foto de andredecourt en 22/08/05

Começaremos a semana com uma pequena série, mostranto um local, de como era, como poderia ter sido e como ficou, com poucas modificações até hoje

O local é o cruzamento da Av. Lobo Júnior na Penha Circular com a Av. Brasil.

A Penha Circular principalmente nos trechos próximos da Av. Brasil é um dos bairros criados com a dissecação de charcos, aplainamento do relevo e a regularização do litoral por meio de aterros nos anos 40 e 50, que daria um destino industrial e residêncial a uma área antes ligada à agricultura desde os tempos coloniais e num passado recente, da Fazenda Grande, propriedade desapropriada pelo Ministério da Agricultuira ainda no Sec. XIX para adequação, demonstração e aclimatação de novas espécies agrícolas totalmente dedicadas ao aperfeiçoamento técnico do agricultor suburbano.

Nessa região tinhamos também o famoso porto de Maria Angú, um dos maiores entrepostos de contato dessa zona com o Centro e bairros da zona Sul onde por muitos anos saiu além de produtos agrícolas a areia dedicada às construções da cidade, não obstante o primitivo nome da Av. Lobo Júnior era rua do Portinho.

Nessa foto do final dos anos 40 vemos uma área ainda totalmente vazia com muito capim e alguns casebres tipicamente rurais.

Amanhã continua …..

Comments (31)

backup 22/08/05 9:43 …

Fala meu brother.
Esse é o caminhão de “Encurralado”?… Hsuhausasuha! Tá maneiro véiii… Vamos viajar nessa!
Abraços ae,
:-)

lucia 22/08/05 10:07 …

Temos um ônibus, tipo “escolar” ali no canto… :)

Buenas!!

photomechanica 22/08/05 10:13 …

Imagino que esta carreta esteja cheia com algum produto considerado perigoso, mas que certamente não havia nenhuma preocupação das empresas / autoridades / comunidades quanto a este tipo de transporte.
:-) )

Luiz D´ 22/08/05 10:35 …

Bravo!
Um olhar na Zona Norte, de tão poucas fotos e registros nos nossos “fotologs”.
http://fotolog.terra.com.br/luizd

Rafael Netto 22/08/05 10:38 …

Essa pista é no sentido Centro ou Zona Oeste?
Seja como for, deve ser bem difícil reconstituir a foto nos dias de hoje, acho que pra parar o carro na Brasil, flanar por ali com uma digital na mão e voltar ileso e com ambos (carro e câmera) deve ser preciso ser amigo do governante (a.k.a. “traficante”) da área.

Waldenir 22/08/05 10:47 …

Nessa época,as pistas das grandes avenidas ainda eram feitas de placas de concreto,e não recobertas de asfalto como hoje.Em alguns lugares ainda se percebe.E parece que era bem melhor.Quando começou a substituição?

andredecourt 22/08/05 10:47 …

Rafael pelos morros acho que é a pista sentido Centro

Além do mais vc para repetir o angulo deveria estar na mureta das pistas centrais..impossível !!!

andredecourt 22/08/05 10:55 …

Waldenir, acho que nos anos 70 quando a Brasil foi modernizada, os canteiros centrais substituídos por muretas e os cruzamentos abolidos

http://www.fotolog.net/fyens ,que tinha o /odense.

rick 22/08/05 11:20 …

Ola andre, minha mae mora na penha e minha avo tambem,
uma coisa interessante, foi que meu avo mudou-se para la e comprou um grande terreno, quando descobriu que o cemiterio que a irmandade iria fazer nao sairia do papel, infelizmente o terreno deu origem a vila cruzeiro, o que deixou triste, pois o local deixou de lembrar sua terra em portugal com morros verdes.
mas lembro quando crianca que havia um castelo no largo da penha, este castelo foi demolido nos anos 70, e ate hoje o terreno eh um estacionamento
do castelo restou apenas o muro de pedra
li em algum lugar que era a residencia do conde de iraja, mas nao lembro onde
outro dia vi um pequeno livro sobre a penha, mas nem comentava sobre o castelo
voce ja tinha ouvido falar dele?

andredecourt 22/08/05 11:23 …

Não Rick desse castelo nunca ouvi falar

jban 22/08/05 11:33 …

O caminhão é um International ? Jason … help !

photomechanica 22/08/05 11:40 …

O caminhão pode ser Mack…

antolog 22/08/05 11:42 …

Que bom. Uma série sobre a Zona Norte.

betotumminelli 22/08/05 11:59 …

Putz, eu havia esquecido que ia postar fotos da Av Brasil com vc… Tomorrow, tomorrow.

:-) ))))

rick 22/08/05 12:45 …

Uma pena, pior do que ser demolido eh ser esquecido.
Pelo muro podemos ver que era uma construcao magnifica, eu lembro muito pouco, pois era crianca
Acredito que seria a construcao mais antiga do bairro, pois olhando por la os mais antigos predios que tenho visto sao de 1910
agora so resta o muro e o pior passam por ele centenas de pessoas todos os dias e nem notam sua presenca,
isto que me deixa triste

jucafii 22/08/05 15:30 …

aí, andré, esse teu flog é mil. eu sempre vou levar minha namorada numa “parada” lá na Dutra velha, já indo pra Serô, descendo a Brasil direto e pegando o Oscar Brito – tb conhecido como viaduto “dos cabrito”. Fico olhando aquela área lá e imaginando que beleza não seria uma ocupção bacana dali, se nossa economia funcionasse mais igualmente… tem uns lugares bonitos pra carái.

bom, depois tu me conta as histórias do aero de Brasília… eu tb já passei umas divertidas lá, princ// quando ainda era embarque no empurra-empurra… abr.

andreleblon 22/08/05 15:36 …

Muito legal a foto!
Aliás , hoje nas minhas andanças pela zona norte passei hoje, a pé, lógico, as 14 horas com um dia limpo e ensolarado em frente àquela casa da Rua Ibituruna na Tijuca perto da UVA que parece um castelo. A casa se encontra em perfeito estado de conservaçao e pena eu nao ter uma camera prá tirar uma foto dela.
Até qdo ela vai resistir a especulaçao imobiliária?

AG 22/08/05 16:07 …

Fico aguardando as fotos que ainda virão. Ninguém tem dúvida que serão surpreendentes.

prfragoso 22/08/05 16:43 …

André, sem querer questionar, somente por curiosidade, o que o leva a crer ( e afirmar) que se trata do cruzamento da Av Brasil com a Lobo Júnior, na Penha? Não é por nada, não, é que a foto é tão antiga que poderia ser qualquer outro cruzamento na Av. Brasil, não é mesmo?

Ricardo Sanctos 22/08/05 17:08 …

Se não me engano, a av. Brasil nessa época se chamava variante. Me corrijam se eu estiver errado.

dannie_witchery 22/08/05 17:22 …

Ah… Minha mãe morava em Vigário Geral, numa rua que tb faz esquina com a Av. Brasil (a R. Isidro Rocha). Ela conta que antes da avenida chegar até lá, tinha uma plantação de laranjas. Ela se lembra de atravessar a plantação pra chegar à estação de Parada de Lucas, pra pegar o trem…ou bonde… Agora não lembro direito…

Marcelo Almirante 22/08/05 18:05 …

Esse porto de Maria Angu é um mistério, em matéria de fotos. Soube que havia até um Ramal da E.F.Rio do Ouro, desde o Irajá até o Porto, passando pela Avenida Braz de Pina e Penha. Havia um serviço de trens de passageiros entre o Porto e a Penha, nas épocas de festas da Igreja.

andredecourt 22/08/05 18:19 …

Paulo Fragoso a fonte da foto é oficial, antigo DER-DF, como será também a de amanhã.

Ricardo,quanto a variante o nome é polêmico, a Brasil até seria uma variante em relação aos velhos caminhos para se chegar na estrada para Petrópolis, pois apartir de Lucas ela foi aberta no final dos 50, com nome de Av. das Bandeiras

andredecourt 22/08/05 18:22 …

Marcelo, esse ramal é uma surpresa, fico imaginando qual rua seria o leito da velha ferrovia na Penha

Luiz D´ 22/08/05 20:22 …

Vejam uma foto do Porto de Maria Angu lá em http://fotolog.terra.com.br/luizd:73

rockrj 22/08/05 21:10 …

Eu ainda peguei pavimentação com placas de concreto em alguns lugares, acredito que aí e na subida para Terezópolis. Acho que também na subida do Juá…

andredecourt 22/08/05 21:23 …

Rick, lendo o livro do Brasil Gerson descobri algo sobre a casa de pedra no Largo da Penha, ela foi de Luiz de Morais construtor de Manguinhos e posteriormente de Mário Diogo seu sobrinho e fundador do Penha F.C., a casa chegou nos anos 60 como uma agência do IAPC.

andredecourt 22/08/05 21:33 …

Marcelo descobri uma parte do antigo leito do ramal ferroviário, ficava na rua Comandande Vergueiro da Cruz, uma rua de paralepípedos que margeia o conjunto do IAPI, o que leva a concluir que o porto ficava mais ou menos onde era o Disco Gigante, depois supermercado Paes Mendonça, acho que hoje é um Extra, ali na Av. Brasil logo depois da estação de tratamento da CEDAE

rbpdesigner 22/08/05 22:03 …

gostei dos veículos!!!

:-) ))))))))))))

me informe mais sobre o show na quinta…

[]s

Marcos 24/06/06 23:51 …

Na verdade, Portinho era em Olaria,Rua Pirangi, próximo ao então Porto de Maria Angu,bem pertinho da Praia de Ramos.