Praça da Harmonia

andredecourt's photo from 9/28/06

Essa é uma foto bem conhecida de Malta, mas que servirá muito bem para terminar nossa pequena série sobre o Mercado da Harmonia.

Como falamos ontem, a fim de sepultar qualquer lembrança do levante de Porto Artur, imediatamente o poder público deu ordem para a região de pronto começar a ser reurbanizada.
No exato local onde ficava o principal reduto do Porto Artur, pelos mapas antigos e fotos era uma espécia de trapiche com uma entrada de mar, foi mandado erigir-se o Quinto Batalhão da PM. No local do velho mercado, foi construída uma grande praça, aumentando-se o pequeno largo que existia antes fronteiro ao mercado.
A praça como vemos na foto respeitava o urbanismo da época, inclusive sendo muito parecida com o antigo urbanismo da praça Serzedelo Correia em Copacabana.

Comments (16)

fatorell 9/28/06 10:50 AM …
é lindissima
luiz_d 9/28/06 10:52 AM …
É uma região quase desconhecida para mim.
levine1983 9/28/06 11:14 AM …
é viagem minha, ou aquele pós-moderno coloridíssimo que tem nessa região é influência desse prédio aí?
andredecourt 9/28/06 11:22 AM …
Não duvido nada ….
Waldenir 9/28/06 12:27 PM …
Boa tarde,André.
Ao lado do batalhão PM ,temos um abrigo de mendigos que foi o primeiro projeto construído de autoria do A.Reidy.Essencialmente Art-Deco,já mostra elementos modernos na composição.Infelizmente, ninguém que passa por lá sabe disso.
Rafael Netto 9/28/06 12:32 PM …
Esse prédio do Moinho Fluminense ainda existe?
Onde é o batalhão da PM? No fundo do lado direito?
http://fotolog.terra.com.br/rafael_netto
andredecourt 9/28/06 1:02 PM …
Waldenir, vou postar uma foto dele amanhã !!!!
Rafael, o prédio do moinho existe e está tombado, junto com o BPM que fica de onde o fotógrafo tirou a foto
edubt 9/28/06 1:35 PM …
A praça está impecável…
:-))
Rafael ta precisando tomar Fosfosol. Falei do tumulto provocado pelos caminhões que entram e saem do Moinho Fluminense. Ele até falou desse meu comentario.
:-))))))
Rafael Netto 9/28/06 1:44 PM …
Que o Moinho existe eu sei, eu queria saber se o prédio que existe hoje ainda tem esse mesmo aspecto.
http://fotolog.terra.com.br/rafael_netto
derani 9/28/06 1:48 PM …
O abandono de toda essa área pela especulação imobiliária que não se interessou durante décadas, ajudou a preservar o local e nos vai dar bons frutos no futuro…
Vinicius 9/28/06 6:32 PM …
Fico imaginando como deve estar essa praça atualmente. Não sabia desse abrigo do Reidy para mendigos. Será que está em bom estado?
Vinicius 9/28/06 6:54 PM …
Rafael, achei um site com fotos atuais do Moinho Fluminense:
http://www.sergioaraujo.com/sergio/cantosdorio/pages/05.htm
Parece que continua igual, como na foto do Decourt.
riodejaneiro_021 9/28/06 7:03 PM …
gosto cada dia mais da nossa historia
muito bom
abs
Marcelo Almirante 9/28/06 7:48 PM …
Gostaria de saber por que a cidade perdeu a tradição de cuidar bem de seus jardins.
Esses arquitetinhos modernistas só pensam em concreto. Vide os exemplos do Rio Cidade …
maira2d 9/28/06 11:21 PM …
Caramba, desconheço tal lugar…
Mas era um brinco, hein!
Quem dera o espaço público hoje fosse sempre assim…
brites 9/29/06 8:20 AM …
Nada como um quartel pra colocar uma pá de cal em qqr coisa, não é?!?
É verdade, é preciso ter pernas em bom estado pra fazer a travessai do Cparaó. MAs não chega a ser demasiado difícil, não…
*s Boa sexta!

4 comentários em “Praça da Harmonia”

  1. DESCREVENDO FATOS E HISTORIAS DA REGIAO PORTUARIA DO RIO.
    *********************************************************
    A Regiao Portuaria da Cidade do Rio de Janeiro, onde ficam os bairros do Centro/Historico Parte, Saude, Gamboa e Santo Cristo, sao fieis depositarios da historia social economica e cultural do nosso Brasil.
    Sao 350 anos de muitas realizacoes, e mais de 40 acervos arquitetonicos artisticos, culturais e socio-economicos; e poderemos descrever aqui algumas destas preciosidades historicas…O Predio do 5°- BPMERJ/Harmonia,(Gamboa), ao lado fica a Praca Coronel Assuncao,(Ex-Pca da Harmonia na Gamboa), ambas estao localizadas a; Rua Sacadura Cabral s/n, o Predio da Ex-Escola Estadual Jose Bonifacio, atual Centro Cultural Municipal Jose Bonifacio, Centro de Referencia da Afro-Cultura Brasileira, no bairro da Gamboa; a Igreja de Nossa Senhora da Saude, (Gamboa), o Entreposto Negreiro da Pedra do Sal, (Saude), o Cemiterio Arquiologico de Escravos Pretos Novos, (Gamboa) os Jardins Suspensos do Valongo,(Saude/Gamboa), o Observatorio Astronomico do Valongo,no Morro da Conceicao, (Saude/Centro), a Ex-Escola Republica da Colombia, atual CEDI-Conselho Estadual dos Direitos da Mulhe, na Rua Camerino,(Saude), o Colegio Federal Pedro II Unidade Bernardo de Vasconcellos, a Avenida Marechal Floriano 80; Saude/Centro,O Complexo do Morro da Providencia,(Primeira Favela do Brasil em area metropolitana-Gamboa/Saude/Santo Cristo), o Tunel Joao Ricardo,(Centro/Gamboa-Primeiro tunel urbano da Cidade do Rio de Janeiro), a Escola de Samba Vizinha Faladeira,(Primeira escola de samba da Regiao Portuaria da Cidade do Rio de Janeiro, o Cemiterio dos Ingleses,(Gamboa/Santo Cristo), os Galpoes Ferroviarios da Gamboa,(Santo Cristo), A Igreja Catolica de Nossa Senhora do Livramento,(Saude/Gamboa), a Fortaleza do Exercito no Morro da Conceicao,(Saude), todos estes bens arquitetonicos sao tombados pelo poder publico. Se faz necessario destacar que a Prefeitura do Rio de Janeiro, CDURP e Concessionaria Porto Novo S.A., estao realizando um investimento de resgate social, obras de reconstrucao urbanistica e restauro historico da ordem de 8 Bilhoes de reais nos bairros da Saude, Gamboa e Santo Cristo, atraves do Projeto Porto Maravilha, com a participacao da AMAGA-Associacao de Moradores e Amigos do Bairro da Gamboa e Adjascencias; ondeestao sendo negociadas varias melhorias sociais aos moradores da regiao, tais como: Escola de Ensino Medio e Escola Politecnicas e Profissionalizante, UPAS 24 HORAS, Clinica da Familia, Creche Municipal da Gamboa, Reformas das Pracas das adjascencias e parcerias em projetos sociais e educativos dentro da regiao, como cursos, oficinas e balcoes de empregos para capacitacao de nossos moradores.
    Gabriel Catarino.
    AMAGA-DCP-Diretor de Comunicacao e Projetos Sociais.
    Associacao de Moradores e Amigos do Bairro da Gamboa e Adjascencias.

  2. GRATA! ME SERVIRAM MUITO,AS INFORMAÇÕES;POIS ATRAVÉS DAS MESMAS,TOMO CONHECIMENTO DE COMO INICIAR A BUSCA,POR MEU PAI E FAMILIARES.MORO EM CAMPOS BELOS-GO HÁ VINTE ANOS E NÃO TENHO CONTATO ALGUM COM MINHA FAMÍLIA,E SÓ HOJE SOUBE QUE ELES MORAVAM PRÓXIMOS DA PRAÇA DA HARMONIA,QUARTEL GENERAL E ALBERGUE,PORTANTO,TAIS INFORMAÇÕES RESSALTAM A VERACIDADE.CONTO AINDA MAIS COM SUA AJUDA.OBRIGADA

  3. Trabalhei por 5 anos na Rua Sacadura Cabral há 50 metros da Praça que levava o nome de Harmonia que era o nome de um enorme Mercado onde hoje está o Quartel 5º Batallhão da Polícia Militar. No local do Mercado oque existia na verdade era um “Trapiche” que recebia as mercadorias pelo mar pois ele ocupava na época toda a área da Praça. Depois de construído o Moinho Fluminense, começaram a aterrar todo aquele espaço onde hoje está a Praça e a rua que a divide de um dos prédios do Moinho. Com as obras do Porto Maravilha o bairro sofreu enorme remodelação com todos os serviços de luz gás, á gua, iluminação embutidos por baixo do piso das ruas. Na rua da Praça existe hoje uma estação do VLT, o veículo leve sobre trilhos que é o tipo de transporte mais moderno que temos pois até a energia do veículo vem dos trilhos e não mais do arco no teto raspando pelo fio de energia. O bairro abandonado principalmente depois que a capital mudou-se para o Planalto Central, foi como já disse todo restaurado. Tem um excelente Super Mercado próximo a Praça com preços muito bons. Edifícios modernos de escritórios e uma atração que é o Cais dos escravos “Valongo”, que foi descoberto com as reformas e restaurado nas Rua Sacadura Cabral junto ao Hospital dos Servidores do Estado. A Zona portuária é hoje uma das atrações do centro do Rio de Janeiro incluindo a orla onde está a Praça XV.

  4. Passados 11 anos do post 5 anos do primeiro novo comentário e poucos meses do último vemos a quebra do eldorado de Dudu, a Porto Novo agoniza, os prédios comerciais bodosos e agressivos estão vazios, o hotel lacrado. Quem sabe se tivessem crescido menos o olho e colocado vida, ou seja, gente morando o negócio engrenasse. a Cidade Nova, quase cinquenta anos de uma reforma parecida, com duas estações de metrô agora é que começa a crescer, a a Pres. Vargas só agora se completou até a Central ( com os prédios vazios). Acabou o milagre olimPico, que beneficiou uma quadrilha!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

62 + = 64