Vila Marinna, demolição

andredecourt's Foto von 31.05.06

Villa Marinha, demolição

Anos 60, a especulação imobiliária já cercou a velha casa de concreto por todos os lados, o horizonte simplesmente desapareceu e ela começa a ser demolida, quer dizer desmontada.
Os últimos anos da casa não foram muito dignos, virou depósito e escritório de uma grande empresa de mudanças, o que explica a origem dessa foto, e que se não fosse o Rouen continuaria imaginando outro motivo.
Na foto percebemos que a varanda circular já tinha sido fechada com esquadrias, podemos ver ainda pedaços delas em algumas arcadas.
Os jardins desapareceram, e a casa parece anacrônica no meio dos espigões ao lado, mas mesmo assim a beleza dos detalhes de Virzi podem ser notados, como os auto-relevos nas paredes e a delicada marquise metálica por cima da porta principal.
Foto: Acervo Mudanças Gato Preto

Comments (26)

fe_valente 31.05.06 09:49 …
Com certeza, completamente anacrônica…
http://www.fotolog.terra.com.br/nder
Rafael Netto 31.05.06 09:53 …
Andre, que motivo você imaginava? Que a Gato Preto tinha “feito a mudança” da casa pra outro lugar?
Os prédios que aparecem em volta podem ajudar na pesquisa arqueológica, em especial aquele do fundo, mas não sei se vai dar pra ver alguma coisa, porque o tal Ed. Dom Diego ou Irene deve estar tapando tudo.
http://fotolog.terra.com.br/rafael_netto
andredecourt 31.05.06 09:54 …
Não Rafael, pensava que a Gato Preto tivesse documentado a mudança em uma casa digamos “especial”, não que essa casa tivesse sido a sua sede por um tempo !!!
jban 31.05.06 09:58 …
Hoje podemos macular a Villa Marinha, já está sendo demolida ?
Excelente registro ?
A Evelyn está aí ?? Não ? … ufa !
jban 31.05.06 10:01 …
Mudanças Gato Preto – Armazena, Transporta e Embala desde 1940 !!
leandrosmoreira 31.05.06 10:04 …
Onde ficava a Vila Marinha? Na sede da Gato Preto em Todos os Santos?
andredecourt 31.05.06 10:07 …
Leandro, por favor, dê uma passada no post de ontem, vc vai ficar a par de tudo
Abraços
luiz_d 31.05.06 10:13 …
Cadê a Evelyn e o Raoni?
edubt 31.05.06 10:19 …
Queria ver essa casa numa foto em cores…
Alias ontem deu uma procurada sobre a vida do Virzi e não achei absolutamente nada.
🙂
julinhoalonso 31.05.06 11:24 …
… sempre perdendo as referências, tenho calafrios só de imaginar a quantidade de informações que se perderam durante os anos todos…e um trabalho com o seu nos devolve essa identidade…
depto de revisao 31.05.06 11:36 …
Retornei para pesquisar e descobri que o Edificio DOM DIOGO e numero 250A,(o 250 e o IRENE), com portaria voltada para praia de botafogo, mas com lojas em baixo com entrada para senador vergueiro
turistaprendiz 31.05.06 11:51 …
Comparando as duas fotos, esta varanda parece ter a forma eliptica. Verdadeiramente sui-generis.
depto de revisao 31.05.06 12:29 …
esse predio à esquerda da foto, parecendo ainda em construçao, estaria na Praia de Botafogo, tem ideia qual seria hoje?E o que esta ao seu lado, alto, tambem, com janelas laterais para a Sen Vergueiro?
jornal do commercio 31.05.06 13:27 …
A Rua Sennador Vergueiro vem mostranndo aglomerações e retenções próximo ao numero 250 desde onttem, nao se sabendo o mottivo.
Pessoas munnidas de caderninhos, cadernetas, bloquinhos,máquinas photograficas, phazendo áviddas annotações e interpellando os transeunttes!
Carthas para a redação.
andredecourt 31.05.06 14:01 …
Caro departamento de revisão, acredito que o prédio atrás, seja um prédio antigo mas muito alto na praia de Botafogo quase na Sen Vergueiro, ele possui um grande recuo
Rafael Netto 31.05.06 14:51 …
Seria o Ed. Caparaó, de alto luxo, um-por-andar, que até hoje conserva elevadores com ascensoristas. Por essa peculiaridade ele saiu numa matéria há algum tempo, assim que eu fiquei sabendo do prédio.
Esse fotolog tá com mais “personagens” que o do Luiz!!!!
http://fotolog.terra.com.br/rafael_netto
jban 31.05.06 14:53 …
Depto de Revisão = Evelyn
Fã da Evelyn – O início de tudo 31.05.06 15:26 …
Eu quero a Evelyyyyyyyyyyyyyyyyyyyynnnnnnnnnnn!!!!
Posta alguma coisa,pelo amor do jban!!!!!!!!!!!!!
Luís Felipe Pires 31.05.06 15:50 …
O que é o mundo virtual ! Incrível essa interação entre o Fotolog do André , com os Foruns de fotos do site skyscrapercity , onde eu costumo postar minhas fotos do Rio . Foi neste site que postaram a foto da casa, que foi encontrada no site da Biblioteca do Congresso dos EUA , e ninguém sabia que foto era esta !! E agora Mestre André não apenas nos deu todas as explicações , como ainda surgiram fotos da demolição da casa , a Gato Preto entrou na história ,a rua Sen. Vergueiro está intrigada com as aglomerações que se formam em frente a edifícios misteriosos cujo nome só aparece nos uniformes dos zeladores , …Como é interessante este mundo virtual !!! Aguardemos os próximos capítulos !…
gabi25 31.05.06 16:30 …
Essa destruição que o modernismo e a especulação imobiliária provocaram e ainda provocam (emboraatualmente aí no Rio parece que menos que no resto do Brasil) no patrimônio histórico brasileiro é uma das coisas que mais odeio… e os arquitetos brasileiros ainda se prendem cegamente à Carta de Veneza e são totalmente contrários a reconstruções, enquanto no resto do mundo pipocam exemplos desses…
De resto, parabéns pelo seu fotolog e pelo trabalho que você faz aí no Rio, excelente!
Abraços, Gabriel
Solange Passos 31.05.06 18:54 …
Ontem fui ao centro, e só conseguia olhar para cima, por isso quase fiu atropelada por um táxi o q
Solange Passos 31.05.06 18:57 …
Desculpe,
continuando,
Dava para fazer uns 10 fotologs só com as ruas do centro histórico do Rio.
Acho que o depto de revisão é mesmo a Evelyn, o estilo é o mesmo.Vocês assustaram realmente a moça.
FlavioM 31.05.06 19:01 …
Repoetindo o comentário que acabei de fazer na página imaculada (de ontem):
Acho que o que o Depto de Revisao quis dizer é que a portaria do Dom Diogo é voltada para a Praia de Botafogo, embora não seja na Praia. Acho que ficou um pequeno beco, ali, por onde fica a entrada do prédio. Curioso é que a Villa Marinna, pelo que eu entendi, também era colocada “de lado” no terreno. Talvez exista um PA abandonado na Praia de Botafogo. Pensando bem, aquele prédio de luxo, na Praia, onde mora o Armamdo Falcão, é MUITO recuado!
O Dom Diogo deve ter dado muito trabalho no D.Ed. (Depto Edificações), por que eu tenho quase certeza que, quando a obra foi concluída, os códigos de zoneamento e postura já tinha sido modernizados. Ele deveria, por exemplo, ter garagem, e acho que não tem.
http://www.flaviorio.globolog.com.br
andredecourt 31.05.06 19:19 …
Nada que uma graninha não resolva……mas ele pode ter sido aprovado antes, embora na década de 60 já era necessário um número X de vagas em relação aos apartamentos.
A Villa Marinha era colocada de lado no terreno que parece ter medidas irregulares, nessa foto vemos ela de frente para a rua, na de ontem vemos a maior parte da casa, mas meio de lado.
Keila 01.06.06 00:45 …
Nossa, ainda não estou conseguindo localizar o local exato. Só passando por lá mesmo.
Ei, acho que vai sair casamento em breve, a Evelyn e o fã da Evelyn! (rs)
Além de aprendermos sobre o passado da nossa cidade, o blog do André vai acabar virando agência matrimonial. (hehehehehe!!!!)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

42 + = 52