Praça dos Expedicionários e Misericórdia

foto de andredecourt em 08/05/04

Uma visão do Castelo e do bairro da Misericórdia, certamente nos primeiros anos da década de 50.
À esquerda vemos as construções do bairro da Misericórdia, um bairro que não existe mais, sepultado pelo prédio do Fórum, a via onde as pequenas construções dão frente é a rua da Misericórdia, em seu antigo traçado que serpenteava pelas fraldas do morro do Castelo, onde nessa foto podemos perceber onde ele terminava. As ruas internas eram umas das mais velhas da cidade como os becos do Cotovelo, Boa Morte, da Música e travessa do Guindaste.
Ao fundo vemos os torreões do Mercado Municipal destruído sem muito sentido para a construção do viaduto da Av. Perimetral.
O prédio grande e com cúpula é o antigo Ministério da Agricultura, derrubado junto com o Monroe no governo Gueisel como forma de desmoralizar e enfraquecer o Rio de Janeiro, privando-o dos símbolos da velha capital.
Na extrema direita aparece um pedacinho da Santa Casa .
No meio da foto aparece com destaque a praça dos Expedicionários, um dos lugares que tinha tudo para ser um dos mais aprazíveis do Centro, principalmente pelo belo lago e chafariz, se encontra hoje inacessível ao público, cercada de tapumes e completamente abandonada a mais de 5 anos.
O edifício do Jockey ainda não existe, sendo seu terreno usado como estacionamento, essa foto deve ter sido tirada num dia não útil, pois há poucos carros estacionados, há também um pequeno monumento num dos lugares mais improváveis na cidade de hoje, na confluência das movimentadíssimas Av. Presidente Antonio Carlos e Almirante Barroso.
Uma curiosidade, sobre a praça dos Expedicionários é que em seu subsolo se encontra o único grande abrigo anti-aéreo do Rio de Janeiro, construído na época da 2 guerra mundial, era o primeiro de outros que seriam construídos, mas a guerra acabou e os aviões e navios do Eixo nunca apareceram, existem outros abrigos pela cidade, mas todos em prédios privados, muitos em Copacabana, onde inclusive existem prédios com lajes blindadas por chapas de aço.
Hoje esse abrigo é usado como estacionamento do Tribunal de Justiça.
Essa foto possivelmente foi tomada dos prédios da rua Debret

Comments (18)

arcanoh disse em 08/05/04 09:02 …
História interessante do local!
soul_captives disse em 08/05/04 09:16 …
como sempre está de parabéns
riobus disse em 08/05/04 11:45 …
sempre bom
beatle disse em 08/05/04 12:23 …
A perimetral é triste.
analyzator disse em 08/05/04 13:23 …
Eu não sabia que existiam abrigos anti-aéreos no Rio. Será que durante a Guerra Fria construíram abrigos similares, contra ataques nucleares?
Um dos limites do Morro do Castelo era a Rua da Misericórdia. E do outro lado, quais eram os limites? Isto é, onde o morro terminava? O morro chegava perto da Av. Rio Branco?
andredecourt disse em 08/05/04 13:36 …
Os limites do morro eram rua de São José, rua Mexico, se dirigindo diagonalmete até aproximadamente o meio do prédio da Biblioteca Nacional depois rua de Santa Luzia, fechando então na rua da Misericórdia
oviralata1 disse em 08/05/04 14:01 …
Muito legal a sua narrativa e passeio pelo Rio que não existe mais.
bwanis disse em 08/05/04 15:47 …
Aquele lago ainda existe e está cercado por tapumes? É isso?
:))
andredecourt disse em 08/05/04 15:51 …
Exato tudo está cercado de grades e tapumes, o lago está seco e a praça abandonada
bwanis disse em 08/05/04 16:03 …
Que triste isso!
🙁
gabriel_andrade disse em 08/05/04 17:02 …
Um disperdicio deixar uma praça abondonada assim, lugar que poderia ter um visual bem mais bonito!
As lampadas de Paraty realmente faz a noite ficar bem mais charmosa principalmente pela sua temperatura de cor e densidade, faz um conjunto harmônico com o resto da cidade, uma cidade que ainda está bem preservada!!!
abraços
eduardo bertoni disse em 08/05/04 17:32 …
que tal a gente fazer um movimento, uma espécie de abaixo asinado ou algo que o valha para o Cesar Maia no sentido de tentar uma reurbanização da praça que, pelo que se vê, é lindíssima.
jro disse em 08/05/04 18:00 …
Mais uma aula sobre nossa cidade.
Thanks!
JRO :-))
andredecourt disse em 08/05/04 18:42 …
O ideal seria o TJ adotar a praça colocando inclusive segurança, seria ótimo para os advogados e serventuários terem uma área verde para relaxarem
abk disse em 08/05/04 20:35 …
André a leitura do seu texto,com todos os detalhes é uma volta perfeita ao passado.A visita ao seu flog me traz a satisfação de ver esse belo trabalho que você nele realiza.
Um grande abraço e um bom domingo.
marcelomartins disse em 08/05/04 22:46 …
Quando vc puder amigo…me visita ok!
beijão…bom domingo…marcelinho com saudades! ;0)
marcelomartins disse em 09/05/04 08:51 …
Ahhahahhh…Dé, mas precisa dessa coisa de ligar pros amigos…rrsss…então quer dizer que os testes de revista tem razão: homem conta prá todo mundo!!! rrrsss ;0)
Bom, e pobre fotologguer??? Que papo é esse…Isso eu nunca soube…mas conheço o fantástico conhecedor sobre o Rio, inteligente, bacana, digamos hilário quando se conhece sua vida bucal…ahahh…e porque não o mais importante, muito amigo e querido!
Acho que foi isso tudo que fez a Isa mandar a fotinho… ;0)De estrela prá estrela!!!
Mas uma coisa me intriga: afinal, como se escreve? Como o erro de 150 anos a atrás (separado né, foi isso que entendi) ou como seu trisavô juntou? Ahhh rapaz, quer saber, tanto faz…aproveita o bico de Isadora… ;0P rrsss
Talvez depois te conte o papo sobre a foto (não é mentira não, foi especial prá vc!!!) Isso pode espalhar…rrss ;0)
Beijão…tudo de bom…saudades!!!
Um domingo maravilhoso…e feliz dia das mães e dos pais!!!
Marcelinho e Rizete (mamis agradece o carinho)
Antolog disse em 10/05/04 11:45 …
Belo relato sobre o bairro da Misericórdia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ 73 = 82