Rua do Catete, anos 60

foto de andredecourt en 27/04/06

Continuando a nossa involuntária série sobre as localizações dos imóveis do Largo do Machado, hoje posto uma foto mais esclarecedora do real lugar do velho Cine São Luiz.

Nessa foto dos anos 60, tirada aparentemente após um temporal, pois a rua parece estar cheia de lama, vemos a fachada do velho cinema como de vários imóveis fronteiros.
Na esquerda vemos um pedaço do velho sobradão escuro da foto de ontem, ele foi bem modificado, o seu coroamento desapareceu e aparentemente foi construído um tipo de sotão no imóvel, aumentando a sua altura. Mas as janelas continuam exatamente iguais às fotos do início do sec. XX.
A direita vemos um conjunto de sobrados muito parecidos entre si, onde um deles, na época, perdeu a sua fachada para a entrada do cinema.
Já no extremo direito da foto, vemos uma nesga do imóvel que ficava na esquina da rua do Catete com o prolongamento da rua das Laranjeiras que passa pelo largo, onde podemos de ter uma noção do que foi demolido durante as obras do Metrô e o quanto esse trecho da rua do Catete foi alargado posteriormente, essa esquina hoje ficaria no meio da rua hoje.
Essa foto nos mostra que o velho São Luiz ficava menos perto da rua Machado de Assis, que o moderno prédio hoje que abriga o cinema pós obras do Metrô.
Como última curiosidade, na região temos prédios antigos construídos antes do Metrô, mas posteriores aos sobrados e prédios da Belle Epoque, esses são ainda mais afastados que o novo alinhamento. Há inclusive um com pilotis agachiano na esquina com a rua Alm Tamandaré. Esses prédios respeitavam o PA da natimorta avenida Humaitá-Glória, que deixou como prova da sua quase existências vários prédios espalhados por Humaitá, Botafogo, Flamengo, Catete e Glória que possuem um enorme afastamento, em relação a via.
Foto: Cadernos do Edmundo

Comments (31)

rafael 27/04/06 9:10 …
avenida Humaitá-Glória???
ngrille2 27/04/06 9:11 …
Voltei !!!
Para dizer que seu Flog continua lindo!!
Bjks
andredecourt 27/04/06 9:16 …
Sim, olhe aqui a Avenida: http://ubbibr.fotolog.com/andredecourt/?pid=10960623
Rafael Netto 27/04/06 9:18 …
Agora sim, tenho subsídios para a pesquisa arqueológica do fim de semana…
Acho que a legenda está errada, pela posição do prédio o antigo São Luiz ficava MAIS perto da Machado de Assis. O novo prédio fica bem em frente ao Largo. Mas eu acho que ele “começa” no mesmo lugar do antigo cinema.
Os prédios que você fala são 4. Tem o da esquina da Alm Tamandaré (que tem endereço nessa rua, o que causa muita confusão), tem o da esquina da Dois de Dezembro, em frente ao McDonald’s, o da esquina da Correia Dutra, e um super-recuado, perto da UNE. Pela posição desses prédios vemos que a Av. Humaitá-Glória destruiria apenas o lado ímpar da via (como o Metrô fez), pelo menos no trecho até o Largo do Machado. O prédio novo que está sendo feito entre a Correia Dutra e a Ferreira Viana também é bastante recuado.
Já os prédios que ficam no lado par, entre o Largo do Machado e a Praça José de Alencar (onde tem a Sendas) parecem ter sido recuados também. Fico curioso em ver como devia ser essa área antes do Metrô, com certeza os “buracos” hoje existentes (na esquina do Largo e no meio do quarteirão) deviam ser ocupados por antigos sobrados, bastante avançados em relação aos prédios.
http://fotolog.terra.com.br/rafael_netto
Rafael Netto 27/04/06 9:20 …
Ah… dos 4 prédios com pilotis, obviamente os que ficam no lado par (o da Dois de Dezembro e o da Correia Dutra) não são recuados, estão praticamente alinhados com as casas antigas da mesma calçada.
luiz_d 27/04/06 10:01 …
Mais um excelente registro.
E muita saudade para os que vivemos esta época.
jaymelac 27/04/06 11:48 …
O São Luiz era um dos points da minha turma, sobretudo nas manhãs de domingo, quando aconteciam as pré-estréias. O programa era fazer bagunça, o filme ninguém via. Paulo Silvino (meu amigo até hoje) conseguia silêncio da plateia quando, semi-caracterizado de padre, rezava sua missa à luz de velas (ele conhecia o ritual completo). Acho que o Jô e o Agildo Ribeiro também faziam as suas por lá… Em frente ao cinema, na esquina da Rua do Catete com o Lardo do Machado ficava a Casa Barbosa (?)… alguém confirma???
:)))))
esanchez 27/04/06 12:33 …
As séries involuntárias são as melhores!
Lefla 27/04/06 12:38 …
Invasão de besouros!!!
edubt 27/04/06 13:12 …
Cadê o lamas? Cadê meu chope?
:-))
Evelyn 27/04/06 14:00 …
Andre…bua! vc nao respondeu sobre meus comentarios de ontem!!! sniff!
andredecourt 27/04/06 14:45 …
Ué estã lá no post de ontem
AG 27/04/06 16:29 …
Foi aí no São Luiz que assitir Let It Be.
Mal sabia eu que era o canto do cisne dos Beatles.
Depois de Pearl Harbor, foi a segunda mais destruição que o Japão conseguiu. O fim do conjunto de Liverpool.
Evelyn 27/04/06 17:36 …
Andre, fui procurar sua msg aki e nao no post de ontem, dai o meu bua e sniff!
Tentando mapear as lojas…minha mae deu a informaçao de que a loja Madame May ficaria aproximadamente logo apos a esquina da Rua Machado de Assis(minha rua…)com a Rua do Catete, quanto a Rotisseria Bella Italia ela nao lembra…sera q alguem aki saberia?
Evelyn 27/04/06 17:44 …
Jaymelac
MInha mae confirmou; a Casa Barbosa se situava na esquina da Rua do Catete com Lgo do Machado, hj seria entre o metro e a Drogaria Pacheco( a megaPacheco)aproximadamente
Evelyn 27/04/06 17:50 …
Jaymelac
O Paulo Silvino acendia velas em pleno cinema e rezava missa??
Vc tem conhecimento de uma casa chamada Rotisseria Bella Italia? lembro de criança algo assim, acredito ser uma casa de massas situada na Rua do Catete, neste mesmo lado do cinema Sao Luiz, Lamas, etc. Eu tinha um chaveirinho preto de la…
Evelyn 27/04/06 17:52 …
Andre
Involuntaria? eu diria espontanea…e com uma demanda reprimida! vc ve quantas duvidas, comentarios e trocas estao surgindo!
Obrigada por responder!
Evelyn 27/04/06 17:54 …
ah ja sei! vou pegar a escada, descer do armario la em cima a min ha caixa de madeira com a coleçao de chaveiros q eu e meu irmao fizemos desde crianças…e ver se no chaveiro da Rotisseria Bella Italia tem o numero do estabelecimento, admitindo q tenha escrito e q de para ler apos mais de 3O anos… daria para localizar!!
Evelyn 27/04/06 17:55 …
Andre
que tal?
)))
Rafael Netto 27/04/06 19:15 …
Alguém teria mais detalhes sobre a causa da não ocupação dos terrenos do Metrô na Rua do Catete? Eu tenho na minha cabeça que é força de uma lei tacanha da época da construção, que impediria construções em tais terrenos, mas nunca tive confirmação disso. O fato é que depois de muitos anos vazios, quase todos estão ocupadas por órgãos estaduais, com exceção talvez da Pacheco, e todas as construções feitas neles são provisórias, feitas de pré-moldados.
Ah sim, a estação Largo do Machado, inaugurada em 1982, jamais foi concluída. Falta a saída do lado da rua Machado de Assis e grande parte do teto da estação.
http://fotolog.terra.com.br/rafael_netto
Evelyn 27/04/06 19:53 …
Rafael Netto
a que falta de teto vc se refere?
E a boca do metro na Machado de Assis seria onde hoje e o DETRAN DO lado direito, do lado esquerdo ou ambos os lados com mais duas bocas e nesse caso a estaçao lgo do machado teriam 4 bocas, e isso?
rafael 27/04/06 20:08 …
john lennon conseguiu a coisa mais dificil desse mundo,AG,casou com 1 japonesa feia!!!!
sobre o fim dos beatles,antes isso que eles fazendo rock progressivo,teria sido terrível se tivesse continuado.Pelo menos tem a parte boa pra ouvir e recordar.
André,na minha infancia,quando morei em laranjeiras e posteriormente na 2 de dezembro,ouvi muito meus avós falando do antigo cinema são luiz(segundo eles,muito mais bonito que o atual),que junto com o azteca,eram as duas maiores pedidas para o fim de semana,em especial pros cinéfilos.esse(azteca),me parece que foi muito modificado,senão totalmente reformulado.você sabe alguma coisa sobre isso???
rafael 27/04/06 20:12 …
a propósito,acho que esqueci de falar,o cinema azteca ficava,se não me engano,também na rua do catete,mas mais pro catete que pro largo do machado mesmo.
rafael 27/04/06 20:19 …
o cinema azteca ficava na rua do catete onde hoje encontra-se um centro comercial, uma galeria.Fica entre a Rua Arthur Bernardes e a Correia Dutra, rua do Catete numero 228!chegou a ter um cinema nesta galeria mas nao foi em frente.
Evelyn 27/04/06 20:29 …
Rafael, desculpe! nao reparei q seu nome ficou em “from”, ainda bem q nao falei nada absurdo,espero,ne e q possa erroneamente, equivocadamente ser atribuido a sua pessoa
O cinema Azteca era super diferente, com uma escada na entrada e 2 leoes lado a lado, muito interessante!
O Sao luiz tb era muito bonito, com espelho e acho q havia uma fonte de agua e sancas no teto!
perde de 1000 a zero p/ o de hoje!
Que coincidencia, tb morei em Laranjeiras e hj moro na Machado de Assis, logo fomos vizinhos por 2 vezes!
Em qual rua de Laranjeiras vc morou? Morei na Rua Ipiranga, frequentava o Parque Guinle, estudei no Inst Nazare na Pereira da Silva (hj nao existe mais)e depois na Escola Jose de Alencar, esta existente ate hj na Rua das Laranjeiras quase em frente a Rua Alice.
Evelyn 27/04/06 20:31 …
Rafael, yoko Ono veio ao Sao luiz e depois foi ao Lamas?)))
Evelyn 27/04/06 20:33 …
Andre
ja q citaram john lennon, procede a informaçaoq o Edifici Seabra na pr do flamengo com Ferreira Viana foi inspirado no Ed Dakota em Nova Yorque no qual John Lennon morou?
Evelyn 27/04/06 20:37 …
Andre
o Ed Flamengo q vcs citam fica situado na esquina esquerda da Praia do flamengo com Correia Dutra no sentido do fluxo dos carros e isso? um q ha pouco tempo caiu o reboco …
jban 27/04/06 22:31 …
SOCORRO !!!!!!! Ninguém merece essa Evelyn… Ela não para ! :-O
:-)))))
rafael 27/04/06 22:54 …
Evelyn,morei durante mais de 10 anos na rua das laranjeiras,no principio,bem no principio mesmo,no quarteirão da igreja da glória,quase que de frente pras lojas americanas(frequentava o parque ginle -embora preferisse a ciclovia do aterro- e também o fluminense,por varios e varios anos),e depois me mudei pra rua dois de dezembro,entre a bento lisboa e a rua do catete,no mesmo quarteirão do Mc Donald´s,onde fiquei por quase 2 anos.Mas isso já faz algum tempo,foi no fim dos anos 1990,me mudei de lá em 1997.
🙂 🙂 🙂 🙂

3 comentários em “Rua do Catete, anos 60”

  1. Achei muito legal tudo que li aqui. A BELA ITALIA era uma maravilha. O camarao empanado era maravilhosa. Vendia lasanha e creme de chantily. Do outro lado da rua, onde hoje é a Citycol, tinha um banco, uma farmácia, uma casa de choppe, uma casa que vendia paes de queijo. Lembro bem pq morava no predio ao lado.

  2. Meu Pai foi Gerente do Café São Paulo, na esquina de Rua do Catete com Machado de Assis!…Nos fundos da Loja ficava a Torrefação do Café Bandeirantes onde o Cheiro do Café era muito Forte!…Papai recebia no Café São Paulo a Nata dos Politicos da Epoca que frequentavam com suas esposas o anexo envidraçado e decorado com Vitrauxs que davam um Clima de Requinte ao Lugar!…Papai foi Amigo de muitos politicos como Lopo Coelho, Xavier D’Araujo e Carlos Lacerda que frequentaram o Café!…Depois ele foi convidado a ser o Gerente Tecnico da Casa do Barbosa em Frente tendo na época,por volta e 1950 ido aos EUA para realizar Curso na General Motors de Refrigeração e Televisão!…A primeira emissão da TV Tupy do Rio de Janeiro foi recebida em um Aparelho RCA instalado por papai
    na Porta da Casa do Barbosa com uma grande massa de publico presente na época!…
    28

  3. Gostaria de saber se alguém se recorda de uma edificação na rua do Catete, lado esquerdo, indo para a Glória, não sei bem a altura, cujo portão era ladeado por animais entalados em granito escuro.Acredito ser próximo à Cândido Mendes…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ 67 = 72