andredecourt's foto van 4-11-04

Dando continuidade à ontem, hoje eu coloco o grupo escultório que existia ao rés do chão no prédio do Elixir Nogueira, nas duas extremidades gárgulas, compostas de figuras entrelaçadas emolduravam as vitrines, no centro em meio a forte presença de fitas e rococós uma mulher mais algumas outras figuras menores guarneciam a entrada principal do edifico.
Ela segurava uma placa com dizerem em latim, que mesmo na foto se encontra bem ilegível mas ao que parece, com lente de aumento e alguma dedução era “Labor Omnia Vincit”, ou seja “O Trabalho de Todos Vence”.

V/c’s querem mais fotos do curioso prédio, elas são piores que essa.

Comments (35)

jro 4-11-04 6:05 …

Bom dia, André.

Fabuloso este arquiteto!!

Nos vemos às 6:30, é isto????

Jro :-) )

eduardo bertoni 4-11-04 6:10 …

Um dos prédios mais interessantes que já ví.
Essas fotos que vc. diz que são ruins não podem melhorar um pouco no Photoshop?

andredecourt 4-11-04 6:19 …

Elas já foram melhoradas !!!!

rockrj 4-11-04 6:26 …

Muito interessante, mas parece filme de terror…

nubio@olimpo.com.br 4-11-04 6:30 …

“Sinistro”, “irado este edifício”, como diz meu filho, Nubinnho. Ele gostaria também de ver os “ferry boats” que faziam a travessia dos veículos entre Rio de Janeiro e Niterói, para não ter que enfrentar a longa distância para contornar a Baía de Guanabara por Mauá,antes da construção da Ponte Rio-Niterói.

natureco 4-11-04 6:32 …

Inacreditável que isso tenha sido demolido. Vou guardar essas fotos.
Abçs.

Leflaneur 4-11-04 6:41 …

André, será que esse conjunto de esculturas da fachada não foi cuidadosamente retirado e depois vendido para colecionadores particulares? Outro dia quase caí duro pra trás ao ver no acervo das irmãs Rappoport as colunas do altar da igreja de São Pedro dos Clérigos, entre outras peças. Ninguém sabe por quanto compraram, se é que compraram. Assim como todo o interior e peças da casa da Laurinda Santos Lobo, onde dizem que as pessoas saíam com carrinhos de mão, levando tudo o que podiam. Enfim… Agora deram para aparecer em leilão esculturas em carrara de imagens bucólicas, porém tristes. Uma amiga, safada, não deixa ng dar lances, acha que é roubo de cemitério. Não tenho dúvidas de que é. Basta andar pelo S.João Batista para ver a quantidade de nichos vazios e túmulos depedrados.

É isso aí. É público? Então deixa roubar e tornar particular… se é público, não é de ninguém, pensa a elite do País do Futuro.

andredecourt 4-11-04 6:46 …

Lefla, seu raciocínio procede, o problema é quando essas peças caem nas mãos de particulares elas simplesmente desaparecem, poucos tem o nobre gesto de devolve-las ao público.
A casa dde Laurinda Santos Lobo, sofreu por anos um processo de pilhagem, e depois de destruição por décadas, tanto que ficou tão arruinada que a prefeitura lhe deu o nome de Parque das Ruínas

Me passe seu email !

agimenez 4-11-04 7:01 …

Tenho cartões postais com detalhes das gárgulas de Notre Dame. São maravilhosas.
E o Flu tem uma história na minha família.
Milu

lucia 4-11-04 7:01 …

Bom dia, André!

Sinistro esse prédio! :) )
Bj

sabcunha 4-11-04 7:20 …

Sinistro demais esse prédio, como já disse a Lucia.
Quero ver mais fotos sim, adorei as fotos do visaocarioca..
Beijos

anapinta 4-11-04 7:31 …

Fantástico !!!! Que bom voce ter este registro ! : )

ze_lobato 4-11-04 8:27 …

Que registro seu André! Como podem ter deixado isso ser demolido!!!

Leflaneur 4-11-04 8:49 …

Acho legal o calçamento, que tem escrito Elixir de Nogueira, dá pra ver…

dannie_witchery 4-11-04 9:02 …

Ai, que lindo! Adoro essas esculturas sinistras! O prédio era uma fábrica? Imagina quem trabalhava lá…

alvarogabriel@openlink.com.br 4-11-04 9:19 …

Tenho certeza absoluta que o Leflaneur acertou na mosca. Duvido que essas esculturas não tenham sido surrupiadas (ou compradas a preço vil) por um desses pilhadores de obras públicas, laicas ou sacras que existem por aí. E, note-se, todos são nomes conhecidos e cortejados por colunistas famosos, ditos solicialistas independentes, de bigode ou sem bigode. Tem um médico aí, aclamado em prosa e verso, colecionador de santos barrocos do século 17 que um dia, numa festinha de granfinos, me disse com a boca cheia de risole de camarão que tinha chegado de Mariana (ou Sabará, não lembro) onde havia comprado de um sacristão safado duas ou três peças por meia dúzia de merrecas. E dizia isso orgulhoso, com risinho de gran-figura, sagaz e atilado. Me dá vontade de ir no consultório dele e botar debaixo do braço uma peça qualquer e deixar com um bilhetinho acusatório ali no Museu Histórico Nacional. Esse país…esse povo…

rodperez 4-11-04 9:43 …

Leflaneur @ 2004-11-04 06:41 said:

muito bem dito!

artebrasil 4-11-04 9:48 …

Manda ver! Nem imaginava que havia prédios desse estilo no Rio…!

Pouco usual, mas cheio de detalhes!

Bem legal.

Abraços!

tumminelli 4-11-04 10:07 …

Cafona, sinistro, mas lindo!!!

:-) )))

mapas 4-11-04 10:14 …

Isso: sinistro é o termo! Tem toda a pinta de reduto de cultos satânicos em versão hollywoodiana. Manda mais!

mapas 4-11-04 10:56 …

Confesso que apenas estimei a distância entre a Igreja de Santa Luzia e o mar. Obrigado pela informação! Abraços…

principioativo 4-11-04 11:18 …

hahaha eu sabia q tu ia comentar lá!

pra falar a verdade eu andei muito por lá qd minha mãe foi operada (correu td bem e ela já está ótima) no hospital são josé. e como estou sem fotos novas fico botando varias q eu ainda não postei de lá e de outros lugares, aleatoriamente.

abraços

joelmarinho 4-11-04 11:40 …

Professor,
tenho umas dúvidas aqui….:
- olhando para este grupo escultório fico a me perguntar….para que era indicado este Elixir Nogueira…?!
- não entrando no mérito da tradução…, mas….O Trabalho de Todos Vence, ou o Trabalho Vence a Todos….?!
…abraço e não leve a mal as brincadeiras….

andredecourt 4-11-04 11:43 …

Fabricava um desses elixires que eram moda nos sec XIX e início do XX, não me pergunte para que servia, certamente deveria ser de unha encravada até meningite.

Quanto a latin, meu nobre, saco pouquíssimo

vodca 4-11-04 12:42 …

ahhh eu acho linda essa camisa dele. Aliás ele está demais naquela foto. beijuuss

crmira@domain.com.br 4-11-04 14:28 …

Não foi um desses elixires do início do século XX acabou virando Coca-cola?

Lefla 4-11-04 16:20 …

O trabalho de todos vence. Imagina se alguém diria que “o trabalho vence a todos”. Isso é a mais pura verdade, não poderia ser colocada em brocardo!!! hahahahahah …as pessoas que trabalham terminam vencidas, mesmo… pelo cansaço.

Lefla 4-11-04 16:26 …

Alvaro, acho até que sei de quem vc está falando. Não adianta ir ao Patrimônio com o santo embaixo do braço, ele deve ter dois ou três amigos influentes ali que devolveriam a imagem ao “dono” e ainda te acusariam de difamação de tão destacado prócer de nossa sociedade. Um mecenas, um protetor das artes…

eduardo bertoni 4-11-04 17:46 …

O tempo está cuidando do citado médico.
Ele lá está precisando de uma plástica…

rafaelzimba 4-11-04 20:55 …

É… infelizmente a história do nosso país não é bem cuidada como deveria ser! Temos construções, peças, arquiteturas de dar inveja a muitos, porém, a maioria delas cai no esquecimento e esse nosso patrimônio cai em mãos erradas. E pior… muitas vezes vai para fora sem maiores dificuldades. Nos resta apenas lembrar, documentar e mostrar que um dia alí existiu, que é maravilhoso, como esse flog está fazendo, e muito bem!!!
Parabéns pela aula de história e arquitetura!!!
Que esse fotolog seja tão bem frequentado sempre como está sendo… parabéns as pessoas que comentam aqui!

abração.

mapas 4-11-04 20:58 …

A título de colaboração com o sensacional flog do mestre André, subi uma imagem do anúncio do elixir num jornal de 1937 que pode ser vista aqui:

http://www.serqueira.com.br/map/elixir_nogueira.jpg

Concorrente dos seus contemporâneos Rhum Creosotado, Elixir de Inhame Goulart, Vinho Reconstituinte Silva Araújo e Vermutin, entre outros com alto teor alcoólico, o Elixir de Nogueira tinha as seguintes indicações no rótulo:

“Empregado com real vantagem nos seguintes casos:

Rachitismo, Rheumatismo em geral, Corrimento dos ouvidos, Inflammações do utero, Affecções do fígado, Manchas da pelle, Gonorrhéas, Espinhas, Sarnas, Ulceras, Escrophulas, Darthros, Fistulas, Cancros, Boubas, Boubons, Dôres no peito, Carbunculos, etc”

Curiosidade: o elixir continua sendo fabricado até hoje, pelo Laboratório Miller, em frasco de 150 ml e custa cerca de R$10. Quem se habilita?

bandman 4-11-04 21:26 …

That is magnificent. They don`t have carvings like that in New Jersey!

Lefla 4-11-04 21:48 …

Bandman, nor in Rio, they vanished!

Marcelo Almirante 4-11-04 21:59 …

Esse prédio é genial, mas não gostaria de morar nele. Ele é pura fantasia, lembra o Tivoli Parque, tipo castelo das bruxas.
Eu diria que o estilo de sua arquitetura é Robambólico, ou estranbangólico. Gostarai de ver mais fotos.

andreleblon 6-11-04 18:39 …

Muito legal André!
Eu realmente nao sabia da existencia desse prédio.
E o mais curioso é que a duas semanas atrás vi um livro naquela feirinha ambulante aqui na Praça Antero de Quental, que tinha muitas fotos do Rio da década de 50 e 60 com várias casas na tijuca, botafogo e várias favelas rodeando a lagoa, e tinha uma foto que me chamou a atençao, de umas esculturas saindo da portaria de um prédio e se derramando sob a calçada. Agora já sei, elas eram desse prédio, a foto estava bem nítida.
Pensei em comprar o livro mas como sempre eles queriam cobrar um preço exorbitante que eu nao podia pagar pois só queria o livro por causa de algumas fotos.É uma pena,mas se alguem se interessar pode ir lá e compra-lo.