andredecourt's foto van 16-4-05

Destruição de um bairro

O catumbi foi um dos bairros da cidade que foi praticamente varrido do mapa por intervenções urbanísticas erradas, faremos uma pequena série com 4 fotos que mostrarão a destruição de um bairro.

Terra arrasada quarteirões e quarteirões do bairro são postos abaixo, desconectando o Centro da zona Norte, isso começa a causar uma decadência no local pois as ruas que deixaram de existir concentravam todo o comércio da região, a população se viu privada de supermercados, vendas, armazéns e do comércio típico de bairro, os imóveis começam a se desvalorizar ainda mais, principalmente na encostas dos morros onde havia núcleos habitacionais que não eram favelas, pois eram vias que subiam para o bairro de Santa Teresa.
Com esse vazio urbano as favelas começam a crescer e engolfar o bairro formal que existia nas encostas.
O tiro de misericórdia é dado com a construção do Sambódromo aumentando mais ainda da desconexão, pois, uma nova estrutura que corta o tecido urbano foi inseria.
O resultado, vemos hoje uma região vazia, perigosa, que poderia ter tudo para ser um pólo residencial para classe média e até de negócios, pois é servida por duas estações de metrô e super bem localizada na cidade.

Comments (9)

angemon 16-4-05 6:52 …

sem falar no funesto viaduto..arghhhhhhhh

amigo, cancelada a feira hoje e mantido o JB amanh~çã..veja lá!

BOM DIAAAA!

zecarioca 16-4-05 10:21 …

Impressionante!!

rodperez 16-4-05 10:51 …

incrivel…

pra quem é do brasil, o “ubbibr” nao funciona mais, sempre tenho que substituir por “www”

jban 16-4-05 10:58 …

Eram os anos 60 e 70, das transformações radicais e a falta de respeito com o passado e o ser humano.

jban 16-4-05 11:00 …

Outro exemplo é o Elevado Paulo de Frontin que degradou todo o bairro do Rio Comprido. Quem ficou à sombra do elevado viu o bairro decair ano após ano.

edubt 16-4-05 15:25 …

O sambodromo da Tartaruga Touché é o fim… Aquela fabrica da Brahma ta la abandonada… Uma pena mesmo comcordo com o que escreveste.

:-( (

angemon 17-4-05 7:31 …

bommm dia!!!!

veja:

http://ubbibr.fotolog.net/angemon/?pid=10437334

brites 17-4-05 21:10 …

É… Até as casas estão com um aspecto tristonho, assim como se tivessem ficado meio desamparadas…
É trite ver a decadência de uma área assim. Qdo são necessárias intervenções urbanas mais drásticas deve haver um trabalho em toda a área atingida, direta e indiretamente, não apenas fazer a obra… E pensar muito antes de fazer qqr coisa neste porte!
[]s Boa semana!

Waldenir 18-4-05 6:52 …

Os sobrados do fundo ainda existem?