Av. Beira Mar, Russel, anos 20

andredecourt's photo from 1/6/05

Uma fantástica foto da Av. Beira Mar na região do Russel nos anos 20.

A estátua à direita é o monumento em homenagem ao Almirante Barroso, de autoria de Correia Lima, ela foi inaugurada em 1909 e ficou nesse lugar até ser transferida para dentro da praça Paris em 1977, o curioso é que o urbanismo no local até hoje indica a presença de algum monumento como a forma dos canteiros e a presença de dois postes antigos da Light com três luminárias que até alguns anos atrás sustentavam enormes refletores de cobre da General Elletric para lâmpadas incandescentes de mais de 1000 watts.
No meio da vegetação à extrema direita podemos ver a torre da casa da família Pareto, um belo palacete aristocrático, demolido no início dos anos 70 para a construção do segundo bloco do prédio da Manchete.
Essa foto é belíssima e nos permite observar com detalhes o mobiliário urbano usado na época, observamos que as lâmpadas de arco voltaico já tinham sido substituídas por unidades à tungstênio, o canteiro central ainda era bem largo, pelas minhas informações ele foi estreitado e as pistas alargadas do Russel ao Morro da Viúva na década de 40. As belas palmeiras imperias se mostram muito viçosas, e o pouco volume de tráfego permitia a manutenção de bancos rente ao meio fio (podemos ver no centro-direita da foto, entre os dois postes de globo redondo em estilo francês) .
Foto de autoria de Constante Ballvé, e da coleção de Honório Vargas.

Comments (25)

bwanis 1/6/05 7:04 AM …
Tão lindo!!!!!
Podia ter ficado assim…
:))))
galadedali 1/6/05 7:08 AM …
história….
como o mundo muda…e eu já andei tanto por lá…
bjos
[email protected] 1/6/05 7:35 AM …
O que é incrível é que isso não foi há tanto tempo assim não. Se tomarmos por base cidades como Paris, Londres, Praga, Roma, essa foto desse recanto do Rio foi tirada “ontem”. Acontece que a tal modernização foi comendo tudo e só deixou umas migalhinhas no prato. Se o Rio tivesse sido projetado para que, só como exemplo, o transporte de massa fosse uma realidade, não teríamos a necessidade de matar os espaços vitais para abrir avenidas mais largas para que os automóveis — sempre grandes, perdulários e egoístas — roubassem as áreas mais humanas da cidade. Não sou contra o automóvel, sou contra o mau uso desse veículo que para levar uma pessoa, toma o espaço de oito.
Lefla 1/6/05 8:19 AM …
Alvaro tem razão. Veja Buenos Aires. Avenidas enormes, largas, porém embaixo delas, corre o metrô. Assim devem ser planejadas as obras. Agora falam num mergulhão na Lagoa. De que vai adiantar? O nó está na auto-estrada, no movimento para a Barra. Como irá se resolver o transporte de massa para Miami (Barra)? Nem só de gente “encarrada” vive aquilo lá. Tem empregadas, pedreiros, operários, secretárias, estudantes. Fico imaginando, como é que esssa gente anda???????
andredecourt 1/6/05 8:25 AM …
Essa mentalidade de gastar dinheiro com o “seu” automóvel (olha que eu adoro carros) numa metrópole como a nossa é um absurdo, mas na minha opinião além do obvio imediatismo que as obras rodoviárias produzem na cabeça burguesa vazia, é que o Metrô aqui não é municipal ou pelo menos metroplolitano, uma empresa constituída na forma de num convênio entre municípios que a compõe.
Está na mão do governo estadual, o qual sejamos francos nunca entrou em sintonia com a velha capital da república
bizelo2004 1/6/05 8:43 AM …
a foto é maravilhosa e os comentarios merecem aplausos…..
liberdadee 1/6/05 9:02 AM …
Nossaaa que linda!!! Onde vc consegue esses tesouros fotográficos? Demaisss! Por incrível que pareça, a Glória ainda mantém sua beleza… A Praça Paris continua magnífica!!!
PARABÉNS PELO FLOG!
Bjs!
Antolog 1/6/05 9:18 AM …
Um belo recanto… mas hoje perigoso. Para quê servem os engenheiros de tráfego??? Construiram a Linha Amarela e só viram depois que o viaduto em Bonsucesso não comportaria o tráfego vindo da Barra com duas pistas. E mais obras…
Waldenir 1/6/05 10:22 AM …
Andre,eu sempre visito o seu fotolog, desde o inicio, praticamente.Acho seu trabalho admiravel, eh muito dificil reunir um acervo como este.Como grande interessado no Rio Antigo,gostaria de saber se existem fotos(um tanto especificas,eu concordo, mas vale a intencao)de epoca,das seguintes construcoes :
1)o interior da Academia Imperial de Bellas Artes.A fachada voce ja postou, la no comeco.Mas eu nunca vi ou ouvi falar de fotos por dentro.
2)Mais alguma foto,se possivel mais de perto, do antigo Matadouro da praca da Bandeira. Eu passo na frente daquele portico todo dia, mas so descobri o que era neste fotolog.
3)Alguma foto do atelier do escultor Correa Lima, na rua Washington luiz, perto do IML. O projeto original era fantastico, imitando a Porta dos leoes de Micenas,mas a casa foi transformada em predio de apartamentos, e hoje o espaco primitivo do atelier abriga uma loja de ferragens(!)
4)Finalmente, alguma outra foto da fachada do cinema Plaza, na rua do Passeio,pois so conheco uma,meio de lado,dos anos 50.Eh um dos meus favoritos,e eu estava acompanhando a restauracao do predio,mas paralisaram a obra dias atras.
Valeu por toda a informacao e cultura que voce passou ate hoje, parabens!
andredecourt 1/6/05 10:53 AM …
Waldenir, vamos lá
1- Nunca vi nenhuma foto do interior da velha academia
2- Do antigo Matadouro só tenho conhecimeto daquela velha foto de um livro de Dunlop
3-Do Correia lima vou ver se garimpo alguma, mas também desconheço, embora nunca tenha procurado.
4- Cine Plaza eu possuo uma em que o filme é “Quando o Sol se Esconde” seria essa foto que v/c tem ??
[email protected] 1/6/05 12:25 PM …
Com respeitosa licença aos trabalhistas, olhando outra vez essa foto, me lembrei do despropósito que é o busto do Getúlio mandado erguer pelo Tzar Maia aí nesse mesmo lugar. A começar pelo tamanho paquidérmico (precisava aquele proporção de carro alegórico ?), passando pela cor, chegando à forma é uma das coisas mais pavorosas que a nossa pobre cidade abriga. São exemplos como esse que me provam que política e administração são como água e azeite. Até, quando, meu Deus, vamos continuar nas mãos desses “ridículos tiranos exercendo seus podres poderes” (vamos citar Caetano rapidinho antes que ele mude de opinião).
andredecourt 1/6/05 12:46 PM …
Älvaro o busto fica um pouco atrás, perto do Hotel Glória.
Busto não, cabeção !!!
Lefla 1/6/05 1:04 PM …
Alvaro e André: incluimos o cabeção do Gegê nos alvos preferenciais da Al Qaeda no RJ. Mas continuo achando que todos os monumentos hoje são de muito mal gosto, parecem baratos e não se destinam a ficar por séculos. Ou alguém acha que aquela estátua do Coringa do Batman (dizem que é o Braguinha) em Copacabana não vai ser destruída num ataque de nervos de algum bêbado do Sats? E a estátua daquele corneteiro em Ipanema, o que é aquilo?????????????????????? Fizeram tanto caô por conta do obelisco e deixaram aquele corneteiro que parece um filhote de alegoria da Disney com loja de 1,99.
andredecourt 1/6/05 1:15 PM …
O corneteiro é brabo !!!!
Ainda por cima é fora de escala, parece, sei lá que saiu de algum lugar regado de LSD.
Já o braquinha, ou coringa não me ofende muito, tá certo que mais dia menos dia algum bebum vindo tomar uma saidera no Sat`s vai querer estacionar o carro ali, em cima dele
jro 1/6/05 1:28 PM …
AUTO UNION SP 1000
Ou Thunderbird alemão, com motor de DKW.
:-))
Lefla 1/6/05 3:02 PM …
Sou contra a estátua do Braguinha, ela é de um ridículo atroz. Sou mais contrário ainda ao cabeção do Gegê. Mas tem o Zumbi, ou a Zumbira, como diz uma amiga minha, que mereceria uma marretada tb…
andredecourt 1/6/05 3:10 PM …
Acho que o Zumbi inaugurou essa tendência de monumentos, digamos, sem harmonia em nossa cidade, foi o pioneiro.
eduardo bertoni 1/6/05 3:18 PM …
Vocês todos têm razão.
Estamos infestados de estátuas novas sem o menor valor artístico e de profundo mau gosto.
Elas deveriam ser doadas, mais a do Ibrahim Sued que está na frente do Copacabana Palace,à uma escola de samba do último grupo que tivesse como enredo ” O mau gosto no Rio”
Abs,
Bertoni
http://fotolog.terra.com.br/outromundo
guscar 1/6/05 3:25 PM …
André, já coloquei uma nova foto da rural lá no eflog e também no Fotolog. Mas a foto dos protótipos estão só no Eflog que continua sendo o meu flog prioritário.
abk 1/6/05 4:29 PM …
Realmente a foto é linda,André.Foi muito bem fotografada.Imagino a tranquilidade do tráfego da época.Que bom devia ser viver nessa cidade ,nessa época.Nada parecida com a de hoje.
Abraços.
rbpdesigner 1/6/05 5:19 PM …
o Sr. acertou, pai Dédé!
heheheh
Outback da Barra…
vc é super observador
[]s
Marcelo Almirante 1/6/05 8:51 PM …
Realmente o “urbanismo” da gestão Cesar Epitacio não é de bom gosto. A cidade está ai dizendo por si só ! O monumento do Vargas deveria estar naquele avenida horrorosa que ele mandou contruir. Quanto à foto da Praia do Flamengo, não é por nada, mas nessa época eu era mais de morar na Beira Mar do Rio de Janeiro do que na Promenade des Anglais em Nice ou na Avenue Foch em Paris. Sincero.
peixynha 1/7/05 12:30 AM …
oi andré!!! vc é parente do beto tuminelli?
adoro os flogs de vcs!!!! ;))
Waldenir 1/7/05 6:21 AM …
Exatamente! A foto que mostra o letreiro do filme Quando o Sol se Esconde consta no Guia de Art Deco da Prefeitura e tambem no livro Palacios e Poeiras. Ao que parece, eh mesmo a unica.Estranho nao haver fotos da inauguracao, ou algo assim, pois dizem ter sido um evento consideravel para a epoca.De qualquer forma, obrigado, continuarei vindo aqui todos os dias.
hlgvargas 1/9/05 8:48 AM …
Liberdadee.
O Andre consegue esses tesouros, por cultivar amizades como a de nosso comum amigo e intelectual , Gurú Bertoni

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 + = 13