Agosto VI

andredecourt's foto van 26-8-04

Agosto…

A turba chega ao largo da Carioca, seu alvo é o jornal oposicionista O Globo que funcionava no velho complexo do Liceu, demolido para a construção do atual prédio da Caixa Econômica Federal.
O prédio começa a ser apedrejado, furgões do jornal que tem o azar de estarem parados de fronte ao prédio são tombados e incendiados, Jason quais são os modelos ??
A turba apedreja e começa a queimar o prédio, o curioso é que o jornal O Globo está sendo atacado mais pelas atividades da Radio Globo do que pelo próprio jornal, os que tem acompanhado pela coluna “Há 50 Anos”, já devem ter reparado que a cobertura era até serena dentro das conjecturas, mas a Radio era um dos veículos de comunicação preferidos de Lacerda, onde vários e explosivos discursos foram proferidos.
No meio da confusão, labaredas já irrompiam das janelas térreas do edifício e em seu segundo andar, silhuetas preocupadas imaginavam como sairiam daquela arapuca.
De repente chegam caminhões do Corpo de Bombeiros que no início também são vítimas de pedras, mas logo após o choque da Polícia Especial entre em ação e dispersa a multidão, uns fogem pelas obras de desmonte do Morro de Santo Antônio e outros rumo a Esplanada do Castelo, enquanto isso as coisas na rua do Lavradio também pegam fogo..literalmente
wolfenson 26-8-04 9:38 …

Se pudesse iria.
Grande abraço!!!
zecarioca 26-8-04 9:49 …
Essa imagem me lembrou a peça NOTÍCIAS CARIOCAS, que está em cartaz no CCBB! Acontece algo bem parecido com o jornal (fictício) da trama! Quanto à exposição, como passou sempre pela Siq. Campos, darei um jeito de ir ver!! Excelente iniciativa! E belo flog!!
photograph 26-8-04 9:56 …
Voltando da faculdade, passei para ver a exposição de vcs no metrô. Está ótima!
Mas dá pena de ver como Copacabana era linda e se transformou em um bairro feio e decadente.
Mas parabéns pela exposição!
Abs
eduardorj 26-8-04 10:00 …
Bom dia André!
Após ler as informações no caption e olhar a foto, agora posso dizer que era A revolta.
Rapaz, todo mundo diz que o rádio é um dos que alcançam a maior massa possivél de pessoas, e é verdade. Incrível.
Obrigado pelas informações.
abraço
Eduardo
[email protected] 26-8-04 10:48 …
Você disse tudo André: Lacerda proferia “explosivos discursos” que literalmente incendiavam essa cidade; quando não era pra valer era figuradamente. Meu pai ( que gosta da pessoa mas não admirava o político ) comehtava sempre a capacidade que o Lacerda tinha de fazer um discurso riquíssimo em idéias e, o que é mais difícil, em palavras. Segundo ele, o Lacerda tinha acapacidade de enfileirar 5 ou 6 sinônimos sem gaguejar ou perder o fio da meada. O cara era uma bomba humana ambulante. Imagina um sujeito desses hoje, cara a cara, na tribuna com político desses aí; como Maluf, por exemplo ?
Jason 26-8-04 11:00 …
Foram dois furgões: um Fargo e um Ford.
Jason 26-8-04 11:02 …
Quanto ao Lacerda, Álvaro, provavelmente estaria COM o Maluf (e não contra)…
andredecourt 26-8-04 11:04 …
Queria ter um terço da oratória do Lacerda, já ouvi alguns discursos, é realmente impressionante.
Quanto ao radio, eu considero ele um meio de comunicação que não imbeciliza as pessoas como a TV, porque v/c tem que imaginar, criar a figura do fato na sua cabeça quando as noticias ou os fatos são irradiados, já a TV vem tudo pronto, é mais difícil v/c conseguir colocar o cérebro pra trabalhar !
andredecourt 26-8-04 11:04 …
O Fargo é um Chevy ou um Dodge Jason ??
Jason 26-8-04 11:28 …
A Fargo era uma marca de utilitários e caminhões do grupo Chrysler. Havia uns clones com as marcas Dodge e DeSoto.
Havia muitos deles, muitos mesmo no Brasil. Aliás, ainda há alguns: lá em Vila Isabel uma serralheria que tem uma picape Fargo 1946. Vi outra da mesma marca em Niterói.
No início do ano, cortaram um caminhão-baú Fargo que havia chegado perfeito, meses antes, a um ferro-velho da Dutra, na altura de Queimados. Pena…
andredecourt 26-8-04 11:31 …
Idiotas….
mariamazzei 26-8-04 11:36 …
Estou impressionada como visão desses fatos que não conhecia através de imagens se torna diferente! Foi de muito maior magnitude do que eu imaginava só por leituras…
um beijo
da Maria 🙂
Jason 26-8-04 11:39 …
Faltou dizer: ainda em 1954, o jornal saiu do prédio no Largo da Carioca e veio para os arredores da Praça 11, onde está até hoje.
natureco 26-8-04 11:41 …
Muito boa Andre. São fatos tão impressionantes quanto as fotos.
Abçs.
tumminelli 26-8-04 11:42 …
Meu pai era Lacerdista. Falava muito dele.
Por falar em radio, a Claudia da Radio Nacional ligou. talvez não de para comparecer. To atolado de trabalho… vamos ver.
bwanis 26-8-04 13:50 …
Que beleza de série!!!
:))
jro 26-8-04 14:01 …
Pô!!
Minha falta de tempo me fez perder estes causos que foram tratados aqui :-(((
Quem vai dizer a origem da palavra FARGO ??
JRO :-))
[email protected] 26-8-04 14:08 …
Ainda no capítulo Lacerda: um dia na câmara dos deputados, Lutero Vargas (filho do Getúlio) fazia um discurso no plenário. Lá pelas tantas saiu-se com a pérola ” – Senhores, estamos num ímpasse”; isso mesmo com acento na primeira sílaba. Lacerda, safado como ele só, rapidamente subiu à tribuna e de lá elogiou Lutero. ” – Quero me congratular com o nobre deputado Lútero (com acento no ú ) por sua visão aberta sobre o problema em destaque.” E rapidamente desceu da tribuna aplaudidíssimo pelos inimigos do Lutero que, a partir desse dia, passou a ser chamado pelo Lacerda e seus asseclas, inapelavelmente, de Lútero.
veriserpa 26-8-04 16:01 …
que pena não poder conferir essa exposição, anyway, congratulations!!!! e seu flog como já disse e volto a repetir, é muito bom, muita informação interessante…bjs
kasersose 26-8-04 17:18 …
Que barato! Seu arquivo é sensacional, André!
Abração
e.
angemon 26-8-04 17:23 …
este flog é millllllllll!!!
amigo, parabéns pela exposição de Copa…desculpe não ter vindo antessssssss!
eduardo bertoni 26-8-04 17:31 …
Quem dera que o Brasil tivesse alguns políticos como o Carlos Lacerda, o maior de todos os tempos.
Falando então…não tinha prá ninguém…
Quem pagou o pato foi o Getúlio…
neilimarts 27-8-04 3:01 …
AMIGO ANDRÉ!
Muito bom mais esse registro!
Sempre que há obras na cidade, alguma coisa sai do seu lugar original e vai pra onde nem se sabe, assim como vários monumentos que rodam pela cidade e às vezes vão parar no ferro-velho!
Vamos observar como ficará o Passeio Público depois dessa reforma toda! Será que os bustos ainda estarão por lá???
PARABÉNS PELA EXPOSIÇÃO! Assim que der irei lá!
Um abração!
clovis_lna 27-8-04 6:15 …
A exposição da matéria está fantástica.
Mais uma vez, PARABÉNS !!!…
leflaneur 27-8-04 9:07 …
Verei sua exposição amanhã…
Para poder olhar com calma.
Topas um chope no Real tipo uma, uma e pouco?
André, essa foto é incrível, porque estão virando os furgões mas as pessoas estão quietinhas, espiando… O Globo de oposição, acredite, isso já existiu!!
fernandosarayva@ 27-8-04 11:06 …
Como todo dia eu passo por lá,ontem li as mensagens dos visitantes.Fiquei feliz pelo reconhecimento e mais ainda, pela empolgação q as pessoas demonstraram com a exposição.Parabéns André/Tuminnelli,que dê muitos frutos ,esse projeto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ 83 = 92