Plano Agache, cidade universitária

foto de andredecourt en 25/08/05

Tivemos ontem uma serie de post’s em flog’s amigos sobre a região do Quadrado da Urca, desde a exposição de 1908, onde a velha amurada era usada como cais para as barcas que vinham da praça XV, até o início da construção do bairro e a criação do quadrado, uma exigência da municipalidade em 1922, que queria uma piscina pública capaz de receber competições, destino primário do quadrado, depois com o surgimento e popularização das piscinas de água doce clorada, o quadrado acabou virando ancoradouro para pequenos barcos, e que ocorre até hoje.

Para complementar os post’s dos amigos, coloco uma planta para a região do Plano Agache, do final dos anos 20 e que é muito interessante, primeiro por criar na região a Cidade Universitária, aproveitando já a existência de prédios como da Faculdade de Medicina, do instituto Benjamin Constant, e a faculdade de Agronomia e Veterinária no prédio do Curatorium, hoje Companhia Brasileira de Pesquisas Minerais, e adiantando em praticamente 16 anos a ocupação do velho hospício em sede da Universidade do Brasil, a partir dali seriam construídos prédios em torno de uma grande praça até a região do Shopping Rio Sul formando então a Cidade Universitária concentrando todos os cursos da então Universidade do Brasil.
A praia da Saudade, já teria sua destinação ao Fluminense Yacht Club, sendo o aterro muito parecido com o atual.
A praia Vermelha seria aberta para a população com a demolição do velho prédio da escola de Cadetes e nessa época escola do Estado Maior, sendo então destruído por pesados bombardeios em 1935 na Intentona Comunista como sede do Terceiro Regimento de Infantaria, sendo também ocupada por prédios da universidade.
Mas a maior surpresa de destina ao quadrado, já cercado pelas primeiras casas construídas no bairro, como podemos ver na planta, que seria uma ligação da então piscina com a praia Vermelha por um canal de 500 metros de extensão que passaria pela rua Odílio Barcelar, com a finalidade de resolver o problema da falta de renovação das águas da enseada de Botafogo, já naquela época sem os aterros de hoje, complicada.
Visava o arquiteto francês restabelecer a ligação natural, defendida por muitos historiadores e geógrafos da comunicação da praia Vermelha com a enseada por um canal natural desaparecido com os primeiros desmatamentos, quando da ocupação da cidade.
Os post’s correlatos podem ser vistos aqui :
http://fotolog.terra.com.br/mapas:20
http://fotolog.terra.com.br/cartepostale:106
http://fotolog.terra.com.br/luizd:79

Comments (21)

Rafael Netto 25/08/05 10:38 …
Vi uma planta dessas (talvez essa mesmo) numa exposição que houve na UFRJ apresentando as propostas de campus na década de 30. As alternativas eram Urca, Gávea e Maracanã, este último o que esteve mais perto de sair do papel, tinha um visual muito parecido com aquele do Plano Agache para o Castelo.
As ruas desse trecho da Urca já existiam ou também faziam parte deste plano?
Este também é um dos locais contemplados por “anacronismos” (na verdade incompetências) em mapas atuais do Rio, que ainda mostram a Faculdade de Medicina, e às vezes até chamam o Benjamin Constant de “Colégio Universal”.
Luiz D´ 25/08/05 10:38 …
Excelente, André!
O triste é que, com a transferência dos cursos da Universidade do Brasil, hoje Universidade Federal do Rio de Janeiro, para o Fundão, aproveitaram para demolir o prédio da Faculdade de Medicina, conforme já amplamente mostrado aqui no André, lá no Tumminelli ou no meu “flog”.
Motivos de “Segurança Nacional”, alegaram os ditadores.
Inacreditável, também, que a maioria absoluta dos pavilhões da Expo de 1908 tenha sido demolida.
Como sofre esta nossa cidade!
http://fotolog.terra.com.br/luizd
fotocity 25/08/05 10:40 …
muito interessante, sempre achei q o quadrado tivesse sido inventado como ancoradouro de pequenos barcos mesmo!
abs!!
andredecourt 25/08/05 10:48 …
Rafael, nessa época a Urca já estava pronta, as ruas já existiam, como podemos comprovar com as primeiras casinhas já construídas
Waldenir 25/08/05 10:48 …
E havia planos de se construir a Universidade do Brasil,como era chamada na época,junto à Quinta e mesmo dentro (!) da Lagoa.De plano em plano,se chegou ao aterro das ilhas e ao que conhecemos hoje por Fundão.
eduardo bertoni 25/08/05 11:11 …
André,
Nunca tinha ouvido falar desta parte do plano Agache. Este plano tinha coisas excelentes e outras péssimas.
Em relação à área focada concordo plenamente com o Luiz. A demolição dos pavilhões da Expo 08 foi um absurdo.
Absurdo maior foi a demolição da nossa Faculdade Nacional de Medicina pelos motivos alegados.
O Rio de Janeiro tinha tudo para ser uma cidade maravilhosa do ponto de vista arquitetônico e não tão somente em relação às belezas naturais.
Não deixaram…que pena!
Grande abraço!
Bertoni
http://fotolog.terra.com.br/outromundo
Milu 25/08/05 11:23 …
A pracinha redonda (praça Félix Laranjeiras) no cruzamento da Odílio Bacelar com Osório de Almeida acaba de ser reformada.
O canal do plano Agache até a praia seria subterrâneo?
Achei até algumas casas já construídas como a da minha avó e a do avô do Tumminelli (na rua Iguatu).
Também tem Pão de Açúcar no jban (http://ubbibr.fotolog.net/jban/?photo_id=10141133)
Milu
http://fotolog.terra.com.br/cartepostale
andredecourt 25/08/05 11:26 …
Milu acho que o canal seria aberto, inclusive para faclitar a retirada de areia
lucia 25/08/05 11:30 …
Não entendo como um flogger vai prá Lagoa a noite e não leva a máquina…
Fala sério!! 😛
:)))
betotumminelli 25/08/05 12:29 …
To na área!!! Hj chegeui!
Vou ver ja ja o post quadruplo. Eu ia inclusive postar algo da Urca, mas rtesolvi fazer uma homengem ao Dia do Soldado.
Qt ao plano acima e à lembrança do predio da Facul de Medicina, só me dá asco por atitudes como a que demoliu o edificio.
:-)))
Rafael Netto 25/08/05 12:38 …
O projeto da UB na Quinta era o mesmo do Maracanã, a universidade iria ocupar terrenos que eram (e ainda são) do Exército, umas oficinas da EFCB, além do antigo Derby Club, atravessando a linha do trem com uma passarela monumental. Pelo que me lembro não contemplava a construção da Radial Oeste.
rick 25/08/05 12:50 …
luis tu ja viu la no rio antigo do multiply
tenho varias fotos dos aterros e da construcao da cidade universitaria
se voce quiser pegar, ficaria muito honrado
rick 25/08/05 12:51 …
desculpe falei luis queria dizer andre
andredecourt 25/08/05 13:18 …
Rick também estou com fotos do Fundão, é muito material, incluindo com o seu, preciso de um tempo prá fazer uma série legal
jban 25/08/05 13:47 …
A cidade universitaria neste local seria muito melhor do que aquele deserto onde está atualmente localizada.
andredecourt 25/08/05 14:15 …
Com certeza, acho que esse seria o local adequado mais da cidade para uma “cidade Universitária”, se ligado por meios fluviais e com uma linha de bondes modernos, que também serviria a Urca, ao metrô de Botafogo seria central para todos e muito bonito para um campus universitário !
Rafael Netto 25/08/05 14:34 …
Outra exposição que teve na UFRJ mostrava a criação da ilha, eu tenho o postal da exposição que mostra a vista aérea do arquipélago antes dos aterros. Mas acho que o mais interessante era uma ou duas fotos que mostrava como era antes das obras, tinha muita vegetação e morros.
Todos os problemas do Fundão se resumem em dois: o primeiro é que a cidade não se desenvolveu como se esperava, a Linha Vermelha demorou muito para ser feita, o local ficou cercado de favelas e poluição.
O outro é burocrático, a Ilha do Fundão é um território federal, nem a Prefeitura nem o Estado podem fazer nada lá, é como se fosse uma propriedade particular. Daí os problemas de transporte, infraestrutura, segurança, etc.
Milu 25/08/05 14:44 …
Acabei de postar 3 fotos da Praia Vermelha em 2000.
http://fotolog.terra.com.br/cartepostale
Marcelo Almirante 25/08/05 15:23 …
Não seria uma má idéia encher a entrada da Urca de estudantes, mas a localização desse campus é inadequuada, por estar num extremo da cidade, aumentando ainda mais o deslocamente para quem mora na baixada, zona norte e Niterói, por exemplo. Não gostei.
Fotos Antigas do Rio de Janeiro
http://www.flickr.com/photos/quadro
acacion 25/08/05 15:25 …
Congratulações!
photomechanica 25/08/05 16:13 …
Se este canal entre a piscina e a Praia Vermelha existisse nós poderiamos, técnicamente, chamar a Urca de ilha???
:-))))

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ 5 = 9