Rua do Catete, início do séc. XX

andredecourt's Foto von 02.02.06

Rua do Catete, início do sec. XX

Nessa foto podemos ver o conjunto arquitetônico da rua do Catete do período Passos, o casario com forte influência eclética domina a rua.
No fundo vemos o palácio do Catete, infelizmente a resolução da foto não permite precisar se as estátuas são já as das águias feitas pelos irmãos Bernardelli, ou as seis enormes e totalmente desproporcionais estátuas do Val d’Osne, tinham 3,40 metros de altura, que substituíram em 1896 as águias originais , de latão da segunda metade do século XIX.
Nos anos 10 essas estátuas foram retiradas e as águias de bronze colocadas.
Vemos o urbanismo da rua do Catete e a direita da foto um caminhão da Brahma, que possivelmente iria aplacar a sede dos boêmios no Lamas, na época alguns quarteirões a frente, na própria rua do Catete.

Comments (15)

Rafael Netto 02.02.06 11:36 …
Isso aí seria em frente à Pedro Américo? Ou mais pra trás, onde está o Ciep 001?
Tem uma ruazinha ali à esquerda que ajuda a localizar.
Esse casario durou até a devastação do Metrô?
Aliás, soube recentemente que a rua onde está o Ciep e o Amarelinho não é a Rua do Catete, tem um nome comprido. A Rua do Catete é só a outra pista.
http://fotolog.terra.com.br/rafael_netto
andredecourt 02.02.06 11:39 …
Isso é perto do CIEP Rafael !!
Existem alguns sobrados desses ainda, mas acho que por aí o estrago do metrô foi grande !!
luiz_d 02.02.06 12:32 …
O que seria “forte influência eclética”?
http://fotolog.terra.com.br/luizd
photomechanica 02.02.06 12:40 …
Eu também acho que esta imagem está sob forte influência eclética.
Alias, com aquele caminhão da Brahma ali, não resta a menor dúvida do ecletismo reinante naquele período.
bi48 02.02.06 12:45 …
Que bela foto – um abraço –
AG 02.02.06 13:24 …
E essas palmeiras ? Dançaram ?
Teriam sido os padres do Zazharias que as para erigire seu coléginho fascista ?
AG – o anti-clerical do final dos tempos.
AG 02.02.06 13:51 …
Ih, nem te conto.
Acabei de escrever a provocação arriba e entrou porta a dentro, um partícipe do espaço em que trabalho, furibundo, apoplético, lançando esguichos de lava pelas ventas.
E, brandindo o dedo proctológico, ameaçadoramente, gritava de onde eu havia tirado aquela de que o belo Antonio Maria Zaccaria (grafei errado, advertiu ele) era fascista. Até porque, adjuntou, no início do século 16 não havia ainda os camisa pretas a desfilar por Cremona ou Pádua.
Rapidamente, sensibilizado pelo perigo que corria, fui logo advertindo que havia trocado o estabelecimento que, supunho eu, deve ter derrubado as belas palmeiras que se vêem na foto. Na verdade (procurei o meu melhor olhar fransciscano) queria eu falar do Unibanco. Isso, do Unibanco; o banco da família usurária e cineasta do João e do Waltinho Morengueira Sallers.
A besta fera da inquisição, olhou-me de cima a baixo, rangeu os dentes, rezou três padres nossos e três salve rainhas, me esconjurou à sexta geração e, marchando a passo de ganso, retirou-se deixando no ar um cheiro de incenso e óleo diesel queimado.
Caramba, não se pode nem brincar.
Rafael Netto 02.02.06 14:00 …
Afinal, onde eram aquelas palmeiras?
Acho que estou reconhecendo a 9a. DP ali adiante, mais ou menos na direção onde está aquele transeunte no meio da rua. Se for assim isso é bem em frente ao CIEP 001 e a ruazinha à esquerda foi engolida pela transformação do lugar.
americana_sp 02.02.06 16:17 …
Muito Bom Seu Fotolog.
PARABENS,Grande Trabalho !!
Vinicius 02.02.06 19:06 …
Ótima foto. Parabéns pelo site.
edubt 02.02.06 19:25 …
Tai um local que poderia ser simpático e não é. É decadente, feio, sujo…
Outra coisa, estou tentando ver o predio da 9 DP que o rafael falou. Ou estou cego (o que é mais provavel) ou o Rafael bebeu a água que passarinho não bebe do sr Jiban.
Mas de tudo na foto, gostei mesmo do caminhão (?!) da Brahma
:-))
Rafael Netto 02.02.06 20:07 …
Está logo acima do transeunte, um pouco para a direita. Tenho a impressão que ali aparece um casarão dobrando a esquina.
Assim que puder vou dar uma volta no local. Lá tem vários sobrados antigos e é provável que pelo menos um desses tenha sobrevivido.
edubt 02.02.06 22:04 …
Juro que não consegui ver…
:-))))))

2 comentários em “Rua do Catete, início do séc. XX”

  1. Essa rua à esquerda é a Rua Barão de Guaratiba. Um pouco antes do Palácio do Catete encontra-se o prédio da Escola Rodrigues Alves, que foi demoluda com as obras do Metrô. A Rua Pedro Américo seria a direita e embaixo da foto, portanto, não aparece.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ 67 = 71