foto de andredecourt en 6/06/05

Voltamos com a série sobre o Guanabara

Como para o Botafogo Futebol e Regatas, a abertura do túnel do Pasmado foi também traumática para o Guanabara, todas as suas instalações estavam na linha de demolições e aterros, fundamentais para a construção do túnel e de sua park way, e deveriam ser demolidas.

Anos de esforço iram abaixo pelas marretas, o clube não queria a desapropriação de sua área, pois com a valorização dos terrenos de marinha na cidade era praticamente impossível com o dinheiro da indenização comprar um área igual a existente entre a praia de Botafogo e o cais do Porto, com isso em 1954, depois de longos entendimentos com a PDF ficou decidido que seria criado um Termo de Obrigações no qual a PDF abria mão do uso e preferência das áreas resultantes do aterro criado, permitindo o aforamento ao Guanabara e esse abria mão do direito a ser indenizado pela demolição de sua sede e demais instalações.

As obras então começaram, primeiramente foi feita uma garagem para barcos, cercado o terreno, construída a passagem subterrânea sob a park way, e uma sede provisória, vemos aqui a construção da nova rampa de descida dos barcos, a data da foto deve ser entre 1954 e 58 e podemos comprovar o que a especulação imobiliária fez com a praia de Botafogo em pouco menos de 10 anos, ainda não havia nenhuma das cabeças de porco que dominam a praia, apenas o prédio da finada Sears, hoje Botafogo Praia Shopping. Comandou a comissão de obras Carlos Osório de Almeida, primo de minha mãe.

Comments (19)

carolrubim 6/06/05 9:30 …

eSSAS FOTOS SÃO MUITO LEGAIS ….REALMENTE UMA AULA SOBRE O RIO ANTIGO….MUITO SHOW MSM
BOA SEGUNDA PRA VC…..
=)
CAROL

adrianacampello 6/06/05 10:01 …

E já tinha o Edifício Corcovado…bacana!
Bjs

AG 6/06/05 10:12 …

Sem dúvida a foto é impressionante em termos históricos. Temos uma visão privilegiada de como especulação imobiliária destruiu (e ainda destrói) nossa cidade.
Em poucos anos os Edifícios Rajás da vida transformaram Botafogo numa filial da feira de Casbah.
O pior é que, os reponsáveis por isso, hoje são nomes de rua e têm busto em praça pública.

E sem entrar no mérito na questão Clube Guanabara; por mais que se justifique (ah, o progresso)a desapropriação da área é muito duro ver anos e anos de esforço serem transformados em poeira.

Luiz D´ 6/06/05 10:41 …

Um absurdo! Como era bonito o bairro de Botafogo.
E ir na Sears era um “programão”: parar o carro no estacionamento do 2º andar. Empurrar as pesadas portas de vidro, que usavam molas para mantê-las fechadas. Entrar naquele ar refrigerado fantástico, bem na seção das bicicletas. No térreo, pouca coisa de interessante para as crianças. No 2º andar os brinquedos, as ferramentas, a área de esportes, a venda de balas. No setor de roupas, comprar uma calça “Lee”!
No final, um pulo na lanchonete para uma Coca-Cola em garrafa pequena com um queijo quente.
http://ludaol.multiply.com/

Waldenir 6/06/05 10:43 …

O predio que esta `a esquerda eh o da Sears(atual Botafogo Praia Shopping)? Se for,nao havia nenhum outro edificio `a volta, so casas. Caramba…eh ate estranho, porque, entre 54/58, a praia de Copacabana deveria estar sendo (des)construida de cima a baixo por varias empreiteiras.Como Botafogo eh um pouco mais perto de Centro,deveria haver mais alguma coisa la.

jban 6/06/05 11:04 …

Botafogo era um oásis até a metade da dec de 60. Aí danou-se.

André, excelente registro. A Sears era demais ! Morava na Muniz Barreto, ao lado da Sears e alí era o meu recreio. Os Brinquedos, ferramentas, LP`s e a lanchonete eram um programão. Além de sempre entrar pela Praia de Botafogo e sair pelo estacionamento do 2a. andar, só para sentir o frequinho do Ar Condicionado e dar uma volta de escada rolante. Quando eu descobri como se desligava a escada rolante com a ponta do tênis, aí é que ficou divertido !

andredecourt 6/06/05 11:49 …

Waldenir, a especulação imobiliária não tem lógica, a praia de Botafogo nessa época não tinha praia, e haviam enormes casarões, ainda ocupados por patriarcas de famílias famosas, era o bairro das embaixadas, oes terrenos lá eram 8 ou 80 ou muito grandes ou pequenos nas esquinas, preferiu-se destruir Copa e Flamengo.
Nos anos 60 destruiu-se a praia de Botafogo com Pombais,certamente os terrenos foram vendidos pelos herdeiros dos patriarcas agora mortos, e nos 8o a praia novamente com prédios de escritórios e o interior do bairro com grandes condomínios residênciais.
Nos anos 90 o bairro ficou meio esquecido pelas especuladoras, que viraram suas baterias para Jardim Botânico, Gávea, e Leblon.

Com a grita nesses bairros eles voltaram para Botafogo, aguardo qual será a proxima vítima, aposto em Laranjeiras

olharepensar 6/06/05 11:55 …

sensacional

abs

betotumminelli 6/06/05 13:05 …

Eu ia na Sears praticamente todos os dias, estudei num colegio ali na Marques de Olinda (esse colegio hj não existe mais) e como minha mãe na época nãpo dirigia, era praticamente obrigatorio ir à Sears e depois pegar o onibus em um ponto proximo.

Lembro do segundo andar com trocentos mil brinquedos, lembro que eu delirava ao ver as barracas de camping, uma maior que a outra. Comprar pipoca no terreo (a pipoqueira ficava ao lado da escada rolante). A lanchonete que dava pro estacioamento era show. No fim de semana meu pai ia lá e era obrigatorio o lanchinho do garotão aqui.

Qt à foto essa rampa de barcos deve ser aquela ao lado do Bar da Rampa.

:-) )))))))))))

andredecourt 6/06/05 13:16 …

É ela mesmo Roberto, a rampa do Bar da Rampa !!!

AG 6/06/05 13:17 …

E o cheirinho da seção de balas da Sears ? Era uma mistura de castanha do pará, de caju, de amendoim, de pipoca…
Até hoje, esse cheirinho não me sai da memória.
E aí eu me lembro daminha mãe…bem, vamos parar ?

Rafael Netto 6/06/05 14:18 …

Guanabara e Sears… esses dois lugares devem compor uns 70% da minha infância…

Sobre a área que o Guanabara perdeu, foi por causa da construção do túnel que demoliram o castelinho??? Na primeira foto da série se vê a antiga sede um tanto além da piscina, hoje o terreno acaba praticamente junto da borda dela.

fotolomania 6/06/05 14:51 …

É na Urca, não sei o que funciona alí, só sei que é lindo…
Bjs

jucafii 6/06/05 14:59 …

sensacional a história, como sempre, andré. esse flog deveria ser considerado de utilidade pública. entrando no papo Sears: meu aniversário de seis ou sete anos, não me lembro bem, foi lá em cima, no restaurante, que tinha um puta visual. que aliás, continua a ser um extra no Kotobuki do Botafogo Shopping e no Pax Delicia…

e aí, conseguimos ainda ver uns golzinhos ontem , né? abraço.\

Milu 6/06/05 19:56 …

O primo de sua mãe seria parente de Miguel Osório de Almeida (nome de rua na Urca) e Branca, sua mulher, que faziam pesquisa sobre o câncer lá pelos anos 30?
http://fotolog.terra.com.br/coisaludica

Mauro_AZ 6/06/05 21:08 …

Muito legal essa serie sobre o CR Guanabara, onde durante varios anos meu pai guardava o nosso pequeno veleiro Eros II (um Flamingo de 32 pes).

Gostaria de acrescentar alguns detalhes ao que ja` foi contado pelo Andre e pelo ilustre vascaino AG sobre a origem desse clube de origem vascaina, pois foi fundado por vascainos, ainda que dissidentes. Tanto que o primeiro presidente do Vasco, Francisco Goncalves do Couto Junior, foi um dos lideres da fundacao do Guanabara e tenho quase certeza que foi tambem o seu primeiro presidente.

Os fundadores do Vasco (21/8/1898) por imigrantes e filhos de imigrantes portugueses, quase todos de situacao socio-economica modesta. No entanto, eles conseguiram captar o interesse de alguns comerciantes (em geral, seus patroes), entre eles o acima citado primeiro presidente. Menos de um ano depois, ele renunciou devido `a mencionada polemica da transferencia da sede para Botafogo e fundou o CR Guanbara em 5/7/1899. Praticamente todos os socios mais ricos do Vasco, que efetivamente sustentavam o clube e apoiavam a mudanca para Botafogo, o acompanharam e o Vasco quase acabou por isso. Porem em 1901 foram feitas as pazes entre Couto e seus seguidores e o Vasco, sendo assim assegurada a sobrevivencia do clube. Couto voltou `a presidencia do Vasco nos bracos dos vascainos e veio a falecer enquanto ainda ocupava o posto.

Leflaneur 7/06/05 0:06 …

Existem ilustre vascaínos???

:) ))

Mauro_AZ 7/06/05 19:48 …

O erro de concordancia em numero acima e` muito comum por aquelas bandas da Praia do Pinto. :) ))

brites 10/06/05 7:25 …

Ahhh! Era tão linda a enseada de Botafogo na época em q eu nasci!!!
Bom fds!