andredecourt's foto van 13-5-04

Um prédio que até hoje não está concluído

Vemos o Hospital Universitário do Fundão em construção na década de 1950 .

Pelos planos originais de urbanização da cidade para o século XX (plano Agache), todas as faculdades da então Universidade do Brasil, ficariam na região da praia Vermelha, Lauro Muller, e solar da Fossa, onde hoje está o Rio Sul, não na Lagoa como muitos pensam, mas veio o Estado Novo e sua odiosa ditadura, decidiu-se então que os universitários, constante agitadores deveriam ficar bem longe do Centro da cidade.
Fez-se então a ilha do Fundão, na realidade a junção de várias ilhotas por meio de aterros mantendo-se o nome da maior .
Seria quase uma cidade, com estádio, marina, vilas residenciais, centros comerciais… mas como tudo nesse pais, nunca foi terminado, nem o plano urbanístico, nem mesmo vários dos prédios .
Como é o caso do hospital que está em obras ha mais de 50 anos !!

Comments (19)

/rockrj 13-5-04 9:32 …

É uma pena que aconteçam estas coisas…

riot_violet 13-5-04 9:35 …

uau… em construçao ainda? hhihihii… faz mtooo tempo, hein…
mas bem q ta precisando d uns reparos… bom, é o q todos me falam :-)

Beijinhus,
Ana

jornalistabr 13-5-04 9:42 …

Em primeiro lugar, quero deixar registrado que te achei a maior figuraça! Estou doido para o próximo Meetup, gostei muito de conhecer a galera e me senti muito a vontade no meio de tantas pessoas novas…

É uma pena que o Hospital do Fundão não esteja pronto mesmo depois de 50 anos de construção, ja pensou quantas pessoas este hospital poderia ajudar se tivesse todo pronto e funcionando? Poderia ser um grande centro de pesquisas de doenças, ser referencia em várias especialidades…

Bem agora quando uma obra demorar muito vou usar o termo, parece obra de hospital, em vez de obra de igreja…
Abração

bwanis 13-5-04 10:41 …

Esse governo é uma tristeza….
Pior é que continua sendo!!!!
:) )

jro 13-5-04 11:27 …

Mais um dos vários casos de abandono público…
JRO :-( (

analyzator 13-5-04 11:27 …

Quase metade desse prédio é esqueleto! De longe parece que está concluído, mas se observar bem percebe-se que um dos blocos não tem nada por dentro.

Esse campos é horrível, uma área imensa com poucos prédios, alguns inacabados, problemas seríssimos de segurança, de transportes, etc. O ideal seria tirar a UFRJ de lá e desfazer aquele aterro. Infelizmente, isso seria difícil de ocorrer.

Vc teria fotos do arquipélago antes do aterro? Eu tenho uma foto aérea, de um postal distribuído numa exposição de fotos realizada em 2002, mas as ilhotas não estão muito visíveis.

andredecourt 13-5-04 11:33 …

Puxa, uma foto do arquipélago antes do aterro, meu nobre isso é mosca branca, nunca sequer vi uma ….
O projeto se tivesse sido implementado de todo, a poluição do canal do Cunha não tivesse transformado as águas em volta da ilha em uma geleia negra e fétida, e a região ocupada por violentas favelas que nunca deveriam estar ali a Cidade Universitária seria uma grande área verde e de lazer para os subúrbios da Leopoldina, o projeto é muito interessante, vou postar maquetes e plantas que eu tenho por aqui, não é muita coisa mas dá para ter uma idéia.

joelmarinho 13-5-04 11:42 …

…mais de 50 anos de construção…, deve ter sido pensado para ser uma igreja…!!!

lara 13-5-04 12:27 …

otimo reve-lo
besitus

Antolog 13-5-04 14:11 …

E sobre o plano Agache, o que você tem?

andreleblon 13-5-04 16:04 …

É uma pena que esse hospital ainda nao esteja pronto.E tb uma pnea que eles nao tenham feito a Cidade Universitaria ser um lugar aprazivel.Fui recentemente a Juiz de Fora, vi a Universidade Estadual de lá num local maravilhoso, com muita area verde, com lindas casas e o pessoal fazendo “jogging”. No fundao isso hoje em dia seria dificil com a situaçao do entorno da UFRJ.
Agora sobre o fato de nao a terem construido na Praia Vermelha eu acho que foi muito bom. Pois por melhores que fossem as intencoes tenho certeza que iriam fazer muitos aterros e talvez seriam destruidos os poucos predios antigos que restaram lá.A Praia Vermelha juntamente com a Urca sao um dos poucos lugares que se encontram sem muitos espicoes, tirando é claro parte da Lauro Muller.
Abraços a todos
André
Abraços a todos.
André

andredecourt 13-5-04 16:30 …

Não haveriam aterros na praia Vermelha, inclusive a cidade universitária começou a ser construída lá, havia a antiga faculdade de Medicina, hoje demolida, a reitoria, e outras instalações que continuam sendo usadas pela UFRJ e UNI-RIO, somente em vez dos prédios residênciais e do Rio-Sul que existem hoje ali por trás do Canecão sria a cidade universitária

abk 13-5-04 18:19 …

Oi,André.Que obrinha demorada essa ,nao é ? É jnacreditável.
Foi legal ter te reecontrado no meetup.
Um grande abrqaço.

eduardo bertoni 13-5-04 18:41 …

Que se cuidem os esqueletos dos imóveis abandonados nesta cidade.
Serão eles – certamente – que irão abrigar as pessoas de bem que hoje moram nas favelas quando forem obrigadas a deixar os morros por total incapacidade de convívio com a guerra entre os traficantes que, à essa altura, não estarão mais apenas lutando por domínio de pontos e sim tentando trazer para sí as drogas e as armas dos rivais pois a estratégia das autoridades será, sem dúvida, dificultar o acesso dos bandidos às drogas e armamento.
Tudo isso na nossa querida cidade.
Este é o motivo da gente gostar tanto de vê-la como era antigamente…

eduardo bertoni 13-5-04 18:43 …

em tempo, Andre…
recebeu as fotos que te mandei dos prédios art-deco ?

andredecourt 13-5-04 18:52 …

Recebi sim te mandei um email

bikerio 13-5-04 18:58 …

Adoro seu fotolog, o visito todo o dia. É muito legal conhecer um pouco dessa história do Rio que não é contada nos colégios… grande abraço e parabéns!
Gustavo

angemon 13-5-04 21:37 …

este é um dos maiores absurdos de que se tem notícia! bela denúncia!
Bom te ver ontemmmmmmmmm!

dr_ocio 14-5-04 10:43 …

Não é so o prédio não… trabalhei lá num projeto em 1988, e a bolsa-pesquisa ia sair “em 90 dias” fiquei 1 ano sem receber, não recebi nunca mais e me mandei… e quando fui pegar o certificado, primeiro disseram que se a bolsa não tinha saido, não tinham como certificar rsrsrs e depois me sairam com um certificado de 6 meses de “estágio” em outro setor, é mole?