andredecourt's Foto von 08.11.06

Do acervo do amigo Francisco Patrício, posto hoje um fragmento de uma bela foto de Malta, que retrata a Praça Mauá.

Patrício me mandou a imagem inteira e esse fragmento, que é postado por mostrar detalhes interessantes de cotidiano e das atividades portuárias.

Em primeiro plano vemos um raro caminhão, nessa época esse tipo de veículo não era muito difundido, ou se transportava cargas por meio ferroviário, ou em curtas distâncias por tração animal ou carris, as fotos dessa época nos mostram a cidade cheia de carroças misturadas aos carros e bondes. Outro caminhão aparece parcialmente no extremo esquerdo da foto, mas possuindo carroceria aberta.

O caminhãozinho possui rodas raidadas, aparentemente sem pneus, com tiras de borracha maciça em seu lugar, não sei que marca é, mas parece muito com um caminhão Sauer, cujo nosso amigo Jason Voguel fez uma reportagem anos atrás.

Ao seu lado um pedestre cruza a larga via com uma aparente tranquilidade, atestando o pouco movimento do local.

No centro da praça vemos o curioso termômetro e barômetro que ali ficou por décadas, sinalizando a entrada de uma cidade e de um país.

Ao fundo um navio de passageiros está aportado, aparentemente o terminal do Touring não está de pé, pois ele só foi construído nos anos 20. Junto ao navio temos um dos modernos guindastes elétricos do porto, uma novidade em atividades portuárias na época, pois em portos movimentados como o de Nova Yorque no início do século ainda se usavam máquinas a vapor.

De resto a foto chama atenção pelos jardins e árvores bem cuidadas, e pela aparente tranquilidade que permitia pessoas sentadas em bancos na praça ao centro.

Foto: Malta
Acervo: Francisco Patrício

Comments (18)

edubt 08.11.06 09:17 …

Navio certamente carregado de imigrantes. Muita gente veio pra cá nessa época.

:-) )

glenlivet 08.11.06 09:28 …

Uau! De quando deve ser essa foto, mais ou menos? Dá pra vc ver o nome do navio?

photomechanica 08.11.06 09:30 …

De que época é a foto?
Esse caminhão é da Moko-Lesney, escala 1/64.
Tenho um igual!!!

:-) ))

andredecourt 08.11.06 09:31 …

Silvia, essa foto deve ser da metade dos anos 10, pelos globos dos postes e pelo caminhão, não dá nem para notar onde está no nome do navio, certamente encoberto pela sombra na região da popa, a proa está fora da foto, mesmo a inteira

FlavioM 08.11.06 10:09 …

Chama atenção a limpeza do piso da rua, apesar do intenso tráfego de tração animal que passava por aí. Bom atestado para a Limpeza Pública.

Rouen, será que seu amigo Silvares poderia identificar o navio?

Photomechanica, este caminhão é escala 1/1! (PI!)

http://www.flaviorio.globolog.com.br

Waldenir 08.11.06 10:18 …

Boa tarde,André.
O navio de passageiros é bastante grande,possuindo o trunk (parte elevada sobre o convés,onde há um mastro mais alto – na realidade, o suporte dos paus de carga) e tombadilho separados,com um porão de carga entre eles.Eu dataria a foto,em função disto,em torno de 1915/16.Este tipo de detalhes já não era comum nos anos 20,ao menos nos navios mais novos.
A coluna do Mauá não aparece na foto,mas deve estar no eixo da Av.Rio Branco.Ao que tudo indica,ela substituiu o barômetro,não?

littlerose 08.11.06 10:22 …

A Praça Mauá ainda era saudável de ser frequentada…

Wilson 08.11.06 11:38 …

Meus avós, Diamantino e Joaquina vieram de Portugal aproximadamente em 1915. Talvez neste navio, talvez nesta viagem. Quem sabe? Pessoas de invejável coragem. Na bagagem, poucas letras e 3 filhos pequenos, alguns Escudos e a experiência de servente-pedreiro. Sem parentes aqui para mandar uma “carta de chamada”, enfrentaram as águas do Atlantico, verdadeiros “Herois do Mar, nobre povo” que, como os “egrégios avós”, parcialmente ocultos “entre as brumas da memória”, se lançaram às águas desconhecidas, desta vez em busca de uma vida melhor.

heloisa@ 08.11.06 12:55 …

Foto maravilhosa!!!

Tempo maravilhoso.

Heloisa

Solange Passos 08.11.06 16:01 …

Como meu avô chegou aqui em 1912 (ano em que o Titanic afundou) pode ser este também o Araguaia, vapor que o trouxe da Espanha.
Curiosidade, André : Foi no Araguaia que morreu o então ex-prefeito Francisco Pereira Passos em 19/02/1913 quando viajava em direção à Europa.
Coincidência total, já que meu nome é Solange Passos Pereira. Apesar disso eu não gosto nem um pouco desse Passos pelo tanto de lindos prédios que ele derrubou.
Abraços,

Cidadão Indignado 08.11.06 18:41 …

Sra Solange Passos,
Creio que , ao contrário do que mencionou, terá bons motivos para se orgulhar de seu sobrenome (Pereira Passos)- o lendário Prefeito demoliu horroroso casario colonial e mandou edificar extraordinários palácios em uma boulevard superior, em beleza, a qualquer uma das que se vêem hoje em Paris.
A menos que a Senhora seja uma militante incondicional da Esquerda, daqueles que os Cortiços, por mais que enfeiem a Cidade, são intocáveis, não consigo entender o porquê de tanta aversão a quem tanto, exemplarmente, trouxe Beleza e Ordem a esta Urbe.

“FRANCAMENTE!”

Cidadão Indignado

Cidadão Indignado 08.11.06 18:44 …

corr.
“…daqueles que julgam que os Cortiços, por mais que enfeiem a Cidadem são intocáveis…”

Wilson 08.11.06 18:52 …

Pucha vida! (ou puxa vida, se preferir)

FlavioM 08.11.06 23:17 …

Postei no Flickr 2 fotos do Malta que devem ser do mesmo dia. Será que ajudam a datar? No livro em que estão publicadas, ficam no capítulo referente ao governo de Carlos Sampaio (1920-1922).

http://www.flickr.com/photos/flaviorio/292708688/

mauro 09.11.06 05:21 …

quem defende o q aqui? baixou o indignado e sua raiva canina….hahaahaha

Wilson 09.11.06 06:05 …

FlávioM: bela triangulação (embora sejam dois sitios foram 3 fotos).

andredecourt 09.11.06 06:21 …

As fotos que o Flávio postou foram tiradas no mesmo dia, há detalhes idênticos, como faixas em postes e ramos de árvores