Praça Afonso Vizeu 1980

andredecourt's photo from 4/4/05

Uma foto de 1980 praticamente no fim de nossa linha do tempo, a que nesse flog pretendemos alcançar, vemos aqui a pracinha do Alto da Boa Vista, chamada de praça Afonso Vizeu.
O urbanismo da praça ainda permanece os mesmo dos anos 20, o quiosque embora bastante modificado com acréscimos de ridículas telhas de brasilit e cercado por aquelas anti-estéticas mesinhas com guarda sol de fibra de vidro dos anos 70 ainda mantém sua cobertura original, bem como as velhas luminárias ainda no local de origem.

Esse é o segundo quiosque instalado na praça, o primeiro de tamanho modesto foi feito no período Passos, quando a praça foi urbanizada, nos anos 20 possivelmente na administração Alaor Prata o quiosque foi ampliado ganhando a estrutura que está lá até hoje, embora bem modificada.
Nos anos 40 pensou-se em criar um restaurante com instalações definitivas na praça, Afonso Reidy chegou inclusive a fazer um completo projeto, de um bar modernista, mas como vários de seus projetos realizados para PDF, pois ele era arquiteto concursado, não foi realizado.

Comments (26)

backup 4/4/05 9:44 AM …
Meu brother.
Como ctá cara?…
Beleza de registro.
Abraços ae,
🙂
lucia 4/4/05 9:46 AM …
Bom dia!
🙂
Leflaneur 4/4/05 9:47 AM …
Esse quiosque é nojento, servem vc como se fosse um mendigo, a comida é de vigésima, não há a menor receptividade, é quiosque típico daquelas concessões que levam 40 anos para terminar. Detesto, prefiro as carrocinhas e camelôs. Aliás, não prefiro nada, acho o Alto um dos lugares mais lindos do Rio e um dos piores, na forma de aproveitamento…
rossanah 4/4/05 9:48 AM …
eu lembro desse lugar ai, fui uma vez, mas não há tanto tempo claro
bom dia e boa segunda pra ti
Mapas Antigos 4/4/05 10:27 AM …
Urbanismo à parte, esta foto me trouxe grandes lembranças do tempo em que eu tinha cabelo, uma CB-400 e algum dinheiro no bolso. (suspiro…)
Celso Serqueira
[email protected] 4/4/05 10:34 AM …
Bons tempos em que ainda se podia ir até o Alto sem maiores preocupações. Hoje, voltar de lá, seja pela Barra ou pela Tijuca, é uma aventura. Região de belíssimas casas, algumas famílias iam para lá veranear…
http://ludaol.multiply.com/
angelagarcia 4/4/05 10:37 AM …
Também me trouxe muitas lembranças… De várias épocas, Fui com namorados, tomar aquele chopinho gelado, e comer um sanduíche de linguiça, que era MARAVILHOSO!!! Tinha um garçon que, lá pelo final da noite, tinha tomado todas, e ficava bebum… Mas era bom, Depois, passamos a ir com amigos, com as crianças, que brincavam enquanto a gente tomava o chopinho e comia as batatinhas… Tempos bons.
jro 4/4/05 10:43 AM …
Frequento o Alto desde que nasci, já brinquei muito nesta praça, minha família tem uma casa ai perto e eu adoro esta região, mas concordo com tudo que o Lefla disse.
angemon 4/4/05 11:14 AM …
lindo, o lugar, mas esse quiosque é brabo, mesmo!
Bom te ver…gostou da sua foto????haha
BOM DIAAA!
autofocus 4/4/05 11:15 AM …
Lá é muito legal!!
Boa semana!
angemon 4/4/05 11:15 AM …
ih..acabo de ver o seu comment lá..e de uma fã tb! hahahahah
tumminelli 4/4/05 11:39 AM …
Nunca parei nesse quiosque… mas e o lefla disse e o Ze assinou embaixo agora que não vou mesmo.
;-))
anapinta 4/4/05 11:40 AM …
Ja morei na Estrada Velha da Tijuca e frequentei muito este quiosque !!!
Eu estou cancelando a goldicam , mas vou continuar com o fotolog , pra manter assunto com os amigos !
Beijo !
bie2009 4/4/05 11:42 AM …
Olá!!!!
Reacado pra vc e pro Mauro (já que ele passa por aqui…risos…)! Saudade de vcs!!!
Ouvi chopp? Quando? hahahaha….! Bóra marcar…(?)
Beijokas,
Gaby
lucilia 4/4/05 11:52 AM …
Levei muitas vezes um primo meu que era hiperativo para brincar besta pracinha!!!
Saímos de lá sujos , cansados e felizes 😉
Bom dia !
gerard_3 4/4/05 12:29 PM …
Adorava este lugar…mesmo morando no Sul, qdo vinha ia sempre com meus primos…
Bjócas guri…então é tua a mão!?
De
Waldenir 4/4/05 2:52 PM …
Esse bar deve ter sofrido algumas alteracoes desde entao.Eu estive la umas vezes nesta epoca.Se voce tiver,coloca uma foto daquele solar neoclassico que existe logo depois da praca,quando se desce para a Barra.Ele foi usado por algum tempo para recepcoes de casamento e similares (havia uma capela ao lado),mas parece estar abandonado ou fechado atualmente.Ha cerca de 20 anos atras, eu tentei subir em uma das janelas,entao abertas, e vi que havia grandes espelhos nas paredes,mas nenhuma mobilia.Um post com a historia deste solar seria interessante,parece que foi casa de fazenda e,mais tarde,um colegio ou orfanato,nao sei ao certo…
Waldenir 4/4/05 2:54 PM …
Ah, e um detalhe adicional : nao sei se hoje ainda da para ver,mas o caminho que conduzia `a porta do solar era forrado de dormentes de estrada de ferro, e ainda era possivel se notar os furos dos pregos na madeira,formando um quadrado.
jban 4/4/05 2:58 PM …
Essa praça para mim é apenas passagem para o Parque da Tijuca, seus recantos e trilhas. Um patrimonio maravilhoso que os sucessivos governos da Cidade ignoram solenemente. Algo que qualquer cidade do mundo morreria para ter, cuidar e oferecer aos seus habitantes. Poder subir o alto e ir ao parque, é como ir a Petropolis, Friburgo, Teresópolis e Itatiaia sem sair da cidade. Levo meus filhos e sobrinhos sempre que posso e vamos descobrindo as coisas juntos, um esquilo, micos, riachos, fontes, grutas, trilhas …
Alvaro Gabriel 4/4/05 3:05 PM …
Não foi aí nessa pracinha e nesse bar que os Balaios e Hell`s Angels sairam na porrada e, inclsuive, morreu um ?
Se não foi aí, foi por perto.
Um lugar tão lindo, tão mal frequentado e tal mal servido. Uma pena.
andredecourt 4/4/05 3:44 PM …
Alvaro acho que a confusão começou aí mas terminou ( mal) lá pelos lados da Barra
yas_snape 4/4/05 4:10 PM …
hahahahahahahahahahaha. Sem comentários!!! hahahahahaha.
Beijinhos
aragorn_br 4/4/05 7:34 PM …
Como disse antes, estou com problemas sério no fotolog e na conexão, amanhã vem um técnico do Virtua pra ver o que está acon tecendo, quando da eu visito o flog que der.
{:^)
rbpdesigner 4/4/05 8:52 PM …
o detalhe das telhas de brasilit foi providencial
heheehehe
circo de formigas…
boa observação
[]s
Marcelo Almirante 4/4/05 10:11 PM …
Realmente essas mesas de fibra pra tomar “chopp”dos anos 70 são nada charmosas, ainda mais para um lugar com tanto charme como o Alto da Boa Vista. Se bem que o local já foi mais tranquilo e charmoso, hoje o local se encontra meio que desabitado.
AndreM 12/8/05 8:06 PM …
Foi nessa praça do Alto da Boa Vista onde houve as gravações da novela O Primeiro Amor, aquela com a abertura cheia de bicicletas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ 74 = 75