Enseada de Botafogo, metade dos anos 60

andredecourt's photo de 05/01/07

Hoje além da tradicional aérea de sextas feiras, teremos um post duplo com o flog “Arqueologia do Rio de Janeiro” : http://fotolog.terra.com.br/bfg1

Nossa foto de hoje mostra a Enseada de Botafogo após o Governo Lacerda, pois vemos a Praia de Botafogo já criada, com areia trazida da entrada da barra da baia e alguns trolleys nas pistas internas da orla de Botafogo.
A foto nos mostras as 3 “avenidas” criadas em diferentes períodos históricos da nossa cidade, junto aos prédios temos a pista existente já no sec. XIX, quando para a ligação do novo bairro que surgia com o resto da cidade, a areia da velha praia foi sepultada por um precário enrocamento e uma pista de paralelepípedos onde foram assentados trilhos dos bondes, a segunda etapa foi durante o período Passos, onde a antiga pista foi muito melhorada e novas pistas com lindos jardins franceses separando a velha orla foram construídos. Já junto a praia temos as construídas nos anos 50, quando da abertura do Túnel do Pasmado, já de desenho moderno, sendo arrematadas por jardins de cunho modernistas, e sendo talvez os primeiros jardins dentro do contexto Park Way da cidade.
Entre elas vemos a última intervenção viária neste cenário até nossos dias, a construção do Viaduto San Tiago Dantas, com sua estrutura curva e delgada, certamente inspirado nas passarelas de Reidy no Aterro do Flamengo. Seus arquitetos foram funcionários da SURSAN, os arquitetos Pedro Teixeira Soares Neto, Dilson Gestal e Geise Motta. O novo viaduto fazia parte da Linha Lilás, de ligação do Santo Cristo até Botafogo, tendo como peça fundamental o Túnel Santa Bárbara, terminado no governo Lacerda depois de mais de década de obras que se arrastavam por vários fatores.
A construção do viaduto modificou por completo o urbanismo não só da orla, mas também da parte interna do bairro, onde ruas foram criadas e outras foram suprimidas envoltas pelas novas e mais largas vias. Imóveis também foram afetados, alguns perdendo completamente a substância como um pequeno terreno remanescente, na rua Fernando Ferrari, na sua junção com a Muniz Barreto, que com a desapropriação do viaduto e a posterior realizada pelo Metrô hoje se limita a um pequeno trecho de encosta cercado por uma grade metálica, praticamente sem nenhuma serventia, mas grande parte foi mesmo desapropriado de todo.
A foto também nos mostra construções que não mais existem como sobrados ao lado do prédio do Colégio Andrews, e o edifício Pimentel Duarte de características déco na esquina da Rua Marquês de Olinda., todos destruídos para a construção do edifício CAEME, hoje renomeado de Centro Empresarial Botafogo. A foto também nos mostra o enorme espaço ocupado pela antiga embaixada Argentina.

Comments (12)

Hugo Araujo 05/01/07 12:15 …
A construção do viaduto esteve directamente relacionada com a demolição da Embaixada Argentina?
(me apresentei no post de dia 3)
andredecourt 05/01/07 12:17 …
Não Hugo, a embaixada ainda conviveu com o viaduto mais de 10 anos, sendo demolida apenas pela vontade da especulação imobiliária.
Derani 05/01/07 12:43 …
Com a parkway e o viaduto, perdeu completamente a dimensão humana.
jban 05/01/07 15:33 …
Viaduto horrendo. Partiu a avenida da praia, tapou a Igreja da Imaculada e criou um dormitório e mictório embaixo dele. Dinamite nele !!!
Tombada uma ova.
Marcelo Almirante 05/01/07 19:50 …
PEQUENA CRONOLOGIA DA PRAIA DE BOTAFOGO
No dia 12 de novembro de 1906, inauguração da avenida Beira-Mar, ligando o centro da cidade ao bairro de Botafogo.
1951, demolição do Pavilhão Mourisco, na Praia de Botafogo, para abertura do Túnel do Pasmado.
1952, inauguração do túnel do Pasmado, com 220 metros de extensão e 20 metros de largura.
1953, inauguração da via expressa (Park-Way) entre o túnel do Pasmado e a avenida Oswaldo Cruz, no novo aterro da praia de Botafogo
1963, Conclusão da praia artificial da enseada de Botafogo.
1964, no dia 12 de outubro, inauguração oficial do Aterro do Flamengo, ou seja, uma via expressa implantada no meio de um grande jardim projetado pelo renomado paisagista Burle Max, ligando o centro da cidade ao bairro de Botafogo.
Marcelo Almirante 05/01/07 19:53 …
1964, remoção da Favela do Pasmado.
1968, no dia 20 de dezembro, inauguração do prédio da Fundação Getúlio Vargas na Praia de Botafogo, na data em que a entidade completou 24 anos.Inauguração dos viadutos Pedro Álvares Cabral, com 187 metros de extensão e 17 metros de largura, e do viaduto da Praça Paraguai (avenida Pasteur), no Mourisco.
Rafael Netto 05/01/07 20:05 …
A abertura da rua Muniz Barreto, como tantas outras do Metrô, foi cheia de desastres. Junto à rua Marquês de Olinda também ficou um terreno inaproveitável de uns 3m x 50m, que hoje só serve para colarem aqueles “lambe lambes” de shows no muro. Porque não fizeram o prédio ao lado formando a esquina e removeram o muro?
http://fotolog.terra.com.br/rafael_netto
Luiz D’ 06/01/07 11:19 …
O Rouen adora este viaduto…
Rafael Netto 06/01/07 14:08 …
Os jardins internos da Praia de Botafogo já não são mais os da Era Passos. Alguém sabe quando foram reformados?
Francisco Muniz 06/01/07 14:15 …
Prezado André, te mandei em dezembro uma mensagem com fotos de prédio abandonado na Praça Mauá.Como não houve resposta, fiquei na dúvida se usei o e-mail certo(camelos). Recebeste? Forte abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 + 5 =