Intentona I

andredecourt's foto van 23-11-05

Começaremos uma pequena série sobre a “Intentona Comunista”

Na realidade chamar essa tentativa de derrubar Vargas, de um golpe puramente comunista é um grande erro, para vocês terem uma idéia na unidade revoltosa da Praia Vermelha havia apenas DOIS militantes do PCB, o resto era composto de oficiais, com idéias liberais em sua maioria, ou então tenentes insatisfeitos com os rumos que o governo Vargas estava tomando.
A ANL principal organização de oposição ao governo Vargas, congregava forças de todas as ideologias, com foco no combate ao Nazi-Fascismo, mas Prestes assumiu a presidência, contra a vontade de muitos aliancistas, e isso foi o que Vargas queria pra colocar um movimento forte de oposição às suas aspirações na clandestinidade.
A clandestinidade também acirra e radicaliza os ânimos dentro da agora ilegal ANL, a tentativa de derrubar Vargas está cada vez mais próxima
No dia 23 de Novembro de 1935, começam ações desordenadas sob o nome da ANL, primeiramente em Natal e depois em Recife, no Rio na madrugada do dia 26 para 27 a revolta eclode em dois lugares, na escola da Aviação no Campo dos Afonsos, e no 3 RI na praia Vermelha
Vemos nessa foto os combates na praia Vermelha, os canhões são colocados no meio da Av. Pasteur

Comments (34)

luiz_d 23-11-05 7:06 …
Uma quartelada frustrada que durou muito pouco.
http://fotolog.terra.com.br/luizd
Rafael Netto 23-11-05 7:11 …
Esse termo “intentona” é uma daquelas palavras que vira e mexe aparecem na História e nunca vi aplicadas em algum lugar.
Alguém já ouviu falar de alguma “intentona” sem ser a Comunista? Ou de outra “inconfidência” sem ser a Mineira?
Tinha também “sesquicentenário” que eu só conhecia o da Independência em 1972, mas a Milu mostrou outro naquela placa.
jban 23-11-05 7:31 …
Durante a Intentona o Zeppelin não pode pousar e somente lançou correspondência. Tinham medo que os revoltosos tomassem o aparelho.
paixaoporfoto 23-11-05 8:13 …
Rio antigo, Rio lindo…
Abraço…
Leflaneur 23-11-05 8:39 …
Não posso com esse nome “Intentona”, sempre penso numa senhora gorda, toda de preto, mal humorada, com uma foice na mão e um martelo na outra, parada na porta do quartel com cara de poucos amigos. Os soldados apavorados com a Intentona Comunista parada lá fora…
Rafael, tem a Porta Pantográfica também, que só existe nos elevadores brasileiros.
Leflaneur 23-11-05 8:43 …
Revoltosos também é muito bom, jban. Revoltosos dá um medo danado na gente…
Leflaneur 23-11-05 8:46 …
Aliás, a cara daquele soldado é de quem dormiu com Intentona de calça de jeans.
prfragoso 23-11-05 9:14 …
Pegando carona no comentário do Rafael Netto, lembro que a nossa história está recheada de fatos conhecidos como “revolta, revolução e até guerra”; senão vejamos:
Revolta dos Alfaiates, em Salvador-Ba, no ano de 1798;
Revolta dos Balaios, no Maranhão, de 1831 a 45;
Revolução Farroupilha (ou Guerra dos Farrapos), no Rio Grande do Sul, entre os anos de 1835 e 45;
Revolução Liberal, em São Paulo, no ano de 1842; Rebelião Praieira, em Olinda-Pe, no ano de 1848; Revolta do Quebra-Quilos, na Paraíba, no ano de 1874;
Revolta do Vintém, no Rio de Janeiro, começou em 01.01.1880;
Revolta da Chibata (ou dos Marinheiros), no Rio de Janeiro, no ano de 1910 – por coincidência, em 23 de novembro;
Revolta dos Tenentes (ou dos 18 do Forte), Rio de Janeiro, em 05 de julho de 1922;
E, talvez a mais famosa, Guerra de Canudos, no interior da Bahia, que começou em novembro de 1896 e durou um ano.
E deve ter muito mais…
AG 23-11-05 9:19 …
Começando pelas palavras:
E a tal mirra que um dos três reis magos levaram (mais ouro e incenso) para o menino Jesus ?
Fiquei anos sem saber o que era essa tal de mirra. De cada 10 religiosos que eu perguntava, só de sacanagem, 9 e meio não sabia que diabo era aquilo.
Muito menos sabiam o que eram afinal esses Reis Magos ? Seriam Reis formados em magia ? E logo três ????? E porque juntos ???? E quem ficou no reino deles ???? Deve ter havido uma intentona em cada um desses países.
E por último, a grande pergunta que o Mário Quintana fazia às gargalhas. ” – E o ouro?????!!!! O que foi feito com o ouro?????!!!!!
E eu garanto: José, como bom judeu, não conversou: abriu uma carpintaria nova.
E quanto a intentona: esta é uma das histórias mais mal contadas dessa nossa mal contada história. J
Aliás, já falamos disso aqui, se não me engano no flog da Milu (ou seria do Sr. Tutu ?).
Lá se dissecou essa revolta de fancaria feita sem nenhum planejamento, sem nenhuma coordenação.
E aí, por falta de combatentes, tudo se acabou com aquela potoca dos oficiais mortos enquanto dormiam. Conversa fiada.
Criança, não verá país como esse.
Rafael Netto 23-11-05 10:39 …
Não foi essa Intentona aquela farsa armada para desmoralizar os comunistas?
Ou foi outro evento, contra os integralistas?
Que história é essa que a “porta pantográfica” só existe no Brasil?
E falando de palavras, alguém já viu “inconstitucionalissimamente” ser usada para alguma coisa?
http://fotolog.terra.com.br/rafael_netto
Leflaneur 23-11-05 10:42 …
AG tá com a macaca hoje. Ora, AG, a história dos Reis Magos é muito simples. Eles eram reis magos, assim como a Maga Patalógica, eles reinavam e faziam magias. Não vejo dificuldade em entender isso. Toda posição de mando, na verdade, é posição de mago. Nós temos um Presidente Mago, por exemplo. Vários ex-presidentes magos. E as coisas são estão tão ruins aqui no Rio pq o Casal é Crente e Casal Crente é contra Rei Mago e Rei Mago é que sabe governar, pois no reino deles há muita mirra!!!
Eu nunca entendi esses presentes que foram ofertados ao menino Jesus. Por que mirra? Ouro, tudo bem… Incenso??? Havia mau cheiro no local?
Ah, e por que dois dos Reis Magos eram brancos e um preto? Efeito de magia ou algum simbolismo? Sim, porque Rei Mago preto devia reinar na África e Rei Mago branco na Pérsia, né? Alguém sabe dizer quais eram esses reinos e em que posição esses reis estavam em suas dinastias?
Isso é potoca, concordo. Pior do que da Intentona. Mas que os nomes são bons, são: hoje, no Maracanazinho! OS REIS MAGOS REVELAM TUDO SOBRE A INTENTONA SALIENTE!!!
Leflaneur 23-11-05 10:43 …
Ah, não podemos esquecer que Jesus nasceu numa MANJEDOURA!!!! Por anos, na infância, eu achava que era uma coisa dourada, com o Jesus lá dentro, se esbaldando… Imagina, “mangedoura”! Francamente…
Leflaneur 23-11-05 10:49 …
Mangedoura é com g ou com j? Sei lá, escrevi dos dois jeitos, não encontrei Jesus ainda, não deu pra perguntar… e como é uma palavra de uso constante e diário…
J Silvestre ajudando o Leflaneur 23-11-05 11:00 …
Manjedoura é com J, que nem eu…
AG 23-11-05 11:06 …
Isso é uma boa questão, Lefla.
Manjedoura – onde se manja.
Manja pode ter dois sentidos: ou comer, alimentar-se; ou ficar de olho, observar.
Portanto, Jesus nasceu na manjedoura onde se comia (o gado) ou nasceu onde se manjava (os procurados da época)
Depreende-se daí que a manjedoura foi das duas uma: ou o primeiro berçario ao ar livre, onde você ficava manjando o bebê sem precisar ficar atrás do vidro) ou uma sala de manjamento normal, onde os Reis Magos, ficaram olhando para a criança e os pastores ao lado ficavam perguntando investigativamente: ” – Então, é ele ? É esse bebê que vocês procuram ? Estão reconhecendo o bebê ?”
Leflaneur 23-11-05 11:10 …
Outra coisa: um bebê que ganha ouro não podia ter um bercinho? E o incenso, pra que o incenso???? Incenso é uma coisa católica, é isso????
Leflaneur 23-11-05 11:32 …
Uma mulher estranha aqui do trabalho avisa que tem incenso de mirra na loja esotérica.
Agora instalou-se a confusão de vez. Mirra e incenso juntos. Sobra o ouro. O que fizeram com o ouro, afinal???
Lefla 23-11-05 11:35 …
AG, se aquele católico aparecer aqui hoje, tamos fritos! Ainda bem que não literalmente!
andredecourt 23-11-05 12:01 …
Por isso eu falo o novo testamento foi adulterado na idade média, bíblia por bíblia fiquie com o velho, pois era a bíblia dos perseguidos…… não a bíblia do estado episcopal que mandou nos destinos do mundo “civilizado” por centenas de anos !!!
AG 23-11-05 12:09 …
Mas Lefla, o cara jurou pelo santo sudário que não era católico. Me convidou até a ir a um lugar suspeito na São Clemente, acho que no 295, que depois de uma sindicância feita pelos participantes aqui dos flogs, descobriu-se ser uam espécie de filial da clínica da Dr.Aslan onde se aplicam injeções rejuvenecedoras. Mal sabe ele que a Pfiser já resolveu esse problema da “ressureição dos mortos.”
E veja, Lefla, os grandes mistérios das igrejas, em geral, não fomos nós que criamos. Somos apenas curiosos que queremos saber a verdade. Tipo, como dizia uma empregada da minha tia, o “Santo Mé”.
Por exemplo: se Nossa Senhora subiu de corpo e alma aos céus, que equipamento astrounáutico levou ?
Se anjo não tem sexo então o que estão fazendo aqueles pipiuzinhos que o Michaelangelo pintava naqueles rechochudinhos cor de rosa ?
E sabe o que eu pensei outro dia ? O Paulo de Tarso, depois promovido ao posto de santo, era o Zé Dirceu daquela época. E você já reparou como o PT tem tudo a ver com as religiões, especialemnte a católica. Nem vou citar exemplos de semelhança para não influenciar.
Mas pensa só; olha o Lulla, olha a turma que está em volta dele, olha a proteção santificada que se faz do “senhor todo poderoso”.
Aliás, o Palocci ontem coitadinho, parecia aqueles padres do tempo da inquisição que, depois de terem feito direitinho tudo que o “santo papa” mandou, foram parar na fogueira.
andredecourt 23-11-05 12:13 …
Galera o 295 é uma Igreja Evangélica, passei por lá ontem de madrugada e conferi o cartaz na frente do sobrado !!!!
Leflaneur 23-11-05 12:45 …
Eu me pelo de medo de evangélicos… Não vai lá não, AG.
Um dos mistérios é o próprio AG. O que é AG? Astronauta Gago? Andarilho Gasto? Amante Gelado? Arrogante Gesto?
Mistério, como dizia Dona Milu (a da novela, não a daqui…)
Olha, todo mundo que subiu aos céus de corpo e alma deve estar, pelas leis da física, vagando em algum lugar do Universo. Portanto, não se espante se o Hubble qualquer dia fotografar Elias, Jesus, Maria e Maomé (são esses os corpos que não estão na Terra), se escondendo para não serem vistos, ainda com as roupas daquela época. Que visão, que visão…
Quanto aos pipiuzinhos dos rechonchudos, nada a declarar. Esse assunto é desagradável e eu fico constrangido de apontar o defeito alheio. Sim, porque ng pode com rechonchudo de pipiuzinho, isso dá desquite com justa razão e erro essencial quanto à pessoa!
Leflaneur 23-11-05 12:46 …
A Ana Aslan ainda tá viva ou subiu aos céus, mumificada?
AG 23-11-05 13:27 …
Caríssimo Lefla,
O AG pode ter várias interpretações. A Kara Karina, de saudosa memória, costumava acrosticar (ôpa! ôpa!) as letras com os mais diversos apodos como AmarGo; até AGiota me chamou. É aquele humor soviético; caloroso como as estepes da Sibéria.
Eu prefiro indentificar AG como Assembléia Geral, entre outros, onde há uma mistureba de línguas e raças falando ao mesmo tempo.
Além do que fico na expectativa da Nicole Kidman ser minha intérprete igual naquele filme fraquinho que o Sydney Pollack
insistiu em desconstruir.
Rafael Netto 23-11-05 14:08 …
Eita povinho animado!!!
Taí outras duas palavras interessantes: “manjedoura” e “presépio”.
Alguém aí que tenha algum conhecimento rural, sabe se o termo “manjedoura” é usado para a peça onde o gado come? Ou apenas para designar o lugar onde o Menino Jesus figura no presépio.
E essa palavra “presépio”, tem algum significado ou quer dizer exatamente “representação lendária da cena de nascimento de Jesus Cristo” ???
é como Paixão de Cristo, a palavra “paixão” só tem esse significado referindo-se a Jesus, já vi no dicionário.
AG 23-11-05 15:04 …
Caríssimo, Rafael,
deixa eu te aclarar um pouco.
A palavra presépio vem de uma expressão latina, corrente no Senado Romano.
Era o seguinte: sempre que um senador daqueles, metidos numa toga branca de Rex Harrison em filme de Cecil B. DeMille, esticava um discurso cheio de frases empoladas, de gestos grandiloquentes, de interjeições espalhafatosas, os seus pares, começavam a gritar: “Presepadae, Presepadae, Presepadae”
Que era, na verdade, um termo nascido de uma expressão de Júlio Cezar quando, dicutindo com Pompeu, atirou-lhe ao rosto: “Pre Sepere, Pre Sapeadae” que numa tradução livre quer dizer: “Antes saber do que Antes Sapear”.
A frase, como aquelas do Nelson Rodrigues, logo caiu no goto popular e passopu a ser repetida sempre que alguém “sapeava”, isto é, tentava se mostrar mais do que precisava.
Daí em diante, sempre que alguém enfeitava um pouco mais o cenário de qualquer coisa o povo dizia: Presepadae.
É isso.
AG 23-11-05 15:06 …
Outra coisa, caro Rafael,
a chamada paixão de Cristo tem tudo a ver com Maria Madelena.
Disto não há dúvidas.
/sergiomarujo 23-11-05 15:56 …
Gostei muito dos comentários de hoje.
Isso me dá garantia que a Inquisição foi sepultada de vez e podemos falar o que pensamos. heheheh
Quanto aos pipiuzinhos dos rechonchudos, será que eram circuncisados?
Deixa prá lá.
Abços
Sergio
luiz_d 23-11-05 18:15 …
Nem quero imaginar o que serão os comentários nos próximos “posts” da Intentona Comunista…
http://fotolog.terra.com.br/luizd
ngrille2 23-11-05 20:06 …
Alôooo !
Vou meter os bedêlhos….hehe
Mirra é um perfume extraido de um óleo proveniente de uma árvore que só existe no Oriente.Se eu descobrir o nome da arvore eu aviso.Só sei que é um tipo de pinheiro.
Em resumo era uma prática quase como o nosso batizmo…
Óleo para ungir, incenso para afastar os maus fluídos e o ouro era o presente pessoal.
E os Tres Reis Magos,eram um tipo de grandes estudiosos de Astrologia e que previam as situações pelas estrelas e geralmente acertavam em cheio.
Eram chamados de Rei porque eram os bambãs do negócio e eram os únicos da época.
O Rei Mago prêto porque era Mouro.
E a Intentona foi mais uma déssas de um País que não é sério..rssss
ngrille2 23-11-05 20:08 …
Xi ! Esqueçi o principal..
A foto é muuuuuuuito legal!!
ngrille2 23-11-05 20:09 …
Xi!!! Esqueçi o principal..
A foto é muito legal.
leflaneur 23-11-05 22:33 …
ngrille2 veio aqui e trouxe a luz
aprenderam, papudos?
Ué…
“O Rei Mago prêto porque era Mouro” (mas a religião maometana só surgiu 600 anos depois da Manjedoura e tudo aquilo…)
Era preto porque tinha excesso de melanina teria sido melhor. Porque essa pessoa veio explicar, gente… vcs entenderam?
ah
o hospício da santa casa abriu inscriçoes.. Já liguei pra lá. Vamos juntos, ngrille2 (que nome é esse…)????
leflaneur 23-11-05 22:36 …
gentem…
Mirra é um perfume extraido de um óleo proveniente de uma árvore que só existe no Oriente.Se eu descobrir o nome da arvore eu aviso.Só sei que é um tipo de pinheiro.
Acrescento
“Ridículo é dizer qualquer coisa. Fique quieto quando o óbvio estiver sendo perguntado.” (Minha avó Maria Dulce)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ 70 = 77