Bairro da Misericórdia II

foto de andredecourt en 21/11/06

No mapa de hoje vemos o início do desaparecimento do velho Bairro da Misericórdia, com a construção do velho Mercado Municipal.

O mercado ocuparia uma enorme área, do Largo do Moura, como também do litoral pondo fim aos pequenos trapiches existentes, embora a região viesse sendo aterrada à passos de cágado desde a data do último mapa.
Mas para a velha cidade o desaparecimento do Necrotério do Moura e do Chafariz do Largo, construído em 1794 pelo Conde de Rezende, eram os fatos mais emblemáticos, como a diminuição do largo em si. O Necrotério alimentava a imaginação popular e as crônicas policiais da cidade à época, o velho chafariz era usado pelas lavadeiras da região, que forneciam roupas limpas e baratas para um grande parte da cidade.
Mas o largo era o tipo de região que a cidade, que se modernizava, queria ver desaparecido, reduto da fina flor da malandragem, reduto de capoeiristas, picadeiro de pequenas trupes circenses, local de diversão da soldadesca etc. A cidade já vinha tentando mudar essa velha parte da cidade, neste mapa é interessante observar na direita do mapa que apenas o Beco da Música possuía o seu nome histórico, logradouros como o Beco do Guindaste e o Beco da Boa Morte já tinham tido o seus nomes trocados.
Para a construção do Mercado até uma área do Arsenal de Guerra foi usada, pois afinal o mercado era enorme, possuía 22.500 metros quadrados.
Amanhã continua

Comments (6)

Waldenir 21/11/06 7:18 …
Bom dia, André.
Boa idéia,de se mostrar como era um bairro tão grande,e,ao mesmo tempo,completamente desaparecido.
Você diz que uma parte do Arsenal de Guerra ( Casa do Trem – atual MHN)foi aproveitada para a construção do Mercado.Dada a distância que existe hoje entre o MHN e o Albamar,que é a única parte remanescente do Mercado,isto significaria que havia alguma outra edificação do Arsenal que foi derrubada para dar lugar ao Mercado? Ou era apenas área livre?
andredecourt 21/11/06 7:23 …
Waldenir, aguarde os próximos post’s !!!
derani 21/11/06 7:55 …
Já imagino como “a soldadesca” se divertia… devia ser um antro, esse Largo do Moura…
Não deve ter deixado saudades.
O Mercado sim!
edubt 21/11/06 8:32 …
Hj to concordando com Derani (ja o fiz no /jban). Devia ser um antro esse local ai.
:-))
caucaia1 21/11/06 20:03 …
Que maravilha de série. Parabéns !!Abraços do Langaard.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 + 8 =