Aeroporto Santos Dumont, vista panorâmica

andredecourt's foto van 20-4-04

  • 20-4-04
  • Fototoestel: Niet omschreven
Já se estamos numa mítica viagem ao tempo, dos belos aviões turbo hélice dos tempos românticos da aviação regional brasileira, coloco essa foto que me foi enviada pelo /salama do Aeroporto Santos Dumont em 1961 .
Não havia um só jato, pois nessa época eles precisavam de muita pista para decolar e pousar, e por isso se utilizavam do galeão velho .
Preciso de algum expert para identificar os aviões, pois essa não é a minha praia, mas chamo a atenção para os jardins na frente do aeroporto, ainda intactos.
Esse jardim é um dos primeiros projetos públicos de Burle Marx e hoje com o alargamento da pista de desembarque de passageiros junto ao portão de entrada, bem como crescente desleixo com a coisa pública ele se encontra bem descaracterizado .
O DAC bem que podia adota-lo e deixa-lo com o mesmo paisagismo .
Uma última curiosidade. V/c’s sabiam que o Santos Dumont nunca ficou pronto, faltava os “brises soleis” da fachada principal, que se não me falha a memória não foram colocados nem depois do incêndio

Fotos associadas : http://www.fotolog.net/ze_lobato/?pid=7624811
http://www.fotolog.net/nelson369/?photo_id=7680134

Comments (33)

riobus 20-4-04 23:08 …
e aquele incendio foi sinistro… achei que iam demolir tudo
apinnola 20-4-04 23:10 …
O Aeroporto mais bem localizado do mundo. Pelo menos na paisagem!
andredecourt 20-4-04 23:10 …
Cara eu tb, pensei que o prédio não fosse aguentar …
Jason 20-4-04 23:11 …
Colados no terminal, da esquerda para a direita:
Um Douglas DC-6, um Lockheed Constellation (da Panair) e dois Convair (da Varig).
Um pouco afastado do terminal (e quase saindo pelo lado esquerdo da foto) há mais um Constellation, com seus três lemes inconfundíveis…
Mais pro meio da pista, com a porta traseira aberta, um DC-3, melhor avião de todos os tempos. Aliás, há um outro DC-3. Está parado entre os canteiros de estacionamento.
Um pequeno, com dois lemes, também estacionado, é um Beech 18.
Curioso notar a grande quantidade de Kombis!
Temo pelo futuro estático do Santos Dumont, com as obras de modernização que o Infraero pretende fazer pra embolsar grana. Para começar, a gente não andará mais na pista, mas embarcará em fingers, como no Aeroporto Internacional. Vai perder a graça.
andredecourt 20-4-04 23:12 …
A paisagem é um colírio, pena que eu usei mais o Galeão, Santos Dumont só com o velho me bancando no tempo do electra, e eu ainda era uma criança..era mágico
andredecourt 20-4-04 23:14 …
Sabia que o de leme triplo era um constelation, mas não queria arriscar, mas os outros modelos eu não sabia mesmo .
E o DC-3 perto do Constelation é tão pequeno, ou o outro tão grande, que boiei legal no aparelho, e o pior um que eu conheço bem por causa da versão militar …
dr_ocio 20-4-04 23:16 …
caramba.. eu fui pesquisar os aviões e identifiquei metade… chego aqwui o jason ja deu a aula completa
salama 20-4-04 23:18 …
Grande André,
Gostaria muito de ter-lhe mandado essa foto. Linda tomada aérea, com rara definição.
Só que quem deve ter mandado foi meu irmão /dr_ocio, que no Yahoogroup é salama.
Vou puxar a orelha dele!!!! rs rs
Mas também parabenizá-lo pela foto. Um presente para nós todos.
Grande abraço,
Simon
PS: Tem um dos “nossos” Electras no /ze_lobato
oz65 20-4-04 23:19 …
Cacete, eu quero essa maquete!!!! Hehehehe! Tudo bem, André, eu sei que não é maquete, mas parece, e muito! Adoro o Santos Dumont, esse aeroporto tem um papel fundamental na minha vida até hoje!
E como você disse no fotolog do dr. ócio, eu também já voei muito a trabalho e era uma das melhores partes do trabalho! Hehehe! Abração, cara!
andredecourt 20-4-04 23:20 …
Por causa do electra do Zé que postei essa foto aqui, bom gancho !!
ze_lobato 20-4-04 23:22 …
André, como esses post criaram uma corrente, fantático isso que só essa maquineta e o fotolog podem proporcionar. O projeto do Santos Dumont é dos irmãos Roberto, se a minha memória não falha.
Sobre os “brises soleil”nào colocados posso tentar averiguar, afinal Adriana é sobrinha do Maurício Roberto que infelizmente não se encontra mais por aqui, mas vou perguntar pro Marcio Roberto sobre isso, talvez ele saiba. De qualquer forma o pior de tudo é que venho lido sobre reformas de ampliação do mesmo, apenas para beneficiar os usuários que chegariam já no centro do Rio, muito comodo mas totalmente contrário a qualquer norma de segurança aérea!
dr_ocio 20-4-04 23:27 …
eu mandei essa foto há um bocado de tempo.. achei que caiu no limbop e que o /salama tinha mandado de novo… pq frequentemente trocamos perolas mas se ele não mandou… confesso, fui eu!
andredecourt 20-4-04 23:27 …
Muito triste essa insensibilidade do DAC em reformar o velho aeroporto, poderiam replicar o projeto, pois ele foi feito para isso .
Quanto aos brises eu lí numa revista francesa de arquitetura, e os brises eram marca registrada dos irmãos roberto até o prédio da Academia que é de outra época, anos 80, os usa .
Vou abusar da Dri, será que ela consegue uma boa foto do Marques de Herval com os brises retirados nos anos 60, existem poucas fotos e todas muito ruins…
andredecourt 20-4-04 23:28 …
Hei blues brother`s sem stress !!..risos…
dr_ocio 20-4-04 23:30 …
e pior, até o andre dizer que não sabia quais eram os avioes eu nem tinha me tocado em identifica-los
andredecourt 20-4-04 23:34 …
Não fui eu que descrevi os aviões foi o Jason, eu descobri uns dois mas fiquei na dúvida
ze_lobato 20-4-04 23:38 …
Pedido teu é como ordem de serviço. Se nào conseguir falar com o Marcio amanhã ou depois,na sexta vou almoçar com Maria Roberto, viúva do Maurício, e talvez lá também esteja o Claudio, o outro filho e que trabalhava com eles no escritório.Breve te mando notícias, abraços do Zé e da Adriana.
andredecourt 20-4-04 23:40 …
Valeu mestre Zé !!!
marcelomartins 20-4-04 23:45 …
Que?????? cara, nasci nos idos de 70…é dessa época isso que tá falando??? rrssss…desconheço!
bjs, marcelinho ;0P
andredecourt 20-4-04 23:49 …
É peguei pesado.. acho que só o /oz65 e mais uns malucos iriam saber que o DB-05 era aquele Aston Martin do Janes Bond…
marcelomartins 20-4-04 23:53 …
james Bond…só guardei os usados do Pierce Brosnam prá cá…rrss…
marcelomartins 20-4-04 23:54 …
Prefiro Lara Croft…Tomb Raider…Angelina Jolie linda e poderosa, matando, cortando, pulando, salvando….rrsss
andredecourt 20-4-04 23:54 …
esse era com o Sean Conery …
marcelomartins 21-4-04 0:16 …
AHAHAHAHHHHHH….peraí…01:14….e ouço “dá uma azarada de porta de botequim para a mulherada e elas querem dar rapidinho”…ahahahhh…dar rapidinho é ótimo!!!! ahahhhh…meudeus…foi prá quem mesmo das minhas amigas que vc queria azarar desse tipo??? ahahhh…preciso avisar a moça como termina esse “papo certeiro”…ahahahhh… ;0P
marcelomartins 21-4-04 0:17 …
Ahahahhh…prá Isadora…lembrei!!!
Imagina…
” Vamu lá gostosa….aí rola umas cervejinhas com salada de batata e frios.. rrsss.. e depois…joga a mulhé no sofá mesmo….” ahahahhhh… ;0P
marcelomartins 21-4-04 0:18 …
Tô as gargalhadas….pára André!! ahahahhhh
marcelomartins 21-4-04 0:29 …
André…vc sumiu!..Nada de ficar chateado hein…brincadeira com a salada né…. ;0) sorry!
natureco 21-4-04 7:18 …
Me amarro nesses turbo hélices. Gostava especialmente do Constelation, o avião mais belo que já existiu até hoje para mim.
Abçs. Luiz.
almacarioca 21-4-04 11:39 …
Puxa, eu ia dizer que eram todos Electra. Ainda bem que me segurei. Andé, já mandei as fotos para você. Também vou postar uma do Santos Dumont. É só achar.
andredecourt 21-4-04 11:46 …
Blz Paulo, vou te mandar essa prá colocar lá no Alma, pois é ótima e lá vai ficar muito bem !
lentedacamera 21-4-04 12:03 …
Tem um Constelation ali que fantastico, meu Avô trabalhou na PanAir que saudades! Otimo registro (Aplausos de Pé)
lucia 21-4-04 17:47 …
Que foto maravilhosa!!!
Não identifiquei nada… só sei que são aviões e nada mais! 🙂
Mas adorei.
bj
jro 24-4-04 19:22 …
:-)))
PS- Se o Jason pudesse, ele morava num DC3.
:-))

Um comentário em “Aeroporto Santos Dumont, vista panorâmica”

  1. Prezado Sr. André: Bons tempos aqueles da foto, quando o Santos Dumont era uma aeroporto agradável e movimentado, servindo a todos os segmentos de nossa Aviação. O passageiro ia de à pé do avião para o Terminal. Eu mesmo quando criança, quase fui atropelado no pátio por um caminhão FNM de combustível de aviação. Atualmente, e principalmente depois do incêndio o Santos Dumont sofreu grandes transformações e com o advento da ANAC a Operação ficou tremendamente prejudicada e hoje, é proibida a permanência de aeronaves da Aviação Geral, razão pela qual as áreas de estacionamento, para o lado da Ponte Rio Niterói estão totalmente vazias, em um quadro de desolação total, ao contrário de antigamente, quando haviam inúmeros aviões estacionados. Esta medida visa beneficiar e não interferir com a Operação das Grandes Empresas, que tal como os outros setores de nossa econimia, trabalham incessantemente para aniquilar as empresas pequenas ou qualquer um que lhes ofereça qualquer tipo de entrave. É lamentável, foi o fim de uma era que passou, onde as pessoas eram civilizadas e havia respeito. Hoje, tudo é ganância econômica, haja visto a maneira que os passageiros são tratados e atendidos, desde pelos taxis, até pelas empresas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

87 + = 91