracos de madeira substituídos por alvenaria e agora vemos a verticalização da favela com prédios de até sete andares, crônica de uma tragédia anunciada, pois se fala em violência, em muros, mas não se fala em uma “cabeça d’água”, um temporal violento que na Rocinha pode matar centenas de pessoas .
Quem tem mais de 50 anos ou estuda a cidade, por hobbie ou profissão deve com certeza se lembrar das conseqüências do temporal de 1966, principalmente na rua Belizário Távora em Laranjeiras, onde dois desabamentos mataram 119 pessoas, quando a terra derrubou dois prédios de classe média alta e várias mansões .
Vejo muitos mestres de obras de favelas orgulhosos de terem ido até a rocha para fazer as fundações de seus barracos de alvenaria cada vez mais verticais, mas isso de nada adianta, pois a constituição geológica de nossa cidade é perigosa, grandes maciços de rocha são cobertos por uma camada de terra e vegetação, que se mantém em equilíbrio precário, basta um infiltração para essa capa escorregar e uma grande massa de terra deslizar levando tudo à frente .
Houve obras de contenção de encostas, é verdade, mas a realidade atual é que muitas dessas obras de engenharia foram destruídas pelos favelados, umas inclusive se transformando em parte dos barracos .
A tipologia das construções verticais da Rocinha, altas, com pouca profundidade, pois acompanham as curvas de nível e grande testada, é hoje um grande jogo de dominó pronto para no primeiro peteleco ir abaixo..e disso ninguém fala !

Comments (25)

jmed123 disse em 15/04/04 10:27 …

è amigo, é desanimador!
A inércia de nossas autoridades nos faz pensar em agentes do mal tentando destruir este lugar maravilhoso que já foi o Rio e que, hoje, não existe maais força politica ou autoridade que va mudar isso. Ainda mais com o pais se miserabilizando.
Parabens pelas suas informações.

Jorge

riobus disse em 15/04/04 10:52 …

interessante
acho que um dia, as favelas e seus barracos serão uma forte inspiração arquitetonica da cidade.

andredecourt disse em 15/04/04 10:55 …

Com certeza é o novo programa: cidade-favela, o Rio está acabando em termos arquitetônicos …

jro disse em 15/04/04 10:55 …

O Rio “era” lindo !!

JRO :-) )

jro disse em 15/04/04 11:16 …

Existem espelhos que refletem e outros que iluminam.
:-) )))))

Antolog disse em 15/04/04 11:31 …

As “autoridades” poderiam aproveitar que as pessoas de bem estão apavoradas, e deixando a favela, tentar acabar com ela. Vai sonhando!!! Enquanto tivermos estes políticos que enxergam na miséria a oportunidade do voto, nada mudará…

pprado disse em 15/04/04 11:34 …

O Rio é uma super cidade… Que outro lugar, conseguiria resistir há tantos anos de *des*governo, delapidação, incompetência e outros adjetivos negativos… que outra cidade do mundo, resistiria a chagas f(r)eitas, marcelo alencar, brizola, saturnino, moreira franco… nem vou falar do *príncipe* de todos os enroladores, do *rei* da manipulação dos numeros… o chefe da quadrilha que atualmente depaupera a cidade… o cara de pau do garotinho e sua comparsa… a *des*governad(or)a…
Só o Rio poderia resistir tanto… mas atualmente, ele está nas suas últimas forças… se estes vilões continuarem por perto.. temo pelo futuro da cidade. Desculpe o desabafo… mas está cada vez mais difícil de aturar.

joelmarinho disse em 15/04/04 11:52 …

Este não não é só um flog… É uma Escola de História !

natureco disse em 15/04/04 13:26 …

Concordo com o joelmarinho, seu flog é genial. Essa foto veio em muito boa hora.
Abraços. Luiz.

abk disse em 15/04/04 13:43 …

Muito interessante esta foto.A vista de São Conrado sem as construções atuais deixa saudades.
Abraços.

andreleblon disse em 15/04/04 16:49 …

Que lástima a situaçao da nossa cidade.
Tenho 3 amigos que estao em casa pois a escola americana onde trabalham está fechada.
Fui la noutro dia conhecer a escola.A situaçao é horrivel, pois pode ver verdadeiros pedaços de mata virgem serem engolidos pelos barracos.Vi algumas casas bonitas das decadas de 50 e fiquei imaginando como seria morar lá naqueles tempos.
Me lembro que a mais ou menos a 10 anos atras nao se via a rocinha da lagoa, agora ela ja virou e nao dou mais do que dez anos para que a maior parte da Gávea se transforme em favela.
Tem que se acabar com essas favelas urgentemente, que se construa moradia para essa gente longe da zona sul pois aqui nao ha mais espaço. Mas que se construa moradias decentes com uma infraestrutura adequada.Que pais é esse que todo mundo pensa que é só chegar e construir onde bem entender.
Pago impostos para viver nessa cidade linda , mas que para qualquer cidadao honesto é uma porcaria de cidade. Completamamnete largada com uma qualidade de vida péssima. Eles replantaram a floresta, levou mais de 100 anos pra se regenerar e agora em poucos anos está sendo completamente devastada.É o caos total. E prá quem acha que vai melhorar: a esperança e a última que morre.Já vi esse filme antes e várias vezes. Tem que se fazer um impeachment pra colocar essa Rosinha ,esse Garotinho e toda essa corja fora do poder!
Desculpe pelo meu dasabafo.
Mais uma vez parabens pelo seu fotolog e abraços a todos.
André

andredecourt disse em 15/04/04 17:05 …

Xará tô contigo e não abro !

dr_ocio disse em 15/04/04 17:23 …

de acordo com os andres.

ps- li no nelson que hj é niver do teu pai… é do meu tb parabens pra eles

andredecourt disse em 15/04/04 17:26 …

Pô legal abração prô seu velho tb !!!

almacarioca disse em 15/04/04 17:27 …

O Parque da Cidade já foi um lugar agradável. Quem se anima a ir até lá? Até a Guarda Municipal, do Prefeiro César Maia, foi expulsa. Costumava freqüentar uma Loja Rosacruz que fica na Estrada da Gávea, 27. Isso é bem lá em cima, em frente a um grande e luxuoso edifício. Quem se habilita a passar por lá?

almacarioca disse em 15/04/04 17:29 …

André, parabéns para o seu pai e para você, que pode abraçá-lo.

Mudei o layout do RIO ANTIGO, no ALMA CARIOCA. Quebrei o índice, que estava enorme, e dividi por alguns assuntos. Ficou mais fácil acessar.

andredecourt disse em 15/04/04 17:29 …

A cidade se desconstroi rapidamente, precisamos deum novo Passos ou de uma grande catástrofe natural para abrir os olhos dos que usam antolhos…

rocha59 disse em 15/04/04 19:07 …

Ótimo teu flog amigo, continue nos abastecendo de coisas interessante.

beatle disse em 15/04/04 20:20 …

Favelas…

reiarthur disse em 15/04/04 21:14 …

È… li numa coluna do jornal que existe um movimento que está procurando interessados para tomar dos posseiros uma grande área da Rocinha, para demolição dos barracos com compensação para os moradores que seriam transferidos para uma área com saneamento e etc, como fizeram em SP no projeto Cingapura. Os comentários são hilários, pois além que não existir força política para a ação sugerida, muito provavelmente ia acontecer o mesmo que em SP: Os moradores que receberam as casinhas no projeto alugaram os espaços, e fizeram vários `puxadinhos` para morar. È aí, realmente, que vejo que as coisas não tem muito jeito sem que se mantenha um controle de perto da evolução social que acontece com as famílias removidas. De qualquer maneira, vale a discussão e mobilização para propor soluções, quem sabe uma hora a gente acerta !

rodperez disse em 16/04/04 00:13 …

fala andré!
sou o /riobus
fiz um novo fotolog (testando ainda)
tem fotos da visconde antiga? se tiver, manda pelo e-mail do /riobus

Sergio Marujo/ES disse em 16/04/04 00:16 …

Des-governo da mentiRosinha dará continuidade a isto.

Keila disse em 16/04/04 01:41 …

Esse negócio da Rocinha ter chegado à Gávea é sério mesmo. Não faz muito tempo, eu estava na sede do Flamengo e fiquei observando a mancha de barracos descendo o cume do morro, quase emendando com as casas da região. Se os caras cismarem de mandar bala de lá, ferrou!
Medo.

OhDúvidaCruel disse em 16/04/04 10:14 …

Quem votou na Dona Rosinha afinal? Todo mundo tá reclamando dela aqui, mas ela foi eleita ainda no primeiro turno, com mais de 50% dos votos!!! Cumé ki ela foi eleita???

andredecourt disse em 16/04/04 11:47 …

Com os votos do interior do estado.. aqui na Guanabara ela perdeu feio