Aérea, Morro da Conceição e arredores

foto de andredecourt em 15/12/06

Mantendo a nossa tradição de sextas com fotos aéreas, posto hoje um detalhe de mais uma do CAN.

O post de hoje é correlato com o de quarta feira dia 13, que contou brevemente a história da Rua do Acre, http://www.rioquepassou.com.br/2006/12/13/ , nele mencionamos que a primitiva Rua da Prainha via primitiva que deu origem a moderna Rua do Acre era mais extensa que esta.
Em tempos idos o povo conhecia a Rua da Prainha em dois trechos distintos, como aliás era praxe. Ruas como do Ouvidor, Quitanda e Buenos Aires possuíam vários sub-nomes dados pela população a pequenos trechos que tinham características especiais. A Rua da Prainha também possuía essa característica e um de seus trechos era conhecido como “Da Valinha”, que indicava claramente a comunicação desta com a Rua da Vala, futura Uruguaiana. Que deixava claro que as duas ruas acompanhavam o caminho natural da Vala, um canal perene de extravasamento das lagoas que existiam na região do Largo da Carioca, depois aprofundados e modificados sendo usados junto com a Sete de Setembro para dissecar toda a região.
Mas a Rua da Prainha era mais comprida no seu primitivo traçado, na realidade contornava todo o Morro da Conceição, unindo o Largo da Prainha, hoje Praça Mauá, com a rua do Valongo, hoje Camerino.
Nas reformas de Passos, a velha rua foi desmembrada, a parte alargada e modernizada foi a que dava acesso direto a região portuária, tendo a outra parte permanecido com seu traçado original.
Certamente ela foi assim mantida, pois Passos alargava e muito a velha Rua Estreita de São Joaquim, dando a ela uma largura uniforme com a Larga de São Joaquim e sendo unificadas como Av. Mal. Floriano, junto com ela outras ruas da região eram alargadas e criadas, como a Uruguaiana, que manteria o mesmo primitivo caminho da Vala junto com a nova Rua do Acre, a do Valongo renomeada Camerino importante via de ligação com a região central do novo porto e a Av. Passos, nova via criada com a união e retificação de duas velhas ruas coloniais as Ruas do Sacramento de da Imperatriz.
Ou seja, o trecho esquecido da velha Rua da Prainha ficava dentro de um grande H de novas vias, sendo por isso “esquecido”e desmembrado ganhando o nome de Rua Leandro Martins.
Nossa foto de hoje mostra tudo isso com muita clareza, a rua que parte do vértice inferior esquerdo da foto é a do Acre, que irá se encontrar com a Av. Mal Floriano, com a sua ainda incipiente arborização e a Rua Uruguaiana. Acompanhando a Av. Mal Floriano até a parte superior direita da foto veremos o encontro desta com a Av. Passos, notada pelos sobrados em curva bem no topo da imagem, bem como a Rua Camerino, meio encoberta pelas construções.
A grande construção clara, que encobre a rua Camerino, com dois pátios centrais é o Colégio Pedro Segundo, na fachada virada para cá é que vemos a rua Leandro Martins em sua esquina com a antiga Rua do Valongo, e que parte tortuosa e estreita acompanhando o contorno do Morro da Conceição até se juntar com a sua parte modificada e renomeada.
Na parte central e direita inferior da foto temos o Morro da Conceição, com a velha fortaleza no topo

Comments (9)

edubt disse em 15/12/06 08:52 …
Se não fosse pelo morro a gente podia dizer que parece com a Av Brasil e arredores em priscas eras.
:-)))
Luiz D’ disse em 15/12/06 10:47 …
Impressionante a qualidade da foto (e do texto, é claro)!
Derani disse em 15/12/06 12:50 …
Excelente texto e foto! Muito esclarecedor.
A única coisa que tenho dúvida e da Rua 7 de setembro ter servido de escoadouro para a Lagoa de Santo Antonio.
Pelo que sei, sempre foi a rua do cano, que levava a água para o Chafariz do Mestre Valentim…
edubt disse em 15/12/06 13:20 …
Rua do Cano = Rua Sete de Setembro.
;-))
andredecourt disse em 15/12/06 13:53 …
Derani, inicialmente o cano era uma vala, com suas margens e fundo revestido de pedras de cantaria, inicialmente ela servia para a dissecação dos excessos não drenados pela “Vala” com a inauguração do Chafariz da Carioca ela passou a servir de esgoto e principal drenagem do verdadeiro lamaçãl que o entorno do chafariz se tornou, só posteriormente com a construção do primeiro chafariz do Terreiro da Polé, antigo nome do Largo do Paço e hoje Praça XV é que o cano ganhou uma lage, também de pedra de cantaria e passou a conduzir água limpa da caixa d’água do Chafariz da Carioca para o Chafariz localizado no terreiro
Derani disse em 15/12/06 14:50 …
André, desculpa, você está corretíssimo. Eu me enganei. Agora com a sua explicação me recordei de que li sobre essa “vala” de pedras de cantaria da 7 de setembro, escoamento auxiliar à Rua da Vala.
brunogodinho disse em 16/12/06 06:38 …
Fabulosa a foto…
posittiva disse em 16/12/06 13:43 …
amei )
ligiahmiuda disse em 17/12/06 21:52 …
Já adicionei…
Vc trabalha com fotografia????
Melhor que a foto é só a explicaçao dela

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ 87 = 92