andredecourt's photo de 05/05/05

Uma paisagem que corre o risco de desaparecer, o belo conjunto romântico da residência de Lineu de Paula Machado.

Com a morte do proprietário herdeiros e especuladoras imobiliárias literalmente “cresceram o olho” para enorme propriedade.

A casa felizmente está salva, mas através de manobras juridico-administrativas, o terreno foi desmembrado em pelo menos 3 partes e tenta-se construir novos prédios numa área totalmente saturada, não só na superfície como também no subsolo.

Esperemos que a Associação de Moradores de Botafogo, a Sociedade Civil, o Ministério Público, e órgãos de proteção histórica tenham peito de enfrentar esses que se dizem construtores, mas na realidade através de interesses do vil metal vem ao longo do tempo estuprando a nossa cidade, literalmente a desconstruindo.

Abaixo a especulação imobiliária, que a velha mansão possa continuar sendo vista desse ângulo.

Foto de 1973 de autoria de João Batista Novello

Comments (26)

Luiz D´ 05/05/05 12:44 …

Se não me engano, quem morava até recentemente nesta belíssima casa era o Francisco Eduardo de Paula Machado (falecido há alguns meses), ex-presidente do Jockey Club Brasileiro, filho de Linneo de Paula Machado.
Seu irmão, Candido, morava noutra casa, neste mesmo terreno, do lado da Rua Guilhermina Guinle.
http://ludaol.multiply.com/

betotumminelli 05/05/05 12:44 …

Algumas criminosas:

1. CHL
2. RJZ

Cumplices:

1. Demolidora Carioca, cujo dono numa entrevista disse que não interessa a ele a historia e sim o dinheiro no bolso.

2. O poder publico que se omite diante de muita coisa. O Rio de Janeiro está entregue às baratas. Transito, segurança, rede de ensino e de saude, favelas, abandono das ruas…

:-( ((((((((((((((((((

jro 05/05/05 12:45 …

Se isto ocorrer será mais uma estupidez permitida pelos administradores da triste quase ex Cidade Maravilhosa.

Não existem mais espaços para carros, prédios, garagens, canos para cocô e pipi, canos para água e canos para etcs em Botafogo…eu acho.

angelagarcia 05/05/05 13:23 …

Que absurdo… O Rio precisa de museus, casas de cultura, e esse povo só pensa em dinheiro…Esquecem que, quanto menos educado for o povo, mais risco eles mesmos correm de serem assaltados, sequestrados…Belíssima construção!

izzy_grohs 05/05/05 13:24 …

Adoro essa casa! Realmente deveria ser conservada com todo seu terreno e não espremida entre prédios residenciais ou qualquer outro.

O Rio já está totalmente descaracterizado, enfeiado e perdido. É uma lástima. Poderíamos ser a Paris dos trópicos se tivéssemos mantido as construções do séc.19 e início do séc.20., ao menos em áreas chaves da cidade. :(

Rafael Netto 05/05/05 13:24 …

Não queria ser pessimista, mas acho que os jardins só serão preservados se o governo realmente não deixar. Se houver autorização, dificilmente a mobilização popular adiantará alguma coisa, lembrem daquela casa na Lagoa que teve abraço e tal, mas foi abaixo do mesmo jeito.

rbpdesigner 05/05/05 13:27 …

André, qual a rua do encontro hoje???
vou ver se apareço para dar um abraço nos amigos… vc incluso!
hehehehe
[]s

Alvaro Gabriel 05/05/05 13:30 …

Outro dia, minha bela amiga Lulu, a propósito de nossa terra, me perguntava: “ – Aonde vamos parar ?!”
Meio distraído respondi: “ – Já chegamos”

Mais tarde, instigado por ela, tive que explicar:
“ – Querida Lulu, esse é o fim da linha. Daqui para frente, o nada. O caos, por exemplo, ficou há duas estações para trás.”

Confesso que depois me arrependi do meu passageiro niilismo. Sou de natureza um otimista mas quando me indigno, sai da frente.
Um dos temas que mais me deixa possesso é a destruição da cidade. Meia dúzia de tubarões com os cofres cheios de dinheiro avançam sem piedade sobre o espaço, sobre o verde, sobre o ar, sobre a vida, sobre a dignidade.
Dão entrevistas, citam o progresso, o desenvolvimento, a oferta de empregos e com isso enganam os mais levianos ou distraídos.

Esse mesmo Dr. Roberto Marinho que hoje é endeusado por um bando de puxa-sacos já quis certa vez destruir o Parque Laje e lá construir uma selva de pedra. Quem saiu na mão e graças a isso ganhou um inimigo poderoso, foi o Lacerda. Mas isso, nem o Pedro Bial nem a Lili de Carvalho contam.

Portanto, moçada, se este Papa Global, uma santa (santa figura), sentada a mão direita de João Paulo II, o santinho todo poderoso da mídia, comete violências como essa, o que podemos esperar dos Zylbersztajns da vida ?

No mínimo dinamitar o Pão de Açúcar porque, afinal, para que serve um pedrão inútil daquele ?

jason_1900 05/05/05 13:45 …

Não entendo, o César Maia, depois de ter feito as Apacs, permitir um negócio desses…

jban 05/05/05 14:07 …

não entende ? dinheiro, money, plata, geld, bufunfa, cacau, dindin, etc

jban 05/05/05 14:10 …

O que me impressiona são aquelas propagandas dos novos lançamentos em Botafogo com os mapinhas verdinhos cheios de plantas e casinhas bonitinhas com o Metro bem localizado e todos os colégios a volta. Será que alguém realmente acredita nisso ? PQP !! Botafogo chegou ao limite 10 anos atrás… como disse o roberto.. já chegamos e o caos ficava 10 anos atrás. Estamos no pós caos.

Ana Clara 05/05/05 14:12 …

Pelo amor de Deus!!! hoje fiquei arrazada qdo vi a foto no Globo. Passei a minha infância brincando nesse jardim que nós chamavamos a casa do Seu Matias que era o porteiro e nos deixava entrar pois eu morava na Eduardo Guinle e minha mãe era amiga da filha de D. Celina Paula Machado.
Valei-me Cesar Maia!!!!!!!

jban 05/05/05 14:16 …

Essa cidade tem fome de areas públicas… Como ainda temos morros e verdes por todos os lados acham que podem construir qq coisa em qualquer lugar e que não precisamos de praças…

 

Waldenir 05/05/05 14:21 …

Realmente,segundo uma amiga minha, ha muitos anos atras, as criancas podiam entrar e brincar no gramado,nos finais de semana. hoje,corremos o risco de nem ter mais gramado…

rbpdesigner 05/05/05 14:31 …

então eu sei aonde é…
acho vcs pelo cheiro!
hehehehehe
[]s

bwanis 05/05/05 14:56 …

Infelizmente não tenho motivo menhum pra acreditar no poder público…
Tomara que um milagre aconteça e que essa maravilha seja preservada!
:)

Marcelo Almirante 05/05/05 15:04 …

“O povo unido, jamais será vencido.”O povo vencido jamais esteve unido. O engraçado é que o próprio povo chama Urubu de meu louro, e estamos ai, deixando a cidade ser destruída pelos próprios governantes, pela midia e forças tenebrosas. Todos os níveis de governo são omissos. Está tudo dominado.

betotumminelli 05/05/05 15:49 …

Nomes de alguns dos criminosos do patrimonio historico do Rio:

Elio Lederman – Demolidora Carioca (ele ainda tem o acinte de port o termo carioca no nome da empresa)

Rogerio Chor – CHL (começou na zona oeste de onde nunca devia ter vindo pra Zona Sul, destruir o patrimonio historico)

Rogério Jonas Zylbersztajn – RJZ

f_polis 05/05/05 16:38 …

é lamentável tudo isso mesmo.

eu ainda acho que uma das principais causas do descaso com a memória e o patrimônio, construído ou natural, é a nossa miséria educacional e cultural.

claro que as açoes do poder publico, tipo tombamentos etc, tem a sua importância, e muita… mas o motor de tudo é a conciÊncia da importância da prservação que cada cidadão deveria ter, como as pessoas que escrevem aqui, isso É a nossa identidade, a nossa memória individual e coletiva ao emsmo tempo, que passa pelos afetos, desejos e recordações… enfim, a vida de cada um e de todos, a vida da cidade.

abraços a todos!

Marcelo Almirante 05/05/05 20:02 …

Nossa pátria, nossos bairros, estão sendo destruídos. Vejam por exemplo, o descaso com Copacabana, nosso bairro mais famoso e conhecido internacionamente. Na época do Rio Cidade queriam até acabar com o piso de pedras portuguesas !!!
Vejam a entrevista do Arquiteto Casé, quando secretário da prefeitura.

O mesmo Casé que deixou a Visconde de Pirajá pior do que estava no Rio Cidade.

Urbanismo no Rio virou brincadeira de garoto.
O que diria Pereira Passos.

levine1983 05/05/05 20:39 …

que casa MARAVILHOSA!!!
sempre bom passar por aqui, pena que nunca mais tinha vindo :)

carolrosachoque 05/05/05 23:25 …

Amei a casa e espero de coração que não desapareça! Vi um documentário sobre Botafogo na STV e realmente a situação é triste :-(
Bela foto!!!
Bjs

photograph 05/05/05 23:57 …

Eu tb acho um absurdo o q eles estão querendo fazer.
De pouquinho em pouquinho, o Rio vai perdendo coisas q o embelezam.

Espero q eles resolvam isso. :o ) Abs!

brites 06/05/05 08:04 …

É uma pena q estes mesmos q acham tão importante o dinheiro no bolso, não se dêem conta q estão matando a galinha dos ovos de ouro…
O q o Rio tem de melhor é sua paisagem. Se a paisagem se acabar, não há turismo, não há mais nada, nem ninguém pra continuar a comprar estes armários q eles chamam de apartamentos!
Mas enquanto houver mercado consumir eles vão consumir qqr metro quadrado possível. E ninguém liga, já q os armários continuam sendo comprados…
Triste assunto…
*s Bom dia!

Leflaneur 06/05/05 08:30 …

Isso vai e vem, vai e vem. Como lembra o Alvaro, o Parque Lage quase dançou. E minha mãe era aluna da Escola de Artes Visuais quando veio nova proposta de “uso racional do terreno.” E isso vai acontecer com a casa do Dr. Lineu, claro. Se se salvar hoje, em 10 anos ou menos eles voltam. Deixam a casa deteriorar, deixam o mato crescer, os bandidos entrarem, se esconderem nas moitas, deixam as grades enferrujarem para ferir as pessoas. Quando a casa estiver caindo, o terreno podre, os mosquitos infectando o lugar, a autoridade pública virá com a solução de “uso racional do terreno”, visando “garantir a qualidade de vida da população.” Abrirá os terrenos para a construção de “modernos edifícios” por uma incorporadora que, em troca, num exemplo de empresa cidadã e comprometida com a cultura carioca, lançará um livro sobre a Casa de Lineu de Paula Machado. As ruínas, claro, serão preservadas e terão alguma utilidade cultural. Lembrar a nós mesmos o quanto somos parvos e estúpidos