Laranjeiras, 1906

andredecourt's photo de 22/05/07

Laranjeiras 1906

Malta a serviço da PDF fotografa as obras de canalização e regularização do Rio das Caboclas, mais conhecido como Rio da Carioca durante a administração Passos.
Essa obra já foi por nós mostrada em outra foto, onde o grande fotógrafo mostrava um trecho acabado na esquina da Rua das Laranjeiras com Soares Cabral, tendo sido as duas fotos tiradas no mesmo dia 29/07/1906, que demonstrava que a obra de canalização estava em pleno andamento.
Humanizando a escala, tendo como medida os dois senhores que observam as obras, temos a noção do tamanho da galeria feita de tijolos que estava sendo construída, galeria esta que existe até hoje, coberta com lajes de concreto já no final dos anos 20.
Nossa foto é de um trecho mais a cima da Rua das Laranjeiras, mas acredito que antes de começar a subida para o Cosme Velho, especulo que possa ser onde temos a entrada da Rua Leite Leal, ou talvez pouco a cima onde hoje está a Praça Ben Gurion.
De curioso temos à extrema esquerda da foto, bem junto ao rio um conjunto de casas muito precárias, de um só pavimento, meio envolvidas pelo mato e aparentemente sem telhados, restos de um cortiço certamente.
O desaparecimento do Rio da Carioca da visão dos Cariocas foi uma grande perda, que infelizmente pelas condições do rio, poluidíssimo, quase uma vala negra e do transito pesado que passa pelas ruas onde o rio corre por baixo, inviabiliza por agora o seu reaparecimento.

Comments (7)

Derani 22/05/07 09:47 …
Acredito na possibilidade do reaparecimento deste rio, tão importante na História da cidade e do povo carioca.
Nada é impossível em urbanismo, o negócio seria mudar toda estrutura de transportes e esgotos da cidade, o que aí sim, é práticamente impossível políticamente.
antolog 22/05/07 11:25 …
Seriam engenheiros ou curiosos que observam?
Adriano Gomes 22/05/07 16:34 …
Não creio que esta seja a esquina com a rua Leite Leal. Estou aqui nas Casas Casadas e a fachada delas para a rua das Laranjeiras, bem como a da Distac Motos (para a mesma rua) deveriam ficar à margem do Rio Carioca, não havendo espaço para as tais construções à esquerda da foto.
É fácil imaginar o rio embaixo da calçada larga que vai da Soares Cabral à Leite Leal, mas, aparentemente, as construções a partir da Leite Leal (bem mais recentes) seguindo para o Cosme Velho parecem estar edificadas sobre o rio. Seria isso verdade?
Rafael Netto 22/05/07 19:06 …
Não consigo identificar o local, até porque depois da Leite Leal a rua fica tortuosa, não sei onde teria uma reta desse tamanho ali.
Há muito tempo eu li uma matéria sobre o rio que dizia que chegaram a ser construídos edifícios sobre ele, mas que isto se tornou proibido a partir de certa época. Mas não dizia em que trecho isso aconteceu.
A parte baixa do rio também tem uma história confusa, sei que havia uma foz no lugar da Barão do Flamengo, mas também já ouvi falar de braços seguindo na direção do Morro da Viúva e da Glória.
tursp 23/05/07 07:41 …
A arte da fotografia revelada pelas páginas virtuais dos fotoblogs. Eis a democracia da imagem. Passamos a conviver com os sentidos artísticos mais profundos. Parabéns pelo trabalho. A criatividade acima de tudo.
de André Costa 23/05/07 08:07 …
A casa acima estava onde agora existe o atual edificio de surdos mudos pelo que se pode deduzir de informações comparadas.
Para ver mais informações sobre o local exato ler comentário da Angela Monerat, que matou essa dúvida em :
http://www.flickr.com/photos/andre_so_rio/154415307/
andredecourt 23/05/07 14:33 …
Angélica é criada no bairro, sabe todos os segredos

Um comentário em “Laranjeiras, 1906”

  1. Caros,
    Acredito que esse trecho corresponda, atualmente, à parte alargada da Rua da Laranjeiras, onde se situa uma concessionária de automóveis (pela esquerda).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ 60 = 69