andredecourt's foto van 22-6-07

Nossa aérea de hoje mostra um vazio Leblon no ano de 1938.

Nessa época o bairro começava a se integrar melhor no tecido da cidade, há dois anos atrás a ponte que liga a Rua Visconde de Pirajá à Av. Ataulfo de Paiva foi concluída, facilitando a conexão com o bonde que vinha pelos outros bairros oceânicos e dando outra opção de caminho aos moradores do bairro, que antes tinham a Gávea como porta de entrada do bairro.

A ocupação expontânea nos mostra isso, o bairro era muito mais ocupado pelo que hoje é considerado o seu “fundo” que na sua entrada. O miolo que engloba a Praça Antero de Quintal e o fim da Rua Bartolomeu Mitre estava praticamente vazio, com quarteirões inteiros desocupados. Podemos ver o constraste de ocupação entre Ipanema e o Leblon no extremo direito da foto, onde vemos Ipanema já muito ocupada, e logo após o canal um Leblon vazio.

O Jardim de Alah começava a ser construído, estreitando o canal da Lagoa, como parte do processo de salinização de suas águas, outros canais e comportas como o da Gal. Garzon e seu desvio para dentro do Jockey Club e o da Rua Visconde de Albuquerque já estavam prontos, desviando a água doce de pequenas bacias da região diretamente para o mar. Seu primeiro trecho já estava pronto, mas aparentemente não urbanizado, a segunda parte só o seria alguns anos à frente, junto com a urbanização total da área pelo urbanista Azevedo Lima.

As Ilhas das Dragas e do Guarda ainda estavam sem favelas, mas a foto nos mostra com clareza as duas grandes favelas do bairro a da Memória, localizada onde hoje temos o 23 Batalhão de Polícia Militar, removida poucos anos depois desta foto pelo Governo Vargas para instalação de uma unidade do Exército, a da Praia do Pinto, que nessa época já ocupava uma área muito próxima a ocupada quando da sua remoção nos anos 70, embora com uma densidade muito menor.

A foto também nos mostra as Ilhas Caiçaras e Piraquê, muito menores que hoje, e ao fundo grandes trechos do Bairro do Jardim Botânico, recém conquistados da Lagoa ainda completamente vazios.

Por motivo de viagem ficaremos sem atualização até a segunda metade da semana que vem, abraços.

Comments (15)

Souzaneto 22-6-07 10:01 …

Linda foto André. Faça uma Boa Viagem .

Marcelo Almirante 22-6-07 10:05 …

Fascinante essa viagem pelo Leblon, uma das últimas fronteiras de resistência da cidade.

Derani 22-6-07 10:07 …

Quem advinharia que esse deserto iria se valorizar tanto, e numa contradição.. nesta época com favelas e hoje sem nenhuma.
Boas férias Decourt!

js 22-6-07 10:20 …

Andre, está aí um exelente exemplo de reurbanização,não fosse os interesses maiores,hoje teriamos sem dúvida o favelão do Leblon, com propaganda internacional da miséria brasileira. Boa viagem e volte logo para nos enriquecer de Rio de Janeiro.

rock_rj 22-6-07 10:49 …

Bem legal a foto!
A região onde moro, perto da Rua Maria Angélica também já tinha muitas construções.

tumminelli 22-6-07 11:31 …

Gosto mesmo é do traçado simples das ruas. paralelas e perpendiculares. Fácil de andar e localizar um endereço.

:-)

Rafael Netto 22-6-07 12:27 …

E já havia favelas em 1938… não adianta, isso está no sangue do nosso povo.

FlavioM 22-6-07 12:41 …

E antes das favelas, havia quilombos…

André. Boa viagem e boa comemoração (rsrsrs)!!!

Luiz D’ 22-6-07 13:01 …

E o estádio do Flamengo estava recém-inaugurado.

PS: pensei que não haveria “post” hoje devido à “concentração”.

Boa viagem!

http://fotolog.terra.com.br/luizd

Rafael Netto 22-6-07 17:23 …

Respondendo ao FlavioM… mesmo que haja ligação entre quilombos e favelas, temos que lembrar que os quilombos eram (e são) como aldeias indígenas, comunidades rurais integradas ao meio ambiente, enquanto favelas são o ápice da degradação urbana.

dinho75 24-6-07 12:26 …

panda dá uma passada no meu fotolog..

natinha_belinha@hotmail.com 26-6-07 9:56 …

eu gostei da història

caucaia1 27-6-07 12:25 …

Thanks.