Largo da Lapa, meio dos anos 20

andredecourt's Foto von 11.06.04

Largo da Lapa

Foto tomada dando destaque aos atuais Escola Nacional de Música e ao Prédio de Automóvel Clube, hoje ao que me parece ocupado por um bingo.
Vemos o belo lampadário, com suas luminárias originais, bem como os prédios na entrada da Av. Mem de Sá, prédios esses demolidos nos anos 70 quando do governo Chagas Freitas para se fazer aquela pouco utilizada esplanada .
A demolição do casario deixou uma feia cicatriz na lateral do prédio da escola de música, onde nos anos 80 foi pintado um dos primeiros murais urbanos da cidade, que infelizmente desaparecerá em breve, pois a escola de música levantará, um anexo nos terrenos que sobraram de mais uma renovação urbana desajeitada, na opinião de muitos construído em local inadequado, pois há espaço atrás do prédio, num terreno vago usado como estacionamento. Segundo ela será no mesmo estilo dos que aparece na pintura.. vamos esperar .
À direita vemos um pequeno pedaço do belo conjunto neoclássico da rua do Passeio que desapareceu de todo .

Comments (12)

jconde 11.06.04 12:21 …
Excelente documento fotográfico
almacarioca 11.06.04 12:30 …
E a velha fubica no primeiro plano.
mr_luis 11.06.04 12:31 …
nih..suas fotos vao perfeitas…
legal viuu
abraçoss
e aparecee.
😉
tumminelli 11.06.04 12:40 …
Salve André
em breve vc vai se deliciar com uma foto dessa região que achei aqui em casa. O velho Nelson não poupava negativo para ter uma bela foto!
Abs
Roberto
PS: atualizado meu log: Nova foto de Copacabana em 1916
http://www.fotolog.net/tumminelli/?pid=7898611
pikyto 11.06.04 12:54 …
Espetacular! O estacionamento a que vc se refere é ocupado pela ESDI, que pelo menos preservou a simpática vila cujas casas servem hoje de oficinas e salas de aula. Abs.
arcanoh 11.06.04 13:02 …
A Lapa não mudou muito, mas está hoje entregue a própria sorte, com prédios abandonados e invadidos por populares. Adoro aquela parte da cidade, me perco na história, deveria ser melhor tratada e valorizada, já que faz parte de importantes histórias da nossa cidade.
Eu não sabia da existência desse prédio ao lado da Escola de Música, mas já imaginava que como ela não tinha lateral era por algum real motivo, já que esse tipo de arquitetura sempre tem laterais.
riobus 11.06.04 13:08 …
muito boa!
Jason 11.06.04 13:33 …
Um pouco adiante, seguindo pela rua do Passeio e passando da esquina de Marrecas, havia o prédio da Mestre et Blatgé (firma que deu origem à Mesbla). Tinha dois ou três andares, estilo neoclássico, e era bastante comprido. Pegou fogo, se não me engano, em 1934 – e, por algumas semanas, a Mesbla vendeu seus produtos na rua.
Por volta de 36, levantaram o edifício com a bela torre do relógio, em pé até hoje. Curiosamente, a idéia era fazer um prédio de uso misto, com grandes apartamentos residenciais nos andares mais altos. Aos poucos, as salas de administração da Mesbla fora subindo, subindo e ocupando o edifício todo. Já a parte do prédio da Mesbla que vai colada no cine Palácio foi construída depois – aliás, o edifício da torre tem um número e o prédio novo (feito no comecinho dos anos 50, se não me falha a memória) tem outro.
andredecourt 11.06.04 13:39 …
E Jason , mesmo o antigo ainda tem uns 2 pavimentos, os escuros, construídos depois
jro 11.06.04 16:29 …
André e Jason juntos não deixam pedra sobre pedra…
JRO :-))))
jro 11.06.04 17:39 …
Marcel, meu filho, melhorou sim.
Teve alta há pouco e já está indo p/casa c/a mãe.
Alias, é para lá que eu vou agora.
Obrigado,
JRO :-))
PS – Até pensei em passar no Cobal na quarta feira, mas cheguei do hospital quase 1 da manhã e fui direto p/a cama.
Fica p/a próxima.
titocat 11.06.04 23:03 …
é muito ruim a Schin mesmo…nem o Bingo funciona mais ali onde era o Automovel Clube, depois da confusão dos Bingos, ele fechou e não abriu mais…abraços…
http://www.fotolog.net/rioencantosmil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

80 + = 86