andredecourt's Foto von 05.01.06

Via XI, no encontro com a Av. Sernambetiba nos primeiros anos da década de 70.

Vemos nessa foto o encontro de duas importantes artérias da Barra da Tijuca no início dos anos 70, apesar de a praia já estar bem frequentada, há muitos carros parados de qualquer maneira ao longo da praia por cima da vegetação de restinga.

O sitema viário estava pronto, com o trevo concluído inclusive, mas essa região ainda era um deserto em termos de construções, só mudando esse panorama na metade final dos anos 70 com a construção do Nova Ipanema mais perto do Cebolão, e no início dos anos 80 do Alfa Barra nessa parte aqui fotografada.

Comments (35)

Rafael Netto 05.01.06 07:42 …

Essa imagem está na direção contrária de outra já postada aqui:
http://ubbibr.fotolog.com/andredecourt/?pid=12624774

Afinal, descobriu quais seriam as outras “vias” da Barra?

http://fotolog.terra.com.br/rafael_netto

andredecourt 05.01.06 07:44 …

Rafael, a numeração das vias está difícil, mas eu ainda não desisti…

luiz_d 05.01.06 07:56 …

Inacreditável a explosão de construções em cerca de 30 anos.

Saudade dos “inferninhos” da Barra nas noites dos finais de semana, tomando Cuba-Libre (argh!)…

http://fotolog.terra.com.br/luizd

jban 05.01.06 08:04 …

Ali no meio, não é a Eugenio Jardim ??

jban 05.01.06 08:05 …

Meu pai teve um terreno ai na via 11, resultado da venda de um fusca que ele havia tirado em um consórcio. Vendeu-o em 1973 quando comprou o seu atual apartamento em Botafogo…

Rafael Netto 05.01.06 08:52 …

Googlando achei este trecho de legislação que dá pistas sobre algumas “vias” da Barra:
http://www.afaerj.org.br/legiszon/D3046/d1.htm

É preciso fazer alguma arqueologia, porque vários logradouros que servem de referência mudaram de nome ou então são designados por siglas rodoviárias (tipo RJ-091 ou RIO-120) que não são usadas na “vida real”. Mas estou desconfiando que a maior parte delas não saiu do papel.

http://fotolog.terra.com.br/rafael_netto

edubt 05.01.06 09:13 …

Se não me engano essa via é a Via Lineu…

:-) )))))))))))

Agora serio, era um local ótimo, hj a Barra é o rascunho mal feito de Miami.

bemaia 05.01.06 09:29 …

Quando eu conheci a Barra, não tinha nada, isso foi há uns 17 anos. Era muito bom ir pra lá, sem trânsito, um visual maravilhoso…
Beijos, Bê.

Rafael Netto 05.01.06 11:07 …

Bem, agora na hora do almoço pesquisei um pouco e consegui descobrir algumas das Vias:

Via 2: provavelmente a Av. Prefeito Dulcídio Cardoso, vulgo Canal de Marapendi.

Via 4: Deveria sair da Ayrton Senna e seguir ao norte dos condomínios Santa Mônica e adjacentes. Após a Salvador Allende segue pelo Canal do Cortado, este trecho está urbanizado em alguns pontos. É possível que seguisse para o outro lado da Ayrton Senna também, continuando pela Av. Luis Carlos Prestes (aquela atrás do Barrashopping).

Via 5: Av. Abelardo Bueno, que deveria continuar até Guaratiba.

Via 6: a única referência que encontrei é que é onde fica a entrada da Vila do Pan.

Via 7: Um trecho é a Av. Isabel Domingues na Gardênia Azul. Deveria seguir até a Estr. de Jacarepaguá. Para o outro lado da Av. Ayrton Senna não achei referência.

Via 8: Pelo que entendi é paralela à Via 7, mas bem próxima.

Via 9: Av. Salvador Allende. Pelo projeto faria parte de uma daquelas “linhas”, paralela à Amarela, que iria até a Av. Brasil.

Via 11: Av. Ayrton Senna.

http://fotolog.terra.com.br/rafael_netto

leflaneur 05.01.06 11:12 …

Bem, nem que vcs me forcem eu vou dizer que odeio a Barra… Não vou dizer e pronto.

Eu acho que é a Eugênio Jardim, sim… e aquela pequena ruazinha à direita é o Bairro Peixoto.

andredecourt 05.01.06 11:12 …

A via-4 pode ser a via paralela à Av. das Americas, que iria até se juntar com ela e a grande canal (via-2) no trevo perto do Downtown.

Via-5 está correto

Via-7 pode ser também, a Av. do Canal do Rio Anil, pelo seu traçado ela acabaria cortando a Ayrton Senna

AG 05.01.06 11:13 …

Quando os especuladores olham uma foto dessas começam a chorar; um misto de saudade, sensação de desperdício e de raiva.

No fundo, os seus KJZ, RJZ, ZJZ da vida gostariam, era de entrar numa máquina do tempo e pousar aí exatamente nesta data. Evidentemente, como iriam chegar ao mesmo tempo, todos portariam poderosas metralhadoras.

paixaoporfoto 05.01.06 11:25 …

Como o tempo voa…
Hoje esse lugar é um “inferno”…

Rafael Netto 05.01.06 11:38 …

O que os XKZ, ZJZ, CHW iam querer mesmo era, além de chegar nesta época, também que tivesse sido aprovado o projeto original da Barra, que previa algo como uma Copacabana dez vezes maior.

http://fotolog.terra.com.br/rafael_netto

gerard_3 05.01.06 12:03 …

Minha terra !
Terra de Malboro…
:P
Cuba-Libre na Barra … corrida de submarino…
:) )))

Bjócas!

luiz_d 05.01.06 12:06 …

Aí vão alguns pitacos me passados por um grande amigo:

Quando foi feito o Plano Piloto para a Baixada de Jacarepaguá em 1969, conhecido como Plano da Barra ou Plano Lucio Costa, existia o projeto viário do DER-GB que praticamente não tinha sido implantado, e como loteamentos, só existiam parte do Jardim Oceânico e Tijucamar na extremidade da Barra e o recreio dos Bandeirantes ( Gleba A e B ) na extremidade oposta junto ao Pontal. Acho que o Loteamento LagoaMar tambem estava parcialmente implantado.

No PA 5596 do DER, as numerações começavam pelas vias horizontais Leste/Oeste ( paralelas ao mar ) . A Sernambetiba era a VIA 1 ( conhecida como via litorânea ), paralela para o Norte ( para cima ) tinha a VIA 2 ( transformada em Via Parque pelo Lucio Costa, passando abaixo de Nova Ipanema, sendo quase toda avenida canal ). Acima dela vinha a VIA 3, na época do Plano chamada de BR-101, hoje Av. das Américas. Acima tinha a VIA 4 ( tambem transformada em via parque, que passa por tras do Downtown, Citta América e Barra Shopping. Acima a VIA 5 ( que passa pela frente do Autódromo, acho que chamada Embaixador Abelardo Bueno, não tenho certeza ). Depois ViAS 6,7 e 8, já em Jacarepaguá ( atravessando o futuro Centro Metropolitano projetado e nunca implantado).
CONTINUA

luiz_d 05.01.06 12:07 …

CONTINUAÇÃO
As transversais eram a VIA 9 ( senão me engano chamada de Benvindo de Novaes, que vai para o RioCentro ), a VIA 10 não me lembro bem onde era originalmente pois o Plano não a utilizou. Depois a VIA 11, Norte-Sul, eixo principal do Plano no cruzamento com a Av. das Américas, inicialmente chamada de Av. Alvorada e hoje Ayrton Senna.

Quando foi feito o Plano, essas vias sofreram algumas adaptações sendo o PA 5596 substituído pelo PA 8997 ( ainda em vigor ).
Cabe lembrar que em 1969 éramos Estado da Guanabara ( cidade-estado ) e o DER-GB ( onde trabalhei ) era o órgão que fazia todos os túneis, viadutos, auto-estradas e o Plano Piloto. Foi criado em 1969 o Grupo de Trabalho para a Baixada de Jacarepaguá – GTBJ – que, em 1975, com a fusão, virou SUDEBAR – Superintendência do Desenvolvimento da Barra da Tijuca . Esses órgãos foram criados para desenvolver o Plano junto com o Lucio Costa ( já não existem mais ). O governo era Negrão de Lima que juntamente com o Lacerda foram os ultimos grandes governadores que teve o Rio, apesar de grandes inimigos políticos. Lacerda foi de 1960 a 65. Negrão de 65 a 70, depois entrou Chagas, etc. até nossa Garotinha ! O final não poderia ser diferente do que somos hoje!

luiz_d 05.01.06 12:08 …

CONTINUAÇÃO
O PA 5596 do DER era muito “duro”, feito por engenheiros que projetavam “estradas” e não “vias urbanas” como fazia a SURSAN que foi extinta na época.Todas as vias eram retas ( menor distância entre 2 pontos). Como exemplo veja a Auto Estrada Lagoa-Barra “atravessando” e destruindo São Conrado ( dividindo o bairro ao meio porém ligando, em liha reta, os 2 túneis, objetivo principal ).

O professor Lucio tentou “adoçar” algumas delas mas a coisa era muito rígida na ocasião e a área do Plano era muito grande . Mais de 100km2. Só o loteamento do Recreio era 2,5 vezes o tamanho de Copacabana. A Baixada de Jacarepaguá corresponde a cerca de 10% do Município ou 20% da área urbanizável da metrópole ( tirando lagoas e montanhas ). Foi uma experiência pioneira no Brasil, com poucos recursos ( humanos e financeiros ) e,na minha opinião, ficou uma droga.

Leflaneur 05.01.06 12:18 …

Eu detesto mudar de assunto, ainda mais aqui, onde as pessoas são tão contidas.

Estou lendo o jornal somente agora. O QUE É AQUELA FOTO DA VIRADA DA ROSINHA????

Eu estou rindo tanto… mas deveria estar chorando, eu sei…

andredecourt 05.01.06 12:47 …

Luiz vc trabalhou do DER-GB ???

Rafael Netto 05.01.06 12:49 …

Perfeito. O Luiz D’ matou a minha curiosidade e a do Decourt!!!

Só complementando, a Via 10 deveria ser a projetada RJ-091 que partiria da Av. Abelardo Bueno (Via 5, RJ-075) e cruzaria o prolongamento da via 9, seguindo até Nova Iguaçu.

O que temos hoje são apenas as vias 1, 3 e 11 completadas, talvez também a Via 5. A Via 2 tem vários pedaços que não se ligam e a via 5 tem apenas o trecho inicial. Das demais, foram construídos apenas fragmentos.

Sobre a Rosinha, não sei o que é pior, se são as pernas pro ar (que acabaram fazendo par com a capa do Caderno de Turismo do Globo!) ou se é aquela banha toda apertada no biquíni….

http://fotolog.terra.com.br/rafael_netto

andredecourt 05.01.06 12:55 …

Pois é, aquela foto é algo de extremo mal gosto, uma baleia, aliás uma não, duas encalhadas……

Eles tinham é que andar de bote no rio Sarapuí, e cairem dele, iam sumir no lodo que virou o rio ( cadê o dinheiro do programa de despoluição da baía) para nunca mais…a humanidade agradeceria

Rosinha 05.01.06 13:00 …

Vou processar vcs todos, seus canalhas. Eu não sou gorda, eu sou gostosa. E evangélica!!! Uma sra de respeito!!!

luiz_d 05.01.06 13:09 …

André,
quem trabalhou no DER foi o meu grande amigo que me passou o texto.
Ele tem uns arquivos fantásticos sobre o início da Barra perdidos nos baús dele.

Rafael Netto 05.01.06 14:01 …

Exma. Rosinha, realmente a senhora era uma mulher bem interessante no início do mandato, ao ponto de dificultar as minhas críticas.
Felizmente o peso do cargo se fez sentir e hoje em dia posso falar mal da Exma. sem remorso…

Ah, a única coisa boa que a Rosinha e o Garotinho fizeram foi a Clarissa!!!!!
Pena que está seguindo o caminho dos pais…

Mauro_AZ 05.01.06 14:25 …

Repeito pela Rosinha, talvez os evangelicos tenham, mais ninguem. Gostosa, talvez so’ para os evangelicos tambem.

:) ))))

Rosinha 05.01.06 15:22 …

Olha que eu processo!!!!!

jban 05.01.06 15:27 …

Nem o Marshmellow Man está pegando a Gorduchinha. A coisa está feia !!

xmusic 05.01.06 15:40 …

Parabéns André
o flog eh muito bonito
são fotos q nos remetem ao
Rio Antigo
uallll

add vc

Abra
luiz rosa

leflaneur 05.01.06 22:24 …

Adorei seu flog

eu só não gosto é de pessoas que falam “flog”

mas isso É da idade, tenha certeza

Rafael Netto 06.01.06 07:30 …

Não dá raiva um negócio tipo esse aí da “barbiexorcista”?

Parece coisa da Rosinha…

Greenpeace 06.01.06 08:47 …

-”Devolvam as Baleias ao Mar!”

Rosinha 06.01.06 10:49 …

Vou processar, está decidido.

ngrille2 10.01.06 23:08 …

Era época que quase não existiam Motéis e todo mundo ia ver “Corrida de submarinos” por lá…hehe
Bons tempos aqueles…e como se matava aula….