Av. Atlântica, ressaca de 1919

andredecourt's photo from 6/16/06

Av Atlântica, ressaca de 1919

Nessa foto de Malta vemos os estragos feitos na velha Av. Atlântica por uma ressaca na altura aproximada do atual Posto V
A Av. Atlântica começou a ser construída em 1905, mas a obra foi paralizada, ficando os materiais abandonados por várias praças do bairro, até 1910, quando na administração do prefeito Serzedello Correia foi finalmente construída, mas não de forma completa, houve uma mudança na administração municipal, faltando a calçada junto a areia que teria 2 metros de largura, nunca construída.
A primeira avenida era extremamente frágil, já em março de 1910 ela foi interrompida no Leme, na altura da rua Anchieta pelo estouro de uma tublulação de águas pluviais. Em 1912 ela já era danificada em vários trechos por uma ressaca, e o seu alargamento já estava previsto pelas autoridades.
Mas o alargamento só veio em 1919 quando a avenida foi praticamente varrida do mapa por uma violenta ressaca que chegou a derrubar o muro de várias casas, como podemos observar na foto.
A foto nos mostra em primeiro plano um tralbalhador da Light restaurando a fiação, pois logo à frente dois dos postes foram tragados pelas águas e pequenos postes, aparentemente de madeira estão sendo instalados para manter o fornecimento de maneira provisória.
No chão vemos o pavimento de macame betuminoso completamente revolvido e na areia, mais a frente, destroços de uma rede de águas pluviais.
Infelizmente a resolução do fotolog não permitirá ver com nitidez o pequeno grupo de pessoas que posa, no local onde o mar mais penetrou, dentro do quintal de uma casa, onde a avenida e o muro da propriedade desapareceram.
A nova avenida, com 12 metros de pistas e o passeio junto ao mar de mais de 2 metros, foi inaugurada prometendo acababar com os danos das ressacas, mas pouco mais de 2 anos de inaugurada também foi varrida por uma das mais violentas ressacas que já passaram pela cidade.

Comments (27)

americana_sp 6/16/06 10:55 AM …
Nossa meu..
seu fotolog é muito interessante
vc faz um belo trabalho aqui !!
continue….
PARABENS !
Evelyn 6/16/06 1:11 PM …
JBAN
Então seria antipatizador implicante ou implicador antipático…
Voltando ao foco, o edificio Apolo não seria mais alto que os da Morada do Sol?
Evelyn 6/16/06 1:33 PM …
ANDREEEEE
Boa tarde, gostaria que vc elucidasse o seguinte:
A “Roda dos Enjeitados”(crianças que eram abandonadas por mães sem condições de mantê-las, colocava-se a criança recém-nascida numa “roda de madeira”, que ao girar acionava um sistema sonoro;ao ouvir a freira sabia que um bebê havia sido colocado ali e a mesma pegava a criança de modo que nao tivesse contato com quem deixara a cça lá; o que sempre ouvi falar é que ela ficava na Fundação Romão Duarte, no Flamengo, no Memorial da Pediatria, na Rua Cosme Velho, pode-se ver isso( não sei se é a original ou réplica, faz algum tempo que estive lá)
Ao visitar o IHGB (Rua Augusto Severo) há outra roda dos enjeitados,com uma plaquinha na mesma escrito SANTA CASA com um texto informando que essa roda ficava na capelinha do Batalhão situado na Rua Evaristo da Veiga, aonde teria funcionado a Santa Casa
Abriu-se um “leque de dúvidas” após esta visita:
1)Havia MAIS DE UMA RODA DOS ENJEITADOS NO RIO DE JANEIRO?(Sempre ouvimos falar de uma!)
2)A Santa Casa já funcionou em alguma época de sua longuíssima existência em outro local que nao seja a Rua Santa Luzia?
3) Você saba algo sobre essa falada capelinha? Ainda existe?
Certa dos seus conhecimentos elucidativos e explicativos e informativos, agradeço a atenção!
Bom fds
Rafael Netto 6/16/06 1:41 PM …
Evelyn, já ouvi histórias muito parecidas com essa sobre a “Roda” (também chamada dos Expostos) e tenho a impressão que realmente houve esse dispositivo em vários locais (conventos).
No QG da PM da Evaristo da Veiga existe uma capelinha sim, é visível a partir da rua, através do portão.
http://fotolog.terra.com.br/rafael_netto
andredecourt 6/16/06 1:47 PM …
A primeira roda dos expostos foi criada na Santa Casa de Misericórida, na rua de Santa Luzia, como forma de salvar as crianças abandonadas, que antes eram jogadas nas ruas.
Há casos de um recém nescido devorado por porcos
Evelyn 6/16/06 1:59 PM …
ANDREE E RAFAEL
Pensei que so houvesse uma RODA dos expostos
Mas a Sta Casa em algum momento funcionou onde hj e o Batalhão na Ev da Veiga? Ou talvez fosse só a capelinha, submetida à Sta Casa?( no IHGB diz q funcionou la…)
andredecourt 6/16/06 2:21 PM …
Haviam várias rodas Evelyn, acho que várias ordens religiosas possuiam esse “dispositivo”
Evelyn 6/16/06 2:27 PM …
ANDRE
Sumiram as 3 perguntas do “desafio” , a sua msg e minha tb, vc deletou?
papaula 6/16/06 7:52 PM …
não tem como dar um soom deste ponto onde foi mais atingida e postar?
tenta aí!
mto legal!
papaula 6/16/06 7:53 PM …
ops.. era *zoom
Evelyn 6/16/06 9:16 PM …
RAFAEL
-Acho que também chamavam de Roda dos Excluídos.
-Você saberia dizer aonde ficava e o que produzia a Fábrica Bonfim?Fui hoje visitar a exposição “Trabalho e Trabalhadores” no Centro Cult dos ECT e tem foto de trabalhadores dessa fábrica datada de 1913!
-Mostra também foto da Construção do Pavilhão Norte Americano do Centenário da Independência(1922),pelo entorno não parece o Monroe, então o que seria?Até porque o Monroe vinha com referencia a Luisianna,é isto?
Rouen 6/17/06 5:39 AM …
Evelyn,
Não sei sobre a Morada do Sol mas o Apolo tem 30 andares mais dois de garagem.
Rafael Netto 6/17/06 10:16 AM …
Já que esse post está virando bate-papo entre a Evelyn, eu e o Decourt, e já saiu totalmente do foco (Av. Atlântica) eu respondo…
O pavilhão dos EUA de 1922, embora eu não conheça, imagino que ficasse onde hoje está o consulado americano. O Monroe foi criado para a exposição de St.Louis de 1904 e reerguido no Brasil poucos anos depois.
Quanto aos edifícios, os “monstros de Botafogo” são provavelmente os maiores edifícios residenciais da cidade fora da Barra. Tem o Apolo, o Pres. Castelo Branco (“Ed. COBE”) com 27 andares, o Casa Alta e a Morada do Sol, menores mas ficam em cima de morros.
http://fotolog.terra.com.br/rafael_netto
FlavioM 6/17/06 12:15 PM …
O pavilhão dos EUA pode ser visto no Flickr do Rickipanema, em uma série muito boa sobre a Exposição de 22:
http://www.flickr.com/photos/rickipanema/49639279/in/set-821058/
O Ed. Kobe (acho que é com “K”) pegou este nome porque a construtora montou as 4 letras do seu nome no alto do prédio em construção, em um tamanho enorme (1969 ou 70). Ficaram lá vários meses. O nome ficou para sempre.
http://www.flaviorio.globolog.com.br
Evelyn 6/17/06 5:49 PM …
FlavioM e Rafael
Agradeço a dica, já havia procurado naquela série do LuizD, mas não havia encontrado;fui no flickr do RICKI,mas tb não havia localizado, agora sim, só não cita aonde ficava, talvez seja o que o Rafael disse.
Este ed Kobe que vcs estão falando, aonde fica?Pr de Botafogo?
OBS Rafael, voce sabe cada edificío destes quantos andares tem??))
Marcos Souza Costa 6/18/06 7:48 AM …
Prezada Evelyn,
sugiro a você subir no terraço de pular lá de cima. Depois, basta contar os andares até chegar ao chão. Repita a operação para cada um dos edifícios citados acima.
sami_rj 6/18/06 9:34 AM …
Me perguntaram se eu te conhecia. O mundo é pequenos e acho que temos amigos em comum…bom dia…
Evelyn 6/18/06 11:34 AM …
Marcos Souza Costa
Não vi razão p/ o comentário (irônico), falei elogiando o Rafael por saber tão bem as coisas do Rio nos mínimos detalhes e pormenores!
Sugiro um vôo duplo, você como guia, que tal?
Evelyn 6/18/06 11:44 AM …
JBAM
esse senhor tem algum grau de parentesco com a sua pessoa?

Edifício Kobe 6/18/06 8:24 PM …

André,
Essa tal de Evelyn é aquela Evelyn que apareceu lá no bar do Dr. D?
Se for, diga prá ela que estou de portas abertas para que ela faça a pesquisa brilhantemente sugerida pelo Marcos.
Evelyn 6/18/06 9:51 PM …
Edifício Kobe
Sugiro que participe da pesquisa!
Edifício Kobe 6/18/06 10:36 PM …
Evelyne,
Claro que participarei.
Estarei aguardando sua chegada, ou aterrisagem,para juntar os pedacinhos.
Edificio em Construção 6/18/06 10:50 PM …
Não existe nada melhor prá fazer num domingo á noite, do que tentar descobrir quantos andares tem os prédios de Botafogo????
Quanta cultura inútil!!!!!!!
FlavioM 6/19/06 3:15 AM …
Comecei uma pequena série sobre ressacas na Atlântica, no “Rio Antigo, e outras mais…”:
http://www.flaviorio.globolog.com.br

2 comentários em “Av. Atlântica, ressaca de 1919”

  1. Estava lendo os comentários acima, e me emocionei muito pq a muito tempo venho querendo saber minha origem,soube que me deixaram nesta tal roda da sta. Casa do RJ na decada de 40.nunca soube realmente da verdade, hj ja doente, e com idade, so tenho um sonho, em saber de onde vim, quem foram meus pais, se nasci mesmo na Santa Casa, como falavam p mim, ninguem de minha suposta familia fala do assunto p mim. Como poderia começar a pesquisar sobre minha origem, fui adotada, ñ sei por onde começar.Alguem pode me ajudar?Não gostaria de morrer sem saber como apareci neste mundo
    meu [email protected] a esperança é a ultima q morre….vou tentar acreditar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 + = 10