andredecourt's foto van 1-11-06

Penha Rural

Nessa foto se descortina nos anos 20 um bairro da Penha completamente rural, a bela igreja se destaca no meio de casas simples, cercas de arame, pasto e árvores frutíveras.

Foto: Roberto Augusto Barthel

Acervo: Roger Barthel

Ps. Estou sem tempo por essa semana, com vários compromissos, espero já na sema que vem me dedicar mais aos companheiros dos flog’s do Rio antigo e aos frequentadores da “casa”

Comments (16)

littlerose 1-11-06 9:33 …

Nossa! A igreja da Penha é antiga mesmo…

jban 1-11-06 9:51 …

Desculpe, mas essa aí é a Praça Eugênio Jardim, com a antiga Igrejinha do Posto 6 virada para o mar.

francamente….

crich20@gmail.com 1-11-06 9:58 …

Tenho várias fotos antigas, inclusive do Ed. Guarujá onde minha mãe e meus avós moraram. Tenho também planta do pav. tipo do prédio. Se tiver interêsse, escreve.
Abraços, Richard.

Derani 1-11-06 11:03 …

Muuuu!
Caramba, rural mesmo…
Devia ter uma vista deslumbrante lá de cima .. a antiga orla que desapareceu.

natureco 1-11-06 11:18 …

Magnífica!!!
Abçs.
Luiz.

sosvidanimal 1-11-06 11:27 …

Nos anos 20 e 30 o Méier era tbm cheio de chácaras, que maravilha o Rio assim. Foto incrível!!!

Abs. Heloisa.

rock_rj 2-11-06 16:26 …

Beleza! Inteiramente livre das favelas atuais que a cercam…
Obrigado pelos parabéns!

langaard@bol.com.br 3-11-06 7:20 …

Tempos mais calmos aqueles. Gostei da foto.
Volte logo, então.Você é diariamente necessário.

rockrj 3-11-06 16:31 …

Re: não, o Chrysler era do meu pai, dirigi pela primeira vez na Praia Vermelha…

popflog 5-11-06 10:37 …

Que bacana! Normalmente, quando ó assunto é o Rio Antigo, as fotografias só mostram o Centro e a Zona Sul. Que grata surpresa ver uma foto da Penha!

hide_mila 5-11-06 19:44 …

linda foto!
ai, me encaixo naquele cliche “saudades de um tempo que nao vivi”…
sera q eh so carioca q tem essa “sindrome”?

glenlivet 6-11-06 8:44 …

Vc mencionou S. Conrado no dia 31.
Alguma foto da igrejinha de lá?

Kalipso 7-11-06 14:40 …

Como faco para publicar fotos do Rio do ano de 1915 até os anos 60 aqui no fotolog???? Preciso enviar para André????

gyurko 8-11-06 22:09 …

felipe.bidu@hotmail.com
estou muito fascinado com seu trabalho em divulgar fotos tão interessantes. Gostaria de saber se vc tem fotos do bairro estacio, o berço do samba… fiquei curioso em saber como seria! vc poderia me enviar?

Alexandre Figueiredo 12-11-06 11:24 …

Primeira metade dos anos 20. Estimo ser de 1921. O lugar é sem dúvida a Penha, com sua igreja em estilo neo-gótico que até assustava por sua imponência, principalmente quando eu, adolescente, ia para a Casa do Marinheiro com meu pai e meu irmão, nos anos 80. Era um contraste maravilhoso, aquela igreja “sombria” mas linda de se ver. Poderia ter o mesmo prestígio turístico que o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar, mas infelizmente a região da Penha, hoje, é um verdadeiro barril de pólvora, pois ao redor está o perigosíssimo Complexo do Alemão, que inclui do Grotão a Inhaúma, do Fundão a Bonsucesso, passando por Olaria, Penha, Ramos e Manguinhos.

joana 16-11-06 8:29 …

caraca penha! mto boa a foto! penha antes era mto roça! q nem guaratiba! daqui a alguns anos la vai ser a “nova barra”! garanto!hehe
parabéns pelo fotolog!