Estádio e arredores da Gal. Severiano, anos 50

andredecourt's foto van 26-5-04

Botafoguenses emocionai-vos…..
O velho estádio de General Severiano aparece nessa velha foto, um dos templos do futebol brasileiro, onde jogaram Garrincha, Nilton Santos, Gerson……. se mostra intacto .
Vemos também os arredores de forma completamente diversa de hoje, no lugar da Morada do Sol temos o Hospital dos Ingleses .
No lugar do Rio-Sul o famoso solar da Fossa, um dos berços do Tropicalismo .
Na frente da sede social do Botafogo é interessante notar que o tráfego era desviado e conduzido em mão dupla pelo túnel do Pasmado havendo para isso até um pequeno canteiro divisor na pista da Lauro Sodré, no mesmo lugar onde temos aquela faixa dupla quando da reversão de mão das 7 às 10 da manhã nos dias úteis .
Na parte inferior da foto vemos o lixo da favela do Pasmado.
Foto cadernos do Edmundo

Comments (26)

abk 26-5-04 9:21 …
Puxa,André, como houve modificações nesse local.Antes era muito mais bonito.
Abraços
pcarrilho 26-5-04 9:21 …
Ah, como o Rio era mais simpatico sem o Rio Sul, a Morada do Sol, e principalmente com o charmoso estadio do Glorioso no seu devido lugar!
bioaventura 26-5-04 9:26 …
Bem, apesar de ser flamenguista, tenho que admitir que esta foto tb me emocionou… Muito legal saber um pouco do passado da nossa cidade…
andredecourt 26-5-04 9:34 …
Sou rubro negro também, mas não custa nada dar uma forcinha para o alvi negro
leflaneur 26-5-04 9:44 …
Vc vê quantos crimes foram cometidos, né? O Rio Sul, por exemplo, cuja torre se vê da praia de copacabana. Rubro negro, mas homenageando a estrela solitária. Obrigado.
soninho 26-5-04 9:47 …
puxa q pecado !em saber q era tao bonito …sem o caos das 19hs .. !!!
-.-
papaulinha 26-5-04 9:50 …
É engraçado não ver a torre do Rio Sul 🙂
Nem todos os prédios altos do Morada do Sol.
Mas me parece tão mais “limpa” a imagem sem toda aquela confusão habitual de Botafogo.
Tá colorida artificialmente???
Beijos
Jason 26-5-04 10:05 …
Não sou botafoguense (não ligo a mínima pra futebol) mas não sei pq cargas dágua tenho uma carteirinha do clube de General Severiano, datada de 1973. Coisas do meu pai que, aliás, é rubro negro.
Cheguei a freqüentar esta velha sede por pouquíssimo tempo, antes de ela ser vendida em 1975. Nos anos 80, passava por ali a caminho da faculdade e sempre jogava um olhar temendo pelo seu futuro – na época, as notícias sobre “novos projetos” para a área eram constantes e eu temia muito pelo futuro do belo prédio em ruínas.
Tudo isso para dizer que acho um milagre que o casarão tenha sido preservado – uma condescendência histórica quase inacreditável no Rio. Mesmo com um shopping-caixote no lugar do estádio, é um alívio que o Botafogo tenha voltado para lá, o prédio tenha retomado sua função original e não tenha virado mais um maldito “centro cultural”.
(Não sei porque, no Brasil, edificação antiga restaurada só serve para abrigar centro cultural… Esses caras deviam dar um pulinho na Europa e ver que patrimônio histórico pode continuar integrado à vida econômica e aos serviços públicos da cidade)
oz65 26-5-04 10:16 …
Que fantástica essa foto! Adoraria poder ver mais de perto ou pelo menos ampliado. O mais legal do teu fotolog, André, é o resgate da nossa memória, não só da memória cultural, mas das memórias pessoais de cada um que entra aqui. Grande abraço, rapaz! E até amanhã no encontro!
andredecourt 26-5-04 10:17 …
Cara é porque aqui ficou antigo não serve mais para desempenhar funções normais, ai os caras “mumuficam” o prédio transformando em centro cultural, mais uma das manias do politicamente correto à la brasileira
tumminelli 26-5-04 11:35 …
Muito legal essa foto. Ampliadfa deve ser o máximo!
Antolog 26-5-04 12:13 …
Que diferença!!! Quanto verde!!! Esta cidade já foi mais maravilhosa.
[email protected],br 26-5-04 12:59 …
Me desculpe pela ignorância, mas o Solar da Fossa que o ocupava o terreno do Rio Sul era o quê? Uma casa de shows? Um centro cultural? E o Canecão também ainda não existia, não é? De que ano é essa foto? Ela é colorizada? Não tem como ampliar?
andredecourt 26-5-04 13:04 …
Não, era tipo um hotel alberque com preços mais em conta, essa foto deve ser do final dos anos 50 início dos 60, e esse colorizado é meio estranho pois ela é um cartão postal.
O Canecão começou nos anos 60 como uma choperia, daí o nome, depois os shows passaram a ser o carro chefe da casa e ela foi se modificando, tenho uma foto do Wilson Simonal nun show no Canecão ainda no início dos shows, vou escanear de depois coloco
pikyto 26-5-04 13:50 …
Poxa, essa dá saudade mesmo.
Banheira de pobre porque, apesar de francesa, é free! Abs.
cesar_maia 26-5-04 14:50 …
Ainda bem ki essa favela do Pasmado naum existe mais
Nossa cidade sem favelas seria além da mais linda do mundo, a melhor pra se viver
eduardo bertoni 26-5-04 16:45 …
Foto linda!!! Foi aí, vendo um jogo do Botafogo contra o Bangú, que eu dei um grito de liberdade e deixei de ser Fluminense por indução paterna e tornei-me Botafogo. Já viví dias de glória! Agora…
Por partes:
1- Minha mulher liberou o livro. É só combinar.
2- Que papo é esse de encontros às quintas-feiras? Happy hour de um grupo fechado?
3- A foto foi colorizada mas não no Photoshop e sim à mão com tintas especias que eram usadas na época para embelezar (?) os postais.
4- Para o Jason:
Continuo querendo saber se vc. é o Jason do Caderno de Automóveis. Vc. tem um e-mail para trocarmos uns papos?
Jason 26-5-04 17:33 …
Eduardo,
Sou quem vc está pensando. O e-mail tá no expediente do caderno que, aliás, foi publicado hoje. Às ordens…
andredecourt 26-5-04 17:43 …
Eduardo passe lá na /angemon que v/c vai ficar sabendo de tudo.. é um meet-up dos fotologers
rbpdesigner 26-5-04 19:25 …
Legal o registro
[]s
Luís Felipe Pires 26-5-04 19:51 …
Sou BOTAFOGUENSE !!! Obrigado pela lembrança da época áurea do meu time !!! ( porque atualmente…!!!) Essa foto é impressionante, faz com que a gente tenha que analisar cada milímetro quadrado dela ! E olha quem postou, até o prefeito , e tenho que concordar com ele que sem as favelas o Rio seria realmente a melhor cidade do mundo ! André,vê se agora consegue uma foto do Solar da Fossa bem de perto ! Valeu !
jro 27-5-04 0:42 …
Angar ou hangar ?
JRO :-))
andreleblon 27-5-04 1:49 …
Belíssima!
Como sempre André seu fotolog é algo impressionante.Você nao tem ideia do prazer que ele me proporciona. Estou sem PC em casa pois a minha placa mae queimou pela segunda vez em me-
nos de um ano.Mas tive que entrar na net pra ver esse fotolog e aqui estou no lap top do meu amigo tentando escrever.Obrigado pelas suas fotos e seus comentários.
Essa foto nos dar a sensaçao de que vamos nos deparar com um mar logo atrás dos morros,algo que nao sinto qdo passo aí hoje em dia. Apesar de eu ser Fluminense adoro passar aí e ver o pré dio da sede do Botafogo resistindo bravamente lá.
Concordo plenamente com o Jason qto ao fato de todo predio antigo aqui ser transformado em cen-
tro cultural. Mas graças a esses eles consegui- ram preservar o pouco que restou. O primo do meu pai foi um jogador famoso e se nao me engano(pois nao sei muito sobre futebol) ele jogou algum tempo no Botafogo; ele se chamava Heleno de Freitas e morreu louco (dizem que por causa da sifilis) num hospital em Barbacena.
Abraços a todos
André
eduardo bertoni 27-5-04 5:04 …
O Heleno foi o melhor jogador da sua época. Ao contrário dos outros jogadores desse tempo, era um cara de família rica, bem vestido, bonito e bem educado. Daí comia todo mundo e acabou por contrair sífilis que era letal nessa época. Morreu demente com paralisia geral progressiva, uma fase tardia da sífilis terciária.
tumulos 27-5-04 6:11 …
Não conisgo entener o que passou na cabeça dos dirigentes alvinegros para vender um patrimônio tão belo quanto esse.
Será que foi loucura coletiva?
Mais uma bela foto. Realmente, o Rio sem favela e sem miséria seria um lugar maravilhoso. O COI imploraria para nós sediarmos uma olimpíada aqui.
Mas, infelizmente….
luisthomaz1969 27-5-04 9:18 …
Excelente material,adorei…

Um comentário em “Estádio e arredores da Gal. Severiano, anos 50”

  1. Pq não ter novamente o nosso simpático estádio com capacidade para 20mil torcedores?!?!? Assim, teríamos os jogos dos meios de semana (22h) e os de pouco apelação no nosso caldeirão?!?! Acredito, também, que não teríamos prejuízos!!!! Será utopia?!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ 15 = 25