Hospital dos Servidores

andredecourt's photo de 25/07/06

Hoje temos um post duplo com a a amiga Milu que publicou ontem uma foto e um breve histórico do Hospital dos Servidores do Estado HSE, antigo hospital do IPASE em seu flog, http://fotolog.terra.com.br/cartepostale:250

O hospital na época de sua construção era um dos mais modernos do mundo e o primeiro do Hemisfério Sul a ter várias de suas funções automatizadas, mas a sua construção não foi fácil, pois boa parte ocorreu durante a guerra.
O hospital começou a ser constituído com a aplicação de um Fundo Especial com sobras de dinheiro arrecadado de funcionários públicos. Fundo esse criado por Vargas em 1930 para amparar os sem emprego, em 9 de Maio de 1934 esse numerário foi separado e tresdestinado a construção de um hospital o Hospital do Funcionário Público Federal, em 1938 foi criado o IPASE e o hospital ganhou o nome que possui até hoje.
Mário Kroeff foi o médico encarregado pelo governo federal de fazer a unidade de saúde tomar corpo, contava muito o ilustre médico ser amigo pessoal de Vargas. De 1938 a 1947 o hospital foi sendo levantado, segundo Kroeff com muitas dificuldades, principalmente orçamentárias, por várias vezes as obras foram paralisadas e por mais de ano as verbas não foram liberadas.
Em 1942 estando as estruturas do prédio prontas Kroeff foi aos EUA tentar adquirir equipamentos, mas os governo americano não queria vende-los alegando “esforço de guerra” teve que haver uma interferência direta do governo brasileiro com o americano para ser possível a compra dos equipamentos, com o principal argumento que devido a localização da unidade caso a guerra se estendesse tanto em tempo como em raio o HSE poderia ser usado para socorrer os feridos das tropas aliadas.
Em 1943 o médico retorna ao Brasil com 80% do equipamento médico do hospital, bem como os de infra-estrutura, também comprados nos EUA, a previsão era ter o hospital entregue e funcionando em 1946, as a saída de Vargas atrasou tudo, pois todo o corpo técnico que cuidava da montagen do hospital, muitos de graça como Kroeff, foram afastados, o hospital só pode ser inaugurado no final de 1947, isso porque os novos técnicos nomeados por Dutra, chamaram vários dos afastados, para se continuar a missão de construção do grande hospital.
Após a guerra o HSE foi a unidade de saúde responsável pelo tratamento de vários ex-combatentes, bem como uma das unidades pioneiras em pediatria neo-natal, diálise, transplantes etc.
Mas suas condições tanto técnicas como médicas começaram a decair com a extinção do IPASE em 1977 e a transferência da unidade para a vala comum do INPS, até hoje o hospital não se recuperou desse baque, mesmo com a luta e esforço do seu corpo médico que luta contra falta de verbas, sucateamento operacional, falta de uma política de saúde para a unidade etc…
Era tradição os presidentes se internarem no hospital para a realização de exames e cirurgias, há inclusive uma ala presidêncial para tal fim, o último presidente que se utilizou dos serviços foi o presidente Figueiredo..acho que isso é o suficiente para entendermos o que acontece com a saúde pública no Brasil !

Comments (37)

camystiles 25/07/06 09:08 …
Pow minha mãe fez uma operação em 1988 aí,foi 100% de sucesso.
Mas hj estamos a mercê da sorte.
Adoro esse flog…Tenha um ótimo dia!!!
abs
Marcelo Almirante 25/07/06 09:25 …
Estive numa consulta no Hospital de Ipanema e fui muito bem tratado, com hora marcada e tudo.
jban 25/07/06 09:26 …
Ipanema tem tudo !!
imagenscasuais 25/07/06 09:41 …
Por onde anda o Tuminelli?
abraços,
Eduardo
Lefla 25/07/06 10:05 …
O Globo de hoje: pesquisador diz que fenômeno (a violência) é natural, por motivo de sobrevivência.
Estou reproduzindo isso antes de descer para ser caçado pelos sobreviventes.
Cidadão Indignado 25/07/06 10:06 …
Considero infeliz a postagem deste mastodonte, simbolo da má aplicação das verbas (sempre) custeadas pelos contribuintes do setor privado.
Acredito na força do Individuo – é na Iniciativa Privada que deve residir a força de uma Nação. Assim sendo, sou favorável á privatização da quase totalidade dos serviços Publicos.
Porque motivo o Estado construiu uma unidade hospitalar tão moderna só para atender os Servidores Publicos e não a População em Geral.
Porquê a Constituição Brasileira, em um dos seus artigos, fala que todos têm direitos iguais mas, em outros artigos, garante privilégios ao Funcionalismo Publico?
Porquê?
Porquê?
Eu, “Cidadão Indignado”, pago impostos pesadissimos sem retorno de benificio algum, para manter uma Maquina Publica “inchada”, parasitária e ineficiente!
Necessitamos de um partido político que defenda os interesses daqueles que não estão ligados á “mamata publica”.
Chega de vigaristas!
andredecourt 25/07/06 10:19 …
Cidadão identifique-se !
Aqui todo mundo tem nome, ou se usa apelido é conhecido !!
Cidadão Indignado 25/07/06 10:33 …
Sr. André Decourt,
O “Cidadão Indignado” se identifica e simboliza todo o individuo que trabalha na Iniciativa Privada, paga impostos e caminha dentro da lei.
Derani 25/07/06 10:39 …
E no governo Collor, continuaram o desmanche do Estado e , consequentemente, da saúde…
(Esse cidadão indignado deve babar verde!! Tomara que nunca seja atropelado e ter que ir desacordado para um desses hospitais que ele “sustenta” com os impostos dele… vai morrer na certa ou ficar jogado num corredor)
jban 25/07/06 10:40 …
Cidadão Indignado = Renato…
Renato = Rafael versão 1.0
Graças a Deus o Rafinha já recebeu um upgrade e está na versão 4.0.
Wilson 25/07/06 10:45 …
Caro cara indignado. Volta e meia Vargas e atacado mas, veja bem, o homem tinha um projeto de governo para o serviço civil que continha um DASP para implantar o sistema do merito, uma FGV para formar o pessoal para assumir funcoes no governo federal e, entre outros aspectos desta politica de governo especifica, um HSE para cuidar da saude destes servidores. Havia tambem IAPC, IAPTEC, IAPB, etc. Nao compare aquele tempo com os tempos atuais. Claro que havia mazelas mas, cada fase da nossa historia teve e tem as suas. Nao sei quantos anos voce tem mais, quem viveu aquele tempo, sabe que o baixinho nao era tao ruim quanto os atuais Lulas, FHCs e outros que tais. Nao fique zangado com meu comentário. Nao me queira mal mas cuidado com suas palavras para nao cometer injusticas.
Cidadão Indignado 25/07/06 11:28 …
Sr. Wilson,
Na minha “indignada” opinião, a decadência deste País começou, justamente, quando o poder político estava com o Presidente G.Vargas.
Sr. Derani,
Não obstante pagar elevadas cargas tributárias, por experiência, julguei absolutamente necessário custear por conta própria um plano de saúde privado. Assim sendo, considero pouco provável que o distinto amigo tenha noticia do “Cidadão Indignado” recebendo atendimento em unidade hospitalar publica.
Sr. Jban,
Desconheço a identidade das pessoas que mencionou, todavia se as mesmas compartilham da minha indignação desde já as tenho em grande estima.
Estou farto de vigaristas!
Milu 25/07/06 11:56 …
Meu pai trabalhou neste hospital de 1949 a 1980, quando se aposentou. Tem muitas histórias para contar.
Nos anos 70 aconteceu um incêndio no último andar. O motivo: uma enfermeira deixou cair um vidro de éter perto de uma tomada em curto. Pânico geral, pacientes da UTI no pátio interno, uma médica negou-se a parar a operação que estava realizando. Conseguiram esvaziar o andar pelo elevador de serviço e escadas.
edubt 25/07/06 12:20 …
André deixa o Cidadão Indgnado em paz. O pseudonimo com certeza é abragente e não foca a ele próprio.
Como nunca usei esse hospital ou não conheço ninguem que tenha precisado ir para lá, por isso não falo nada.
Qt ao que o Lefla mencionou, tb acabei de ler. Deixa esse cretino desse pesquisador ter uma filha estuprada e morta, ter a mulher sequestrada ou ele mesmo com uma .380 na cabeça pra ver se não muda de opinião.
andredecourt 25/07/06 12:24 …
Eu sou indignado e me identifico….
luiz_d 25/07/06 12:45 …
Informação de quem trabalha na área há 30 anos: em caso de acidente grave, Souza Aguiar ou Miguel Couto. Após 4 horas, pular fora para a rede particular.
Se for de imediato para a rede particular, seja qual for o hospital, as chances de bom resultado são bem menores.
Em segundo lugar: o absurdo é que a maioria, entre a qual me incluo, em vez de bradar por um serviço público de qualidade (tanto na Saúde, Educação ou Segurança), paga por serviços que deveriam ser de obrigação do Estado.
Rafael Netto 25/07/06 12:56 …
O que o Luiz falou é justamente o que aconteceu comigo. Embora o hospital público tenha apenas feito exames, não foi necessária intervenção de emergência.
http://fotolog.terra.com.br/rafael_netto
Marcelo Almirante 25/07/06 13:04 …
Lefla,
Isso só comprova minha tese que a própria midia também quer aterrorizar a população.
Ontem mesmo estavam revivendo a chacina da candelária.
Cidadão Indignado 25/07/06 13:06 …
Sr. André,
Minha identificação seria irrelevante. Eventualmente visito este fotolog onde é comum encontrar pessoas com opiniões lúcidas e corajosas das quais compartilho.
Com boa-fé o felicito pelo trabalho aqui apresentado.
Será com deleite que serei partícipe deste espaço, se este ato for de seu agrado!
C.I.
Wilson 25/07/06 13:26 …
Pronto. A paz voltou a reinar. Vamos aproveitar as maravilhosas fotos que tanto nos fazem recordar a historia do nosso Rio.
Osnil Ramos 25/07/06 13:39 …
Caro André,
Permita-me dar minha opinião ao “Cidadão indignado”
Caro Senhor Cidadão indignado,
Respeito sua opinião indignada, todavia, há de observar o seguinte:
Em casos de atropelamentos, acidentes de carros, ônibus, motos etc., com vítimas fatais ou não ou até mesmo um mal-estar seguido de um desmaio na rua, quem estará lá, prontamente após solicitação, será o poder público representado pelo Corpo de Bombeiros e seu funcionalismo. São eles, (desde o motorista, passando pelos maqueiros/enfermeiros e finalmente os médicos) que darão aos cidadãos COMUNS ou não, “INDIGNADOS” ou não, seus primeiros socorros. Nesse momento estará o poder público fazendo seu papel. Sim, é pouco eu sei, mas se depender dos planos de saúde e hospitais particulares para atendimento de emergência ou remoção no local do acidente, já era! Eles não fazem e se o fizerem primeiro vão consultar se seu plano cobre tais serviços sacou? Somente depois do atendimento dos bombeiros e depois de passar por um hospital público, é que o cidadão comum ou não, será liberado e/ou transferido para os hospitais da iniciativa privada de sua livre escolha. Mas, enquanto isso… viva o Souza Aguiar, o Salgado Filho, o Roca Maia, o Hospital da Lagoa o HCE, o HSE e etc.
Marco – rj 25/07/06 13:48 …
Mas dependendo do seu prestigio, vc poderá usar a ambulancia para remoção de um predio público para um hospital particular…
Lefla 25/07/06 14:57 …
Esse cidadão indignado eu apoio integralmente. Não suporto o peso do estado brasileiro. É pesado, lento, irresponsável, perdulário, ineficiente, tudo que tem de pior no mundo! Se o cidadão indignado, como alguém aí disse, for “babar verde”, eu acompanho no ato, pois descabelado eu já estou há muito tempo. Não posso ver o Presidente dos pobres voando de jatinho pra lá e prá cá, comprando roupões de algodão egípcio que penso logo em Dom Pedro II, com os vencimentos em 50 anos de reinado.
Jorge Silva 25/07/06 16:13 …
Vale o bom senso.Acho que este flog está direcionado para a cultura, exibe com qualidade obras com assinaturas,se comunica com identificados. Seria um contrasenso alimentar dialogo com anônimos, respeito as indignações, pois somos um povo indignado. Se já não acreditamos nas “Autoridades”, quem daria crédito a um anônimo. Acho que este cidadão,QUE É PARTE DE NÓS, saberá copreender o valor de uma identidade.
fco patricio 25/07/06 16:37 …
Exageros aparte, o “Cidadão Estressado” tem razão em muito do que fala. O Custo Brasil é muito alto o que impede o crescimento económico e a Iniciativa Privada é quem paga essa conta. Como não estou nem aí para criticas, quem paga as minhas contas sou eu (plano de saude incluso), assino em baixo tudo o que o bom Leflaneur escreveu.
andredecourt 25/07/06 19:07 …
Pois é Jorge, concordo com vc, acho que todos temos que nos identificar, se começar a ficar bagunçado vou exercer o meu “poder de polícia” aqui dentro
comida_de_buteco 25/07/06 19:50 …
As abóboras tmabém são filhas de Deus!
E André, cê tem algo sobre o Decreto 6.000 de 01/07/37 do Vargas?
E anoitece e o Chico nada de se animar…
Alexandre Pessoa (/apessoa), se identificando!…
comida_de_buteco 25/07/06 19:54 …
Meu pai se operou no HSE em 1978, para extrair a visícula, e foi muito bem atendido.
Rafael Netto 25/07/06 20:48 …
Estavam revivendo a chacina da Candelária lembrando dos “coitadinhos” menores de rua “covardemente assassinados”.
Nessas horas ninguém lembra que se os assassinos tivessem sido mais eficientes, não teria havido o caso do Ônibus 174 e provavelmente outros crimes cometidos por sobreviventes da chacina.
edubt 25/07/06 23:20 …
Andre,
exerça seu poder de polícia aqui se o Cidadão indignado falar bobagem. Deixa ele, mesmo incognito, falar.
mauro 26/07/06 17:31 …
“nas entrelinhas vcs se deixam transparecer…um tem o poder de policia e censor…outro de extermidor de menores com certeza Hitler seria agua com açucar perto de vcs e isto só para querer contextar um cidadão anonimo…outro quer mostrar que tem poder por poder pagar seu plano de saúde?imagino o q vcs seriam capazes por um assunto mais sério??a violencia não esta só em sí usar uma arma…pensem bem…”
andredecourt 26/07/06 19:25 …
Mauro, não se trata de fascismo ou qualquer outra medida autoritária, mas sim de boa convivência, não gosto de gente anônima, acho que para dar opiniões, por mais polêmicas que sejam tem que mostrar a cara, se o nosso CI começar a ter uma conduta desagradável e desagregadora ele será rifado toda vez que tentar semear a discórdia, afinal isso aqui é um lugar para debates saudáveis e eu sou o moderador…
LuísFelipePires 26/07/06 22:55 …
Lendo atrasado, mas não posso deixar de comentar o HOSPITAL ONDE EU NASCI !!!Obrigado, André !
E, como também sou médico e , do serviço público, digo apenas para reflexão dos que aqui atacaram o serviço público:
os hospitais e postos de saúde públicos são os melhores lugares para se receber um atendimento de emergência, onde estão os melhores médicos e onde estes melhores médicos aprendem !
wilson 27/07/06 17:26 …
Modestia a parte, nao LuisFelipe?
Alexandre Figueiredo 02/09/06 15:56 …
Essa foto é de que data? 1955?
Iony 26/09/06 16:43 …
Minha filha, hoje com 20 anos, nasceu lá. Era especializado em gravidez de alto risco, fui muito bem tratada, a preocupação com as mães e com seus filhos fazia toda diferença.
beijos