andredecourt's photo from 5/3/06

Ontem o amigo Luiz D’arcy em seu fotolog postou uma bela foto do Largo de São Francisco nos anos 50 onde aparece uma das estações de bondes que haviam pela cidade ( http://fotolog.terra.com.br/luizd:333 ). Essas estações normalmente de forte inspiração Art-Decô ficavam em pontos chaves das junções das linhas, mas sem dúvida a mais famosa no imaginário carioca depois do Tabuleiro da Baiana era a estação da Lapa.

Ponto de convergência de linhas que iam para zona Sul se encaminhando de destinos distintos, ou pela região da grande Tijuca e suburbíos da Central, vindo pelo Largo do Estácio, Frei Caneca e rua Riachuelo, ou então vindo das linhas que passavam ou se originavam do Centro.

A estação ficava bem no largo da Lapa, de fronte a grande luminária e ao pequeno quarteirão triangular que ficava entre o Largo da Lapa a rua Visconde de Maranguape e a Av. Mem de Sá, era de forma triangular com uma torre no vértice perto da Visc. de Maranguape e do Grande Hotel, posteriormente Cine Colonial e hoje Sala Cecília Meireles.

A foto de hoje mostra a entrega dos ônibus da CTC-GB, que fariam a substituição de diversas linhas de bondes, já desativadas. A velha estação ainda servia para isso, mas poucos anos depois sumiria do mapa como boa parte dessa parte do bairro.

De curioso podemos ver o anúncio do Dragão, mega loja de artigos para casa, cutelaria, ferramentas….de grande fama na cidade por décadas. O mais curioso é que em plena década de 60, quase 60 anos após as obras de Passos o anúncio ainda indica como endereço do estabelecimento a rua Larga, a famosa rua Larga de São Joaquim, unificada com a estreita de São Joaquim no período Passos e que deu origem a Av. Mal. Floriano. No fundo vemos um dos famosos bilhares da Lapa e um pequeno pedaço do prédio do Cine Colonial, nessa época prestes a se transformar na sala Cecília Meireles, obra do governador Carlos Lacerda.

Comments (17)

matagao 5/3/06 2:52 PM …

Linda foto!
une bonne journéé!

Rafael Netto 5/3/06 3:06 PM …

Hoje isso aí é o meio da rua, e lá onde estão passando os carros é um calçadão.

Ainda existe alguma linha 207? Com certeza não deve ser Lapa-Pça da Bandeira. Aliás existem ônibus com ponto final na Lapa? Acho que só no Passeio.

http://fotolog.terra.com.br/rafael_netto

betotumminelli 5/3/06 3:54 PM …

Outro dia vi uma foto desse ponto mas em outro angulo. Foi demolido em 64.

Outra coisa interessante é a profusão de luminosos em neon que havia nas fachadas. Era muito bacana, pena que está extinto. So sobrando aquele da academia do predio da Djalma com Copacabana, o famoso sujeito fazendo muqui.

:-) ))

andredecourt 5/3/06 3:58 PM …

No tempo de energia cara, mão de obra idem e um preço extorsivo para mão de obra os letreiros de neon estão praticamente extintos..sobram alguns poucos pela cidade como o famoso distribuidor de bananas da Av. Copacabana e muitos pequenos que viraram decoração nos bares da moda !!

derani 5/3/06 3:59 PM …

A cidade parecia ainda ter um ar meio europeu, com todos espaços ocupados e as dimensões mais humanas. Beleza de foto!

AG 5/3/06 4:18 PM …

O Dragão – A Fera da Rua Larga.
“Homem não, barbado só camarão, penico só no Dragão”.
(aos que já leram essa lembrança do Dragão, aqui ou em outro flog, postado por mim desculpem).

E mais acima está escrito o que encimando o slogan “Onde todos Compram” ? Seria A Samaritana ? Pode ser.

andredecourt 5/3/06 4:26 PM …

Alvinho não dá para ler, mas pode ser A Samaritana mesmo !!

“Noite escura, tenebrosa..um homem com uma faca na mão…tchan tchan tchan…a faca do Dragão e a manteiga aviação….passando manteiga no pão !!!”

luiz_d 5/3/06 4:51 PM …

Que bonitinha a fotinha ao lado dos comentários do André…

Rafael Netto 5/3/06 4:57 PM …

O letreiro em cima parece “Pernambucanas”
Que acabou no Rio, embora ainda exista em São Paulo.

http://fotolog.terra.com.br/rafael_netto

rafael 5/3/06 4:58 PM …

tô ficando assustado com isso,primeiro,a “delação” do orkut,dedurando quem visita os perfis de quem,agora essa foto aí na lateral,que tempos paranóicos são esses!!!hahahaha
andré,ótima foto,e pensar que esse lugar é uma tranquilidade só,justamente o oposto que essa foto sugere

raphaelalo 5/3/06 9:42 PM …

André,
Estou fazendo um trabalho p/ a faculdade (faço design na puc-rj) sobre a especulação imobiliária na Barra e Recreio.
Gostaria de pedir uma ajuda sua com algum material, seja foto, texto, qualquer coisa já seria de grande ajuda. Já possuo um texto sobre o Plano Piloto, desenvolvido por Lúcio Costa. Inclusive seria um prazer enviá-lo.

Meu email é raphaelalo@gmail.com

Me mande um email p/ conversarmos melhor ?

Grande abraço.

Raphael Alô

guma_feliz 5/3/06 10:25 PM …

passo mesmo

Evelyn 5/4/06 1:32 AM …

Andre, entao a loja Dragao ficava na esquina da Rua Larga, atual Mal. Floriano com que rua? Nao consegui e situar a relaçao da localizaçao da loja O Dragao com a atual sala cecilia meireles.
Vc pode dar uam clareada por favor?
Obrigada, abs.

Keila 5/4/06 1:34 AM …

Ainda não consegui me localizar! (rs)

Jorge Silva 5/4/06 7:18 AM …

Quanta história,em cada canto desta foto,milhares de pessoas viveram interligadas com estes prédios e hoje este espaço é um grande vizio.

Jorge Silva 5/4/06 7:19 AM …

Corrigindo, grande vazio.

andredecourt 5/4/06 10:39 AM …

A Sala Cecília Meireles ficava na Lapa, o Dragão perto da Central, a única realçõa entre eles, fora as marmitas comidas nos camarins da sala é o anúncio colocado na marquise da velha estação !!