andredecourts foton från 2006-01-25

Av Central 1922

Nessa foto vemos o encontro da Av Central com a Praça Mauá, em alguma data especial, mas ligadas ao centenário da independência em 1922, que infelizmente não foi por mim identificada.

De início pensei que fosse uma procissão, mas ao observar os participanetes, reparei que não eram freiras, mas sim meninas, de certo de algum colégio católico, vemos inclusive na frente de algumas fileiras, senhoras muito arrumadas de mão dadas com as crianças conduzindo-as, certamente professoras, além do grupo de homens junto ao estandarte, de casaca todos, certamente diretores, mestres e beneméritos dessa instituição de ensino.

Mesmo a foto estando em ótima resolução não consegui ler o que está escrito no primeiro estandarte.

É de chamar a atenção a enorme multidão que assiste na outra pista.

Em detalhes vemos à esquerda da foto a fachada da Casa Mauá, o primeiro prédio comercial de nossa cidade, embora tenha sido construído para residência, e no meio da foto, em destaque detalhes de um dos belos postes do canteiro central da avenida, com suas luminárias já tendo sido substituído as lâmpadas de arco voltáico pelas de filamento de tungstênio.

Foto enviada pelo amigo João Novelo ( http://www.fotolog.net/jban )

Comments (24)

luiz_d 2006-01-25 06:56 …

Seria um daqueles desfiles de estudantes nas vésperas do 7 de Setembro?

Belo registro!

http://fotolog.terra.com.br/luizd

meizinha 2006-01-25 07:06 …

Excelente!

lucia 2006-01-25 07:07 …

Tens a foto em alta, Andre?
Manda prá mim que eu descubro!

Lefla 2006-01-25 07:08 …

Ora, André, trata-se do desfile anual da Couves de Maria, uma ramificação da Ordem Secular das Emengardas de Luvas. Os senhores de casaca são defuntos, que morreram e esqueceram de se deitar. As meninas estão vestidas como personagens da peça Pluft, o Fantasminha, que encenam no colégio. O estandarte traz o preço dos ingressos e a ficha técnica da peça. Todo mundo ali olhando justifica-se porque as menininhas tem aquela roupinha branca cobrindo apenas a parte da frente, ao passar estão de bunda de fora…

andredecourt 2006-01-25 07:13 …

Te mandei a foto Lú

dinho_sp 2006-01-25 07:18 …

Caramba, Lefla.
:)
Que viajada!!!!

jban 2006-01-25 07:40 …

André,

Quem te mandou essa foto fui eu e ela foi conseguida nos arquivos do Colégio Santo Inácio. Creio ser parte das comemorações do Centenário da Independência. A pista são as bandeiras nos postes da Avenida e nos prédios.

andredecourt 2006-01-25 07:53 …

Caramba João, eu recebo tanta coisa que as vezes me esqueço de quem me mandou, mas com certeza é um colégio passando, e nõa uma procissão !!!

Rafael Netto 2006-01-25 08:10 …

Cadê o obelisco em homenagem ao Mauá? Estou achando que a foto foi tirada a partir dele.

http://fotolog.terra.com.br/rafael_netto

andredecourt 2006-01-25 08:23 …

Tb acho Rafael !!!

Rafael Netto 2006-01-25 08:28 …

Também tem um poste gigantesco logo após o primeiro poste de iluminação do canteiro central, o que seria aquilo?

Esta foto tira as nossas dúvidas, mostra claramente o monumento ao Mauá e o “mega-poste” logo adiante, confirmando que a foto foi tirada do monumento.

http://www.flickr.com/photos/julinha/82568001/

lucia 2006-01-25 08:39 …

Andre, tem freiras lá atrás sim, e no grupo mais a direita também.
Não consegui ler o que está escrito nos estandartes, mas pesquisando por aí descobri que essa procissão foi em favor da alma do Morro do Castelo, que teve sua remoção iniciada logo em seguida. Ou seja, os anjos não disseram amém!

Tem muitos fardados assistindo a cena.

Como pode ser algo ligado ao Santo Inácio, se só tem meninas desfilando???? Irmãs dos alunos???
Sei lá, não entendo muito de religião e o pouco que sabia foi bloqueado, quando as freiras do Colégio Stella Maris, não me deixaram fazer primeira comunhão com a turma, pois meus pais faltaram a reunião de pais sobre o assunto. Detalhe, meu pai tinha tido um enfarte na época, o colégio era no Vidigal, minha mãe não dirigia e a reunião era á noite. A irmã Superiora Madre Adair, nunca esqueci o nome dela, conhecia meu pai de falar com ele todos os dias, quando ele me levava e buscava no colégio. Legal as freira, não???

Acabo de chegar a conclusão que esse fato me traumatizou. Sempre acabo trazendo ele a tona, quando surgem freiras e etc.

:P

analuciafrusca 2006-01-25 09:37 …

Parece ser mesmo um desfile de algum Colégio religioso, segundo a Lucia, em prol da não demolição do Morro do Castelo.
O poste de três globos se destaca na foto, por sua beleza.
Não entendo porque não foram modernizados seus sistemas de iluminação, preservando seu aspecto, como se faz na Europa e até mesmo em Buenos Aires.

Muito se perdeu, com a modernização, do século XX para cá. Os postes atuais são aberrações futurísticas.

Lefla 2006-01-25 09:37 …

Lucia, se vc estudou no Stella Maris, estudou com minha irmã!!! Claro que estudou, vc deve ser próxima da idade dela, ela estudou a vida toda lá e era meio líder de turma. Tinha até uma anãzinha na turma dela, a Kaká!

jban 2006-01-25 10:00 …

A foto estava no arquivo do Santo Inácio. Mais informações não as tenho.

O erro é achar que freiras e padres são melhores do que os outros viventes ou possuem uma aura especial.. É gente igualzinha a todos nós e CHEIOS de defeitos e qualidades. No caso deles o que pesa contra, é essa santidade hipócrita, a preocupação com a forma, o rito e o penduricalho ao invés de preocuparem-se com a essência da religião. Por que a mensagem cristã é simples e independente de haver fé ou não, ela é boa.

andredecourt 2006-01-25 10:21 …

Rafael o mega poste aparentemete é uma antena de rádio ou poste telegráfico, ele foi iinstaldo ali logo após a abertura a avenida e antes do monumento a Mauá

Rafael Netto 2006-01-25 10:27 …

Ana Lucia, não precisa ir muito longe, em São Paulo toda a iluminação do Centro é feita em postes antigos, já fiz uma série sobre isso no meu flog…

http://fotolog.terra.com.br/rafael_netto

AG 2006-01-25 11:07 …

Nenhuma manifestação “religiosa” descreve melhor a intenção única dos chefes dessas agremiações, isto é: manter o gado reunido, em fila, dócil e submisso.
E, evidentemente, amedrontado.

Como bem disse o João, a mensagem deixada por vários espíritos elevados que vieram a este mundo virou instrumento de tortura.
Basta olhar,por exemplo, para um homem simples, pobre, sem ambições, despretencioso, chamado Jesus. Sua mensagem de vida foi completamente deturpada por gente cheia de cobiça por riqueza e poder.

O caso relatado pela Lucia faz parte de um rol extenso de atitudes mesquinhas por quem fala em nome da fraternidade e do amor.

E quer saber ?
Com o passar dos anos eu perdi a irritação por essa gente.
Eu tenho é pena.

bi48 2006-01-25 11:26 …

Olá, desculpe-me invadir seu fotolog – mas é que adoro fotos, ainda mais as antigas – um abraço

betotumminelli 2006-01-25 15:30 …

Esse era o castigo imposto pelo colégio para os alunos traquinas… andar debaixo do escaldante sol carioca vestido com pesadas roupas de linho egipcio com sapatos apertados recehados de milho cru aos olhos dos parentes perfilados por toda Avenida Central.

Depois a cinta cantava em casa

Solange Passos 2006-01-25 16:43 …

Seja o que for, procissão ou desfile escolar, nota-se que é de um tempo de forte influência religiosa nos costumes, quando Estado e Igreja se confundiam.
Maravilhosa foto, testemunho de uma época.

aszardini 2006-01-25 17:40 …

Poxa!! adorei seu flog!! posso te add?
Adriana

Jason_1900 2006-01-25 21:57 …

Lembro-me de ir à Praça Mauá pagar o ônibus para a Universidade Rural e ficar observando o prédio da Casa Mauá, ainda muito bem conservado no comecinho dos anos 80.

Para mim foi um espanto terem permitido sua demolição… Era uma peça histórica: nosso primeiro shopping!

amaccord 2006-01-27 16:09 …

André, estou enganada ou é um outro grupo que vem logo ali atrás, carregando um outro estandarte? Acho que dá pra ver uns 3 estandartes na foto, com certeza…

Pode ser sim, um desfile de diversos colégios. Talvez o Santo Inácio estivesse também desfilando, mas em outro grupo, que não está em primeiro plano na foto…

Sei lá! Vou perguntar pra minha avó se ela tem alguma idéia do que seria isso. Beijos!