andredecourt's Foto von 31.08.06

Largo de São Francisco

Nesse instantâneo de autoria de Roberto Augusto Barthel vemos a movimentação do Largo de São Francisco no início dos anos 20.

A foto foca muito mais o cotidiano e a movimentação no largo que as construções propriamente ditas, sendo muito boa para apreciar os trajes dos passantes.

Vemos que o largo era praticamente todo asfaltado e que pedestres, bondes e o pequeno número de automóveis se misturavam. Urbanismo esse que durou muitos anos mas que, pelo aumento do tráfego e a transformação do largo apartir dos anos 40 em um imenso estacionamento, teve que ser revisto, sendo construído o grande calçadão já nos anos 90.

No meio das árvores vemos o monumento a José Bonifácio, e uma pequena nesga do velho prédio da Politécnica hoje ocupado pelo IFCS.

Foto: Roberto Augusto Barthel

Acervo: Roger Barthel

Comments (32)

Rafael Netto 31.08.06 09:16 …

Eu já vi uma foto, não sei se foi essa mesma ou outra tomada do mesmo lugar, e me intriga o trilho de bonde entrando naquela travessa que segue ao lado da igreja do Rosário.

O Largo de S.Francisco, com a Ramalho Ortigão, parece ter uma “tradição” de caos de muitas décadas… virou estacionamento, depois terminal de ônibus e hoje camelódromo e estacionamento de caminhões.

http://fotolog.terra.com.br/rafael_netto

patrício 31.08.06 09:36 …

Sei que é uma curiosidade – esta fotografia foi clicada em torno das 10 horas da manhã – reparem como as sombras se projetam e permitem, passado 80 anos, nos dizer o horario da imagem. É invulgar a estatura do cidadão em primeiro plano – um gigante!

andredecourt 31.08.06 09:39 …

Exato Patrício, já tinha reparado na estatura do senhor que passa em primeiro plano, teria o que, por volta de 1.85 ???

luiz_d 31.08.06 09:42 …

Repetindo-me: ninguém ia na “cidade” do modo avacalhado de hoje em dia. Nada de chinelos, bermudas, gente sem camisa.

Eram outros tempos em termos de educação e civilidade.

edubt 31.08.06 10:01 …

Taí, gosto desse lugar, apesar de largado e abandonado em muitos pontos.

A igreja de SF, entrei uma vez, e apesar de linda, fede terrivelmente a mofo. Qq alérgico que se aventurar a entrar ali sai direto pra um CTI

:-) ))

Evelyn 31.08.06 10:10 …

Bertoni
Rindo aqui do seu “exagero”, quer dizer que é bom levar um “Kit”antialérgico para visitar a Igja?
Já estive lá, impressiona pelo tamanho e riqueza, mas não acho que seja a mais aconchegante e charmosa.
Em termos de mofo acho que nada supera a Casa França Brasil é impressionante!

Rafael Netto 31.08.06 10:19 …

Entrei na igreja de S.Francisco apenas uma vez, é curioso como parece que ela sempre está fechada.
Pareceu muito mal cuidada, as talhas barrocas são belíssimas, mas está tudo muito sujo e empoeirado, e o ambiente é escuro.
Em volta, há sempre uma população de rua e seus dejetos. Renato deve passar bem longe dali…

As roupas podem representar maior respeito e civildade, sem dúvida, mas também representam uma maior escravização à moda feita para o clima europeu.

http://fotolog.terra.com.br/rafael_netto

derani 31.08.06 10:22 …

Os “chauffers” daquela época tinham que ter um imenso cuidado com os pedestres.
Reparo não só nessa foto como em outras já postadas que todos andavam no meio da rua e parece que tinham a preferencia..

patrício 31.08.06 10:23 …

O maior fascínio da Fotografia pode ser apreciado nesta imagem: um instante… um click e aquele momento fica congelado para sempre. De certo modo estas pessoas se imortalizaram nas lentes do fotografo Roger Barthel.
Embora não visivel, bem do lado esquerdo da Igreja se localizava a (então) recente loja do grande Magazine Parc Royal, da Vasco Ortigão e Cia. que contava com um efetivo superior a 1000 empregados.
Nunca descobri se o nome da rua R. Ortigão, (que se situa no preciso local onde, outrora funcionava esta Firma) foi dado em homenagem ao grande escritor português ou a seu filho (homônimo) que foi o proprietário do referido estabelecimento.
Mas, neste País sem memória, isso será a ultima coisa que despertará interesse – não vou nem falar mais nada…
Abraço

Wagner Bahia 31.08.06 11:08 …

A foto é estupenda.

A igreja de S Francisco em Salvador (BA) é muita mais bela e bem cuidada que a daqui do Rio.

braussie 31.08.06 11:35 …

Vc tem alguma imagem do predio do IFCS antiga?
Minha mãe lecionou durante 35 anos aí, uma vida!

rodperez 31.08.06 11:59 …

interessante mesmo

Solange Passos 31.08.06 12:03 …

Poderia ser uma rua européia qualquer.
André e blogueiros, abaixo um site , acho que alemão, com dezenas de cartões postais do Rio Antigo , não sei se vocês já conhecem, mas sempre vale a dica.
http://www.ak-ansichtskarten.de/shop/xxxamerika.php4?sort=amerikasuedbrasilien&vorschau=yes&lang=us&codered=codered0

Rafael Neto 31.08.06 12:15 …

Na época, todos – pedestres, automóveis, bondes e veículos de tração animal – andavam à mesma velocidade. Acho que não devia ser muito problemático compartilharem o mesmo espaço.

Rafael Netto 31.08.06 12:20 …

Sobre a foto de ontem, estive agora no local e acho que é mesmo a Rua da Alfândega. A Casa Turuna é que mudou de esquina. No lugar existe hoje um edifício moderno (acho que dos anos 60).

Perto dali, do outro lado da Av. Passos, existe um sobrado aparentemente em reforma que é um documento interessantíssimo. A casa tinha aparência moderna e revestida de pastilhas, mas o reboco foi quase todo removido, deixando à mostra arcos de cantaria típicos da virada do século XX, e sobre eles arcadas abauladas de formato colonial, mostrando a antiguidade do edifício e as transformações que sofreu.

http://fotolog.terra.com.br/rafael_netto

Vinicius 31.08.06 12:40 …

Muito interessante o site que a Solange indicou. Das fotos colocadas a venda, a que mais gostei foi a do antigo prédio da Esso, sozinho em uma Av. Beira-Mar vazia de construções:

http://img431.imageshack.us/img431/4601/essold9.jpg

Evelyn 31.08.06 13:43 …

Rafael
O horário dela é restrito, fecha às 1300H e não abre aos sábados, eu tentei várias vezes até conseguir(chegando lá e encontrando as portas literalmente fechando,pedindo, não houve jeito)
Aliás isso no Rio é um impeditivo para que se conheça lugares importantes e históricos, com horários de visita terminando cedo,dificultando para quem trabalha.
Ela, assim como as da Primeiro de Março, são “pesadas”, não tem a leveza da Santa Cruz dos Militares ou Nossa Sra da Lapa dos Mercadores.

dani_bessa 31.08.06 15:03 …

Eu estudei aí! Irritam-me os camelôs e a sujeira de hj!
Bjs, Dani

FlavioM 31.08.06 15:16 …

Postei mais algumas fotos sobre o Palácio da Prefeitura, no Rio Antigo, e outras mais (http://www.flaviorio.globolog.com.br) e no Flickr (http://www.flickr.com/photos/flaviorio/230068200/ e seguintes).

André, sei que demorei um bocado, desde o seu post do dia 28, mas antes tarde do que nunca…

Depois de mecher com estas fotos da Prefeitura, acho que a foto do seu post não é exatamente lá. Na verdade, a torre da Central deveria estar mais longe da Prefeitura… Talvez a foto seja da demolição de alguma parte do QG, durante a construção do Ministério da Guerra, o que explicaria a falta do relógio.
O que você acha?

FlavioM 31.08.06 15:19 …

“Mecher” !!???

rafael 31.08.06 18:57 …

braussie,eu estudo no ifcs,e tenho fotos do prédio,tanto atuais quanto antigas.se for do interesse de alguém…
confesso que desconheço a origem das poucas fotos que tenho de lá,mas de qualquer forma,pra mim são muito interessantes.
mais uma vez,um belo registro,hein,andré??a partir de que ano o largo em si deixou de ser asfaltado assim,tendo sua característica atual(sendo calçado com pedras portuguesas e com os carros circulando somente no seu entorno)????
1 abraço a todos

Solange Passos 31.08.06 19:02 …

Vinicius, grata, eu também fiquei encafifada com esta foto, pois não sabia que prédio era esse, mas você agora já esclareceu.
Abraços,

marianaslv 31.08.06 21:56 …

nao sei se era ele ou ela…rs… nao fui espiar… rs… bjos

Marcelo Almirante 31.08.06 22:16 …

Igrejas do Rio, nâo sei por que, mas não me animo em entrar em nenhuma delas, com exceção do outeiro e de São Bento.

triunfodapintura 31.08.06 22:25 …

Gosto muito dessas fotos de outros tempos com pessoas sem posar.

Evelyn 31.08.06 22:25 …

Marcelo Almirante
Eu entro em todas, basta estar aberta…
É interessante você observar o interior, o estilo, a arquitetura, a época.

Evelyn 31.08.06 22:26 …

Correção
Na msg dirigida ao Bertoni, leia-se Tumminelli.

mauro 01.09.06 07:36 …

” dentro das igrejas sempre tem algo interessante como disse a Evelyn…arte sacra e até padres pedofilicos…”

zecarioca 01.09.06 10:16 …

Quando penso que você já mostrou tudo o que tinha para mostrar, eis que surgem novos flagrantes que nos surpreendem e encantam.

Lefla 01.09.06 12:07 …

As igrejas são belas. A mendigada em volta é irritante. A sujeira poderia ser limpa. Mas concordo com o Tutu. Aquilo em São Francisco é a maior colônia de mofo e de ácaros do centro da cidade. Tem cortinado de veludo vermelho lá que deveria estar no Museu de História Natural. Há uma lenda, inclusive, de que os padres que ali oficiam são ácaros transgênicos, fabricados à revelia do Vaticano.

Padres pedófilos? Deve ser horrível viver numa sociedade onde meninas de 9 anos dançam na boquinha da garrafa. Isso é o sonho de todo padre, pedófilo ou não.

dtm_rocam 04.09.06 17:30 …

Estudei no IFCS, lá tem algumas fotos antigas do Lgo de São Francisco.