Taxi-Lotação, Ramos, 1965

andredecourt's photo from 1/16/07

Taxi-Lotação

O taxi-lotação era um meio de transporte muito usado nos subúrbios do Rio a partir dos anos 40, os carros normalmente partiam ou de pontos no Centro da cidade ou das estações ao longo dos ramais ferroviários que serviam às zonas suburbanas.
Eram carros grandes, pois levavam 7 passageiros por meio de banquinhos dobráveis, recurso esse só encontrado em veículos longos, ou seja limosines ou carros executivos.
O taxi-lotação foi o fim para muito carro classudo e de elite na época, sendo usados até praticamente se dissolverem. A foto de hoje mostra um Packard 1927, já em estado lastimável fazendo o serviço de lotação na Freguesia de Ramos.
A foto por incrível que pareça não é dos anos 40 ou 50, esse herói da resistência trafega transportando passageiros no ano de 1965.
O taxi-lotação já foi personagem de post aqui no flog há mais de 2 anos, curiosamente o carro também foi fotografado em Ramos http://www.rioquepassou.com.br/2004/12/03/
A atividade desse tipo de transporte subsistiu até os anos 70, onde existem registros de linhas nos anos de 1973 e 74, curiosamente quase 10 anos após a extinção dos lotações ( micro ônibus ) no resto da cidade.
Os velhos taxi-lotações desapareceram com a alta do petróleo e o fim da vida útil dos carros, já não existindo similares nacionais, bem como o aumento da fiscalização e proibição de lotadas em veículos de praça.
Foto e informações encaminhadas pelo amigo Jason Vogel

Comments (19)

glenlivet 1/16/07 8:19 AM …
André, acha alguma foto de Av Atlantica com Sousa Lima pós 42, por favor 🙂
jban 1/16/07 8:20 AM …
Sensacional !
A crise do petróleo causou um verdadeiro morticínio entre os banheirões. Era vendidos a peso para os ferros velhos. Muita gente depois chorou de arrependimento.
glenlivet 1/16/07 8:20 AM …
O edificia da esquina é o Begossi, com entrada pela Sousa Lima. Pertinho da Embaixada da Austria, no outro quarteirão.
edubt 1/16/07 8:23 AM …
Um barato.
Postei uma foto do edificio A Noite onde aparece um táxi lotação como esse:
http://www.flickr.com/photos/carioca_da_gema/71670855/
:-)))
Derani 1/16/07 8:25 AM …
Até hoje fazem “lotações” em veiculos em estado lastimável… só que chamam de “van”.
Na descida da Niemayer, chegada ao Leblon, vi para uma Kombi-lotação dessas oficiais com a pintura exigida pelo Detro e tudo, parar no seu ponto, já no Leblon e quando o cobrador abriu a porta ela simplesmente caiu no chão.
Assim tive a oportunidade de ver que dentro não haviam bancos de automóvel e sim desses banquinhos de plástico branco, completamente soltos!
Esse Packard aí, mesmo neste estado, hoje valeria uma nota!
andredecourt 1/16/07 8:26 AM …
É uma foto que eu sempre procuro prá vc Sílvia, mas não consigo achar nenhuma que apareça o velho Lucas !!!
photomechanica 1/16/07 9:12 AM …
Que belo exemplo de sobrevivência – Lei de Darwin aplicada na mecânica.
Meu bisavô teve um Packard parecido(ou um outro do mesmo naipe) que terminou seus dias, até onde se soube, como reboque de carros de uma oficina em SP.
caucaia1 1/16/07 9:21 AM …
Maravilha de explanação e maravilha de carro.
albertodeotero 1/16/07 10:59 AM …
Rapaz, naquele tempo já existiam os “Roberts”!Repara só nos dois passageiros atrás do motorista,tá na cara que ao perceberem o fotógrafo eles se inclinaram pra frente pra sair na foto! Quem diria hein?
Abraços
rouen_photos 1/16/07 1:46 PM …
André, este é um PACKARD modelo 426 TOURING TORPEDO 1927, eu tenho esta publicação que é mesmo de Janeiro 1965 então a foto deve ser de 1964. Imagina se ele tivesse guardado o carro , se bem que aí ele já estava bem castigado !
Na minha publicação, no vidro do lado do carona está escrito em tinta branca “Ramos Praia”, então ele estva realmente fazendo uma “lotada”.
rock_rj 1/16/07 1:52 PM …
Caramba que preciosidade!
Vê-se pela placa, que a numeração é a utilizada anteriormente a que tinha duas letras e quatro algarismos, e que durou até o início dos anos 70…
AG 1/16/07 3:23 PM …
Nossa Mãe do Céu !
No verão carioca, um motorzão desses, devia ferever de meia em meia hora.
E quantos litros um mostro desses bebia por quilômetro. Se bem que naquele tempo a gasolina era barata. Tenho recortes que estampavam em letras garrafais ” No Brasil um litro de gasolina custa menos que um litro de água”.
velhos tempos, velhos tempos.
Waldenir 1/16/07 4:44 PM …
Boa noite,André.
Então já havia lotadas,antecessoras das vans de hoje?
Essa eu realmente não sabia.Um registro inédito.
williams 1/16/07 4:58 PM …
O nome “oficial” deste serviço de transporte na época, já que ninguém comentou até agora, era “cata-corno”.
Rafael Netto 1/16/07 5:23 PM …
Um Packard 1927 em 1964 seria como um Dodge Dart (ou Galaxie) 1970 hoje em dia. Realmente um “banheirão”.
Sei que há poucos anos muitos taxistas ainda faziam lotações, ilegal e informalmente, saindo de suas casas no subúrbio, e levando com ele 3 ou 4 passageiros para o Centro. As vans e kombis acabaram com isso.
http://fotolog.terra.com.br/rafael_netto
clauderio 1/16/07 6:55 PM …
O radar flagrou o carro em excesso de velocidade, esatva a 17 Km/h.
A placa anotada foi GUANABARA (GB) 5-64-06
MiltonFlávio 1/16/07 10:25 PM …
Informações sobre o Packard : Se for mesmo um 426 1927, ele é um de 14.401 unidades feitas naquele ano, custava novo US$ 2785, usava um motor 6 cilindros em linha de 289 polegadas (4,7 litros)que desenvolvia aproximadamente 80 cv. A velocidade máxima era em torno de 120 Km/h, e o consumo variava com a qualidade da gasolina da época, mas na década de 20 não passava de 1 km/l. Um carro igual em ótimo estado vale hoje por volta de US$ 50.000.

5 comentários em “Taxi-Lotação, Ramos, 1965”

  1. Amigos,
    Peguei muito estes carros bem perto da estação de Olaria junto a farmacia Bebiano para ir a praia de Ramos. Inclusive um dia voltando da praia em uma curva fechada nos deparamos com um carro sendo ultrapassado…não deu outra, houve o choque lateral e terminamos dentro de um bar. Felizmente, nenhum ferido…De qualquer forma, bons tempos, estive nesta rua e curva recentemente e lembrei deste acidente.
    Abraços

  2. Morei durante muitos anos em Ramos e esse era apenas um dos mais de dez carros de diversas marcas , todos calhambeques grandes que geralmente eram de cor preta ou cinza escuro e de capota de lona e em alguns o quebra vento da porta dianteira era móvel e de vidro. Estes carros por muitas décadas até aproximados 1975 sempre existiram na estação de Ramos e traziam escrito com letras brancas nas portas dianteiras LOTAÇÃO e mais abaixo 7 PASSAGEI ROS. No vidro dianteiro do lado do carona sempre havia escrito com letras brancas RAMOS – PRAIA. Geralmente saíam cheios ou quase cheios do ponto, mas se alguém esticasse o braço fazendo sinal durante o percurso que ia da Rua Pereira Landim até a praia de Ramos o carro parava para pegar o passageiro no meio do percurso. Os letreiros ( “VISTA”) nos carros RAMOS – PRAIA significava que os carros iam da estação de Ramos até a Praia de Ramos. Nos últimos 10 anos os carros Ramos – Praia já não atravessavam mais a Avenida Brasil parando na esquina de uma rua com a avenida Brasil e as pessoas tinham que atravessar a Av Brasil a pé. OS carros RAMOS _ PRAIA faziam ponto na Rua Pereira Landim na Estação de Ramos e no outro ponto pertinho da Praia de Ramos na Av, Brasil.
    O ponto na Estação de Ramos tinha uma fila de muitos carros e ficava ao longo do meio fio na Rua Pereira Landim quase esquina com a Rua Leopoldina Rego em frente a uma agência do Banco Nacional que ficava na esquina com a Rua Leopoldina Rego e tinha a parede externa revestida com granito preto ( Era bem perto do Cinema Rosário). Houve uma época em que o ponto na estação de Ramos era na Rua paralela à rua Pereira Landim , ou seja na rua André Pinto.
    Os moradores de Ramos tinham também outro transporte do mesmo tipo como os carros com as portas com o escrito LOTAÇÃO – 7 PASSAGEIROS, e no vidro dianteiro com letra branca: RAMOS – YPORANGA os carros eram do bem conhecido de todos do local, o Sr. Pedro, os seus carros faziam a linha escrita no vidro dianteiro do lado do carona RAMOS – YPORANGA e nas portas com letra branca LOTAÇÂO – 7 PASSAGEIROS Haviam outros carros do mesmo tipo e que eram do Seu Pedro avô e do Seu Pedro, pai de Anaraci e da Euraci que estudaram na Escola 4 -11 Professor Carneiro Ribeiro que ficava na rua Professor Lacê, em Ramos , na mesma época e na sala em que eu e meus irmãos estudaram. Os carros do Sr Pedro iam da Rua Professor Lacê (?) , na Estação de Ramos até a Rua Yporanga que ficava em Ramos e bem próxima da Estrada do Itararé quase chegando na Avenida Itaóca.
    Se alguém tiver uma foto dos carros do seu Pedro na linha RAMOS – YPORANGA e com a porta escrita em letras brancas LOTAÇÃO 7 PASSAGEIROS
    enviem ou mostrem relembrarmos.

  3. Na decada de 1960 nos meus 10 anos me lembro dos lotaçoes na rua domingues lopes em madureia , e o meu pai cansou de fazer lotação com os colegas para o trabalho de madureira para o andarai. em re lação ao cata corno tambem concordo.kkkkkkk

  4. Nos anos 56 a 58 , pegavamos um desses em Ramos para ir a praia na Ilha ; o ponto final era na Praia da Freguesia. Era amelhor da Ilha.

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