Intentona II

andredecourt's photo de 24/11/05

No dia 27 a cidade acorda sacudida pelas explosões dos combates, o canhonaço rompe pela Av Pasteur o 3 RI comandado por Agildo Barata se revolta às 2 da madrugada do dia 27, tropas legalistas se entricheram na altura da Av. Venceslau Brás, logo três peças de artilharia chegam e são adiantadas para dentro da Urca sobre forte tiroteio, o Jornal Correio da Manhã relata que o tiroteio era tenaz, árvores, postes telefônicos, a iluminação pública tudo era destruído pelas balas, cabos de energia e dos bondes se arrastavam fagulhando pelo chão como serpentes, ainda eletrificados mas cortados pelas balas.

Casas vizinhas eram perfuradas e suas janelas se despedaçavam com o deslocamento de ar dar explosões
O quartel, antigo pavilhão das Indústrias da expo de 1908, começou a sofrer pesado bombardeio duas das peças estavam de fronte a escola de Medicina, a maior e com maior poder de destruição estava por trás dos muros do Yacht Club.
Mas a resistência dos revoltados era forte, varias partes do prédio já estavam em chamas, quando por volta das 11 horas, para surpresa dos populares que estavam na Av Beira Mar vendo a revolta, inclusive o nosso colaborador Carlos Cattoi, que me contou essa narrativa, três aviões Corsair armados começaram a bombardear o edifico quando um dos petardos atinge a cúpula principal do edifício fazendo a voar praticamente inteira e cair no chão sobre forte nuvem de fumo e fagulhas, para o lado da praia. Para surpresa dos populares os rebeldes alvejam um dos aviões que começa a soltar muita fumaça, os três parelhos se retiram.
Nessa foto vemos os destroços do prédio do 3 RI completamente destruído.

Comments (29)

natureco 24/11/05 06:51 …
Uma pena André. De qualquer forma esse prédio foi demolido mesmo.
Abçs.
Rafael Netto 24/11/05 07:15 …
O prédio foi demolido após a Intentona, ou chegou a ser reformado?
Achei interessante essa do canhão no Iate Clube. Provavelmente deve ter atingido o RI “por cima” das casas da Av. Pasteur. Parece aquele caso dos canhões do Forte de Copacabana alvejarem o Ministério da Guerra, através da cidade.
Eu sempre penso como seria a “guerra do tráfico” se os bandidos dispusessem de armamento como esse…
jban 24/11/05 07:21 …
Gosto da atual Praia Vermelha, com acesso liberado ao público. Se continuasse como área militar, isso não seria possível.
Fco Patricio 24/11/05 07:31 …
“…Nesta foto vemos os destroços do prédio do 3 RI completamente destruido”.
Sinceramente…não estou vendo nenhum prédio “completamente destruido” – nada que um bom pedreiro e dois serventes (recém-chegados de Campina Grande) resolvessem em 5 dias (no máximo)a um custo(atual) estimado em RS 800 .Rss.
Fco. Patricio 24/11/05 07:41 …
Correção:
“… nada que um bom pedreiro e dois serventes(…) NÃO resolvessem em 5 dias…”
luiz_d 24/11/05 07:43 …
Pena que a Milu esteja viajando. Ela deve ter visto tudo isso da janela de casa…
Morreram 19 neste tiroteio todo. Provavelmente quem nem sabia por que estava ali…
http://fotolog.terra.com.br/luizd
andredecourt 24/11/05 07:58 …
Francisco, na realidade só a fachada pernaneceu mais ou menos intácta, se vc reparar bem a ala esquerda do prédio está sem telhado, e teve uma parte quefoi completamente incendiada, os danos foram tão grandes, que o prédio não pode ser recuperado
photomechanica 24/11/05 08:28 …
Pancadaria correu solta ai…
Andre, o prédio foi restaurado e depois demolido ou aproveitaram para demoli-lo depois do fim desta revolta?
andredecourt 24/11/05 08:34 …
Não, foi demolido logo após
photomechanica 24/11/05 08:44 …
Eu nunca entendo porque que estes prédios (pavilhoes da expo) foram destruidos…?
photomechanica 24/11/05 08:44 …
Nunca entendi, of course.
leflaneur 24/11/05 08:45 …
Só 19 morreram? Como sempre, no Brasil, muito alarde e pouca Coca-Cola… Não dá para levar a sério um combate com 19 mortos.
Rafael Netto 24/11/05 08:55 …
Acho que os prédios da Expo foram feitos pra serem demolidos mesmo..
http://fotolog.terra.com.br/rafael_netto
jban 24/11/05 09:13 …
Tá vendo ?? Bal perdida é problema antigo no Rio de Janeiro !!
Quando será a Intentona “Trafiquista” ?
andredecourt 24/11/05 09:13 …
Esse prédio já existia antes da Expo, foi apenas reformado para ela, ele era uma escola de cadetes, e curiosamente também se revoltou na Revolta da Vacina
jban 24/11/05 09:14 …
bala….
jban 24/11/05 09:14 …
É….. seu André dos Postes sabe das coisas…. :)))))))
AG 24/11/05 09:39 …
Andresíssimo,
eu não posso deixar de pintar um quadro na minha cabeça sobre esse fragoroso, estrepitoso, momentoso acontecimento.
Fiquei aqui lendo o teu ótimo, (as usual) texto e imaginei uma multidão de curiosos assistindo a refrega como se assiste uma partida de futebol na praia.
Posso até visualizar senhores de colete e chapéu, senhoras com vestidihos efechados e compridos, meninos de calças curtas trocando comentários entre si:
– Ih, esse petardo quase arranca a cumieira.
– Viste as bombas que o aeroplanos lançaram ?
– Vi, mas não acertarm, até agora, nenhuma.
– Como não acertaram ? Estás cego, rapaz ? Não percebeste a chuva de caliça misturada com pólvora negra que envolveu tudo ?
– ….
– ….
– Viste que caiu um soldado ali ?
– Vi, é o oitavo que vejo cair.
– Não, é o sétimo.
– Oitavo, não teimes.
– …
– …
– Pronto, caiu mais outro, agora são nove
– Não, saõ oito.
– ….
– ….
– Homessa !!!! Acertaram um aeroplano.
– Olha como sai fumo preto.
– Vamos correndo até à murada e ver se vai cair.
– Vamos. Mas vamos rápido; se calhar já caiu e não vimos.
– Deixa de ser pessimista rapaz. É por passimistas igual a ti que esse país não vai para frente.
photomechanica 24/11/05 09:49 …
Impagavel a visão do Barão de Santa Teresa!!!
:-)))))
:-))))))
:-))))))))
andredecourt 24/11/05 09:51 …
AG taí a diferença dos Cariocas, na Revolta da Armada, o pessoal ficava sentado na rua da Glória vendo o canhoneio dos encouraçados contra os fortes, havia até apostas….
Quando o forte de Copacabana se revoltou, reinava a calma no bairro mesmo os canhões disparando tentando acertar o Ministério da Guerra….
Enquanto isso os paulistas sempre abandonaram a sua cidade por qualquer revolta….
edubt 24/11/05 09:55 …
AHAHAHHAHHAHAHAHAHAHAHAHAH!!!
O Sr Barão hj está terrivel!
Concordo com João, a Praia Vermelha sem esse predio é muito melhor!
Leflaneur 24/11/05 12:32 …
Mas na revolta da armada não fugiu todo mundo para Petrópolis? O AG fugiu, tenho certeza… Eu não fugi porque já estava lá, escondido em algum porão.
Rafael 24/11/05 12:56 …
Com certeza,a Praia Vermelha sem esse prédio é muuito melhooorr
André,aproveitando o assunto,está sendo realizada uma semana na minha faculdade(Ali no IFCS-UFRJ)uma exposição falando sobre a ANL,e sobre tudo isso que tens falado aqui no seu flog,não sei bem ao certo se é aberta ao publico (e não somente aos estudantes de lá)a exposição,mas te garanto que tem fotos preciosíssimas,do quilate dessas postadas por ti.
Essa ataque aos revoltosos da praia vermelha foi realizado com canhões do forte de copacabana(aqueles que foi dito aqui mesmo que têm alcance suficiente para atingir niterói)???
bem,fico por aqui,1 abraço
Leflaneur 24/11/05 13:14 …
ô André, vc foi criar essa história de que os canhões de Copacabana podem atingir Niterói e agora virou isso. Cada vez que vc posta um combate ou uma coisa que o valha começa a gritaria que os canhões atingem o Ministério, que chegariam a Niterói, etc. Ou seja, vc desperta nas pessoas os piores sentimentos dela, feito o José Dirceu, porque, na verdade, eu noto todos estão querendo bombardear Niterói, coitada…
Eu já prefiro detonar a Barra e adjacências, embora uns tiros pudesse ser dados na própria Atlântica, para acertar a Tartaruga Touché no seu estúdio de maldades…
Rafael 24/11/05 13:37 …
Amigo Leflaneur,então essa história de alcançar niterói é farsa????eu te confesso que falei isso com toda a boa fé do mundo,juro…rssrs
jamais bombardearia niterói,tenho grandes amigas por lá…aliás,sempre ouço que niterói tem muita mulher bonita,se for assim mesmo como dizem,só assim mesmo pra um canhão fazer estrago por lá…rsrsrsrs
1 abraço,pra ti
andredecourt 24/11/05 14:11 …
Rafael não acredita no Lefla nào hehehehe
Já em relação a mulheres bonitas estás certo ó terra boa !!!
Rafael Netto 24/11/05 19:11 …
Respondendo à minha suposição lá em cima… se os senhores feudais dispusessem de armamento pesado capaz de atingir a cidade inteira, a “guerra do tráfico” seria uma Guerra Fria. Ninguém teria a coragem de apertar o botão, e a cidade viveria em paz, com suas torres de mísseis no alto das favelas…
Fco Patricio 24/11/05 19:24 …
Na revolta da armada de 1910 (teve uma outra mais séria em 1893/4)o povão saiu em debandada sim …pela Praça Onze a multidão em fuga foi grande. E por falar nesta revolta … alguèm viu o absurdo da noticia publicada no Globo no inicio da semana em que a filha do João Cândido (o lider da revolta da chibata), uma respeitavel (?) senhora de 90 anos está pedindo ao Governo uma pensão para os descendentes deste marinheiro ? É MUITA CARA DE PAU. Mas é como costumo falar ; “safado também envelhece”!
Quanto á pretensa superioridade (em valentia) dos Cariocas em relação aos Paulistas é pura “balela” – tudo igual: são quase todos uns fracos (menos o pessoal que participa deste Flog e seus familiares é claro … deixa tirar o meu da reta!) pois, caso contrário, como habitantes das duas maiores Cidades da União (e de principal arrecadação de impostos) não deixariam que a nossa Capital fosse a “cafetina” Brasilia.
PS- bombardear Niteroi… nem pensar – é de lá a melhor vista para o Rio!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ 34 = 42