Construção do Campus da UERJ, anos 70

andredecourt's Foto von 11.09.06

Campus da UERJ em construção, anos 70

Vemos nessa foto a construção do grande campus da UERJ, no lugar da antiga Favela do Esqueleto, que já havia sido removida anos antes.
O esqueleto que deu nome a favela, ruínas nunca concluídas do que seria um hospital público, aparece na foto, reconstruído e com uma nova função, a de pavilhão universitário com o nome de Haroldo Lisboa da Cunha.
Além da construção e da restauração dos prédios que formariam o campus como conhecemos hoje a foto nos mostra o antigo traçado da Av. São Francisco Xavier e rua Derby Club no local, bem como mostra que, onde temos o enorme estacionamento da faculdade haviam casas e sobrados, e não barracos da favela, que por esse raciocínio ocupavam o fundo do terreno junto as estruturas abandonadas certamente indo até os muros da Central do Brasil.
As casas da Av. São F. Xavier foram desapropriadas posteriormete à favela, certamente já na segunda metade dos anos 70.

Comments (16)

alinecyclope 11.09.06 10:35 …
Nossa!!!
Primeira vez q comento aqui!
Só pra registar que esse flog é uma aula de história! Já acompanho há mt tempo, e muitas vezes me serviu de base para trabalhos na faculdade (curso Arquitetura e Urbanismo), uma vez até com uma fotoque eu não achava em lugar nenhum, pra um trabalho de restauração e encontrei aqui!
Obrigada por se dedicar a esse flog tão maravilhoso para pessoas como eu,que são apaixonadas pelo Rio antigo!
Milu 11.09.06 10:41 …
Projeto de Flávio Marinho Rego (o mesmo do restaurante do mirante)e Luiz Paulo Conde.
andredecourt 11.09.06 10:46 …
Pensava que fosse só do Conde Milu
rock_rj 11.09.06 11:03 …
Pelo menos este campus foi terminado, e não ficou como o do Fundão que até hoje está com obras inacabadas…
Rafael Netto 11.09.06 11:09 …
Eu acho que já foi postada uma foto da construção da UERJ, mas não estou achando. Eu tinha mandado o link para alguns colegas, mas quando fui ver o e-mail, está errado…
O campus da UERJ não foi terminado não! Devia ter um parque aquático nos fundos, entre outras estruturas que jamais saíram do papel.
http://fotolog.terra.com.br/rafael_netto
Rafael Netto 11.09.06 11:12 …
E o campus da UFRJ não tem exatamente obras inacabadas… e sim jamais feitas, em especial os edifícios que ficariam ao longo da avenida principal e deveriam abrigar os cursos da Praia Vermelha.
Claro, o HUCFF é provavelmente a maior obra inacabada da cidade…
http://fotolog.terra.com.br/rafael_netto
andredecourt 11.09.06 11:12 …
Eu já postei fotos da construção da UERJ Rafael, mas nunca uma aérea dessas !!
A foto apesar de pequena é ótima
andredecourt 11.09.06 11:15 …
Roberto, tem muita coisa não concluída na UERJ até hoje, na minha época de estudante havia um bloco que não tinha nada dentro, só as janelas.
O prédio dos alunos, um anexo perto do ginásio está caindo pois não foi terminado até hoje e está completamente abandonado com o resto da faculdade, os estalactites da descalcificação da estrutura são impressionantes !
rockrj 11.09.06 13:03 …
Andre, eu não sabia desses detalhes, o Fundão é mais comentado por causa daquela ala do hospital, que está bem a vista…
roberto 11.09.06 15:34 …
Aos especialistas, uma pergunta: sempre fiquei intrigado que é edificio é aquele que é da largura de uma chaminé que está do outro lado da rua onde estavam as casas, onde agora é o estacionamento da UERJ?
andredecourt 11.09.06 15:39 …
Roberto, esse continua no mesmo lugar, é uma estação elevatória da CEDAE, bem antiga por sinal
derani 11.09.06 16:08 …
Depois de tantos anos vendo a favela do Esqueleto, pareceu um verdadeiro milagre quando vi a UERJ pronta, mesmo incompleta. Acho que ninguem acreditava que isso ia deixar de ser favela, naquela época.
number41 11.09.06 22:04 …
Otimas fotos no seu fotolog! Como consegue essas fotos?
Essas fotos me fez pensar muito de como o Rio não deu muita importância ao planejamento urbanístico. Inacreditável de como está essa região hj!
…daqui há 20 anos… como estará?
abraços
==
Lefla 12.09.06 00:17 …
Nunca votei no Conde só por causa desse estrupício. Estudei aí. Não tenho saudade alguma. Odeio, na verdade. Hoje em dia dou aulas lá. Nada mudou. O ânimo dos estudantes, talvez. As instalações e o projeto são coisas de arquiteto imbecil. Discípulos da Tartaruga Touché. Como é que se constrói uma Universidade onde os alunos, dos diferentes cursos nunca se encontram? Francamente….
Lefla 12.09.06 00:23 …
Trocaram a Favela do Esqueleto (meda!), pela Universidade Esqueleto.
wilson 13.09.06 10:25 …
A UERJ, seus profesores, alunos e servidores contrinuam resistindo, tentando sobreviver a este absurso político que se chama Garotinho e sua esposa, Rosinha. Sem falar na incompetência petista que, na nossa cidade, atendeu pelo nome de Benedita.

Um comentário em “Construção do Campus da UERJ, anos 70”

  1. Estudei na Uerj.
    Não entendia a arquitetura: corredores, rampas, linhas retas. Percebi, então, que não era uma questão de arquitetura.
    Corredores, rampas, linhas retas, jardins eram signos de um discurso, cujo código não se limitava ao concreto, ferragens, poços, esquadrias. O que aturdia o olhar era a linearidade múltipla onde o movimento não destrói as linhas.
    Busquei na literatura a chave. Encontrei em Borges o seguinte: o melhor labirinto é aquele “que se compõe de uma única linha reta”. A Uerj é a biblioteca dos labirintos. Minha alma, hoje, está calma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 + 1 =