Elixir Nogueira, desenho da fachada

andredecourt's foto van 3-11-04

Ontem coloquei uma foto da área do Russel e Glória, e mencionei o prédio do Elixir Nogueira já demolido, que causou grande curiosidade no pessoal, que pediu fotos do prédio.
O prédio foi demolido em 1970, depois de ter sido tombado pelo DPHA-GB em 1968, e destombado sem explicação lógica em 1970, e sendo demolido mesmo sob protestos, e ficava na rua da Glória 214.
O mais engraçado foi a polêmica que envolveu a construção do prédio, pois Virzi, um italiano pouco afeito as técnicas pouco convencionais de construção projetou um prédio que começava na forma cilíndrica nos seus dois primeiros pavimentos e suavemente se transformava em um prédio de formato retangular, fora a estrutura híbrida entre o concreto armado (novidade absoluta em 1916) e estrutura metálica, que provocou relatórios temerários e alarmistas nos técnicos da prefeitura do DF à época “em algumas partes não existe segurança necessária” mencionava um relatório de 1915.
Mas certamente o mais impressionante era o conjunto escultório no nível da rua, onde, ninfas, gárgulas, fitas alegóricas se entrelaçavam numa tonalidade mais clara que o resto da edificação praticamente “pulando no colo” dos passantes na rua.
Este é um desenho da fachada, tenho mais fotos mais infelizmente são muito ruins, amanhã coloco uma foto, se v/c’s quiserem mais é só pedir.

Comments (37)

Flavio_lima 3-11-04 6:46 …
Coloca aí !!!!!!!!
Mata a curiosidade de todos.
[]´s
rafaelzimba 3-11-04 6:46 …
Com certeza!! Pode colocar…
Muito interessante esse prédio ai… realmente, extrutura híbrida para a época…
Abração ae
flw
fotocity 3-11-04 7:13 …
ótima historia, seu flog é que merecia ser tombado pelo patrimonio cultural :)))
jro 3-11-04 7:19 …
André,
Eu conhecia este prédio.
Que doido!!!!
Bom dia!
Jro :-))
deusadasaguas 3-11-04 7:30 …
Legal, vou visitar o outro também 🙂
agimenez 3-11-04 7:46 …
Pedido feito.
O que mais esse Virzi projetou?
Milu :))
andredecourt 3-11-04 8:15 …
Quase tudo demolido, sobram, a casa na rua do Russel 734 ao lado do prédio da Manchete, com o nome de Vilino Silveira, um galpão na Rua aníbal Benévolo 315 no Catumbi, uma casa em Niterói da Rua Cel. Tamarino 67, no Gragoatá; o Vilino Villiot na rua Sá Ferreira 80 em Copacabana, palco de uma restauração patrocinada pela prefeitura que dura anos, e a casa que seria a sede da biblioteca regional do bairro, nunca fica pronta privando a população de cultura ascessível, e por fim a igreja Matriz de Nossa Senhora de Lourdes no Boulevard 28 de Setembro 200
riobus 3-11-04 8:28 …
muito bonito, hein
/lucia 3-11-04 8:59 …
Bom dia, Sr. Decourt! 🙂
[email protected] 3-11-04 9:32 …
Mas que cara incrível esse arquiteto Virzi. Guardada as devidas proporções, evidente, poderia ser um Gaudí italiano contaminado por um virus tropical. Eu, confesso, me lembro do prédio mas não me lembrava desses detalhes surreais. Se amanhã tiver mais, vou gostar de ver.
mapas 3-11-04 9:35 …
Até agora não sei se o prédio era horroroso ou magnífico, minha limitada mente ainda não conseguiu “digerir” o estilo. Mas é interessantíssimo! E o elixir, prestava? Manda mais foto, sim!
rockrj 3-11-04 9:41 …
Que trabalhão deve ter sido para construí-lo…
Os engenheiros devem ter xingado muito o Virzi…
guscar 3-11-04 10:06 …
Ele parece acabado. Ou é a foto que está? Quanto ao destombamento me parece que não é uma coisa exclusiva dos militares. Vi no RJTV: Alguns bairros já estão pedindo revisão nas APACs para “destombar” algumas casas e prédios. O Leblon é um deles. Outros, por sua vez, reclamam da construção de uma escola em uma casa tombada. Nem o tombamento é eterno!
Marcelo Almirante 3-11-04 10:08 …
Esse prédio tem algo de italiano. O que difere são esses adornos “rocambolescos”, fantasiosos e desvairados. Uma brincadeira. Só falta a asa do pavão.
natureco 3-11-04 10:27 …
Um espetáculo. Não conhecia. Vou escanear e te enviar a foto do prédio da Willys.
Abçs;
julycola 3-11-04 10:34 …
que manero Andre… show esta foto e que historia… bacana…
acho que os peixes ja sabiam que iam virar comida, por isso nao estavam mto bem… rsrsr
bjs
ju
Leflaneur 3-11-04 12:46 …
Aquela conversa toda sobre Vargas na outra foto me deu melancolia. Particularmente hoje, dia da reeleição do Garotinho americano. Parem o mundo, que eu quero descer!!!
Não sabia nada sobre esse prédio, incrível sua cultura, André! A casa da Sá Ferreira está há séculos sendo reformada. Parece que há uma boca funcionando ali e a Prefeitura, claro, tem medo de entrar no local. É uma casa intrigante, nossa tartaruga arquiteta não projetaria algo tão diferente. Mas deixa pra lá, como vc sabe, eu implico com a tartaruga…
Luís Felipe Pires 3-11-04 13:28 …
Impressionante esse Virzi ! Um “Gaudi” que andou por aqui !( o que seria de Barcelona se nossos governantes andassem por lá ??!!!)
…e o altar da Igreja de N.S.Lourdes na 28 de setembro merece ser visitado, é diferente de tudo que eu já vi, todo de pedra. Ele fez uma verdadeira gruta no altar ! Viva o Virzi ! e abaixo nossos governantes destruidores !
…por falar nisso, visitei as duas únicas igrejas barrocas redondas que sobraram ( em Ouro Preto e Mariana ) e me deu saudades da que eu nunca vi : a de São Pedro, destruída na Presidente Vargas…!!
 
eduardo bertoni 3-11-04 13:43 …
O Virzi não foi o arquiteto do Cine Americano que passou a ser Cine Copacabana?
zecarioca 3-11-04 13:57 …
Uma arquitetura ousada e com uma estrutura inovadora!! Beleza de resgate. nunca tinha ouvido falar neste prédio, mesmo!! Parabéns pelo novo fotolog, vou visitá-lo em seguida!
Jason 3-11-04 14:19 …
Sempre que passo pelo galpão da Aníbal Benévolo, quase esquina de Frei Caneca, fico admirando suas linhas. Agora descubro que o arquiteto era o Virzi!
O curioso é que, apesar da fachada pintada de branco, o galpão está destelhado, como se fosse ser demolido.
Você sabe qual foi o uso inicial da construção?
andredecourt 3-11-04 14:34 …
Eduardo, é ele mesmo, o autor do projeto do Cine americano.
Jason, o galpão tem sua fachada tombada pelo poder municipal, e foi construído para firma Pagani, Castier….
dannie_witchery 3-11-04 15:51 …
Cara, que lindo! Me dá uma raiva saber que prédios maravilhosos assim foram demolidos por nada…
operti 3-11-04 21:51 …
André e seu baú de curiosidades cariocas … hehehe mas que é interessante, isso é … O avião era um AT-27 da extinta 2ª Esquadrilha de Ligação e Observção. Vôo em formatura com 3 aeronaves (todas AT-27) sobre o Rio de Janeiro. Com direito a sobrevôo do Maracanã, Pão de Açúcar, Cristo Redentor, praias e outros lugares mais … foi no dia 30 de dezembro do ano passado … Abraços!!
eduardorj 3-11-04 22:01 …
na moral, bizarrao esse predio.
ta apavorando nessa foto. :)))
parece o predio do Hollywood Tower elevador la da disney. hehehe
otimas infos!!
carolrosachoque 3-11-04 23:30 …
Gostei!! Fábrica de elixir, muito 10 😉
Bjos
brites 5-11-04 7:16 …
Um pecado sua demolição! Óbviamente este me recordaria da casa da r do Russel… é do mesmo Virzi! Lembrei-me ao ler seu nome aqui.
Como pode alguém querer q as novas gerações tenham respeito a algum patrimônio se a sociedade estabelecida não demonstra nenhum?!?
galenolima@ 9-11-04 12:40 …
Engraçado que nunca vi uma reportagem falando deste predio!!
Isso mostra a falta de respeito dos responsaveis pela nossa cultura!!
monetarios para o derrubamento!!

Um comentário em “Elixir Nogueira, desenho da fachada”

  1. Meu querido, estou indignada com os nossos Governantes,pois tombam e destombam com a maior naturalidade,sem se preocupar com a arte com que eram feitos os casarões de antigamente! Temos tbm
    o casarão que fica no maracanã perto da UERJ, que por alguns anos foi o Museu do Indio! Hoje, está mais para casarão mau assombrado cheio de escombros, e servindo de moradia e abrigo para desocupados é
    um absurdo isso.Só podemos lamentar por todos os palacetes, e casarões destruídos pela falta de interesse de nossos governantes! É horrível, mas quase não temos histórias nesse país sem memória.Apoio seu comentário sobre o palacete do Elixir Nogueira , não esquecendo tbm do palacete do Barão smith de Vasconcellos e outros. Um grde abraço Aparecida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 + 6 =