Maquete do MAM e anexos, 1955

andredecourt's Foto von 17.08.06

Hoje no Globo são mostrada as mudanças que estão ocorrendo na região do Aterro, a construção do anexo do aeroporto Santos Dumont, da casa de espetáculos Tom Brasil e da expansão da Marina.

Das três obras a única realmente planejada para a área é a da casa de espetáculos, anexa ao MAM, a expansão do SDU também seria, se as mentes brilhantes e fardadas da INFRAERO não rasgassem os projetos de expansão dos irmãos Roberto feitos na época da construção do aeroporto, já as construções na Marina estão mais para especulação imobiliária em área concedida pelo poder público..algo até agora muito pouco esclarecido e cercado de polêmicas, inclusive ambientais.
Nessa maquete de 1955 vemos como seria o programa completo do MAM, só sendo terminado agora, mais de 50 anos do início de suas obras, mas maquete mostra só o aterrado da Glória, terminado um ano antes para a realização do Congresso Eucarístico. Se vocês observarem bem lá no Morro da Viúva não há nenhum aterro, certamente em virtude da total dúvida, nessa época, de como seria a execução de todo o Aterro.

Comments (24)

luiz_d 17.08.06 09:36 …
Nota 10 pelo senso de oportunidade: muito interessante ver a maquete original.
edubt 17.08.06 09:38 …
Tu tens alguma foto dessa coisa horrenda pegando fogo nos anos 70 (ou seria 80?)
🙂
andredecourt 17.08.06 09:41 …
Acho que sim, mas não escaneada.
Não desgosto do MAM, não acho ele muito interessante
Lefla 17.08.06 10:16 …
Gostaria de ver pegando fogo tb. Acho feio, quente e, como sempre, mal acabado. Não aguento mais ver obras de concreto armado aparente.
jban 17.08.06 10:26 …
Tutu, foi você que botou fogo no MAM ??
:-)))
derani 17.08.06 10:41 …
Isso aí já era um ensaio para Brasilia … enquanto só ocupava uma parte de nossa cidade valia como curiosidade, agora fazer uma cidade inteira assim, aí é duro!
Vinicius 17.08.06 10:48 …
Interessante link, que mostra os absurdos que serão cometidos na tal “revitalização” da Marina da Glória, tudo com apoio das “autoridades”:
http://www.vitruvius.com.br/minhacidade/mc162/mc162.asp
Além de já terem destruído e cercado grande parte do antigo bosque, que agora virou estacionamento para os eventos da Marina, querem também construir um prédio de seis andares, que irá tapar a vista do Pão de Açucar. Porém, o maior absurdo de todos ainda está por vir: o cercamento de toda a orla da Marina da Glória com grades. Tudo isso planejado as escondidas, com o apoio da imprensa, que como visto na reportagem de hoje do Globo, esconde os podres do projeto.
Link da página do Orkut “S.O.S Parque do Flamengo”, que faz semanalmente denúncias contra a obra:
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=12274658
glenlivet 17.08.06 12:34 …
Mas, se houvesse um projeto hoje para o MAM, no Aterro ou no Cais do Porto, que estilo arquitetônico você, Lefla e TTT sugerem?
Cesar Maia, quer dizer, Jean Nouvel?
Rafael Netto 17.08.06 12:52 …
Apesar do fato de constar no projeto original, houve também críticas ao teatro do MAM, disseram que hoje em dia não haveria necessidade.
Achei ruim a PF ocupar o pier do Rio Orlinha. Aquilo ali tinha que ser restaurado como área de lazer, pois tem uma vista espetacular.
O Santos-Dumont vai ficar muito bonito pra quem vai viajar, mas vai ser mais um “aeroshopping”. O pessoal da aviação chama a Infraero de “Infrazero”, precisa dizer mais?
Quanto à Marina, já vem sendo destruída há muito tempo. Quando eu era criança, pouco depois da inauguração, era possível passear pelos jardins que havia na cobertura das garagens e ir andando até o farol. Hoje o lugar foi cercado e coberto com aqueles toldos. A ciclovia também foi inviabilizada no local, virou pista de carros para acesso ao estacionamento e também para caminhões da Comlurb.
http://fotolog.terra.com.br/rafael_netto
andredecourt 17.08.06 12:53 …
Algo moderno, mas sem ser pós moderno, ou então confuso…a rainha do local é a paisagem e não precisa de concorrentes.
O problema que os arquitetos, egocêntricos, aliás como muitos advogados, publicitários,psiquiatras….. vão querer concorrer com ela.
Particularmente acho as soluções do Reidy muito boas
andredecourt 17.08.06 12:53 …
Concordo com vc Rafael !!!
Lefla 17.08.06 13:51 …
Acho que o Museu de Arte Moderna deveria ter uma arquitetura que não rivalizasse com a paisagem tb. Alguma coisa em vidro. Alguma coisa que não fosse do Niemeyer, fundamentalmente. Alguma coisa como outros museus de arte moderna que tem pelo mundo e que não são de concreto aparente e nem quentes como uma caldeira tropical.
Eu acho que o Rio de Janeiro não precisa ter nada em desarmonia com a natureza belíssima que tem. Mas aí, vem aquela tartaruga e pousa um disco voador em Niterói.
ui… 17.08.06 14:52 …
eSclarecido
triunfodapintura 17.08.06 16:30 …
Reidy era um gênio.
Marcos Souza Costa 17.08.06 17:17 …
Pode-se notar que não foi incluída na maquete a passarela curva do Affonso Reidy, talvez por ter sido uma idéia posterior ao projeto original.
O prédio do MAM pode não ser tão funcional, mas é bonito. Pelo menos não fomos premiados com um disco voador, como os desgraçados de Niterói.
Defensor do povo niteroiense 17.08.06 17:31 …
Não acho que o povo de Niterói seja desgraçado, aquele museu foi feito muito mais para se deslumbrar a vista ( do Rio) do que propriamente para se admirar a arquitetura dele.
andredecourt 17.08.06 17:33 …
O MAC tem um problema, ele concorre com as obras expostas dentro dele, particularmente eu acho isso um absurdo
Defensor do povo niteroiense 17.08.06 17:33 …
Andre
Esse Marcos aí gosta de pegar pesado, é recidivante.
edubt 17.08.06 23:54 …
Concordo em numero, genero e grau com o Lefla.
Qt ao MAC, aquilo é uma aberração com todas as obras do OC. Tem tb aquele ponto de ônibus aquático, que a turma fluminense idolatra até a raiz do cabelo…
dani_bessa 18.08.06 09:00 …
Isso é uma maquete!!!!!!!
Caramba!
Luís Felipe Pires 19.08.06 13:08 …
Admiro-me de ver , num fotolog de admiradores do bom gosto da arquitetura, antiga ou moderna, uma obra-prima de Oscar Niemeyer, o prédio ( tudo bem que é um disco-voador, e feito para ser admirado mais que suas exposições e de sobra admirarmos a vista deslumbrante da Baía de Guanabara , e aí é que está a genialidade de um mestre em arquitetura !! ) , mas, o prédio do MAC de Niterói ser depreciado, obra esta que foi considerada uma das DEZ maravilhas da arquitetura moderna !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ 46 = 48