Túnel Dois Irmãos, saída Gávea, anos 70

foto de andredecourt en 23/09/04

Uma foto que mostra algo que muitos não se lembram.

Assim era a saída Gávea do túnel Dois Irmãos antes da conclusão da auto-estrada Lagoa Barra, por muitos anos houve uma pendenga entre a PUC e a PDF, posteriormente o estado da Guanabara por onde o traçado da auto-estrada passaria.
Mesmo após a conclusão do túnel a discussão continuou, o acesso se dava então pela Gávea, subia-se a rua Marques de São Vicente até a rua Graça Couto, por ali se acessava o túnel, no sentido contrário saí-se do túnel e se acessava a Marques de São Vicente pela rua Álvaro Americano, onde havia um sinal de transito.
Com a conclusão da auto estrada parte da rua Graça Couto foi transformada em viaduto, passando a ter sentido inverso do que tinha, já o acesso da rua Álvaro Americano deixou de existir passando a rua então não ter mais saída.
Ano passado a saída do túnel pela Graça Couto foi fechada pela prefeitura, alegava-se que o transito dos carros que desciam a Marques de São Vicente rumo ao Jardim Botânico e a própria Gávea prejudicava o bairro, agora quem vem da Barra em direção a Gávea tem que ir até o bairro do Leblon e subir toda a Marques de São Vicente, pois a subida natural pela a Estrada da Gávea hoje infelizmente é coisa para aventureiros ou malucos, pois toda a região foi fagocitada pela favela da Rocinha.
Semana que vem farei uma série sobre o Parque Proletário da Gávea em 7 post’s, onde serão contadas várias interessantes histórias entre elas a briga da PUC como o poder público, como sempre perdendo esse.

Comments (28)

adorocinema 23/09/04 8:59 …
Linda foto. Gosteo de fotos antigas dos lugares que conheço.
Abraços.
leflaneur 23/09/04 9:03 …
Fagocitada pela Rocinha foi ótimo!! Agora vou tirar umas férias disso aqui. Volto quando eu estiver menos atolado e menos… vamos dizer… ocupado. Eu lembro quando a gente vinha da Barra e tinha que descer a M. de S.Vicente. Era um trânsito do caramba. No horário de saída da PUC era o caos.
jro 23/09/04 9:05 …
Bom dia André.
Eu aprovei o fechamento daquela saída para a M. de S. Vicente.
Não moro na Gávea, mas aquele povo todo que vinha da Barra e saía pela Marques fazia mal para a Gávea, sem dúvida nenhuma.
JRO :-))
/gilima 23/09/04 9:08 …
” agora quem vem da Barra em direção a Gávea tem que ir até o bairro do Leblon e subir toda a Marques de São Vicente, “……. André,
Realmente acho um absurdo terem fechado a entrada da Marques de S. Vicente e termos que ir até o Leblon para ir para a Gávea!!!!!!!!!! Um absurdo !!!!!!!!!!!! Mas como o número de pessoas de influência, moradores da região deve ser grande, acontece esse tipo de coisa no rio de janeiro….. fica aqui minha indignação.
bjs
/gilima 23/09/04 9:09 …
JRO,
Aquele povo que vem da Barra e passa pela Marquês de S. Vicente, talvez tenha necessidade de fazer aquilo, não? Vê-se que vc não sabe o transtorno que é dar aquela voltinha em hora de pico de trânsito…
jornalistabr 23/09/04 9:19 …
Amigo, dê uma olhada no meu flog… Engraçado, eu me lembro do acesso ao tunel mas nao lembro do inverso… literamente apagou da minha memoria…
Abração
bikerio 23/09/04 9:48 …
Realmente, foi um absurdo o arbitrário fechamento do viaduto Graça Couto. Mas também, o então diretor da CET-Rio era morador da Gávea, amigo íntimo de César Maia… mesmo com um abaixo assinado feito pela PUC, pelo Teresiado e por outros colégios da Marquês de São Vicente, o nosso pedido não foi ouvido. O trânsito na auto estrada Lagoa-Barra piorou exponencialmente, e agora é um sufoco para os moradores da Barra que estudam ou trabalham na Gávea irem para lá. Quando eu tenho aula na PUC às 9 horas então, é um horror ficar preso naquele túnel totalmente engarrafado e respirando monóxido de carbono, ter que dar o retorno até a Delegacia do Leblon. Tudo isso em nome de alguns moradores da Gávea que não queriam engarrafamento em frente às suas casas, um problema que há em todo o Rio de Janeiro – principalmente quando observa-se que piorou a vida de mais de 100 mil pessoas que devem passar pela auto estrada diariamente. Apoiar uma medida dessas é uma tolice sem tamanho: talvez ingênua, por não ter idéia das conseqüências que ela trouxe, talvez egoísta, por pensar somente no seu próprio umbigo. Mas sem dúvida uma tolice.
andredecourt 23/09/04 9:57 …
A solução mais draconiana é deixar a estrada da Gávea transitável, ou seja uma política habitacional séria na Rocinha, metade dela tem que ser removida !!
filet 23/09/04 11:34 …
olha gente, podem falar que fulano de tal morador da gavea era autoridade e blah blah – mas para quem mora na Gavea e tinha que enfrentar um transito absurdo as 9 da manhã apenas para sair de casa em função de que muitos usavam o gavea como passagem para o JBotânico –
tumminelli 23/09/04 11:35 …
Eu não tenho a minima recordação desse local assim. Qd iamos pra, deserta, Barra, meu pai só ia pela Niemeyer.
:-)))
jro 23/09/04 11:36 …
Tolice é sacrificar um bairro em detrimento de poucos que, parodiando o que foi dito aqui, pensam e olham apenas para o próprio umbigo.
Não me parece que a Gávea seja passagem de quem vem da Barra e vai para o centro.
O problema destes sacrificados que vem da Barra e vão para a Gávea poderia ter sua solução de outra maneira, após a saída do Tunel.
/gilima 23/09/04 11:43 …
JRO,
Sacrificando um bairro, qual? A Gávea?? Em detrimentos de poucos? Quem os da Barra?? Bem, não acho que seja bem assim…
Bairros são passagens mesmo, eles tem ruas, avenidas e etc… umbigo é quem aprova essa bobajada de proibição de circulação da Barra na saída para a Marques de S. Vicente.
JRO, acho que vc precisa passar um pouquinho mais pela região , vindo como um sacrificado pela Barra, para saber como é.
/gilima 23/09/04 11:51 …
É /filet, cada qual defende o que é de seu interesse, não é mesmo? Olhar além do umbigo é difícil mesmo…
Enfim, cada qual com sua opinião.
andredecourt 23/09/04 12:25 …
Filet, não moro na Gávea nem na Barra, meu bairro já virou passagem a muito tempo, aliás pelas características urbanas da cidade, é tendência os bairros virarem de passagem, a Urca e o Leme por pouco também não viraram, como já foi assunto num post por aqui.
Sou contra fechamento de ruas, e de bairros como foi o caso, sacrificar moradores do Leblon e dos bairros na zona Oeste foi algo na minha opinião muito errado, urbanisticamente falando, não entro nem no mérito dos trantornos causados aos moradores mas sim o que poderá acontecer.
Com a dificultação do acesso ao bairro, estabelecimentos comerciais, educacionais, e de saúde que ocupam o bairro tendem a sair, isso provocará um esvaziamento, dando chance para a decadência urbana.
Lembro que o Alto Gávea está seriamente ameaçado pela favela da Rocinha, e uma decadência dessas pode transformar o que sobra do bairro em favela.
O revolver já está apontado, e o gatilho poderá ser disparado com o mínimo movimento errado, a escola Americana já está saindo, quem ocupará os terrenos da velha escola ????
Um condomínio residêncial que não ira ser !
jro 23/09/04 12:39 …
Gilma,
Acho que o seu problema não é o trânsito para a Gávea, mas sim de interpretação de texto….
Nig 23/09/04 12:39 …
Eu lembro bem quando tinha a passagem aberta na saída do túnel, realmente era uma espécie de “fuga” do sinal do final da auto-estrada, mas como a Marques de São Vicente é mão-dupla e no final dela afunila para retornar à auto-estrada, acabava trocando-se seis por meia dúzia, ou seja não era vantagem para ninguém, mas realmente se tornou um transtorno para que mora lá em cima, por outro lado evitou que a favela aumentasse no alto do morro. Concordo com o xará, a Rocinha (ou Roção? Latifúndio?) tem que ser removida, pelo menos dois terços dela, tem muita gente que nem tem ligação com trabalho nos bairros próximos, tem gente que mora ali e trabalha na cidade ou na Barra. Se o objetivo de uma favela é baratear o acesso do morador ao trabalho e ao colégio, porque o cara vai morar tão longe assim? Pra ficar vendo o mar do alto do morro? Longe por longe vai morar em Santa Cruz e pega o trem! Existe muita hipocrisia no governo em aceitar esse estado de coisas, queria ver se todos os moradores da Zona Sul e Tijuca parassem de pagar seus IPTU`s até que essa situação fosse resolvida, se rapidinho não sairia uma solução para o problema.
raphaelalo 23/09/04 12:57 …
Esse fotolog é um primor !
Impressionante, fico abismado com a riqueza de fotos e com o conteudo que elas tem…
Merecem uma exposição !
parabéns !
abk 23/09/04 13:23 …
Me recordo desses trajetos,André.Muito bom esse registro.
Abraços.
Antolog 23/09/04 15:47 …
Também não concordo com o fechamento de uma via por que os moradores se sentem incomodados, e prejudicando uma maioria. Há de se ter alternativas, mas fechar só por fechar é que não pode…
nossas_mentes 23/09/04 16:02 …
Oi, André. Veja se pode me ajudar. Tenho de apresentar um trabalho para faculdade sobre o Marcos Konder Neto. Sucede que não consigo achar nada sobre ele. Sua biografia, suas principais obras e localizações, etc. Seja na internet, seja nas livrarias.
O monumento aos pracinhas, tudo bem, é barbada. É inclusive foco do meu trabalho.
Diga, meu caro. É verdade que seu pai trabalhou com o homem? Acaso poderia ajudar-me?
Oh, sim! A prefeitura é obra dele. Mas necessito traçar um panorama mais amplo do artista.
andredecourt 23/09/04 17:05 …
Meu pai chegou a trabalhar com ele em algumas obras públicas, mas ele está em Teresópolis esse fim de semana e não tenho como pegar mais dados sobre o Konder.
Das obras dele só sei essas duas que v/c falou, meu pai trabalhou com ele no piranhão, a divisão interna do prédio foi feita pelo meu pai
riobus 24/09/04 0:15 …
Graças a deus fecharam aquela passagem. moro na gavea e o bairro era um inferno de carros!
Jason 24/09/04 7:51 …
Lembro bem que havia um enorme espelho convexo na boca do tunel sentido Gavea-Sao Conrado.
andredecourt 24/09/04 8:35 …
Me lembro desse espelho !!! Agora meio fora de propósito, o que eu me lembro o mais bem colcado ficava no largo do IBAN…
Pois é espelho convexo um negócio tão usado na Europa onde há pontos de interseções cegos..e aqui no Rio sumiram com eles..mas tudo bem né era coisa do Estado da Guanabara !
brites 24/09/04 9:46 …
Este flog já é muito legal pelas imagens e textos do André, mas a discussão subjacente q rola é igualmente interessante!
Valeu, André, por ser tão instigante!
para Nig 26/09/04 0:00 …
SANTA IGNORANCIA, REMOVER A ROCINHA, SÓ SENDO IGNORANTE OU ULTRAPASSADO PARA PROPOR UMA BESTEIRA TÃO GRANDE COMO ESSA…
reiarthur 28/09/04 20:06 …
Pessoal, sugiro fecharmos a Voluntários da Pátria também, afinal, Botafogo só tem sido passagem como disse Miguel Falabella em uma de suas peças de teatro. O que é isso ? É como o André comentou… A escola americana já saiu e a Rocinha vai virar o morro para o outro lado… Aí quero ver o Conde propor novamente murar a favela para conter a expansão… Em cima dos telhados as antenas de TV tocam música urbana… Os mendigos e seus esparadrapos podres tocam musica urbana…. Motocicletas querendo atenção as 3 da manhã (pela MSV) é só musica urbana.. 😛
reiarthur 28/09/04 20:08 …
Além disto, que sentido faz descer a MSV por ali ? Mais sinais, etc… Só para quem interessa ir para a PUC ou morador da Gávea mesmo…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ 68 = 70