Praia do Vidigal, 1970

andredecourt's photo de 21/09/06

Praia do Vidigal 1970

Vemos nessa foto a praia do Vidigal antes das transformações que modificaram totalmente o lugar.
O Hotel Sheraton ainda não passava de um canteiro de obras junto ao chão e a um muro de contenção.
Mas é por trás que a foto nos mostra as maiores surpresas, onde está a Favela do Vidigal ??? Ela já existia há várias décadas, mas era mínima e a sua devastação a mata insignificante, a favela possuia aglomerados de barracos espairados, longe da maçaroca de alvenaria sem embolso e construída de forma desordenada que temos hoje.
Mais uma foto para se pensar nos anos de populismo no qual essa cidade está exposta, e os efeitos causados.

Comments (21)

Rafael Netto 21/09/06 09:40 …
O Sheraton hoje em dia jamais seria construído.
Já a favela…
Há algum tempo andaram falando do Iate Clube, mas eu acho que o maior estupro da orla carioca é esse hotel!
http://fotolog.terra.com.br/rafael_netto
edubt 21/09/06 09:42 …
Populismo sempre esteve ligado ao Rio, não é nenhuma novidade. Mas ele piorou depois daquele desgraçado do Brizola e das heranças malditas que deixou: Cesar Maia, casal Pastorinho…
andrebatista 21/09/06 09:47 …
Considero um absurdo essa praia ser “propriedade” do Hotel atualmente…a década de 70 foi o período onde a cidade foi mais descaracterizada?
rock_rj 21/09/06 09:47 …
Se não houvessem eleições, garanto que as favelas não iam proliferar…
A impunidade na proliferação das favelas, está ligada ao populismo para obtenção de votos…
luiz_d 21/09/06 10:01 …
Má distribuição de renda, populismo, impunidade, falta de planejamento urbano, desigualdade social, ausência de transporte coletivo decente, oportunismo, falta de investimento em educação, insensibilidade das elites, corrupção, despreparo, cultura do jeitinho e do “primeiro, eu”, – são tantas as causas que é um milagre que ainda possamos escrever por aqui…
Vinicius 21/09/06 10:21 …
Então a praia é privada? Que absurdo!
andredecourt 21/09/06 10:31 …
As praias pela constituição federal não podem ter seu acesso bloqueado.
O Vidigal hoje é frequentado pelos hospedes do hotel e por membros da “comunidade” vizinha, o problema para os moradores do resto da cidade é, aonde parar o carro ????
brites 21/09/06 10:53 …
Esta foto mostra uma praia q já não se consegue ver…
Uma pena o q foi feito dela. Esperemos q a lição tenha sido aprendida e q coisas assim não se repitam.
Qto à favela, continua se repetindo por toda parte…
*s Boa quinta!
derani 21/09/06 10:57 …
Tem sentido urbanizar uma favela quando ainda está assim como na foto…
Agora, fazer isso hoje é apologia da miséria e do mau-gosto.
[email protected] 21/09/06 11:01 …
Muito bom. Seu Fotolog segue sendo diariamente necessário.
Wagner Bahia 21/09/06 11:36 …
Uma coisa interessante na cultura da favela é a casa sem embolço. O embolço custa muito pouco, comparado ao restante que já se fez. Um chapisco – que pode ser um pouco “ralo” – fica mais barato ainda e mais fácil de revestir a parede. Se as casas nestas comunidades fossem pelo menos revestidas e pintadas que fosse até com cal ou uma tinta bem barata, ou até um preparado de óleo de linhaça, como antigamente, melhoraria bastante o aspecto e a sensação de limpeza.
Aquelas casas que aparecem nas encostas dos litorais da Grécia são simplíssimas, revestidas com uma massa barata e todas são pintadas de branco. Vejam que diferença.
Pergunta que não quer calar: cadê o CREA ?
derani 21/09/06 13:50 …
Wagner, como arquiteto, posso te dizer que o CREA hoje em dia é uma entidade mais política que profissional. Infelizmente só aparecem quando alguma irregularidade sai no jornal e eles tem alguma oportunidade de aparecer.
O emboço ajuda até estruturalmente para segurar as paredes, uma segurança à mais.
binamalta 21/09/06 15:02 …
Pena que nossos políticos não estejam nem ai para esses problemas.
Aliás, para problema nenhum!!!!!!!
Nossas matas estam se acabando, as favelas crescendo desordenadamente, sendo comandadas por bandidos, e nós, pessoas de bem, presos a colocar grades nas janelas, seguranças, e limitados a andar em locais e em horários ditos “seguros”.
Onde está a CIDADE MARAVILHOSA de nossas tão queridas fotos antigas?????
Beijos
Ilan 21/09/06 17:22 …
Concordo com todos e digo mais, sinto mto não ter nascido e/ou ter tido idade pra ver as maravilhas desta cidade q fizera jus ao título de maravilhosa! Graças aos fotologgers, posso ver fotos do q antes eu só saberia pelos meus pais e avós.
Realmente me dá tristeza ver no q se transformou a cidade. Acabaram com ela!
Só isso q posso dizer. Antes achava curioso e título de “Princesinha do Mar” para Copacabana e “Cidade Maravilhosa” para o RJ. Pois eu não sabia como era. Era linda, majestosa! Quem me dera poder ter visto tudo de perto. Um sonho mesmo!
Nunca coloquei os pés nessa praia, aliás, nem sabia q ela existia. Agora q sei, até gostaria de conhecer, mas acredito q deva ser meio perigoso, pois o caminho ao público, eu não acho mto recomendável.
Abraços!
jban 21/09/06 17:23 …
Não acho o Sheraton tão ruim assim. Pior seria se não houvesse nada alí. A favela desceria literalmente até a beira d´água… Acho na verdade que o Hotel faz um contraponto e exerce uma pressão positiva para que o Estado minimamente exista naquela área. Pelo menos para manter a ordem e não deixar a coisa descambar.
Solange Passos 21/09/06 18:19 …
Caríssimo André, praias privatizadas são a coisa mais comum “neste país”, como gosta de dizer o vosso presidente Lula. Hotel, resorts, condomínios de luxo já tomaram os paraísos que existem costa afora.
Abraço.
RODRIGO 22/09/06 14:01 …
QUE COISA A FAVELA DO VIDIGAL PEQUENA NEM SINAL, HOJE ESSE DESASTRE QUE O RJ VIVE, SINCERAMENTE ESSAS FAVELAS ENORMES QUE SE PROLIFERAM E NÃO VAI DAR EM NADA DEVERIAM SER RISCADAS DO MAPA , TA NA HORA DE ALGUM PEREIRA PASSOS DO SEC 21 FAZER ALGO.
SE NÃO ESSES FAVELÕES VÃO SE EMENDAR EM SP E ASSIM POR DIANTE.
Ilan 22/09/06 16:02 …
Nenhum prefeito/governador vai fazer isso. Eles fazem a matemática do voto. Qtos votos irão perder fazendo isso? Vários! Não sei qtas pessoas ao todo moram em favelas, mas soma-se a elas, os q seriam contra isso. Tbm aqueles q lucram com a desgraça alheia (várias pessoas). É mta gente.
Acho q no caso, nós somos minorias, eu tbm gostaria de um político de fibra q realmente fizesse obras de uso de todos mesmo e não para seu único e exclusivo interesse, como o Pan no autódromo. Pra mim, um ato lamentável (para dizer o mínimo), mas o q esperar de Cesar Maia? Esse nunca me surpreendeu. Me surpreende alguém ainda confiar nele e votar nele.
Ele e o filho, só q ele é mais articulado e conhece as manhas, o filho parece uma barata tonta, sempre atrás do pai pedindo ajuda.
É triste, políticagem no RJ tá acabando com a cidade…
Marcelo Almirante 23/09/06 18:32 …
Por graças ainda existe um bairro, uma Villa que resiste à “brasileirização” do Rio de Janeiro, essa república se chama Ipanema.
Cidadão Carioca, eu ?
Na, na, ni, na, no …
Fernando 24/09/06 12:53 …
Doloroso ver isso…..

7 comentários em “Praia do Vidigal, 1970”

  1. Depois de tantos comentários preconceituosos, elitistas e convenientemente ingênuos, que traçaram soluções infantis para a questão demonstrando que sabem tanto quanto um macaco sobre as reais condições de expansão das favelas, eu lhes pergunto:
    Alguns do senhores(as) mora em uma favela? conhece a realidade cotidiana de uma favela? Procurou pensar além das páginas da Veja?
    Obviamente que não. Porque em quem menos se pensou nesses comentários foi justamente aqueles que são mais afetados pela condição de favelado. Aparentemente quase privatizar uma praia com um hotel de luxo horrível do qual praticamente nenhum carioca desfruta e que se utiliza de um espaço de nossa cidade para auferir lucros para um pequeno grupo de americanos não tem o menor problema. Parabéns aos moradores do vidigal em resistir e fazer valer o direito de “morar” marcando presença na praia.

    1. Não estamos falando da praia, mas sim da encosta, área de proteção natural, mas não só vive uma ocupação em encosta do desmatamento, vive do desprezo das mais elementares regras edilícias a respeito de ventilação, insolação, ergonomia de escadas, salubridade face a humidade/bolor e fungos etc…… A favela cresce com prédios de alvenaria de 5, 6, 7, 8, 9 pavimentos, sem elevador com obras tocadas por especuladores impobiliários, donos de lojas de material de construção em sua maioria, traficantes e/ou milicianos que cobram o aluguel ou a venda de uma lage, pelo preço da mesma metragem em uma área da cidade formal, mas sem o glamour de pontos turísticos. Problemas de transporte podem fomentar, sim….mas há muito populismo e cara de pau numa engrenagem maléfica em que perdem todos, menos alguns poucos.
      E amiguinho bloquear uma praia é incistitucional, já que vc´s lutam tanto porque não entram com uma ACP no MPE requerendo livre acesso ????? Acho que esse engajamento todo é só de fachada, ou para outros assuntos, diferentes do discurso

  2. Meu caro, baseado em quê você formula tantas afirmações fantasiosas e besteiras em relação a dinâmica interna das favelas? As favelas cresceram com o trabalho coletivo de seus moradores, e não poderia ser diferente quando são totalmente indesejadas pela classe média e elite e sem apoio nenhum do Estado.O tráfico de drogas em nada tem a ver com a construção de casas nos morros e não cobra aluguel nenhum em relação a isso, seus podres rendimentos vem de outras fontes. O vidigal cresce porque com o salário vergonhoso do trabalhador comum não dá pra comprar nem casa popular, que aliás, casa popular acessivel no Brasil só em favela mesmo. O Vidigal cresce e continuará crescendo independente do tráfico, de milícia, etc, uma vez que as condições para o seu crescimento estão aí, muito vivas: a favela não é um corpo estranho a cidade carioca. Ela é produto e parte integrante dessa cidade desigual, que funciona para o capital imobiliário e não para as pessoas, que expulsa os trabalhadores para o subúrbio, retirando-os de áreas de interesse do mercado. Só não vê quem não quer ou que tenha uma posição política que o cegue. Foi assim com a remoção da favela da Catacumba na Lagoa, foi assim com a favela do pinto no Leblon. MAS A QUESTÃO É ESSA: a questão é que playboyzinho se morde de raiva em ter pobre trabalhador morando em área valorizada, cobiçada pela especulação: frequentando praia do lado de casa então…é audácia demais pra aristocracia da zona sul aturar!

    1. Meu caro amigo, não distorça o discurso com argumetos já gastos, qualquer um que faça uma obra civil, de reforma, daquelas bem simples, gasta milhares de reais. Então amiguinho, como um espoliado e escravizado trabalhador ergue em pouco mais de mês um prédio de 3 andares, isso sem contar com o preço da laje que está embaixo, que tem praticamente o preço do metro quadrado do Rio Comprido ??????
      Infelizmente o Vidigal continuará crescendo, até uma tromba d’água, onde certamente você não terá essa soberba toda, que querer a remoção de favelas é coisa de playboyzinho e irão pedir casas populares em lugares seguros e não com quotas de inclinação absurdas e em área de proteção ambiental.
      Aliás há uma homenagem aos 90 anos do Brizola, vai lá, pois irá encontrar a sua turma !

  3. Porque não vemos uma discussão sobre desmatamento em áreas de moradia das elites, como; Gávea, Alto Leblon, Humaitá, Alto Jardim Botânico, São Conrrado…?

    1. Simplesmente porque lá se o cara desmatar a polícia e prefeitura caem em cima….só isso. Além disso nesses lugaras há verde, e o que de verde sobra aí ? Nada

  4. Isso mesmo, vamos favelizar tudo! Vamos acabar com esta cidade. Como dizia o grande intelectual Darcy Ribeiro, “Favela é solução e não problema”. Quem estiver insatisfeito com as favelas que se mude para a Alemanha, França, Estados Unidos ou qualquer nação civilizada. Aqui não. Viva a nossa natural e espontânea esculhambação, desordem e escracho!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ 87 = 88