Perimetral, a série IV

andredecourt's photo from 9/9/05

Algum tempo depois o que vemos é uma grande área arrasada tomada por centenas de carros e que nos dá uma ótima idéia da área que era ocupada pelo mercado e pelos dois quarteirões da rua Clapp que sumiram do mapa.

Vemos à esquerda superior da foto que o prédio do Fórum ainda não existia, ainda à esquerda mas no pé da foto vemos o péssimo estado do prédio do Museu Nacional, ainda expondo as cicatrizes da extirpação do Calabouço nos anos 40.
Desse lado o viaduto atravessava o antigo mercado por um dos seus portões lateriais, exatamente no meio, pela posição da torre remanescente, a do Albamar, podemos ter uma idéia desenhando um quadrado imaginário o tamanho do mercado.
À direita vemos que uma das torres do Pavilhão de Caça e Pesca ainda resistia entre o Pavilhão da Estatística e o Terminal de Hidros, aparentemente sem o feio terceiro pavimento.

Comments (25)

Ricardo Sanctos 9/9/05 9:19 AM …
O mais incoerente disso tudo é que se as autoridades da época usassem um pouco mais a cabeça ou usassem a criatividade, fariam muito bem o viaduto da perimetral sem pôr abaixo o mercado municipal. Como tudo nesse Rio de Janeiro em matéria de história, cultura e arquitetura é destruído em nome do progresso (e por que não regresso?), está aí mais um exemplo da destruição da história do Rio. Foi o palácio Monroe, foi o Mercado Municipal e tantas outras edificações destruídas em nome do progresso. Não gosto de falar mal do meu Rio de Janeiro querido, mesmo com todos seus problemas, pra mim ainda a cidade mais bela do mundo, mas por exemplo em Belém, se alguém comentar em derrubar o mercado ver-o-peso o bicho pega. Lá o povo dá valor a sua historia e sua cultura, e preservam o patrimônio! Já aqui no Rio, por exemplo, passo ali na Francisco Bicalho e dói o coração ver um prédio tão lindo que é a estação da Leopoldina entregue as traças, uma pena.
Enquanto isso a politicagem enche o bolso…
Um ótimo fim de semana!
faber 9/9/05 9:20 AM …
será que um dia conseguiremos nos livrar desse trambolho, a exemplo do que vem sendo feito em Chicago, onde todos os elevados estão sendo substituídos por vias subterrâneas? será? …
natureco 9/9/05 10:05 AM …
Pode-se ver nas fotos anterioes quanta história e arte foram perdidas sem necessidade.
Abçs e bom fds.
Luiz.
photomechanica 9/9/05 10:12 AM …
Teve um filme do Jabor, com a Sonia Braga se não me engano, onde uma cena filmada do alto mostrava aquele estacionamento, e o meu carro estava lá – uma Variant laranja com aquele teto solar de lona preta.
:-)))))))
lucia 9/9/05 10:48 AM …
Buenas,Amdré!
Vou lá ver a poser…
😛
gerard_3 9/9/05 10:55 AM …
Pois é …isso eu sei ,mas e o nome ?
🙁
gerard_3 9/9/05 10:56 AM …
Hehehe…Variant Cabriolet:))))))
Luiz D´ 9/9/05 11:00 AM …
Uma língua de concreto destruindo tudo!
http://fotolog.terra.com.br/luizd
backup 9/9/05 11:57 AM …
Fala meu brother.
Cara, posso “roubar” a foto?…
Pô, olha o 1ºDN lá embaixo! Que beleza isso!
Sexta-feira!!!
Abraços ae,
🙂
Rafael Netto 9/9/05 12:42 PM …
O MHN está irreconhecível! Desse ângulo parece um apanhado de sobrados em ruínas, como naquelas regiões da Cidade Nova.
Seria legal uma série sobre ele, pelo que sei a construção foi bastante desfigurada entre o século XIX e início do XX e depois “desmontaram” os acréscimos para restaurar a configuração (mais ou menos) original. Neste ponto deviam estar no meio desse processo.
Marcelo Almirante 9/9/05 1:02 PM …
Olha que podem ter demolido o Mercado para transformar a área num grande estacionamento.
Fotos Antigas do Rio de Janeiro
http://www.flickr.com/photos/quadro
rick 9/9/05 1:05 PM …
andre tenho algumas perguntas, se puder me ajudar
1 – quando falaram da olimpiadas de 2004 no rio, li que uma das coisas que iram fazer eh retirar a perimetral,
se acho excelente pelo lado estetico, fico na duvida o que fazer com o transito, voce sabe o que eles pretendiam fazer?
2 – tenho certeza que o mercado da maneira que era, tambem seria algo terrivel para area, talvez apenas as torres ficaria interessante, mas o pavilhao de caca, ainda a algo dele ali no predio que esta no lugar hoje?
3 – Eles estao fazendo uma obra agora la, sera que vao fazer algum predio o que deixaria o predio ao lado expremido.
betotumminelli 9/9/05 1:07 PM …
é um trambolho mas ainda fico imaginando o caos sem ele… Ruim com ele pior sem ele!
:-))
prfragoso 9/9/05 1:25 PM …
Voltando ao seu comentário de ontem, acho que o tal entreposto de pesca (ou talvez esse seja um outro), ficava ali ao lado de onde hoje é o Hospital Maternidade, ou seja, defronte do prédio da Bolsa de Valores.
A propósito, André, tenho duas fotos aéreas que mostram justamente essa área; uma panorâmica e a outra em close. Foram scaneadas do livro “Rio de Janeiro-Imagens da Aviação Naval – 1916-1923”. Se lhe interessar mando por e-mail.
Abraços.
Paulo Fragoso.
andredecourt 9/9/05 1:58 PM …
Acho que o entreposto que chegou em nossos dias no prédio da CONAB era um remendo feito após a demolição do mercado, mas também uma volta as origens do lugar que se chamava praia do Peixe.
Onde ficava o velho prédio da bolsa funcionou por séculos o mercado da cidade, um inclusive projetado por Grandjean, com a construção do novo mercado, o velho que já tinha se incêndiado 3 vezes e abrigava uma máfia de comerciantes que contestavam os contratos de concessão, o velho prédio foi demolido e todas as atividades transferidas para o novo mercado que contava inclusive com câmeras frigoríficas.
Pena do velho não ter se salvado o chafariz e os dois portões da cantaria em estilo neo-clássico e do contemporâneo não ter sido desmontado, e remontado em outro lugar, sua estrutura foi vendida a peso, como sucata
AG 9/9/05 2:45 PM …
Uma vez aqui fiquei de dar notícias da pendenga do Albamar. Como todos sabem, esse tradicional restaurante da cidade, está nas mãos de seus empregados, alguns com mais de 50 anos de casa. Alguns, os mais velhinhos são, naturalmente, os mais “difíceis” de negociar.
Então é o seguinte: existe uma promessa de compra do restaurante por um grupo do ramo bem conhecido. Mas os caras só vão comprar depois de resolvidos vários impasses legais.
Alguns desses problemas estão quase solucionados.
Vamos torcer para que tdo dê certo e o Albamar não morra; pelo contrário tenha um reforço revitalizador.
jason_1900 9/9/05 3:01 PM …
O filme ao qual o Zé Rodrigo Photomechanica se refere é o “A dama do lotação”.
Não é do Jabor… é do Neville d’Almeida.
Marcelo Almirante 9/9/05 3:07 PM …
O elevado pode ser demolido SIM, pois já existe o mergulhão !
O tráfego que hoje passa pelo mergulhão seria transferido, em parte, para a primeiro de março que seria reservada somente para os ônibus.
Algumas linhas deixariam de ir até a Praça XV.
Automóveis e táxis, ou passam pela Perimetral, ou circulam pelas ruas transversais como Almirante Barroso e Assembléia.
Querer é pode~r.
photomechanica 9/9/05 3:12 PM …
A dama do lotação. Isso aí!
Errei o diretor mas acertei a atriz.
André, depois volta lá no lerfamu para entender como que aquele Frankenstein nasceu…
:-))
Mauro_AZ 9/9/05 4:41 PM …
Quando eu era pequeno, passar pela Perimetral significava ter que tapar o nariz por causa do cheiro forte de peixe podre. Porem nao tenho qualquer lembranca de ver o mercado la’ embaixo, acho que ja’ tinha sido demolido. Alguem sabe ate’ quando os peixes pescados eram levados para la’?
andredecourt 9/9/05 4:51 PM …
Mauro, é incrível, mas até os anos 90 !!!
odeon 9/9/05 5:35 PM …
estava com saudade do seu fotolog!
Mauro_AZ 9/9/05 5:58 PM …
Anos 90, e’ mesmo??? Gozado, eu associo o fedor de peixe do lugar com a epoca em que passava la’ quando era crianca. Vai ver, depois me acostumei…
totenklage 9/11/05 3:52 PM …
Olá. Será que você não teria registros fotográficos históricos sobre os cemitérios do Rio de Janeiro? Estou procurando algum site que tenha fotos históricas e antigas sobre a criação dos cemitérios do Rio. Será que você pode me dar uma mãozinha?
Ah! Sim. Seu fotolog é excelente! Parabéns. Eu o tenho nos favoritos há anos.
Abraços!
lucia 9/11/05 6:44 PM …
Jo creio!! :))
:p

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ 77 = 78