Colégio Aldridge, P. de Botafogo, início dos anos 50

andredecourt's foto van 19-7-05

Vemos as instalações do colégio Aldridge, na praia de Botafogo, em seu lugar a fundação Getúlio Vargas construiu sua moderna sede em 1955 projeto de Niemeyer e Hans Muller, a FGV também comprou posteriormente a casa à direita a qual aparece uma nesguinha na foto, que foi demolida para a construção de um novo prédio, também projetado por Niemeyer.
Construção essa que envolve uma briga com a associação de moradores de Botafogo, e sem querer entra num campo minado, mas já entrando, acho que AMA-Bot está fazendo muita espuma, pois num endereço que já tem o Belair, o Rajá, o Coral, e onde um belo edifício decô na esquina com a Marquês de Olinda foi demolido para dar lugar ao CAEME, acho mais um não vai fazer diferença, pelo menos não será um pombal colado nas divisas do terreno.

Foto Cadernos do Edmundo

Comments (41)

Leflaneur 19-7-05 9:38 …
Ah, não, André. Discordo. Botafogo é uma erda, mesmo, um lugar sem lei e sem ordem. Mas daí a deixar fazer o que quiser só porque já se fez o que bem se quis, não concordo. Vc, como copacabanense sabe que, no Rio, o que pode levemente ficar pior, certamente ficará. Essa Fundação é um conciliábulo de mercantilistas, estão ricos e ditando regras. O prédio da Tartaruga Touché já é medonho, construído para não se ver a praia. Imagina o monstro que vem por aí, certamente projetado pela Tartaruga (que conseguirá todas as licenças, todas as autorizações, todas as suspensões de recuos e exigências outras, a Tartaruga tem esse poder…)
Leflaneur 19-7-05 9:41 …
Tem ainda uma ou outra coisa na praia de Botafogo digna de atenção. Sou contra a FGV por princípio. Aliás, não entendo porque uma Fundação que defente princípios liberais de economia tem o nome de um ditador estatizante e bonachão. Sua neta é inclusive presidente, ou sei lá que sinecura ela tem… Ah, é isso, tendo o nome do Gegê deve ter tido benesses várias, variadas isenções e privilégios.
andredecourt 19-7-05 9:45 …
Hehehe o projeto do novo prédio é da tartaruga mesmo !!!
Mas me incomoda o terreno vazio, dá a sensação que um novo Rajá brotará do chão com seus milhares de apartamentos a qualquer minuto.
Quanto ao mercantilismo da FGV, concordo, pois certamente devem receber subsídios governamentais para se manterem e qualquer cursinho ( como de jogar peteca ) custa os olhos da cara !!
jban 19-7-05 9:51 …
Na pontinha da esquerda… estacionado um Dodge 1951/52..
Não vou entrar na discussão, mas acho que qualquer construção ali não poderia ultrapassar quatro andares… Paredão não !
Também não nutro muita simpatia pela FGV..
Lefla tem razão. Sempre há espaço para piorar.
jban 19-7-05 10:41 …
Alguém reparou no sentido em que os carros estão estacionados ? Mão dupla na Praia de Botafogo.
AG 19-7-05 10:47 …
Meninos, num país em que o presidente da república dá uma entrevista a uma estagiária de uma produtora de TV em Paris num flagrante desrespeito aos brasileiros e particularmente à imprensa e diz nessa entrevista que o PT fez a maracutaia que todo partido faz no Brasil, perdão, tudo pode acontecer na Praia de Botafogo.
Se nós, brasileiros com vergonha na cara, não vamos para a rua, com as caras pintadas ou não, arrancar esse bando de incompetentes, safados, idiotas e desonestos do governo, muito menos faremos para preservar a dignidade das habitações da Praia de Botafogo.
Agora mesmo temos, ao vivo, o safado, mentiroso, hipócrita do Silvinho falando a CPI. Você fica olhando o depoimento e sai correndo para vomitar no banheiro.
andredecourt 19-7-05 10:50 …
O bonde ainda passava em mão dupla na pista interna da praia João, deveria haver mão dupla para os carros também, mão única certamente só nas pistas externas, como não tenho a data dessa foto não sei se a Park Way do túnel do Pasmado já estava concluída não sei quantas pistas em mão única eram disponíveis na praia
Leflaneur 19-7-05 10:53 …
Leia a coluna da Mirian Leitão, hoje AG. É tudo o fim da picada, mesmo. Mas o cara está intocável nas pesquisas. É tudo trama contra ele, tadinho. Ele é o tadinho. Nada pior do que o Tadinho. O Tadinho come a sua … e todo mundo acha que vc é que tá errado!
AG, o Ministro Bastos da Justiça, disse literalmente para a Zulayê Cobra que as ações da Polícia Federal são para animar o povo, que o povo gosta dessas ações arbitrárias.
Estamos ou não estamos no fim do mundo?
Quem mandou votar no Lula??????
Luiz D´ 19-7-05 10:55 …
Será que não era mão única para o Centro?
http://fotolog.terra.com.br/luizd
jucafii 19-7-05 10:56 …
Ouvindo Oralndo Silva, como estou agora, é um barato passear pelo seu flog, andrézão.
abraço de um raro visitante
andredecourt 19-7-05 11:02 …
Acredito que não Luiz, pela existência da linha de bondes
jro 19-7-05 11:10 …
Pois eu lembro o que o sr. Delfim Neto disse sobre o sr. Lula há alguns anos:
O melhor que pode acontecer é ele ganhar as eleições pois teremos que aturar o PT por apenas 4 anos e depois, nunca mais!!!
JRO :-))
(Perdão, meu comentário não tem po..a nenhuma a ver com o colégio que meu pai estudou)
Waldenir 19-7-05 12:12 …
E esse predio Deco `a esquerda,seria o que? Tambem deve ter sido derrubado para liberar espaco para a FGV,certamente.
E continuo procurando pela casa do Pedro Americo.
Rafael Netto 19-7-05 12:35 …
Essa rua tá parecendo muito estreita…
A FGV derrubou só esses dois prédios? Acho que deve ter levado mais.
Os terrenos iam até a Barão de Itambi? Ou melhor… a Barão de Itambi já existia?
nanda_fon 19-7-05 12:52 …
Esse pedacinho de prédio seria o Colégio Juruena? Ou o Juruena era construído nos fundos de um terreno por aí. Já foi demolido.
Ainda resta o ex-Andrews, com uma área bem grande.
Milu, de carona no fotolog da filha.
http://fotolog.terra.com.br/cartepostale
Luiz D´ 19-7-05 12:58 …
André,
Em algumas ruas somente o bonde tinha direito a ir na contra-mão (como em bom trecho da N.S. de Copacabana).
Mas aí na Praia de Botafogo não tenho certeza, não.
http://fotolog.terra.com.br/luizd
jro 19-7-05 13:16 …
O carro do fotógrafo é uma coisa horrorosa que dizem ser uma réplica do MGA.
Um delírio de quem diz e acredita!!
É de fibra e é montado numa plataforma do Fusca.
Enfim, é horrível!!!
Um MP Lafer, que já é uma mer.. tem muito mais carater do que aquilo.
:-))))))
tumminelli 19-7-05 13:18 …
O terreno vazio é um pesadelo pra turma que mora na Barão de Itambi. Monica morou durante muitos anos num predio de fronte ao terreno e a vista que se tem da enseada algo fantastico.
pelo que ela soube por pessoas que moram lá ainda a obra do anexo da FGV foi embargada temporariamente.
So to achando o terreno muito grande pra essas duas construções da foto. Deve ter ido mais alguma coisa abaixo.
Eu gostei desse chafariz. Onde ele andará? Em algum galpão da Fundação Parques e Jardins esquecido… Não lembro de ter visto ele em ourtro lugar. Mas como aqui há uma dança das cadeiras de chafarizes, estatuas, monumentos…
:-))
lucia 19-7-05 13:22 …
Eu acho aquele prédio da FGV um horror!!!
Não sabia que tinha sido projetado por Niemeyer.
Agora está explicado…
Tenho uma profunda antipatia pela maioria das obras desse senhor.
Acho que foi pelo trauma nunca esquecido da primeira obra que guardei ser dele.
Numa viagem a Washington D.C, com uma tia diplomata, passando por embaixadas de vários paises em prédios belissímos, chego derrepente a uma caixa de vidro escuro e sem graça , sem vida, sem personalidade.
E era ali a Embaixada do Brasil. Projetada por Nie
meyer, me disseram…. Cruzes!!
Vai gastar mal o dinheiro do contribuinte assim lá longe!! ( e eles foram…) :((
AG 19-7-05 13:44 …
Ih, mais uma.
A Lúcia vem se juntar aos “detestadores” do comunistão, seu Oskar (com k mesmo) que entre várias “stalingadas” abafou o caso da construtora Pacheco Fernandes na construção de Brasília, quando a polícia armada massacrou centenas de operários que se revoltaram contra a péssima comida servida nos barracões da companhia.
O caso é até hoje contestado por muita gente (até aqui no flog) mas há provas irrefutáveis nos jornais da época.
O que acontece é que o Kamarada seu Oskar et caterva, tinha que entregar a obra a tempo para a inauguração e…pau na máquina. Morria quem tinha que morrer, sofria quem tinha que sofrer, danasse quem tinha que danar. Tudo para o bem dos trabalhadores e, naturalmente, para o bem do JK.
Além do mais, seu Oskar faz umas coisas feias de doer. Aliás o que soe acontecer a maioria das obras arquitetonicas feita por comunistas. Quem conhece a embaixada da URSS em Havana, Cuba leva um susto da feiura que é aquilo. Parece até coisa do seu Oskar, mas não é.
Leflaneur 19-7-05 14:29 …
E por que não fundamos o Clube Carioca de Inimigos da Tartaruga Touché? Podemos fazer atentados, explodir bombas, derrubar prédios. O primeiro da lista de obras da Tartaruga que eu derrubaria seria justamente o da FGV, por ódio puro e simples. Em outros o ódio iria se sofisticando. Por exemplo, naquele premiado da Visconde de Pirajá, eu tacaria fogo. Já o Sambódromo, eu instalava um Mac Donalds embaixo da apoteose e fazia uma grande alameda onde o caixão da Tartaruga deveria passar em cortejo, sob vaias. Ele é materialista, não iria nem ligar para isso…
Waldemir,
Procurei achar onde era a casa. Só sei que foi matéria de uma reportagem do Globo. Teria virado um cortiço. Pode ser que seja a do Vitor Meirelles, mas acho que não era não…
Sergio Luis dos Santos 19-7-05 15:12 …
Me perdoem a turma lá do outro lado da pocinha mas o que salva o MAC é a vista. Imaginem, colocar dois pires sobre um tubo e voilá, está pronta a maquete. Eu quando visitei achei muito feio, com acabamento mal feito.
lucia 19-7-05 15:18 …
Lefla, desculpe minha total ignorância, totalmente assumida.
Mas o monumento da Visconde Pirajá seria o Monumento a Edinancy????????
Quando você for tacar fogo, me chama que vou junto!!!!
andredecourt 19-7-05 16:02 …
O Monumento à Ednanci é obra so Sr. Casé, que querendo ser mais moderno adotou nessas plagas o Pós Moderno, que é cafona prá burro, vide o RB UM também obra do seu Casé, um dos prédios mais feios da cidade.
Merece um ônibus a 100 por hora, logicamente só com um motorista kamikase prá ver se ele cai, estarei nesse evento alugando cadeiras no boteco em frente
andredecourt 19-7-05 16:06 …
Modernista eu acho que só se salva o Reidy, os irmãos Roberto, Rino Levi (que tem quase tudo seu feito em SP), Antunes Ribeiro e outros menos badalados.
Lúcio Costa e Niemeyer podem até ter feito coisas interessantes no início da carreira, mas acho que a soberba atingiu os dois
Rafael Netto 19-7-05 16:07 …
Então qual é o projeto do Niemeyer na Visconde de Pirajá?
andredecourt 19-7-05 16:12 …
É o da esquina da Visconde com a praça Gal Osório, onde hoje tem o Belmonte, gigantesco caixotão com uma porrada de salas e apartamentos
tumminelli 19-7-05 16:20 …
Outro predio do Sr Casé é o Hotel Marriot na Av Atlantica… onde ficava a casa de pedra da Veplan
andredecourt 19-7-05 16:32 …
Esse é uma excressência, evito até falar dele porque me engasgo !!!
jro 19-7-05 16:34 …
“Seria melhor ele arrumar o Puma, não, ou ele virou lenda urbana ???”
O Robertinho não foi o fotógrafo que estava a bordo daquele coliforme fecal de 4 rodas.
Aquilo estava sendo dirigido por outra pessoa, da qual o Robertinho pegou a foto.
:-)))
PS:
Manifesto minha aderência ao grupo do “bota abaixo” contra determinadas obras da arquitetura brasileira!!!
:-))))
andredecourt 19-7-05 16:40 …
Ahhh tá explicado !!!
AG 19-7-05 16:50 …
O falecido Marcos Vasconcelos (que não sei se era melhor arquiteto do que contador de histórias) sempre dizia que o Le Corbizier, famosíssimo arquiteto francês, às vezes chegava na sala de aula do Instituto de Arquitetura e dizia para os alunos:
– Agora mesmo passei na rua tal assim assim, e vi um muro sendo construido em frente ao número tal. É a coisa mais horrenda que Paris já viu. Proponho então, jovens discípulos, que nos armemos de boas picaretas e ir até lá derrubar aquela “merde”.
Nem bem acabava de falar, e lá iam os alunos até a sala de ferramentas, escolhiam suas “armas” e partiam para destruir o tal muro. E destruiam mesmo. Bem, pelo menos é o que o Marcos contava.
jban 19-7-05 16:58 …
Com a Taruga Ninja Touché no banco do co-piloto.
Poderíamos chamar alguns iraquianos bomba para fazer o serviço.
jban 19-7-05 17:19 …
Haja picareta !
andredecourt 19-7-05 17:37 …
Picareta não, muito dinamite, isso sim
Marcelo Almirante 19-7-05 21:02 …
Mc Donald`s debaixo do M da Apoteose, tu vais criar um infarto no velho. O Oscar tem uma carreira brilhante, mesmo com essas coisas sem graça como o Sambódromo e os Ciep`s, ou a sede da FGV. Não é por acaso que ele é reconhecido internacionalmente como um dos maiores arquitetos de todos os tempos.
fhotosusy 19-7-05 22:03 …
VIM AQUI ESPIAR DE CURIOSA E ADOREI O PAPO DA TURMA…rssss
Keila 20-7-05 0:20 …
Aquele terreno vazio em Botafogo dá uma aflição mesmo, urgh!
André, acabei de ler uma notícia no site do jornal O Globo sobre o roubo de fotos valiosíssimas na Bibilioteca Nacional. Uma lástima!
http://oglobo.globo.com/jornal/rio/169122295.asp 20-7-05 0:21 …
Ah, o link da notícia é esse aí em cima.
Keila
sorib 20-7-05 7:55 …
Feliz “seu dia”, amigo querido!!!
Beijos, Sonia.
clauderio 30-12-06 20:22 …
O Bonde tinha na Praia de Botafogo duas mãos como tb os veículos normais. Sentido Sul-Norte entravam na Senador Vergueiro e Norte-Sul saiam da Rua Marques de Abrantes. No final da década de 50 eu já morava no Flamengo, estudava na Vol. da Pátria e pegava os bondes na ida e na volta. Quando ia de bicicleta para o colégio colocava um pé no estribo e segurava no bonde para pegar carona e não pedalar. Triste recordação , me faz lembrar que talvez não estaria teclando agora pois um FNM carro pipa tirou um fino quando larguei o estribo e ir para a direita sem olhar, senti o ventinho do anjo da guarda. Foi em frente ao Colégio Juruena só faltou pano preto e 4 velas …………..

2 comentários em “Colégio Aldridge, P. de Botafogo, início dos anos 50”

  1. O chafariz está no mesmo lugar até hoje. O primeiro carro à esquerda é mesmo ser um Dodge 51/52 (ou DeSoto ou Chrysler). Na frente dele tem uma camionete também da Chrysler e um carro tipicamente europeu. O Colégio Juruena era no terreno onde hoje está o prédio da OI.
    O único acesso ao prédio da FGV é uma rampa, que se tornou uma dádiva para os ortopedistas. Depois de muita perna quebrada e pé torcido, mandaram fazer uma escadinha colada no muro. O puxadinho foi a salvação dos frequentadores do prédio, mas deve ter indignado o seu Oskar.

  2. Eu frequentei o Colegio Juruena até 1947 quando terminei o 4. ano ginasial. Gostaria muito de saber o paradeiro dos meus colegas desta turma apesar de que já se passaram 72 anos !!! E eu ainda estou vivo graças a D’us. Alguem sabe informar? Eu tenho as fotos e nomes dos colegas mas em busca no Google nada consigo encontrar. Só saudades me sobreram daquela época

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

58 + = 64