Rua da Carioca

andredecourt's photo from 4/24/07

Semana passada mostramos a chegada da Rua da Assembléia no início do séc XX, onde nos dois postais víamos claramente o desaparecimento do Rio Colonial, substituição para o Rio Eclético iniciada com as reformas urbanas de Passos, e que afetou ao longo das primeiras décadas do século os imóveis que foram poupados do bota abaixo.

A foto de hoje, é outro postal, da mesma época e da mesma série do de quarta passada, mas temos a vista inversa, nosso fotógrafo estava no prédio da esquina da Rua da Assembléia com o Largo da Carioca e focava o encontro das Ruas Uruguaiana e Carioca com o Largo de mesmo nome.
Vemos com destaque dois prédios, que ainda existem, embora completamente modificados e diminuídos.
À esquerda vemos o enorme prédio eclético construído em parte do terreno outrora ocupado pelo Hospital da Ordem Terceira, talvez o primeiro hospital estruturado da cidade, construído ainda no setecentismo, e que foi demolido no período Passos, pois ele estrangulava a chegada da Uruguaiana no Largo da Carioca, além de diminuir muito as suas dimensões.
Nesse prédio eclético funcionaram empresas importantes, sendo talvez a mais emblemática o Jornal Correio da Manhã, grande diário carioca que teve sua sede nesse prédio durante várias décadas. Com as obras do metrô nos anos 70, toda essa face foi demolida, possivelmente sem grande necessidade, sobrando hoje uma pequena parte virada para a Rua da Carioca.
Já o prédio à direita, construído também durante as reformas de Passos, abrigou a famosa Ao Tombo do Rio, uma das lojas anteriores ao bota abaixo que continuaram em seu endereço em um novo prédio. O prédio foi profundamente modificado, certamente com o intuito de ser modernizado nos anos 40, e está lá até hoje totalmente desproporcional, abrigando uma loja do Ponto Frio e esperando alguma restauração para voltar as feições originais.
Ao fundo vemos a Rua da Carioca já com as árvores crescidas, e um pequeno movimento de veículos que permitia que os pedestres circulassem pela pista livremente.
As fotos do ângulo inverso podem ser vistas aqui: http://www.rioquepassou.com.br/2007/04/17/  http://www.rioquepassou.com.br/2007/04/18/

Comments (7)

derani 4/24/07 9:45 AM …
Um conjunto muito mais harmônico e composto do que hoje em dia.
Atualmente tem aspecto de coisa inacabada…
alo_helo 4/24/07 12:09 PM …
Paisagem bucólica, tranquila, não tem transito.
Linda foto, que prédios maravilhosos!
edubt 4/24/07 12:43 PM …
Até que nessa imagem aparecem uns gatos pingados aqui e acolá.
:-)))
js 4/24/07 5:18 PM …
Uma paisagem harmônica, onde os detalhes ornamentais realçam a beleza. Imaginem estes predios pintadinhos de nôvo, Que maravilha.
Rafael Netto 4/24/07 9:31 PM …
Mostrei esta esquina nos primórdios do meu fotolog, na foto :7 de agosto de 2005:
http://fotolog.terra.com.br/rafael_netto:7

Um comentário em “Rua da Carioca”

  1. Estou escrevendo trovas sobre lugares interessantes; embora a trova seja um texto singelo, junto com uma imagem o resultado é muito bom. Como a proposta do site é divulgar o rio antigo sem fins lucrativos, desejo divulgar o site em troca do uso das fotos. Qualquer dúvida, contacte-me.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

72 + = 74