andredecourt's foto van 26-12-04

Colocando esta foto sem legenda poucos identificarão o lugar devido às profundas transformações que ocorreram com o passar dos anos.
Esse é o encontro das Avenidas Rodrigues Alves e Francisco Bicalho, construídas na administração Passos para sanear a região do Mangue e para via de serviço do porto.
O porto do Rio foi construído aterrando-se uma grande área, inclusive duas ilhas, a dos Melões e das Moças, bem como retificando o velho litoral composto por reentrâncias, formando pequenos sacos e com trechos de rocha praticamente chocando-se com o mar.
Era uma região insalubre e o pior por seu formato impedia que os navios que, a cada ano cresciam mais, pudessem descarregar suas cargas diretamente, por falta de profundidade tendo que a recorrer a uma verdadeira flotilha de pequenas embarcações.
Soma-se ainda a precariedade urbana dessa região coalhada de vis cortiços, onde todas as epidemias começavam, transformando a cidade do Rio de Janeiro num dos portos em termos de risco de contágio da tripulação, mais perigosos do mundo e o pior das Américas. Isso estava começando a causar um êxodo de cargas e passageiros para Buenos Aires.
Foi necessário mudar tudo nesta região, e a população reagiu, na velha região portuária foi onde a revolta da vacina teve mais força, inclusive num local conhecido como Porto Artur , onde revoltosos entrincheirados nas ruínas do velho mercado da Harmonia, com muros de mais de metro de altura construídos de paralelepípedos, bondes virados, postes telefônicos e de iluminação a gás, troncos, restos de construções resistiram até serem subjugados no 17/10/1904 não obstante no dia 15 os canhões dos navios de guerra estarem virados para a região só esperando ordens da presidência para bombardear toda a região conflitada.
Onde ficou o Porto Artur hoje está o 5° BPM
Atualmente na direita da foto fica a Rodoviária Novo Rio, o Perimetral se encontrando com viaduto do Gasômetro praticamente sumiram com o céu, a se não me falha a memória pontes foram construídas aí sobre o canal.

Comments (11)

angemon 26-12-04 7:18 …

caraaaamba, quanta história que eu não sabia!!!esse flog é mesmo dezzzzz…e o dono dele, eu adoooro!!!!!

rossanah 26-12-04 7:40 …

bom dia!

felipebh 26-12-04 7:51 …

Que beleza de registro fotográfica e narrativo.
uma passagem por aqui tornou-se obrigatória.

Abração.

rossanah 26-12-04 8:17 …

muitas comemorações pós-Natal?
;)

fotocity 26-12-04 10:19 …

Parabens por sua iniciativa educadora, esse flog DEVE virar um livro, é uma fonte de informações objetiva, precisa, agradável e muito bem ilustrada.
Boas festas e felicidades :)

/mapas (enguiçado há 6 dias) 26-12-04 13:44 …

Voltou do feriado em grande estilo, legal. Esta imagem é inédita pra mim, salvei no caderninho. Atualizei lá, também, com o mapa do tesouro.

Abraços, Celso
http://fotolog.terra.com.br/mapas

http://fotolog.terra.com.br/outromundo 26-12-04 16:36 …

Que beleza!
Merecia um GIF animado à la /mapas para poder comparar com o estado atual do local.
A idéia do livro ganha adeptos…
Abs,
Eduardo Bertoni

rio_antigo@ig.com.br 26-12-04 16:58 …

Bela foto o Papai Noel deixou no seu pé-de-meia! Hoje a Rodrigues Alves é um poço. Parece que falta até o ar para respirar. A prefeitura está tentando revitalizar essa área e alguns projetos já até aconteceram. Mas é tarefa difícil. As cinzas do frigorífico da Cibrazem ainda estão lá, e ainda tem muito galpão para pegar fogo!

brites 26-12-04 20:32 …

Apesar da história tão conturbada do local, a foto tem um ar bem bucólico!

Lefla 27-12-04 7:29 …

Fala, André!! Como é que fomos de Natal? Já vi que teve bizarria no Lamas! Não liguei pra vc pq não queria sofrer tentações, estou de recesso absoluto, quer dizer, mais ou menos… rs… O pior: Dani se mandou para Caraíva e me deixou um cãozinho de madame para tomar conta… rs.. O bicho mija a casa toda!

andredecourt 27-12-04 7:43 …

Lefla, Natal tranquilo, comi mais do que bebi, mas no dia 25 prá 26 a cinderela virou jaca, eu e Nelson fomos saldar a nobre data no Lamas !!!!!

Já o presente de grego da Dani o que eu posso falar…… só não dê cerveja prô bichinho senão v/c vai ter que trocar o tapete de casa por papel scoctch, da 3 M