andredecourt's photo from 9/3/04

Crianças fazem farra para aparecer numa foto de Malta da inauguração da iluminação da Av. Maracanã, o final da década de 20, essa é a ponte do cruzamento da Maracanã com rua Uruguai, notem o belo trabalho feito na ponte bem como suas quatro luminárias .
Choca ainda a quase total ausência de construções aparecendo na foto.
Essa tipologia de ornamentação das pontes desapareceu, após o alargamento delas e da própria avenida até a esquina com a José Higino.
Só resta uma praticamente intacta, e quem for atento já deve ter reparado nela, fica bem no final da Av. Maracanã, quando ela começa a se fundir com a Radial Oeste, perto do CEFET, a ponte está praticamente inteira, faltando só as luminárias no topo das colunas, a prefeitura bem que podia restaura-la e colocar os globos de volta .
Cadernos do Edmundo

Comments (45)

jcfilizola 9/3/04 8:52 AM …

E preservá=la para nossos netos. Realmente eum choque a ausencia das construções…

Nig 9/3/04 8:59 AM …

Isso foi no fim das grande mudanças feitas pelo Pereira Passos, os subúrbios ainda não estavam sendo ocupados, essa região ainda era formada por grandes chácaras, retalhos das grande fazendas de café dos Sec`s XVIII e XIV, nessa época o Grajaú ainda era um grande capinzal que fornecia alimento para os cavalos do Exército. Bela foto, parabéns.

aqua_man 9/3/04 9:04 AM …

Andre! Que boa surpresa. Essa foto me diz muito, bicho, você não faz idéia. Muito bom ver esse registro aqui. Passo por aí sempre e, você bem sabe, me interesso muito pela história e fotos da Tijuca. Valeu!!!
Abraços

andredecourt 9/3/04 9:06 AM …

Essa já era administração de Prado Júnior, Pereira Passos governou a cidade por um período extremanente pequeno, mas intenso, tendo saído da prefeitura em 1906.
Cabe ao prefeito Prado Júnior a criação do Plano Agache, rasgado poucos anos depois pela “bronquice” tenetista pós 1930….

leflaneur 9/3/04 9:16 AM …

Duvido que a prefeitura faça algo. A intenção, no caso da Tijuca, é clara: deixar as favelas crescerem e tomarem todo o vale onde ficou, há tempos, o bairro.

nocoderj 9/3/04 9:43 AM …

essa ponte q vc citou eh a q fica em frente a estação do metrô de são cristovão? eu moro perto dela e realmente poderiam restaura-la

maluara 9/3/04 9:52 AM …

Linda foto!!! Maravilha de “guarda-corpo”!!!
Vou prestar atenção quando passar por lá!!!

Beijos,
Maria Luiza, … que é calmante e faz bem pro coração!!!
http://ubbibr.fotolog.net/macela/?pid=8843512

andredecourt 9/3/04 10:29 AM …

É essa ponte mesmo !!!

leo da mais passeio 9/3/04 11:07 AM …

que beleza de foto andre!!!

leflaneur 9/3/04 11:15 AM …

Manda ver: alguém tem que parar com essa hipocrisia de favela. Hoje não dormimos em Ipanema e Copacabana com helicópteros voando e tiros sendo dados. Onde é que isso pára? Desde o discurso da bica dágua que se tem a audácia de compreender, são pobres… E daí? Aos pobres, bairros residenciais decentes. E aos bairros residenciais já existentes, sossego. E as favelas, bem essas têm donos! Carlos Lacerda já! Sou a favor da remoção, pura e simples, na maior parte dos casos.

tumminelli 9/3/04 11:20 AM …

Restauração? Pode ser, mas os vandalos são mais ágeis… Não adianta…

leflaneur 9/3/04 11:23 AM …

hahahaha… imagino os chineses hipnotizados, como zumbis, correndo atrás das protestantes americanas horrizadas… Tinha que inventar um calibre 45. Aqui inventaram a 51.

rockrj 9/3/04 11:30 AM …

O problema é que cada vez existe mais gente no mundo para a mesma área…disso não podemos fugir.
O contrôle da natalidade é papo furado para quem não tem instrução.

natureco 9/3/04 12:24 PM …

Linda demais André. Pena que restou só uma. Vamos torcer para a prefeitura restaurá-la.
Abçs.

andredecourt 9/3/04 12:25 PM …

Concordo com essa problemática de mais gente para o mesmo espaço e ainda lembro que muitas religiões e cultos fazem questão de ser contra o controle da natalidade, podendo nós mais instruídos até fazer ouvidos moucos, mas para os menos instruídos isso vira verdade.
Enquanto isso cardeais, bispos ( dos dois credos que usam essa denominação), pastores e demais “chefes” dão risadas e esfregam as mãos com o verdadeiro milagre da multiplicação dos miseráveis, o que é ótimo para eles para terem um rebanho mais dócil e idiotizado !

abk 9/3/04 12:47 PM …

Te agradeço ,André, por nos fazer conhecer essas imagens da história de nossa cidade.Não me canso de elogiar esse teu excelente trabalho.
Tenha um ótimo fim de semana.

everjoy 9/3/04 12:48 PM …

Totalmente de acordo com o Andrecourt e com o Leflaneur, vivemos num mundo de hipocresias, onde o unico que importa é o dinheiro. Os governos permitem as favelas porque isso os dá voto. Chegou o momento que o ser humano inteligente almeja um homem que “organize e administre” os seus bens e nao “politicos que prometem milagres” e depois nao fazem nada.
O ser humano quer resultados praticos e nao promessas. Abraços.

alvarogabriel@openlink.com.br 9/3/04 12:54 PM …

A belísima foto da ponte foi a ponte (com trocadilho) para um assunto mais polêmico que o véu islâmico nas escolas francesas. Na minha opinião, como o André disse bem, é que interessa a muito poucos a elevação da qualidade de vida para as populações mais carentes. Sem miséria não há esperança; sem esperança não há culpa; sem culpa não há pecado; sem pecado não há templo. E como dizem a maioria das religiões judaico/cristãs: templo é dinheiro.

Paula 9/3/04 1:02 PM …

Oiii
Que Lindinhooo
vc me faz uma favor manda uma foto da sear pra mim
o meu email e Paula_Ahumada_@hotmail.com

jro 9/3/04 1:24 PM …

Adorei a definição do Alvaro !

JRO :-) ))))))

Vais ao Forte ?

leflaneur 9/3/04 1:33 PM …

Li seu comment na Heil: eu tinha a coleção completa matchbox… vinham naquelas caixinhas, claro. O que eu mais gostava, no entanto, era o carro do James Bond, que ejetava o bandido pelo teto, a placa girava e tinha metralhadoras e escudo atrás… O Batmóvel era legal tb…

rockrj 9/3/04 1:35 PM …

É Andre e Alvaro, vocês estão certos!

leflaneur 9/3/04 1:37 PM …

Templo é dinheiro e favela não é crime ecológico, não é não… só casa de classe média não pode nem podar árvore. Favela, ah, o que são as matas destruídas, a fauna caçada, a chuva sem que nada a impeça de rolar o barranco… isso não é nada, são pobres, coitadinhos… E como tem gente que vive deles: só ONGS para meninos de rua eu conto mais de 200. Criança Esperança! de lucro!

pprado 9/3/04 2:21 PM …

Daria para ver minha casa nesta foto.. se ela já estivesse aí! rs…
Recentemente, o prefeito cuidou de alargar ainda mais a uruguai e colocou uma grades de ferro…
e uma bolas de concreto nas beiradas das calçadas…

diario2004 9/3/04 2:23 PM …

esta ponte remanescente é perto daqui de casa, e está em um estado triste.

é tao triste ver como havia uma preocupação estética muito maior nas construções públicas mais antigas. e hj é tudo um caixote

jro 9/3/04 3:37 PM …

Dias do evento :
Amanhã, depois, depois e depois.

JRO :-) )))

Paula 9/3/04 4:05 PM …

Lindinhooo Manda uma foto da sears pra mim porfavor ts bem lindinhoo
Paula_ahumada_@hotmail.com

zecarioca 9/3/04 4:42 PM …

Não conheço muito bem a Tijuca… Mas que era muito mais bonito do que os monstrengos que vemos por aí!! ABração!!

photograph 9/3/04 5:21 PM …

Muito bonito o acabamento da ponte!
A prefeitura poderia salvar a ponte q ainda resta, como vc falou. Poderia salvar também todos os outros pontos da cidade, que mostram o passado, mas que infelizmente estão se acabando com o tempo.
Abs!

Nig 9/3/04 5:28 PM …

Isos tudo porque não deizaram Lacerda ser presidente! Se a ditadura militar não tivesse cassado ele, hoje a política de erradicação de favelas seria federal. Vejam só onde se retirou a favela, não retornou, creio que alguns aqui lembram da “Belém-Brasília”, que era o trecho da Praia do Pinto, ou do favelão que avançava nas margens da Lagoa Rodrigo de Freitas…

rockrj 9/3/04 7:42 PM …

Concordo plenamente com o Nig!!

Luís Felipe Pires 9/3/04 8:23 PM …

Queremos Lacerda !Queremos Lacerda ! Queremos Lacerda !

Marcelo Almirante 9/3/04 9:12 PM …

É, a Tijuca também era um bairro chique. Melhor dizendo até os subúrbios tinham certo charme. O Rio deveria ter parado, de certa forma, nos anos 20, antes da chegada “aquela” leva de imigrantes arrogantes que não contribuiram para o desenvolvimento da cidade, e sim para o seu inchaço populacional.

kasersose 9/3/04 10:38 PM …

Por mim vamos domingo então. Vou soltar essa notícia nos flogs alheios. Quem sabe dá pra rolar um almoço antes? Ou depois…

heilborn 9/3/04 10:41 PM …

André, vc está maluco? Vc avisa que é sábado, tem meio Rio de Janeiro convidado por mim EM SEU NOME e agora vejo vc dizer que vai outro dia?

Are you insane?

heilborn 9/3/04 10:42 PM …

Viu?!

Cadê a Angélica nessas horas….

O Nonstop está vindo de Sampa e já tava tudo combinado.

Grrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr!

Nig 9/3/04 10:43 PM …

Lembrai-vos ò povo, domingão tem a meia-maratona do Rio que vai passar na entrada do Forte, vai ser uma lenha tentar passar por lá pra chegar no Forte…

heilborn 9/3/04 10:47 PM …

Nada de manhã, please. Deveria ser proibido acordar antes do meio dia aos domingos.

Primeiro foi o Zé, no episódio Ocio no Rio. Agora o Sr. está no meu black book.

leflaneur 9/3/04 11:26 PM …

Caceta, é domingo então, né?
A Heil tocou o rebu no lance dos calhambeques. Mas o Nig tem razão. Dupla razão, ao defender a remoção das favelas e ao lembrar da meia-maratona. Abaixo a hipocrisia pseudo-socialista!

leflaneur 9/3/04 11:38 PM …

Por mim tudo bem, eu só não quero que corram em volta porque vou estar, certamente, de ressaca, e corro o risco de ficar girando feito uma piorra…

hjwery 9/4/04 12:10 AM …

Como q. é? Fotografar calhambeque é complicado assim? Sabado ou Domingo?

carolrosachoque 9/4/04 12:11 AM …

Linda foto!! Uma verdadeira viagem no tempo, estou curtindo muito seu flog ;-)
Beijão e ótimo final de semana e feriado :-)
Carol

hjwery 9/4/04 12:38 AM …

No, no, no, não estão bebendo demais. Estão ficando igual carro velho. Tea time OK?

carlosmarcelo 9/4/04 8:15 AM …

Concordo, seria uma coisa muito legal, mas para q? Para vândalos imediatamente destruírem? É triste, mas é verdade…

Nig 9/4/04 9:33 AM …

Só pra constar, criei um floguinho lá no fotoflog.com.br, não consegui fazer por aqui, a conexão, mesmo banda larga, não deu pra completar o cadastro a tempo, o lugar é esse
http://buraite.fotoflog.com.br/