andredecourt's Foto von 12.02.05

Mais um dos edifícios do “Circuito Decô” da região do Lido em Copacabana.

Vemos o Ed. Itahy projetado em 1932 e dono de uma das portas mais famosas da cidade, onde em um bruto frontão de cerâmica, conhecida como Majólica, de nuances vários de verde, uma índia ou sereia fita no seu topo os que entram e saem do edifício.

Mas nada é perfeito, das Bay-Windows que vemos na foto só sobra uma, em todos os outros apartamentos os moradores destruíram a volumetria original do edifício com feias esquadrias de alumínio.
E ano passado veio a suprema agressão, algum desmiolado, para não dizer palavras mais fortes, pintou os paineis cerâmicos da portaria de tinta óleo verde, tirando todo o degradê, dado pelos paineis de Majólica.

Comments (23)

nelson369 12.02.05 06:41 …

Bay-Windows e volumetria! Quando eu crescer, quero ser Andre Decourt.

sergioaraujo 12.02.05 06:45 …

Eu tambem
rsrsrs

gerard_3 12.02.05 08:39 …

É uma pena…adoro bay-windows !

Não André quem dera,é um “samovar” ,peça russa para se fazer chá …pena ,mas quem sabe adaptamos colocamos uma serpentina…rsrsrs!

Bjócas!
De

rossanahenriques 12.02.05 09:17 …

um prédio bonito
deveriam ter mais assim :)

bom sábado pra vc
bjs
/rossanah

eduardo bertoni 12.02.05 09:27 …

Que tal fazer uma série sobre os prédios art-deco da região do Lido?
Aqui no meu prédio também pagamos pela ignorância dos síndicos que fizeram o favor de trocar o porta de bronze por um ridículo blindex,
reformar o interior dos elevadores que eram em pinho de riga colocando fórmica e cobrindo o chão de mármore de carrara preto e branco com passadeiras.
Agora que temos um síndico de bom gosto estamos tentando restaurar pelo menos a portaria pois não conseguimos que os proprietários abrissem mão dos fechamentos das bay-windows.
Você pode imaginar que descobrimos por baixo de um teto rebaixado com gesso, em toda a extensão da portaria, um teto de vitreaux com abóboda central e tudo, quase intacto?
A prefeitura vai diminuir o IPTU se conseguirmos restaurar o teto. Agora estamos à procura da porta que já deve ter sido derretida.
Maldita ignorância!!!!!!!!!!!
Abs,
Bertoni
http://fotolog.terra.com.br/outromundo

betotumminelli 12.02.05 09:50 …

Que show o predio do Bertoni. Temos que ir lá fotografar!

Bem, eu odeio essas esquadrias de aluminio. No Lelis e Sao Paulo, elas procriaram na fachada desequilibrando totalmente o aspecto dos predios.

:-) ))

joelmarinho 12.02.05 10:26 …

cheguei a conhecer um apartamento deste prédio – salvo engano….., vai que foi demolido em 1950….. – era enorme. os apartamentos desta época eram todos enormes…!

plimarock 12.02.05 10:31 …

Po, muito foda seu fotolog. Vou adicionar! Abraços!

Alvaro Gabriel 12.02.05 11:30 …

Foi até legal o André levantar essa questão da “favelização” de prédios e vilas da nossa cidade. Infelizmente, poucos têm o critério do André, do Tummi ou do Bertoni, para observar que pessoas com curso superior completo, que estudaram na PUC; que já foram a Europa, aos Estados Unidos, ex-coronéis, ex-juizes, ex-desembragadores, exercendo hoje o cargo de síndico, são mais destruidores que as patas do cavalo de Gengis Kan.
Que os mais humilde façam lá suas agressões à arquitetura da cidade é condenável mas compreensível, digamos assim. O que não dá para entender é como sujeitos que foram eleitos para preservar o patrimônio de um condomínio mandem pegar uma brocha, uma lata de tinta e destruam um painel de cerêmica Majólica. Fazer o que com um camarada desses ? Interdita e despacha para morar na Vila Kennedy ? Aqui mesmo em Santa Teresa assistimos a verdadeiras carnificinas contra a arquitetura de belíssimos prédios, alguns reconhecidamente históricos. Há inclusive uns pândegos (que se dizem artistas sérios) que por uma questão de “durabilidade” trocaram as janelas de madeira de uma casa centenária por horrendas e indecentes esquadrias de alumínio. Mas como os “artistas” não são pagodeiros e freqüentam os melhores palcos de música de câmara há uma certa condescendência tácita. Uma amiga perguntou a um deles: “- Mas porque vocês trocaram janelas de madeira por alumínio ?” Resposta cândida: “- Você sabe, né. Em Santa Teresa chove muito.”
E aí, Sandra Cavalcanti neles ?

andreleblon 12.02.05 13:28 …

Nao existe coisa mais feia e brega que esquadria de alumínio, eles poderiam ao menos pinta-las de branco prá disfarçar a discrepancia.

andreleblon 12.02.05 13:33 …

O pior sao os belissimos elevadores antigos que na maioria dos prédios da zona sul eles simplesmente colocam por cima aquela fórmica horrorosa e como se nao bastasse os iluminam com uma assustadora luz florescente.

andreleblon 12.02.05 13:41 …

Sem exagero, sempre que fico sabendo que vao reformar um lougradoro qualquer na cidade fico torcendo pra que deixem como está mesmo que esteja caindo aos pedaços pois ao invés de restaurá-los eles simplesmente os descaracterizam totalmente .
Olha o que fizeram na Glória com aquele monumento horroso em homenagem ao Getulio. Por que nao fizeram aquilo em algum terreno baldio da horrorosa avenida que foi feita durante o seu governo.

Marcelo Almirante 12.02.05 16:40 …

“Ser ou não ser heis a questão”. Infelizmente o gosto duvidoso invadiu nossa cidade. Desde o funk em alto volume que toca em todas as esquinas até às esquadrias de alumínio da avenida atlântica. O carioca já não é mais o mesmo, ou estou errado ?

caffaria 12.02.05 16:46 …

Também concordo que esquadrias de alumínio em prédios com essa arquitetura só enfeiam. Não sei se vocês tomaram conhecimento do uso de esquadrias de PVC na reforma de prédios tombados. Atualmente tem sido usadas por arquitetos na reforma de prédios da Av.Atlântica com fachadas tombadas e o aspecto estético tem sido aprovado. É uma solução, já que a maioria dos moradores desses prédios não concordam em trocar esqudrias de alumínio por madeira (as de madeira requerem muito mais manutenção e pintura constantes). As esqudrias de PVC são mais caras, mas, quando feitas em conjunto pelo condomínio, sob encomenda e seguindo o desenho original, deixam a fachada idêntica a da época da construção.

Waldenir 13.02.05 12:57 …

Eu conheço este prédio, realmente a sereia/índia sobre a portada impressiona.Se puder, coloque fotos do Orânia e do Ophir, que eu considero os dois mais bonitos de Copacabana.Imagina como eles deveriam ser antes do processo de favelização!

rockrj 13.02.05 16:17 …

O circuito `Decô` de Copacabana, é bem extenso, e deve dar uma boa série.

rodperez 13.02.05 19:11 …

fala andré!!! acabo de voltar de um carnaval tranquilo para ver suas fotos de outros carnavais.

um abraço

jason_1900 14.02.05 12:24 …

Álvaro Gabriel, sou teu fã!!!

Lefla 14.02.05 13:26 …

Alvaro Gabriel, sou teu fã tb!

Olha só, o problema dessa coisa é cultural, o brasileiro adora azulejar, colocar esquadria, adora vidro fumê, insufilme, adora antena parabólica e buracos de ar-condicionado colocados de qualquer maneira. Enfim, o brasileiro não está nem aí para o que será feito com a rua, ele vive da porta de casa pra dentro. O espaço público, a vista, a harmonia de formas, isso lá é coisa pra se pensar? Dane-se! O Governo, se quiser que tome uma providência. E se a providência for bonitinha, o brasileiro dá um jeito de pegar e colocar no jardim, cercado de muros bem altos, pra ng ver.

eduardo bertoni 15.02.05 11:45 …

EU TAMBÉM!!!!!!!!!!!!!!
EU TAMBÉM!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!