Pegadinha- com resposta

andredecourt's Foto von 09.02.06

Teremos hoje uma pegadinha !!!

Poucos sabem mas o Paulo Teixeira, do site Alma Carioca ( http://www.almacarioca.com.br ) foi um dos incentivadores para eu abrir esse fotolog e dividir meus conhecimentos e acervo com outras pessoas, até hoje trocamos muitas figurinhas sobre fotos antigas e o Rio de ontem.
Por esses dias o Paulo me envia lindas fotos que foram a ele encaminhadas por Roger Barthel, Carioca, mas hoje morador de Recife e que possuiu um lindo acervo de fotos tiradas por seu avô Roberto Augusto Barthel, que pelo que me parece dominava muito bem a técnica da fotografia, inclusive seu neto conta que ele tirava fotos estereocopicas ampliadas em chapas de vidro.
Bem, então aqui está essa linda foto do Sr. Roberto para ser decifrada por vocês, aonde seria ???
Uma pista é que um dos elementos da paisagem permanece igual até hoje, dou para essa foto os primeiros anos da década de 10, pela mudança flagrante da iluminação à gás para a elétrica.
Foto: Roberto Augusto Barthel
Acervo: Roger Barthel
Dando a resposta para a pegadinha de hoje:
O Francisco Patrício, como colecionador de imagens antigas de nossa cidade e certamente conhecedor das velhas paisagens, simplesmente fulminou a nossa pegadinha, logo na primeira resposta.
Aí realmente ficou fácil para os que seguiram, mas a dúvida que iria pairar no ar, com muitos apontando para Santa Teresa, realmente aconteceu, parabéns à todos !!!
Gente, o nome correto do edifício é ed. Ipú, para mim um dos mais fantásticos prédios decô de nossa cidade, a sua tipologia original contemplava um apartamento de quarto e sala, virado para o hotel Glória, que são aqueles que tem as imensas varandas circulares, na ponta do prédio e mais 13 conjugados por andar, foi construído em 1935 e pensava que ao contrário do que foi dito, ter virado um verdadeiro mafuá, pensava estar ocupado por salas comerciais, dado as vantagens do ponto.
É um dos prédios que merece um belo retrofit.
Já respondendo ao Jorge Silva, afirmo que bondes com reboque já circularam pelos ramais de Santa Teresa, está aqui uma foto que não deixa mentir: http://www.rioquepassou.com.br/2003/12/03/

Comments (33)

fco patricio 09.02.06 06:57 …
Me parece ser a praia do Russel (essa è a ladeira da Glória). Essa construção em primeiro plano hoje está ocupada por um edificio de conjugados (externamente elegante mas um favelão por dentro).
Abraço
jplages 09.02.06 07:04 …
Caramba! Acho que o cara aí em cima matou….
Essa lateral de subida aí seria a lateral do H. Glória… akela ladeira q fica no lado direito…
Rafael Netto 09.02.06 07:09 …
Rua do Russel, sem dúvida! O prédio apontado pelo Patrício é uma jóia decô, não imaginava que era um favelão.
Minha segunda opção seria a Ladeira da Misericórdia, no Morro do Castelo, mas acho que esse visual está “moderninho” demais para aquele lugar.
As palmeiras da Igreja de N.S. da Glória no alto do Outeiro matam a charada.
http://fotolog.terra.com.br/rafael_netto
jban 09.02.06 07:12 …
Praia do Russel, ao lado do Hotel Gloria. No lugar dessa casa em primeiro plano, existe hoje o prédio com arquitetura de navio, certo ?
sami_rj 09.02.06 07:12 …
Subida pra Santa Teresa !!! Eu subo pela Rua Monte Alegre e passo em um lugar que se não é esse ai é cópia….rs…acertei ?
esanchez 09.02.06 07:25 …
Meu palpite é a praia do Russel, ao lado do Hotel Glória… mas também poderia ser santa teresa?
[email protected] 09.02.06 07:25 …
É nas proximidade do hotel glória em direção ao centro da cidade e a ladeira que está no canto esquerdo da foto começa junto ao edifico do hotel glória.
Milu 09.02.06 07:27 …
Parece o Cosme Velho, subida para o Corcovado.
http://fotolog.terra.com.br/cartepostale
Sergio Luis dos Santos 09.02.06 07:55 …
É mesmo este trecho da Praia do Russel, me parece que todas as palmeiras que aparecem ali ao alto no casarão estão ainda lá.
luiz_d 09.02.06 08:05 …
Também ficaria com a Praia do Russell.
http://fotolog.terra.com.br/luizd
prfragoso 09.02.06 08:15 …
À primeira vista pensei que fosse a Ladeira da Misericórdia, mas ao ler a mensagem do Rafael, não resta dúvidas que é a Rua do Russel, com a Ladeira da Gloria.
rioantigo 09.02.06 08:33 …
Também fiquei em dúvida quanto a ser Santa Teresa ou Ladeira da Misericórdia. Finalmente acordei. Afinal, minha filha trabalha na CBN e cansei de levá-la até a rádio. Passava por aí todos os dias.
Fico feliz em ter sido um dos responsáveis pelos fotologs do André e da Angemon (abri o fotolog para ela, até escolhi o nome e senha). Algumas vezes a gente faz um BINGO.
renata_luppi 09.02.06 08:44 …
Tenho uma amiha que mora ali em cima, e as palmeiras continuam ali….
analucia 09.02.06 09:07 …
É Rua do Russel. Essa ladeira que aparece no lado esquerdo da foto é a Ladeira da Misericórdia,ao lado do Hotel Glória.
O prédio que deu lugar a esse casarão chama-se Edifício Ypê, tombado pelo Patrimônio Histórico foi um Hotel de Luxo, que acabou tendo seus apartamentos transformados em quitinetes. Na cobertura funciona o Sindicato de Cabeleireiros do RJ. O entra e sai de gente é inacreditável. O mármore da entrada social é italiano e os puxadores das portas do prédio, assim como as grades dos elevadores ainda são de latão.
Fui proprietária de um quitinete que tinha vista para o terraço do Glória, para aluguel por temporada para veranistas estrangeiros. Vendi, logo que a “baderna” começou a imperar no prédio.
Hoje, imagino que seja mesmo um “favelão”.
beijos
analucia 09.02.06 09:08 …
Errei, o nome da rua ao lado do Glória não me lembro qual é. Mas ladeira da misericórdia é que não é.
rodperez 09.02.06 09:12 …
Vieira Souto?
🙂
Jason_1900 09.02.06 09:31 …
Praia do Russel, claro.
Jorge Silva 09.02.06 09:43 …
Que babel, Parabens André pela pegadinha, em principio pensei ser Sta Teresa,Mas olhando com cuidado acho que é Rua do Russel na Gloria,devido ao bonde com reboque,que não existe em Sta Teresa.
Abraços Jorge Silva
photomechanica 09.02.06 10:03 …
Praça Eugênio Jardim ????
Leflaneur 09.02.06 10:13 …
Gastão Bahiana. As palmeiras não existem mais, foi construído o Edifício Gemmini. Sindicado dos cabelereiros? Sem qualquer preconceito, mas imagina a Diretoria!!!
jaymelac 09.02.06 10:27 …
Ponho todas as minhas fichas na atual Rua do Russel (sem a ajuda do fco patricio – 1o. comentário – não chegaria lá). Tenho dúvidas se a foto mostra no alto, à direita, alguma coisa da Igreja da Glória…
edubt 09.02.06 10:49 …
Sanat Teresa. a terra do Barão AG. so não identifiquei o local, mas pode ser a Almirante Alexandrino lá perto de onde hj está a Escola Suiço Brasileira
:-))
Rafael Netto 09.02.06 11:13 …
O nome da ladeira ao lado do Hotel Glória é Ladeira de Nossa Senhora.
A Ladeira da Glória é a outra ponta, que sobe da Rua do Catete.
E essa aí, obviamente, é a Praça Eugênio Jardim. O bonde está vindo (ou indo) na direção da Pompeu Loureiro e essa ladeira foi ocupada pelos prédios.
8-)))))))))))))))))))))))))
Rafael Netto 09.02.06 11:17 …
Lamentável o destino do Ed. Ypê. Torço para que algum investidor com bom senso compre o prédio e recupere seu glamour, transformando-o em alguma coisa útil, apart-hotel ou algo do tipo.
Ah, e bem ali em frente fica o CENSURADO.
http://fotolog.terra.com.br/rafael_netto
analucia 09.02.06 11:31 …
Rafael está correto, vim trazer o nome da ladeira e ele já disse. Essa ladeira começa (mão do trânsito) ao lado da Taberna da Glória e termina entre o Hotel e o prédio, cujo nome também errei, é Ypú e fica no número 496 da R.do Russel. Se voltasse a seu antigo propósito (Hotel) seria ótimo! Só não pode receber acréscimos ou modificações, já que é bem tombado.
Vale a pena passar por essa ladeira e constatar que os lampiões são ainda originais da década de 30.
Lefla 09.02.06 11:38 …
Por que estão todos insistindo em Rua do Russell? Está na cara que é Praça Eugênio Jardim ou Gastão Bahiana. Então não estão vendo quem desce a ladeira, ali à esquerda? É o André, foi visitar a Lu… :))
AG 09.02.06 12:40 …
O Lefla ontem reclamava do meu mau humor.
Imagina com quem eu me aperfeiçoei ?
Mas para não dizer que não falei de risos, você precisam conhecer o concurso anual de penteados promovidos pelo Sindicato de Cabelereiros já citado aqui pela analucia.
É o seguinte: são verdadeiras esculturas em que vale fazer o Pão de Açucar, o Corcovado, a Torre Eifel… Parece sacanagem mas não é. Juro !
Uma amiga planejou fazer um curta sobre o “evento” e só as imagens de estudo já valem o curta. Bizarro é uma palavra muito fraca para descrever as obras.
O resultado é dado por um júri dos próprio sindicato e no fim, ganhe quem ganhar (pelo menos naquele ano) ficam todos satisfeitos e abraçam-se, beijam-se (ui) e vão todos comemorar tomando litros de vinho rosé.
Lefla 09.02.06 12:54 …
AG,
Tem certeza que vc me acha mal humorado? Te juro que não sou, pergunte a quem me conhece… Se ele disserem que eu sou (duvido), então eles sabem o quanto sofrerão. Eu sou neurastênico, AG, isso é diferente… Aliás, se sentássemos numa varanda de subúrbio, eu e vc, e ficássemos ali olhando a Ladeira de Nossa Senhora, cada um que passasse tomaria logo uma estilingada de comentários ou uma expressão facial de aprovação ou desaprovação. Fazer o quê? Quando se nasce observador num País que gosta da hipocrisia, dá um certo mal estar, uma certa neurastenia, só curável com o fim do verão, a chegada do sorveteiro, a chamada para o almoço ou duas horas no cinema, ou na rede.
Vc não faz idéia o que eu imaginei nesta reunião de Sindicato. Primeiro a pauta de discussões. Depois os modelitos (ui). Por fim a politicada, feita literalmente com roupas de onça e punhos de renda…
AG 09.02.06 13:18 …
Grande Lefla,
evidente que usei mau humor propositadamente; é a chamada ironia cáustica.
Afinal, neste mundo pândego em que vivemos, é literalmente impossível ficar de mau humor.
Sempre, por exemplo, que eu vejo o Lulla aparecer na televisão, não consigo parar de rir; me esborracho de tanto rir.
E quando o Zé Dirceu vem com aquele sotaque de matuto de Avaré falar em “equilíbrio macroeconômico no tecido da sociedade” ? quáquáquáquáquáquá; precisam ir buscar um balão de oxigênio para eu não morrer.
E você coloca aí fatos que se fosse em Portugal, seriam contados como piada pelos corredores dos ministérios.
Por exemplo, a mulher do presidente do país, entrar com um pedido na embaixada italiana para ter dupla cidadania.
quáquáquáquáquáquáquáquáquáquáquáquáquáquáquá
Perguntaram a ela a razão; resposta:
– Para o caso de uma eventualidade.
quáquáquáquáquáquáquáquáquáquáquáquáquáquáquáquá
Dá para ficar de mau humor, Lefla ?
Claro que não.
E para terminar, uma saída do forno.
Não sei se você sabe que o Sindicato dos Jornalistas tem um bloco; o Imprensa que eu Gamo, que todo ano sai ali do Mercadinho São José.
Pois esse ano, advinha quem ganhou o samba que vai puxar o bloco?
Um jornalista argentino.
quáquáquáquáquáquáquáquáquáquáquáquáquáquáquáquá
Já estão até brincando que a comissão de frente vem tocando vários El Cárins.
quáquáquáquáquáquáquáquáquáquáquáquáquáquáquáquá
andredecourt 09.02.06 15:17 …
Dando a resposta para a pegatinha de hoje:
O Francisco Patrício, como colecionador de imagens antigas de nossa cidade e certamente conhecedor das velhas paisagens, simplesmente fulminou a nossa pegadinha, logo na primeira resposta.
Aí realmente ficou fácil para os que seguiram, mas a dúvida que iria pairar no ar, com muitos apontando para Santa Teresa, realmente aconteceu, parabéns à todos !!!
Gente o nome correto do edifício é wed. Ipú, para mim um dos mais fantásticos prédios decô de nossa cidade, a sua tipologia original contemplava um apartamento de quarto e sala, virado para o hotel Glória, que são aqueles que tem as imensas varandas circulares, na ponta do prédio e mais 13 conjugados por andar, foi construído em 1935 e pensava que ao contrário do que foi dito, ter virado um verdadeiro mafuá, pensava estar ocupado por salas comerciais, dado as vantagens do ponto.
É um dos prédios que merece um belo retrofit.
Já respondendo ao Jorge Silva, afirmo que bondes com reboque já circularam pelos ramais de Santa Teresa, está aqui uma foto que não deixa mentir: http://ubbibr.fotolog.com/andredecourt/?pid=2981061
Marcelo Almirante 09.02.06 19:40 …
Essa é fácil, rua do Russel esquina com o Hotel Glória. Engraçado que existe um prédio com varandas na mesma posição do sobrado da foto.
brenobergamin 10.02.06 00:19 …
adorei seu flog…
a propósito,
vc conhece a guerra da bolacha?
vem ver!
;D
AndreM 13.02.06 10:02 …
O nome da ladeira é Ladeira do Russel, pelo menos era qdo. eu ia muito lá pra brincar na casa de um amigo. A mão era subindo pelo lado do Hotel Gloria.
Qdo. vi a foto achei que era a Siqueira Campos, passei longe ehehehehehe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 + 5 =